O MILENIO ( PART I)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript

Ap 20.1-6

INTRODUÇÃO: Um livro de dificl interpretaçâo ?
O livro do apocalipse não é um livro de facil compreensão , as pessoas ao lerem os primeiros capitulos entendem algumas coisas porque sâo mais conhecidos e pregados também, porém quando você chega ao quarto capitulo em diante joão é chamado ao céu e ver as coisas que vão acontecer depois e ele tem então a visâo do trono de Deus e começa a enxergar seres celestes que parecem animais ; depois ele vê anjos e um dragão e uma serie de visões extremamente diferente da realidade cotidiana logo as pessoas se perdem nisso e não entendem muito bem o que está acontecendo, então sim é o livro de mais dificil interpretaçâo da Bíblia por ser de literatura apocaliptica.
Literatura apocaliptca nos não a encontramos somente em Apocalipse , mas também em Daniel algumas passagens de Ezequiel e Isaias. Esse tipo de literatura se desenvolveu depois da literatura profetica propriamente dita no periodo do exílio e depois do exilio em Jerusalem quando a maior parte de sua populaçâo foi levada caiva para a babilonia e se viu então numa situaçâo desesperadora, sem terra sem casa sem templo, que foi destruido por Nabucodonosor.
Nesse periodo os profetas estavam acabando. No retorno do exilio temos o ultimo profeta que foi Malaquias, A partir dai um vácuo profetico começa em Israel pois ninguem se levanta em Israel como autoridade divina para anunciar o a verdade de Deus, para falar sobre o que estava acontecendo para explicar a realidade, então surge a chamada literatura apocaliptica.
QUal o objetivo da Literatura apocaliptica ?
O AUTOR :
João o Apostolo que o escreveu diretamente da ilha de Patmos.
Ele escreveu esse livro tendo uma visão de Deus e o chama de apocalipse. porque a palavra grega Apocalipse significa “ revelaçâo”. O primeiro versiculo do livro diz assim “ Revelação de Jesus Cristo, que Deuslhe deu .....” Essa primeira palavra é “ Apocalipse de Jesus Cristo”. Logo, esse nome APocalipse se tornou o nome - chave para esse tipo de literatura.
AS INTERPRETAÇÕES EM TORNO DO MILÊNIO :
Apocalipse em seu capitulo 20 contem um dos textos mais polemicos dentre toda a bíblia que é a questão do milenio (AP 20) . Existem atualmente 4 pontos de vista acerca do milênio. E todos eles começam respondendo uma pergunta Básica, como devemos ler e interpretar o livro de apocalipse? Deve ser interpretado literalmente ou simbolicamente?
No caso dos dois premilenismos, interpreta-se que o livro do apocalipse é literal. então as descriçôes são literais, você tem que procurar p sentido literal das descriçôes no tempo e na historia. Por causa disso o Pré- milenismo vai defender um milênio, ou seja , mil anos de reino terreno , militar, sociel e economico de Jesus aqui na terra.
Já no caso das outras duas posiçôes , A e Pós , entende-se que o apocalipse não é um livro para ser lido literalmentee sim simbolico que você precisará buscar um sentido espiritual dos simbolos descritos ali .
Resumo = Todas acreditam no milenio e devem responder a pergunta : Quando será o Milênio? Ele é antes da segunda vida de Jesus ou depois da segunda vinda de Jesus?
1- Pré Milenista Histórico : A primeira resposta, o que parece mais lógico, mais óbvio, em princípio, é dizer depois. Por quê? Porque se você ler o capítulo 19 de Apocalipse, você verá a descrição da segunda vinda de Jesus: Ele retorna glorioso, guerreiro, sobre as nuvens, com os exércitos e os cavaleiros atrás d’Ele, desce e esmaga o Anticristo, esmaga o Falso Profeta, manda os dois para o Lago de Fogo, aliás, eles vão lá cortar a fita inauguradora do Lago de Fogo e entrar nele; então, os exércitos dos Céus esmagam os exércitos terrenos, os corvos e os abutres descem e comem a carne de príncipes, de generais etc. Então Jesus volta e vence, derrota o Anticristo e o Falso Profeta. Você, logo depois, começa a ler o capítulo 20, que diz: “Vi descer do Céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos” Apocalipse (20:1,2). Esse trecho também diz que ele vê as almas dos decapitados e eles vivem e reinam com Cristo por mil anos. Então a leitura linear, cronológica do livro dá que ideia? Jesus voltou, venceu, derrotou o Anticristo, derrotou o Falso Profeta, derrotou todos os inimigos e agora prendeu o Dragão e estabeleceu um Reino de mil anos na Terra. Essa parece a lógica natural. Por isso pré-milenismo. Esse “pré” quer dizer que nós estamos vivendo agora, antes do Milênio. Este só vai acontecer quando Jesus voltar. A volta de Cristo é pré-milênio, ou seja, acontece antes do Milênio.
2- Pré milenismo Dispensacionalista :
4- Pós Milenista :
os pós-milenistas – só para entender o que é o pós-milenismo – também acreditam que há o Milênio, mas esse Milênio não acontece porque Jesus vem de uma forma catastrófica e estabelece um reinado de Cristo na Terra por mil anos, eles não creem dessa maneira, eles acreditam que o mundo, a sociedade, vai melhorando aos poucos, à medida em que o evangelho é pregado por todo o mundo. Então a Igreja cresce e torna-se mundial, alcança o mundo inteiro, vai evangelizando-o e, então, vai influenciando esse mundo de tal maneira que ele vai melhorando, ficando cada vez melhor. É justamente nesse momento que o mundo entra na chamada Era Dourada, que é o Milênio. Depois disto, Jesus volta. Então, também, Jesus acaba voltando só no fim do Milênio, mas após esse período de grande paz e prosperidade mundial.
O progresso da ciência, o auge do Iluminismo, o progresso da educação etc. Eles acreditavam que o conhecimento, a tecnologia e a ciência iam melhorar o mundo. Vale lembrar também que o século XIX foi o século das missões, então a Igreja, principalmente a Igreja americana, e também partes da Inglaterra, da Holanda, mandaram missionários para o mundo inteiro, fundando igrejas na Índia, na China, na África, no Brasil etc. Por exemplo, eu sou presbiteriano. A Igreja Presbiteriana chegou no Brasil em 1859 como resultado desse momento missionário mundial que aconteceu no século XIX. O pessoal acreditava que o mundo ia ser evangelizado e essa evangelização, esse crescimento da Igreja mundial, ia mudar a sociedade, transformar o mundo num lugar melhor. Mas o século XX provou o contrário. Aliás, o século XX deu dois grandes golpes no otimismo do Iluminismo ou mesmo nesse otimismo da Igreja: as duas Guerras Mundiais, que mostraram ao homem que o progresso e a tecnologia não melhoram o ser humano, ao contrário, levam-no a matar, a destruir, a querer se sobressair sobre o seu semelhante. Então, é por isso que o pós-milenismo entrou em declínio no século XX e as pessoas foram cada vez menos defendendo isso.
7- OBJEÇÕES AO PRÉ- MILENISMO :
1- Toda a interpretaçâo literal do milênio, basicamente depende de Is 65.17-25, e não de Apocalipse 20. Mas o texto de Isaias está falando de um milênio? Aparece o termo? Ao contrário, está falando do que teoricamente deve acontecer “depois do Milênio”.
O capítulo de Apocalipse 20 não fala nada de Jerusalem ou sobre um reinado terreno nem se quer menciona que é Jesus que está reinando diz que os santos estão reinando, então não é do capitulo 20 que as pessoas constroi toda aquela fantasia do reino milenar, então de onde se tira esses fatos ? tiram do AT de passagens acima citada:
Isaías 65.17–25 (ARA)
17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.
18 Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 65)
20 Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado

25 O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.

QUal o problema ? o texto não menciona em lugar nehum reino , ainda mais reino milenar. Pelo contrário o texto diz que ele está profetizando a respeito do novo céu e nova terra, Novo céu e nova terra não é o milênio se você segue o livro do apocalipse no 20 se fala sobre o milênio mas no 21 e 22 do novo céu e nova terra. isso teoricamente deveria acontecer depois do milênio então é o estado eterno, o milênio é uma especie , na interpretação literal, um reino intermediario temporal muito bom e muito prospero mas temporario , não é a mesma coisa de novo ceu e nova terra, novo ceu e nova terra é o reino eterno e esta passagem esta falando do novo céu e nova terra .
A e como pode então no novo céu e nova terra vai ter morte ? porque o texto fala que morrer aos 100 anos é morrer ainda jovem? então vai ter pecado porque o texto diz que quem pecar só aos 100 anos será amaldiçoado. Por isso não se pode interpretar literalmente , você vai contradizer a sua própria teoria, porque ele não esta falando do milênio e sim do novo ceu e nova terra, não se pode riscar o nome ceu e terra aqui do primeiro versiculo, então temos que reconhecer a nescessidade de interpretar isso espiritualmente , na verdade isaias esta escrevendo o que um judeo um homem piedoso do setimo seculo antes de Cristo pode entender atraves dessas palavras , aqui é uma limitaçâo da linguagem ora se isaias quisesse descrever o mundo vindouro ele não teria palavras para falar isso é por isso que ele usa linguagem atual do seu tempo para descrever coisas futuras, uma linguagem comparativa, por exemplo ele diz que morrer aos 100 anos é morrer jovem isso significa longevidade e não que vai morrer literalmente , pecar não quer dizer que vai literalmente pecar isso é uma figura de linguagem, e assim tambem é no novo testamento na descrição do novo céu e nova terra de apocalipse 21 22 a não ser que você pense que no novo céu e na nova terra vamos ter ruas de ouro portas de pérola literalmente , para que que serviria ? serve apenas para dar ao leito de joão lá do primeiro século um ideia de masjetosa e esplendida em beleza e formosura,riqueza e gloria. mas literalmente falando se as ruas fossem de ouro perderia o valor pois ouro so tem valor poque é raro, teremos então que valorizar as pedras , é portanto uma linguagem dessa era humana e imperfeita para descrever o celestial e perfeito , nos ajuda a entender e compreender alguns conceitos do futuro.
2- Apocalipse 20 é um texto apocaliptico, é o unico lugar da bíblia onde a palavra “mil anos” aparece para designar um reino. Porque deveria ser interpretado literalmente? O unico outro lugar na bíblia onde mil anos aparecem, sugere uma leitura diferente do tempo . 2 Pe 3.8:

8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

A Linguagem Apocaliptica por si só já exige que a interpretamos por simbolos e significados , não podemos nos ficsar na literalidade.
Se é o unico lugar da bíblia em que aparece mil anos para designar um reino porque eu tenho que interpretar literalmente sendo um livro apocaliptico. Se estivesse numa carta paulina, ou em um evangelho ninguem discutiria era literal ,mas está no apocalipse.
Em outro lugar quando a palavra mil anos aparece numa epistola, há algo interessante, e um texto não tem nada ahaver com o outro estou aqui so colocando a referencia de mil anos nas escrituras, nessa passagem epistolar esse termo ja vem carregado de um sentido não literal . O ponto do apostolo pedro é dizer que a segunda vinda de cristo não esta atrasada, pois já se passou tanto tempo e alguem pode estar dizendo bom mas as promessas não foram cumpridas pois ele disse que viria logo e não veio , e Pedro diz você não pode contar o tempo humano como se fosse divino não é a mesma coisa então ele diz um dia para o senhor é como mil anos e mil anos como um dia. O ponto é esse termo mil anos aparece aqui em uma espistola como um alerta cuidado com o literalismo aqui que conta os dias comom nos contamos.
3- O ensino claro do Novo Testamento como um todo, é que quando Jesus voltar, será estabelecido o Novo céu e Nova terra, e não um reino temporário.( 2Pe 3.1-13)

10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

Quando Jesus voltar segundo o Novo testamento é reino eterno é consumaçâo , por exemplo o texto da grande Comissâo eis que estou convosco até a consumação do século.
No lugar mas claro é o texto de pedro, e note que estamos numa epistula entao temos tudo para interpretar literalmente . Note que Pedro está usando a linguagem de Jesus que como o ladrão viria de noite que você não sabe a hora , então temos que sempre está preparados, a vinda de Cristo é secreta no sentido que não da para marcar hora mas não é secreta no sentido de que não vai ser vista, quando ele vem todo o olho o verá até os que o transpassaram, Quando Cristo vem todo o olho vê ela so é secreta porque não sabemos o dia exato nem a hora exata é como um ladrão que vem a noite quando menos esperamos.
Cristo vem e destroi a terra e o ceu e faz novos . Pedro está dizendo não fique esperando algo deste mundo não esse mundo vai ser destruido e derretido, então que Reino é esse que as pessoas querem , vamos reinar sobre as nações em Jerusalem , Pedro está dizendo não vai sobrar nada .
QUe lugar a bíblia teria de falar melhor se não aqui , se esse milênio realmente exstisse que passagem da bíblia melhor seria essa daqui Nós porem segundo a sua promessa ,esperamos o que ? “ O reino Milenar lá em Jerusalem reinando sobre as nações” no novo Ceu na nova terra.
4- Quando os mortos ressucitarem não começará o reino de Cristo, antes terminará ( 1Co 15: 23-28) :
Isso é um ponto fudamental pois todos os literalistas falam Cristo volta os mortos ressucitam, primeiro os crentes e ai vão para o reino milenar, ai as duas visões pré-milenista se divergem porque uma diz que vão ficar 7 anos lá no céu nas bodas do cordeiro e a outra diz não nâo existe 7 anos fica todo mundo aqui na terra mas ressucitar e vai para o milenio de qual quer maneira seja qual for a posição depois da ressureiçâo começa o milênio .Não é o que ensina Paulo em Corintios, Pelo contrário quando acontecer a ressureição do Povo de Deus acaba o Reino de Jesus.
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 15)
22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 24  E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. 25 Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. 28 Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
O reino de Cristo é um reino destruidor ele está destruindo todos os inimigos , ele está fazendo isso da Cruz . Mas falta destruir o ultimo deles A MORTE. Quando é então que a morte vai ser destruida segunda a Bíblia , quando os crentes ressucitarem então quando os crentes ressucitarem o reino acaba não começa .
5- Um milênio literal é geralmente construído a partir de uma separaçâo entre Israel e Igreja, porém, isso significaria reconstruir um muro que o próprio Deus derrubou : ( Efésios 2.11-19)

11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, 15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, 16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

Geralmente crêem assim Deus cuidou de Israel um tempo agora é a era da Igreja e depois quando a Igreja subir Deus voltará a cuidar de Israel, no milênio que ele vai reinar em Israel com Israel. Deus teria uma esposa que era Israel , brigou com ela se casou com a Igreja que é sua noiva terminou o assunto com a noiva e voltou com a ex esposa. A pergunta entâo é Deus tem duas mulheres ? dois povos ? dois projetos ou planos? Se isso for verdade tudo o que Paulo escreveu em efesioso 2 tem que ser arrancado da Bíblia, tem de ser rasgado porque lá fala o oposto .
Se alguem acha que o Senhor vai retomar la na frente uma historia antiga com Israel acabou o parenteses da Igreja e agora vai tratar com Israel, acabou com o feito da Cruz porque a Cruz destruiu a parede de separaçâo a cruz acabou com essa divisâo e uniu os dois povos em um só corpo que é a igreja que tem judeu e gentil. Por isso o milenio literal e construido a partir dessa separação de israel e igreja mas isso significaria construir o proprio muro que Deus derrubou .
6- A insistencia no cumprimento literal das Profecias do AT vai contra o modo como o proprio NT interpreta o AT ; ( Atos 2.29-36)
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 2)
29 Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. 30 Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, 31 prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. 32 A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. 33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. 36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Geralmente os defensores dizem o seguinte se Deus não cumprir as promessas feitas a Israel de forma literal Deus mentiu , Deus falhou a palavra de Deus não é verdadeira , Se Deus não cumprir aquelas promessas de um reino de prosperidade e paz mundial a palavra de Deus falhou. Primeiro acho uma arrogancia dizer o que Deus tem que fazer para ser considerado Justo e verdadeiro.
Essa afirmação ignora dois aspectos:
PRIMEIRO = muitas das promessas feitas a Israel eram condicionais , quando salomão edificou o tempo sua oraçâo ficou toda condicionada , Se fizermos isso acontecera isso, uma vez que Israel falhou em sua fidelidade a Deus Deus não esta obrigado legalmente a conceder algumas promessas que eram condicionais em grande parte
. SEGUNDO = O proprio NT interpreta as profecias espiritualmente e não literalmente .
O reino de davi a primeira passagem interpreta essa promessa do reino de Davi, o filho de Davi tem que reinar em Israel, em Jerusalem num trono lá o templo tem que esta reconstruido e por ai vai veja então como o novo testamento no livro de Atos o Apostolo Pedro interpreta essa promessa.
Atos dos Apóstolos 15.13–17 (ARA)
13 Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: 14 expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome. 15 Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito:
16 Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.
17 Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome,
Como os gentios estão sendo salvos? O que ele esta dizendo aqui é que a famosa profecia de restaurar o tarbenaculo caido de davi que significa para muitos reconstruir o templo lá em jerusalem, para outros é o reino o trono de davi , Para tiago e para o Espirito Santo para o NT sgnifica trazer os gentios a fé , incluir os gentios na Igreja, acabar com a parede de separaçâo destruir o muro no meio dos povos reunir um so povo judeos e gentios.
7- É estranho , desnessesário, e até mesmo aparentemente injusto imaginar um reino de mil anos nesse mundo.
ESTRANHO - pois todos os tipos de pessoas diferentes em essencia compartilhariam o mesmo lugar : Os crentes que já estão ressucitados e glorificados conviverão com pessoas caidas, pessoas essas que ninguem sabe de onde sairam pois no final do capitulo 19 diz que todo mundo foi morto.
DESNESSESÁRIO = pois seria apenas adiar da verdadeira esperança que nós temos, que Segundo Pedro é o Novo Céu e a nova terra.
INJUSTO = pois significaria uma segunda chance, diferente, desproporcional a muitas pessoas que creriam em Jesus ao verem todos os fatos concretizados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more