Os Sinais dos Fins dos Tempos

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 52 views
Notes
Transcript

MT 24

Introdução:
O que faremos durante essas 3 mensagens é da um resumo sobre a disciplina da teologia chamada de Escatologia. A primeira aula será dos sinais dos fins dos tempos .
A passagem que meditaremos hj é uma das unicas passagens que contém tudo o que precisamos saber a respeito dos sinais dos fins dos tempos que é a passagem de Mateus 24
Mateus 24 ARA
Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século. E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores. Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.
ESTUDO DE MATEUS 24 :
A partir do verso 3 : Está aqui a palavra sinal, sinal dos tempos, sinal do fim e sinal da sua vinda.
Os proprios discipulos é que fizeram essa pergunta para Cristo, Quando vai acontecer ? Como poderemos saber quando vai acontecer ? que sinais haverá?
Mas não é muito simples de entender, pois seria simples se o Senhor falasse, olhe primeiro vai acontecer isso depois isso e lá no ano tal eu vou voltar e acontecerá o fim dos tempos, a resposta não foi dada dessa maneira a resposta é mais complexa porque escatologia é algo mais complexo, então deixe eu falar para os irmãos o que de fato significa escatologia.
Escatologia não é umas especie de advinhação do que acntecera no futuro ou uma especie de agenda onde se estabelece fatos bem cronologicamente organizados. não isso não é possível de se fazer, em lugar algum das escrituras mesmo juntando todos os ensinamentos que poderiamos falar como escatologico, mesmo se juntassemos tudo e colocassemos numa ordem nunca conseguiriamos estabelecer prefeitamente e cronologicamente os eventos futuros. A bíblia não nos revela suficiente e detalhadamente essas coisas para poder estabelecer isso .
Em segundo lugar Não é nem desejável fazer isso porque ? porque escatologia não diz respeito somente a essas coisas que vão acontecer somente lá perto da volta de Jesus Cristo ou seja lá par os fins dos tempos, Escatologia é algo muito mais amplo tem haver com o cumprimento dos propositos de Deus, dos grandes propositos de Deus e isso Deus tem feito ao longo de todo a História, Não é so la no momento final que Deus vai cumprir os seus Planos os seus propositos as suas promessas, cada vez que Deus anunciou alguma cois e prometeu alguma coisa e isso se cumpriu já no passado nos temos que dizer que isso já é escatologia, a escatologia já pode ser vista não só no apocalipse mas de Genesis a apocalipse e o próprio apocalipse não fala só sobre os fins dos tempos no sentido literal ele fala sobre as situaçôes particulares das igrejas la no primeiro seculo , quando havia aquelas igrejas proxima a cidade de efeso a quem primeiramente o apocalipse foi enviado , depois esmirna pergamo, sardes tiatira filadelfia e laodiceia.Todas as sete Igrejas dos Apocalipse eram Igrejas literais que existiram fisicamente naquelas cidades antigas e aqueles irmãos já estavam vendo o cumprimento de varias promessas escatologicas .
Qual a Maior das promessas escatologicas que nós temos na Bíbblia, é justamente a primeira que foi feita, Deus prometeu a vinda de um descendente lá em Genesis capítulo 3 já apos o pecado, apos o homem ter comido do fruto da arvore, o Senhor veio pronunciou uma maldição sobre a serpente que lá era a figura do diabo de satanas, e disse maldita es tu sobre todos os animais você vai rastejar e comer pó e na sequencia ele faz uma promessa, A primeira grande promessa escatologica da escritura eu vou estabelecer um conflito uma guerra uma inimizade, satanas e a decendencia humana, não toda a raça humana mas a decendencia humana escolhida, decendendia do filho da mulher, o termo usado em hebraico é a semente da mulher em ultima instancia é Jesus Cristo, e todos nós os crentes tanto do antigo quanto do novo testamento a semente santa somos todos nós os que cremos não é questão de sangue não é questão de raça é questão de fé, é pela fé os escolhidos de Deus os que Deus amou escolheu e predestinou , aqueles por quem Cristo morreu . Cristo é o decendente por excelencia e nos também fazemos parte dessa decendencia. Assim que Deus prometeu que o decendente da Mulher viria ara ferir a cabeça da serpente, ele começou a cumprir essa promessa imediatamente poruqe já em seguida nos percebemos Eva dando a luz a 2 filhos, Caim e Abel, então Deus ja começou ali a trazer um conflito entre as decendencias , a da serpente e a da mulher , o conflito se mostra pelo fato de caim matar Abel é a serpente atacando o descendente, tentando inutilizar a promessa de Deus mas falha porque embora ele consiga matar Abel, ele não põe fim a semente a descendencia prometida um terceiro filho é gerado que se chama Sete e atráves dele Deus continua a sua decendencia prometida. Então observe Deus ja começou a cumprir escaologicamente a sua promessa ali mesmo , então escatologia não é uma coisa que só se ver nos fins dos tempos se Vê ao longo de toda a Biblia sempre que Deus cumpre e põe em Ação ou movimenta o seu Poder para fazer com que o decendente prometido venha ao mundo.
E quando Jesus Cristo nasce como diz Paulo na plenitude dos tempos lá em Belém da Judeia ali se cupriu a grande e maior promessa escatologica até agora chamamos isso de a primeira vinda de Jesus. A primeira vinda de Cristo é lá no passado quando ele se fez homem e habitou entre nós e quando ele viveu aqui nesse mundo cumprindo a Leide Deus e morreu pelos nosso pecados , ressucitou e subiu aos céus, tudo isso é a primeira vinda de Jesus, tudo isso é escatologico, a primeira vinda de cristo é tão escatologica quanto a sua segunda vinda. ou mais até, porque a sua segunda vinda é para consumar aquilo que ele efetivamente conquistou na primeira. não haveria uma segunda vnda sem a primeira.
Então há uma nescessidade muito importante de entender que escatologia não é só uma nescessidade de jogar as coisas lá para o futuro nos finais dos tempos e tentar entender se vai ter um milênio ou nâo se vai ter um arrebatamento ou não, essa discurssâo toda é o que menos importa, o que mais importa é entender o modo como Deus ao longo da Historia tem cumprido suas promessas tem agido poderosamente para cumprir as promessas feitas ao seu povo.
Quando os discipulos perguntam isso diga-nos quando essas coisas vão acontecer e que sinal havera da sua vinda e dos sinais dos tempos. A resposta de Cristo Não fala só dos fins dos tempos mas ele vai responder coisas que dizem respeito a acontecimento que se dão ao longo de toda a historia que começaram naquele exato instante em que ele anunciou essas coisas e que estão se cumprindo até hj dia apos dia e que sim alcançarão o seu ápice lá no momento da volta de Jesus
Mas note porque é que os Discipulos fizeram essas perguntas, porqu eles esperaram Jesus sentar lá no monte das oliveiras em particular, O que aconteceu antes? o que significa essas coisas ? então temos que ler um pouco antes para poder entender aliás a bíblia é sempre assim é que você sempre tem que entender o que vem antes e depois do texto que você está lendo o grande problema dos irmão que falaham em entender os versiculos e inventam interpretaçôes fantasiosas a respeito dele é que eles não param para prestar antençâo naquilo que foi explicado antes ou naquilo que veio logo depois isso é o CONTEXTO .
CONTEXTO : Mateus 23:
O que Jesus está dizendo antes ? entes veio no capitulo 23 , um duro discurso de Jesus contra Israel contra Juda, contra Jerusalem, contra o povo do antigo testamento os herdeiros por assim dizer que estavam naqueles dias né lá os religiosos da epoca ele eram os lideres religiosos do povo.
E desde do inicio do verso 23 ele vem dizendo Ai de vocês no verso 27 por exemplo. mas finalmente ele vai para o 29 ...... os profetas do antigo testamento que anunciavam os pecados do povo mas que o povo não deu ouvido aos profetas do antigo testamento ao contrário não só não deram ouvidos como Jesus diz aqui mataram os profetas vejam ......... Jesus sabe que ele vai ser morto atraves do povo judeu que vão usar as autoridade romanas e judaicas para assasinar Jesus por isso que ele fala termine aquilo que os pais de vocês começaram, os profetas anunciavam Cristo e foram mortos e agora so faltam matar o anunciado, matar o proprio Cristo
Verso 33 ..... Não é de hoje que estão matando profeta seus pais mataram seus avós mataram então os profetas tem sido mortos a um bom tempo mas sabe de quem em ultima instancia vai ser cobrado a justiça o sangue de vocês , dessa geração aqui, porque Jesus sabia que eles seriam seus acusadores e por causa deles Jesus seria morto e por isso ele diz vocês vão pagar e vão da conta dos sangue de todos os profetas desdo justo abel até o sangue de zacarias. E isso vai acontecer agora nessa geração .
E para não deixar duvida que era contra aquela cidade Jerusalem, ele nomina e dar nomes. verso 37. ..... Ele amaldiçoa e condena Jerusalem onde dentro d epoucos dias ele passaria carregando uma Cruz pelas ruas e seria morto fora daquela cidade por causa dela então ele diz você Jerusalem mata profetas e apredejam os que lhe foram enviados, e como Deus ele diz quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, porque isso não foi so agora no Novo testamtenso mas ele esta falando de todas as tentativas que Deus durante todo o antigo testamento oferecendo arrependimento atraves dos profetas quantas vezes eu quis fazer isso mas vocês recusaram recusaram todos os profetas e agora estão recusando aquele que o profetas anunciarão. Eis que a casa de vocês ficará deserta Jerusalem vai virar pó vai ser destruida e daqui para frente eu estou indo embora e não me verão mais a nâo ser na segunda vinda . Só naquele dia em que eu for reconhecido bendito entre todos ou bendito que vem em nome do Senhor só lá vocês me verão.
CONTINUAÇÂO DE MATEUS 24 :
Jesus fala isso e faz o que ? Jesus saiu do templo , ele estava dentro do templo, Deus foi no templo na pessoa do filho , mas foi lá para amaldiçoar e condenar aquele lugar.
e ai nos perguntamos o que é que Deus nos discípulos porque que depois de ouvir tudo isso que Jesus falou essa condenaçâo que Jesus fez par ao povo para a cidade inteira e vendo que Jesus pegou a estrada e foi embora eai eles vão atras dele e se aproximam de Cristo, a ideia parece ser que eles vão atrás e seguram Jesus e não deixam ele sair, pera um pouquinho mestre da uma olhada nesse negocio aqui e mostram o templo para Ele . e ele mostram o templo olha para o templo senhor, Eles ficaram surpresos que Jesus proclamou contra Jerusalem que ela viria a ser po que o templo seria objeto de vingança do Senhor eles esperavam que aquela geraçâo é que iria reinar, que iriam esta com ele reinando sentados em tronos reinando sobre israel, e de repente Jesus diz aqui não vai ficar pedra sobre pedra.
Jesus deu as costas ara o templo. eles estão tentando reconciliar Jesus com o templo com a cidade porque na cabeça deles não tem como ter um reino se não for ali em jerusalem, não tem como ter um reino se não for com o templo ele é importante . ele estão tentando Jesus mudar de ideia Jesus reconsiderar o que ele acabou de dizer Ele nem sabe o que fazer.
A resposta de Jesus é ele condena jerusalem e reafirma o que acabou de fazer com o templo . Deus não está mais nesse lugar. Deus saiu do templo naquele momento , na pessoa do Filho Deus Deixa o templo para trás e condena Israel e o lideres. Vocês vão pagar pelo sangue dos profetas.
Então Jesus sai par aos montes das oliveiras.
OS SINAIS DOS FINS DOS TEMPOS:
Na prática os discipulos fizeram 3 perguntas ao Senhor :
1- QUando essas coisas vão acontecer ?
2- Que sinal haverá da sua vinda?
3- Que sinal dos fins do tempos ?
Para eles naquele momento parecia que tudo era uma coisa só que tudo iria acontecer simultaneamente, mas quando jesus começa a responder percebemos que as coisas não são bem assim, A destruiçâo do templo de Jerusalem a volta de cristo e a destruição do final nâo acontecem no mesmo momento, mas seriam eventos como distribuidos ao longo de toda a historia, porque tecnicamente e nos podemos dizer isso pois estamos 2000 anos a frente de tais palavras, quando se deu a destruiçâo do templo ? Jesus estava profetizando isso por volta do ano 30 do primeiro seculo, quando Jerusalem foi destruida pela ultima vez, e o templo ? no ano 70 ou seja 40 anos depois, Jesus está falando no ano 30 e acotece a profecia dele no ano 70 quando os general tio com o exercito romano cerca jerusalem e destroi o templo . Por isso que Jesus falou tudo isso vai acontecer sobre esta geraçâo, quando ele fala isso ele colocou um limite de 40 anos para se cumprir a profecia porque na concepção judaica uma geração dura 40 anos pois 40 anos foi o tempo que o povo de israel permaneceu no deserto porque que ficou 40 anos no deserto por que a ideia era que aquela geraçâo tinha que passar aquela geração que siu do egito não pode entrar em canãa por que foram incredulos ele não acreditaram que podiam conquistar a terra então não vão entrar tambem só quando essa geraçâo passar na proxima geração vocês entram. Entâo 40 anos é a media de uma geraçâo para o povo hebreu , simbolicamente é o tempo de uma geraçâo para eles por isso Jesus fala que tudo isto acontecera nesta geraçâo e assim se cumpriu 40 anos depois no 70 o templo é destruido.
Então os sinais que vem a partir do versiculo 4 eles dizem respeito a tudo o que ia acontecer em seguida até a volta de Jesus Cristo.
VERSO 4 - 8 ...... Ele começa falando de sinais tanto de sinais que indicariam que Jerusalem seria destruida quanto os sinais que indicariam a volta dele e os sinais que indicariam o fim dos tempos porque ele está respondendo a essas 3 perguntas dos apostolos.mas ele não as distingue ele não as separou, porque ele viu nesses eventos embora distintos o mesmo principio escatologico de cumprimento por iso escatologia não é so tentar entender o que vai acontecer la no final de tudo mas é tentar entender tudo que já tenha acontecido desde da primeira vinda de Cristo e estende até a segunda vinda e todo esse tempo entre primeira e segunda vinda é que os sinais tem acontecido.
Esses siansi são divididos em 3 escalas : Não para separa em grupos de identificaçâo , não sâo compartimentos de sinal são divididos em intensidade de sinais, menos intensos mais intensos e muito intensos. Sinais que indicam uma proximidade pequena sinais que indicam uma proximidade maior e sinais que indicam que esta muito mais muito proximo do fim.
Os primeiros aqui são muito genericos e eles nâo idicam muita proximidade eles apenas indicam genericamente que Jesus vai voltar e que Jerusalem iria cair e que os fins dos tempos iria acontecer e quais são eles > Falsos profetas ( Verso 5), Guerras ( Verso 6) Fome e terremotos ( Verso 7) .
Os zelotes = Alguns eram discipulos de Jesus , esse grupo era uma especie de guerrilha judaica que queria pelo podr da espada pela força e pelo poder militar proclamar a idependencia contra Roma, porque Israel ja estava muitos seculos pela dominação de estrangeiros pela dominação de Roma então eles queriam de fato a idependencia que jerusalem voltasse a ser uma cidade livre e Eles queriam fazer isso pelo poder do exercito na força armada e eles fizeram isso, e eles achavam que Jesus poderia ajudá-los a isso . Então Jesus já anunciou a eles que haveriam guerras e rumores de Guerras e es viram isso com os proprios zelotes.
Do mesmo modo podemos esperar esses sinais genericos ao longo de toda a história Guerras rumores de guerra, falsos profetas . mas não se assustem pois ainda não é o fim , por isso sinais genericos que não nos dizes quando é o fim mas que nos alerta para o fim ou sobre o fim. e ai ele continuo Verso 7 ...... A narrativa de lucas diz “Pestes ou Pragas” o corona virus por exemplo, Porem todas essas coisas são o principio das dores, porque esse termo principio das dores, pois essa expressam usada para a mulher quando esta prestes a da a luz seria as contrações, elas tendem a se intensificar e diminuir o intervalo de tempo entre elas , mas não me diz quando o parto vai acontecer exatamente me alerta que vai acontecer mas que não sabemos quanto pode demorar. QUando a mulher sente algumas dores fica claro uma coisa a criança vai vim ao mundo . Sinais de certeza mas não de iminencia .
O primeiro grande sinal foi justamente a destruiçâo do templo, uma vez que o templo foi destruido cumpriu-se a palavra de Cristoe se ela se cumpriu lá pq não vai se cumprir agora então desde de que o Senhor deu esse primeiro sinal grandioso da destruição do templo os demais sinais que o acompnham tudo isso esta sempre reafirmando para nós, cada vez que isso acontece no mundo é uma reafirmação de Deus para cada um de nós nos dizendo que ele está vindo .
Na sequencia ele vai nos da mais duas escalas de intensidade de sinais , a primeira escala é uma escala de certeza mais não de eminencia ou proximidade. mas na sequencia ele vai falar de sinais que apresentam uma proximidade maior. QUai são então os sinais d eproximidade maior , Verso 9 ....... PERSEGUIÇÃO é um grande sinal de proximidade quanto mais perseguiçâo acontecer mas proxima está a volta de Cristo se não vemos muita perseguiçâo ainda hoje na Igreja é porque anda não temos esse sinal tão claro ainda, Verso 10 - 12 ....... APOSTASIA = Abandono da fé cristã verdadeira em massa, não significa que abandonam a Igreja porque as pessoas frequentimente pode serm apostatas ou seja abandonarem Cristo e mesmo assim permanecerem nas Igrejas como se nada tivesse acontecido ou como um movimento social ou um lugar de amigos ou um lugar onde se sente bem consigo e com outros. E o que as mantém nas Igrejas , Falsos Profetas que enganam a muitos, então quando falamos de esvaziamento do cristianismo não nescessariamente estamos falando de esvaziamento das igrejas mas nas igrejas, Igrejas cheias mas sendo enganada por falsos profetas Apostatas. Tempo de escandalo de traiçâo de odio o amor se esfriara de quase todos , se mutiplica a iniquidade ou seja o mundo cada vez mais impio e cada vez mas depravado e os crentes cada vez mais indiferentes quanto a isso tudo pois é isso que significar esfriar o amor, esfriamento é indiferença despreucupação desinteresse. O amor se esfriará e a vem a expressâo mais forte e assustadora de toda a escritura “ de quase todos” não de muitos nem da maioria de quase todossobrando portanto poucos Deus nos ajude para que estejamos entre os poucos que permanecem com o amor sem esfriamento.
Sinais intensos aqui não são o que Jesus chamou de rincipios das dores , e quais são eles Perseguiçâo e Apostasia. quando é que esses sinais alcançaram o ápice , na figura do grande apostata e grande perseguidor do povo de Deus que é o Anticristo , ele quem vai ser a encarnaçâo dessas duas coisas pois ele é um apostata por excelencia pois ele é anticristo, e ele é o grande perseguidor dos cristãos verdadeiros por isso esses dois grande sinais de proximidade apostasia e perseguição so serão plenamente cumpridos como diz Paulo quando aparecer o anticristo.
Mas existe um sinal ainda mais intenso e nescessário para a volta de Jesus e consumaçâo do fim dos tempos tem haver com a perseguição dos crentes por que se por um lado o amor se esfria de quase todo diz que aquele porem que ficar firme até o fim esse será salvo . E por causa disso se completara a grande obra para que cristo veio ao mundo ele diz e ser apregado esse vangelho do Reino por todo o mundo para testemunho a todas as naçôes então vira o fim, aqui então está o sinal verdadeiro o nescessário , o ultimo sem esse não vem o fim, o completar a pregaçâo do evangelho . Aqui não é uma questâo matematica alguns começçam a ler esse texto e tentar fazer conta como quantas naçôes ainda faltam vamos contar para podermos cumprir a ordem missionaria, claro é sempre desejado observar as naçôes que são menosevangelizadas para que se possa mandar um numero maior de missionarios mas nâo com o intuito de fechar a tabua das naçõe spara que Jesus volte , pois ó Deus sabe quando isso será cumprido, quando o ultimo salvo tem que ouvir o evangelho, quando o ultimo que precisa ser salvo uvr o evangelho virá o fim. Então sim podemos contribuir com isso com essa tarefa pregando o evangelho por que se todos nos estivermos pregando o evangelho num certo sentido humanamente falando estamos apressando sim a volta do Senhor .
Related Media
See more
Related Sermons
See more