O evangelho visível
Notes
Transcript
Ef 4.1-16.
Introdução
1. A carta aos efésios foi escrita pelo fundador dessa igreja, Paulo. Mas, agora ele estava preso. E ainda que estivesse preso, Paulo continuava com a mesma expectativa de trabalho tanto na área espiritual dos crentes, como no empenho dos dons que Cristo havia concedido à igreja.
2. Percebemos duas áreas que sempre serão focadas pelo apóstolo - a espiritual, centrada no aperfeiçoamento da mente e do coração, e na área do serviço pela igreja. Em suma - o evangelho é invisível, mas é visível pela realização do serviço dos crentes.
3. E Cristo não só ordenou o trabalho pela igreja, mas capacitou cada discípulo para esse serviço. E para isso concedeu dons e preparou o caminho pela direção da sua Palavra.
I - A igreja e o evangelho transformador (v.1-6).
4. Andar de modo digno da vocação a que fostes chamados - Paulo está falando sobre a forma de viver que não é a que o mundo ensina. Ele fala de vocação que nada mais é que o dom de servir de cada crente. Ninguém mais apto para instruir como quem está preso por causa do trabalho de Deus.
5. O viver de cada crente deve ser coerente com os enisnos do Mestre Jesus. A responsabilidade é pessoal, e o que se espera de filhos amados é que eles obedeçam o Pai Celeste. Isto por terem sido resgatados das trevas e de uma vida morta para com Deus - Ele vos deu vida estando vós mortos em vossos delitos e pecados (cap.2).
5. Esse novo viver teve início quando começamos a conhecer nosso Salvador. Conhecer o SANTO Mestre muda nossa rotina e nosso alvo - vivemos com nova expectativa de um futuro que supera qualquer jugo de injustiça aqui na terra.
6. Por isso o apelo para a humildade e mansidão. Essas eram virtudes de Jesus, e todo crente que tem o Espírito de Cristo deve ser aperfeiçoado nas mesmas virtudes - caso isso não seja visto num crente, ele precisa de conhecer mais do caráter de Cristo Homem.
7. O que é humildade e mansidão? A continuação do verso 2 explica - longanimidade é paciência, e o que é paciência? É ter controle sobre sua mente. Em outras palavras significa controlar nossa natureza rebelde. É ter domínio de nosso pensar. Veja isso em Fp 4.8. tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
8. Nossa natureza caída é mentirosa. Sempre vamos defender nossa conduta e achar que os outros estão errados. Quantas vezes cobramos, mas esquecemos de pagar? Criticamos outros e não examinamos o que falamos? Exigimos que o irmão faça, mas eu faço o que cobro?
9. Por isso, Paulo diz: vivam de modo digno - suportando uns aos outros em amor. A palavra suportando - é ter paciência diante das dificuldades. Aqui é as dificuldades que aparece no relacionamento entre irmãos.
10. E a virtude que está acima de qualquer outra é o amor. Aqui, o amor se reveste de um caráter paciente no relacionamento, para suportar reações adversas. Não significa aceitar o erro - mas fazer como Jesus, quando foi esbofeteado disse - porque? Se fiz o mal, dá testemunho?
11. O verso 3 - nos ensina que isso não acontece sem esforço. A unidade que vem pela paz, requer submissão à Jesus e seu Espírito.
12. Os versos 4, 5 e 6 reafirmam quem está no governo da igreja e dos crentes.
II - O evangelho visível na igreja (v.7-16).
13. Elizabeth Heywood - 1661, no leito de morte disse: Ó senhores, que a igreja repouse perto de seus corações, pois repousa perto do coração de Deus.
14. Irmãos que se esforçarem para conhecer as virtudes que Cristo demonstrou em sua vida terrena serão pedras vivas, que edificarão a igreja, por amor a ela.
15. Mas é possível destruir a igreja mesmo pensando que a amamos.
16. A Palavra de Deus não pode ser diminuída ou torcida como achamos. Cada crente recebeu uma proporção do dom de Cristo. E Cristo suportou-nos morrendo por nossa culpa. Isso deve levar-nos à um coração arrependido e conformado ao seu AMOR, HUMILDADE, e PACIENTE diante das adversas situações que Ele viveu. Foi assim que Ele venceu, e deu dons para quem recebe o seu Espírito.
17. O verso 11, temos uma lista de funções na igreja que precisam ser preenchidas - Apóstolos, profetas, evangelistas e pastores e mestres.
18. Quando Paulo escreveu ainda existiam Apóstolos, profetas se aparecer devem se conformar à Palavra de Cristo. E parece que o último Apóstolo e profeta foi João, ao qual Cristo deu a revelação de tempos futuros e a cidade eterna.
19. Agora, pastores e mestres serão os que darão continuidade ao exercício de pregar o evangelho e ensinar até a volta de Cristo.
20. Agora, o v.7 - Cada um de nós recebeu pela graça uma medida do dom de Cristo. Preste atenção - o mesmo que subiu às altura, levou cativo o cativeiro. Cristo venceu a morte e consumou a obra de salvação do seu povo. E deu à esse povo os dons conforme Ele estabeleceu. Isso foi feito para que a sua igreja tenha sua vida própria, e para aperfeiçoamento e crescimento - através desses dons específicos.
21. Preste atenção - Ele desceu, se humilhou para ser exaltado. Lutou contra Satanás, a cultura.
22. Não é sua sabedoria secular, sua inteligência, sua formação profissional que capacita. É dom de Deus. Lembre - Jesus escolheu pescadores para tranformá-los em Apóstolos. Também Paulo - mas Paulo disse sobre sua formação passada = considero como perda, por causa do conhecimento de Cristo.
23. O alvo de cada crente - pelos dons doados a cada membro - chegar a conhecer Cristo, e alcançar a unidade e a perfeição do homem Jesus.
24. E isso termina na invocação para que todos pratiquem o serviço cristão em amor, e é pelo amor que alcançaremos a unidade, a fé e a edificação tanto pessoal como da igreja. É pelo humildade, mansidão, amor no Espírito que almas serão arrebatadas das trevas e conhecerão a salvação em Cristo Jesus.