O GLORIOSO DIA DO SENHOR

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Atos capitulo 02:14-20

INTRODUÇÃO
Em atos evidenciamos o cumprimento de profecias , que foi dita pelo profeta JOEL 2:28
Joel 2.28 NAA
“E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões.
Na Igreja primitiva havia quatro formas de pregar. (1) Havia a chamada kerigma, que significa literalmente o anúncio de um arauto. Consiste em explicar sinceramente os principais pontos da mensagem cristã, sobre os quais, tal como o viam os primeiros pregadores, não pode haver nenhum questionamento nem rechaço.
(2) Havia a chamada didaquê. Didaquê significa literalmente ensinar e esclarecia e buscava o sentido, o significado e as implicações dos atos que se proclamaram. Dizendo-o em termos de nossos dias — suponhamos que um pregador deu a conhecer atos indisputáveis, e que alguém perguntasse: "E qual a relação com isso?" — a didaquê é a resposta a essa pergunta.
(3) Havia a chamada paraklesis que significa literalmente exortação. Este tipo de pregação admoestava os homens ao dever e à obrigação de mudar sua vida para estar de acordo com o kerigma e a didaquê que lhes foi dado.
(4) Havia a homilia que significa falar de qualquer tema ou noção da vida à luz da mensagem cristã. Uma pregação completa tem algo dos quatro elementos.
Há nela uma proclamação cheia dos atos do evangelho cristão; a explicação do significado e importância destes atos; a exortação para que nossas vidas respondam a eles; e a consideração de todas as atividades da vida à luz da mensagem cristã.
Em Atos encontraremos principalmente kerigma, devido a fala da proclamação dos atos do evangelho àqueles que nunca tinham ouvido a respeito dele antes. Este kerigma segue um modelo que se repete várias vezes através de todo o Novo Testamento.
(1) Prova-se que Jesus, e tudo o que lhe aconteceu, é o cumprimento da profecia do Antigo Testamento. Em tempos modernos damos cada vez menos ênfase ao cumprimento da profecia. A ênfase da pregação primitiva na profecia conserva e estabelece uma grande verdade.
Estabelece que a história não leva um caminho sem rumo; que não se trata de um labirinto sem começo nem fim, mas sim no universo operam um significado, um sentido e uma lei moral.
Crer na possibilidade da profecia é crer que Deus controla tudo e que está levando a cabo seus propósitos.
AS PROFECIAS A CERCA DA VINDA DE JESUS
O Nascimento de Jesus Cristo foi anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Eles exultaram de alegria ao saber que Deus viria nos visitar através da Encarnação do Verbo. Pela fé, acreditaram, mesmo sem ver, que esse presente seria nos dado e prepararam o caminho para o Salvador.
O Messias veio em Jesus, as profecias messiânicas se cumpriram e nasceu uma Nova Era. A Igreja primitiva tinha o sentido tremendo de que Jesus era a pedra angular de toda a história; que com sua vinda a eternidade invadiu o tempo e que Deus entrou no campo de ação humano; e que, portanto, a vida e o mundo nunca poderiam ser os mesmos. Com a vinda de Jesus tinha nascido algo crucial, irrepetível, que o afetava tudo.
Miqueias 740 anos antes do nascimento de Jesus Cristo
O profeta explica que esse novo Tempo, a chegada do Emanuel, acabará com todo o sofrimento, encherá o nosso coração de esperança, nossa vida de sentido.
E você, Belém-Efrata,
que é pequena demais para figurar
como grupo de milhares de Judá,
de você me sairá aquele
que há de reinar em Israel,
e cujas origens são
desde os tempos antigos,
desde os dias da eternidade.”
3  Portanto, o SENHOR os entregará
até o tempo em que
a que está em dores tiver dado à luz;
então o restante de seus irmãos
voltará aos filhos de Israel.
4  Ele se manterá firme
e apascentará o povo na força do SENHOR,
na majestade do nome do SENHOR,
seu Deus;
e eles habitarão seguros,
porque, agora,
ele será engrandecido
até os confins da terra.
5  E ele será a nossa paz.
João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Mq 5.2–5.
Jeremias 626 anos antes do nascimento de Jesus Cristo
Jeremias era ainda jovem quando foi chamado pelo Senhor para ser profeta. Durante sua missão, anunciou o nascimento de Jesus, afirmava que o Messias viria da tribo de Judá, descendente do Rei Davi.
5— Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, como rei que é, reinará, agirá com sabedoria e executará o juízo e a justiça na terra. 6Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro. E este será o nome pelo qual será chamado: “SENHOR, Justiça Nossa”.
7— Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que nunca mais dirão: “Tão certo como vive o SENHOR, que tirou os filhos de Israel da terra do Egito”, 8mas: “Tão certo como vive o SENHOR, que tirou e trouxe a descendência da casa de Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde os tinha dispersado”. E habitarão na sua própria terra.
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 33)
Jr 23.5–6
João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Jr 23.5–8.
Zacarias 740 anos antes do nascimento de Jesus Cristo
Sabe quando Jesus teve uma entrada triunfal em Jerusalém, em que aclamavam Hosana? O profeta Zacarias já havia profetizado que isso aconteceria, inclusive tinha dado detalhes como que ele estaria em um burrinho:

Alegre-se muito, ó filha de Sião!

Exulte, ó filha de Jerusalém!

Eis que o seu rei vem até você,

justo e salvador,

humilde, montado em jumento,

num jumentinho, cria de jumenta.

13Então o SENHOR me disse:

— Pegue esse dinheiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles, e jogue para o oleiro.

Peguei as trinta moedas de prata e as joguei para o oleiro, na Casa do SENHOR. 14Depois, quebrei o segundo cajado, chamado União, para romper a irmandade entre Judá e Israel.

Isaías 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo
O profeta foi o que mais anunciou à vinda e os milagres que o Messias faria.

O Espírito do SENHOR Deus

está sobre mim,

porque o SENHOR me ungiu

para pregar boas-novas aos pobres,

enviou-me a curar

os quebrantados de coração,

a proclamar libertação aos cativos

e a pôr em liberdade os algemados,

2  a apregoar o ano aceitável do SENHOR

e o dia da vingança do nosso Deus,

a consolar todos os que choram

3  e a pôr sobre os que choram em Sião

uma coroa em vez de cinzas,

óleo de alegria em vez de pranto,

manto de louvor

em vez de espírito angustiado.

Eles serão chamados carvalhos de justiça,

plantados pelo SENHOR para a sua glória.

Então começou a dizer-lhes:
'Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura diante de vós' ". (Lc 4,17 -21)
O anúncio dos profetas, em diversas situações e anos, nos fazem compreender como esse Tempo do Advento foi esperado por tantos servos de Deus e como temos a graça de vivenciar o Nascimento de Jesus.
PROFECIA A RESPEITO DO DIA DO SENHOR
Jl 2.30–31
Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor.”
Jl 3.14–17
“Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão. O sol e a lua se escurecem, e as estrelas deixam de brilhar. O Senhor rugirá de Sião e de Jerusalém fará ouvir a sua voz. Os céus e a terra tremerão, mas o Senhor será o refúgio…
Is 2.11–12
Os olhos arrogantes serão abatidos, e a soberba humana será humilhada; só o Senhor será exaltado naquele dia. Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todos os orgulhosos e arrogantes e contra todos os que se exaltam, para que sejam humilhados;
Am 5.18–20
18  “Ai dos que desejam o Dia do SENHOR!
Para que vocês desejam o Dia do SENHOR?
Será um dia de trevas
e não de luz.
19  Será como se um homem
fugisse de um leão
e lhe saísse ao encontro um urso;
ou como se, entrando em casa
e encostando a mão na parede,
fosse mordido por uma cobra.
20  O dia do SENHOR será
um dia de trevas e não de luz!
Será um dia de completa escuridão,
sem nenhuma claridade!”
João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Am 5.18–20.
A PROFECIA A RESPEITO DO DIA GLORISO DO SENHOR
Is 65.17
“Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.
Os novos céus e a nova terra são o estado escatologicamente renovado do cosmos após o último julgamento. A Bíblia afirma que os remidos irão habitar eternamente neles.
Estamos gemendo , suportando a tão esperada chegada desse dia, o dia em que a igreja do senhor será a rebatada, em que se cumprirão as profecias , onde toda a terra será julgada, e ai sim haverá um novo dia. Romanos 8:22
Romanos 8.22 NAA
Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora.
Mc 13.14
— Quando, pois, vocês virem o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então os que estiverem na Judeia fujam para os montes.
Fp 3.20–21
Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more