QUEM É COMO DEUS?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

MIQUEIAS 7.18-20

Sabemos muito pouco desse profeta chamado Miqueias, sabe-se que ele era que nasceu na roça. Viveu no mesmo tempo de Isaías, contudo, Isaías por um lado profetizou para a realeza da época, e Miqueias para o povo simples e pobre. Ele é natural da cidade de Moresete, 30 km de Jerusalém.
O profeta é uma figura que era levantado por Deus em momentos de calamidade, os profetas eram chamados quando todos haviam falhado antes. E esse era o caso, os reis, os juízes, os sacerdotes, todos os líderes haviam sido corrompidos e estavam em pecado.
Então, nesse contexto, onde o povo de Israel e de Judá quando esses estavam divididos, e o povo de Deus havia abandonado o culto, a adoração única a Deus, e o povo estava adorando outros deuses pagãos, os líderes tinham se corrompido e ele é levantado aqui para denunciar os pecados do povo e chamá-los ao arrependimento dos seus pecados, a imoralidade estava presente e os pobres eram oprimidos.
Diante disso, Miqueias
Quem é semelhante a Deus? Creio que nós cristãos, ou mesmo simpatizantes da fé cristã, diríamos: ninguém.
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.
SALMO 86.8: Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.
Miqueias encerra sua profecia com uma canção de louvor e é nela que vamos meditar.
O nome Miqueias significa “Quem é semelhante ao Senhor?” Ao completar seu relato, o profeta se identifica com seu testemunho, escrevendo: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti?” (Mq 7.18).
7. 9-17 Deus anuncia que apesar de toda idolatria, traição de Israel a aliança, Deus iria derramar misericórdia.
Os deuses da época de Israel apenas deuses criados pela mentalidade humana, e assim, encontramos que esses deuses todos, apesar de serem falsos e a eles os homens atribuem tantos poderes e atributos, contudo, Miqueias olha para a idolatria do povo, olha para a infidelidade do povo adorando a esses outros deuses, que em sua maioria eram deuses vingativos, deuses que não amavam, mas deuses que odiavam os seus adoradores, e miqueias olha para Deus, e diz:
Senhor, quem é semelhante a ti?
Meditemos então
QUEM É COMO DEUS?
Quem é como nosso Deus que é perdoador?
V.18a - Perdoador
Nenhum Deus é como o nosso, que nos Perdoa, e o perdão de Deus é incomparável, não há ninguém que perdoa como Deus.
Jesus é Deus, e nós notadamente enxergamos o caráter perdoador de Jesus, que como ninguém perdoou. Perdoou os cegos, coxos, o ladrão da cruz, a mulher adúltera, perdoou aqueles que o batia e o crucificaram e disse: Perdoa-os porque não sabem o que fazem.
Do mesmo modo, Jesus continua hoje disponível para nos perdoar.
Deus que em todo o livro de Miqueias é apresentado como o Deus que odeia o pecado, miqueias termina o seu livro dizendo: Mas, assim como Deus é justo, não tem deus algum que se compare com o Deus perdoador que é o Deus de Israel, que é o nosso Deus.
Deus é um Deus perdoador, e que te pergunto, qual deus é semelhante ao nosso Deus?
QUEM É COMO NOSSO DEUS?
No seu grande amor, o Senhor terá compaixão do seu povo fraco e vacilante. Ele apagará os pecados e as iniquidades do seu povo. Glória a Deus!
Não tem deus como o nosso. Pois, assas divindades pagãs não passam de demônios que escravizam e oprimem as pessoas. Contudo, o Deus vivo é incomparável e melhor. Deus é perdoador.
A graça de Deus é maior do que o seu pecado. O amor de Deus por você é maior do que os seus pecados.
O povo de Deus peca, mas eles são chamados ao arrependimento, e quando eles se arrependem, Deus perdoa.
Esse é o nosso Deus.
QUEM É SEMELHANTE AO NOSSO DEUS?
O perdão de Deus é completo, Ele não somente nos perdoa, mas esquece. Não que Deus tenha um tipo de Alzheimer, mas, Deus não lembrará delas como culpa minha e sua.
Os pecados perdoados por Deus não poderão mais nos acusar. Uma vez que Deus nos perdoou em Cristo, nossa divida foi paga, perdoada, e ela é esquecida por Deus.
A palavra mais apropriada aqui seria: cancela as transgressões.
Na linguagem do profeta é que Deus lança todos os nossos pecados nas profundezas do mar (V.19). E Corrie Ten Boom acrescenta: “E Deus coloca ali uma placa: É proibido pescar aqui”
O perdão divino contudo, não é para os rebeldes que se mantêm endurecidos, mas para os que se arrependem verdadeiramente, ou seja, para “o restante da sua herança”.
A Bíblia nos diz que aquele que confessa os seus pecados e os deixa, se arrepende, eles alcançam misericórdia.
Cristo não morreu na cruz para que aqueles que permanecem em seus pecados sejam salvos; ele morreu na cruz para que aqueles que se arrependem e creem recebam o perdão e a vida eterna.
QUEM É COMO DEUS?
Ele tem prazer na misericórdia
V.18b-19 - Misericordioso
Todas as nossas dividas são apagadas, pelo sacrifício de Jesus.
Romanos 8.31-39: Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
O sofrimento de Cristo era nosso. O julgamento de Cristo era nosso, a Cruz de Cristo era nossa. Os pecados que Cristo nunca teve, ele tomou sobre si por minha causa e por sua causa.
V.20 - A Segurança do perdão ou certeza do perdão
Se cremos em Jesus, o que veio para cumprir a promessa de pagar a divida dos nossos pecados, de nos trazer salvação e vida eterna, nós então, temos uma certeza, Deus nos escolheu para a vida eterna, e Ele nos perdoa dos pecados, pois, Deus é fiel.
O povo de Deus é perdoado e restaurado não por seus méritos, não por merecimento próprio. mas sim, por causa da fidelidade de Deus à sua aliança.
Mesmo você e eu, sendo quem somos infiéis, Deus permanece fiel. Quem é como Deus?
Porque suas promessas são fiéis e verdadeiras, e em Jesus, nós temos uma segurança onde nos agarrarmos todos os dias a essa segurança, a essa certeza, de que Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Nosso perdão, nossa restauração e salvação é por conta da fidelidade de Deus à sua aliança firmada com Abraão e Jacó. Nosso futuro está garantido no céu, não por conta de nós, mas, por conta do próprio Deus que é fiel as suas promessa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more