O MILÊNIO ( PART II)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

7 RAZÕES PARA SE INTERPRETAR O MILÊNIO ESPIRITUALMENTE

( AMILENISMO)

Introdução :
A interpretaçâo amilenista não é uma interpretaçâo alegorica, Alegoria era uma maneira como alguns dos pais da igreja lá no primeiro seculo da igreja cristã interpretaram o texto , a Alegoria é uma interpretação que busca encontrar sentidos ocultos e subjetivos nos textos mas que não tem um critério para se chegar a isso essa interpretaçâo ela é feita de uma certa forma aleatoria , por exemplo a parabola da dracma perdida, a parabola do filho prodigo e por ai vai , se buscava interpretaçôes muito subjetivas e não claras no texto não derivadas do texto .
Quando dizemos que devemos interpretar simbolicamente o livro de apocalipse dizemos que devemos interpretar tanto o texto do AT qanto do NT então é buscar o sentido das passagens no AT e NT , não é uma interpretação subjetiva , pelo contrario é altamente objetiva pois se entende que o apocalipse é uma explanaçâo tanto do AT quanto do NT.
Resumo do AMilenismo= o capitulo 20 do apocalipse que narra o momento da prisão de satanas é uma descrição espiritual da vitória de Cristo lá na cruz quando Jesus triunfou sobre satanas e então deu incio a grande missâo evangelistica mundial , mandando seus discipulos evangelizarem em todo o mundo , portanto a visâo amilenista entende que o milênio está em açâo já começou , começou com a primeira vinda de Jesus e ele terminará com a segunda vinda de Jesus.
Por isso que muitas vezes o termo amilenismo não é apropriado porque o termo amilenismo pode significar ou significa literalmente não existe milênio. Não- Milênio, seria melhor falar em Milênio realizado, não negamos a existencia do milênio mas se interpreta que ele é espiritual ou seja não são 1000 ano redondos e fechados mas um longo periodo de tempo que vai desde de a primeira vinda até a segunda vinda de Jesus.
Apocalipse 20.1–6 (ARA)
Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.
Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.

7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão 8 e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. 9 Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. 10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

Como interpretamos essas passagem ? Como sendo todo o periodo da dispensaçâo crista , uma interpretaçâo portanto espiritual da passagem que busca ver o simbolismo da declaraçôes das figuras e cenas do texto a luz do que é ensinado no AT e no NT, então essas almas que estão reinando segundo o texto elas estão no ceu reinando com cristo durante todo o periodo que vai entre a primeira e a segunda vinda de Jesus. Então cada cristão fel que morre e sua alma vai ja desde agora reinar com cristo nos ceus, porque Jesus agora está la nos ceus reinando a destra de Deus pois ele é o Reis dos reis e senhor dos senhores . então as almas dos crentes que aqui morrem sobem ao ceu e participam do reinado de Cristo , O que está escrito aqui em apocalipse 20 é que na união com Cristo nos reinamos com ele, inclusive a biblia diz que ainda vivos já reinamos com ele , mesmo estando aqui nesse mundo estmoas assentado a direita de Deus com Cristo , Lá em efesios 2 nos diz que ele nos fez assentar a sua direita nos lugares celestias então nos ja esperimentamos o reino dele aqui nesse mundo mas os que morreram sobem aos ceus e desfrutam plenamente do reino intermediário, esse sim é um reino intermediário pois ele está preparando o mundo por vir .
AS 7 RAZÕES PARA SER UM AMILENISTA:
1- O genero literário, apocaliptico exige isso.
Não se pode analisar um texto da literatura apocaliptica como se estivesse analisando um texto historico, temos que lembrar que o apocalipses é composto por visões extraordinárias, espetaculares que não pretendem e não podem ser interpretadas literalmente mas sim simbolicamente, tentar interpretar textos apocalipticos literalmente é ir contra o proprio texto apocaliptico.
Sendo assim o livro não foi escrito para ser interpretado e lido de modo linear, ou seja uma sequencia logica que vai do capitulo 1 ao 22 . cronologica , pois a propria literatura hebraica e composta pela mesma historia contada de varias maneiras diferentes eles sempre vai e volta. E é assim que o livro de Apocalipse deve ser lido e entendido.
O primeiro interprete que entendeu isso foi Vitorino de Petovio, “ você não pode ler o apocalipse como se fosse uma leitura senquencial ou cronologica, você tem que entender que o Espirito Santo frequente mente está contando a Historia em ciclos. Este ciclo vai desde de a primeira vinda de Cristo até a segunda vinda , essa é a historia contada em apocalipse. Sendo assim essa mesma historia é contada 7 vezes dentro do livro do apocalipse de maneira ciclica . elas são recapitulações da mesma história são elas :
1- “ Cristo no meio do sete candeeiros” ( Ap 1-3)
2- “ A visão do Céu e dos Sete selos” ( Ap 4-7)
3- “ As sete trombetas” ( Ap 8-11)
4- “ O dragão perseguidor e as sete vozes” ( Ap 12-14)
5- “ As sete taças” ( Ap 15-16)
6- “A queda da babilônia” ( Ap 17-19)
7- “ A grande consumação” ( Ap 20-22)
Aqui já vemos algo importante , o capítulo 20 que é o objeto de nosso estudo , ele não segue cronologicamente o capítulo 19 mas ele reconta a história , Ele volta a contar a mesma historia que finalizou no capitulo 19 , que historia ? ( primeira a segunda vinda de Jesus) Aqui está um dos motivos de que não se pode ler o capitulo 20 de maneira literal pois ele é uma recapitulaçâo, ele está retornando ao começo da história, a recontar os eventos relacionados a primeira vinda.
Como termina o capitulo 19 ? Jesus voltando do Céu com o exercito celeste , e ele vai enfrentar la na terra o anticristo e o falso profeta e todos os exercitos humanos congregados as aves do ceus são chamadas pelo anjo porque vai haver um banquete para elas, enfim as aves desce no final da historia e come carne , carne de reis e etc..... é o que diz o verso 21 os restantes foram mortos é isso que o texto diz não sobrou ninguem , então quem que sobra para o capitulo 20 para continuar essa historia ? quem são essas naçôes que se rebelam outra vez no capitulo 20 se elas foram esmagadas aqui por cristo no capitulo 19. Essa é uma das razões . O genero literario e apocaliptico exige que não se interprete lteralmente pois são ciclos e sessôes pois o que vem no capitulo 20não é nescessariamente uma sequencia cronologica dos eventos do 19 , na verdade o 19 fechou a historia inteira, o 20 vai reconta-la pela setima e ultima vez , Ele contou muita coisa ja na historia pela 6 vez mas na setima ele vai contar a principal parte como o dragão é destruido, derrotado e enviado para o lago de fogo.
Quantas vezes você acha que o mundo vai acabar ? quantas vezes as pessoas vão morrer? quantas vezes Cristo vai voltar ? Quantas batalhas la no fim do mundo vai acontecer ? caso você interprete literalmente o apocalipse acontecera inumeras dela :
Cada uma das sete seções contam essa vinda : não 7 mas a mesma vinda.
Ap 1.7 = Cristo volta e todas as tribos choram
Ap 6.12-17 = No sexto selo, todos os homens percebem que chegou o juízo.
Ap 11.15-19 = Na sétima trombeta, o reino do mundo se tornou do nosso Senhor.
Ap 14.14-20 = Na setima voz, a terra é vidimada.
Ap 16.12-21 = No armagedon e no setimo flagelo, “ feito está”
Ap 19.1-21 = Na batalha das Aves, o Anticristo é banido
Ap 22.7-10 = Na batalha de gogue e magogue, Satanas é banido.
2- O aprisionamento de Satanas no capitulo 20 é uma descriçâo espiritual do que Jesus impôs sobre o diabo em sua primeira vinda :
Não é algo que ele fará em sua segunda vinda é o que ele já fez na primeira vinda , pois nos encontramos diversas expressões no NT que são muito semelhantes , muito parecidas com o que está sendo descrito no 20 , lembra mais uma vez , uma vez que entendemos que acabou o capitulo 19 o fim do mundo todos morreram ele fala o restante morreu, acabou a historia , o capitulo 20 não é uma sequencia disso é o recomeço , o recomeço geralmente volta a primeira vinda de Cristo , então quando ele diz vi descer do ceu um anjo e ele tinha na mão a chave do abismo e prendeu o dragao a antiga serpente enfim , nessa leitura nos estamos voltando para a vinda de Jesus e encontrando na primeira vinda de Jesus expressões que são similares a essa , “ segurou o dragão” “prendeu” “lançou no abismo” mas no final ele tem que ser solto um pouco de tempo essa história toda é fortimente Neotestamentaria, Alguns textos :
Mt 12.29 “Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa.” O valente aqui é satanas , ele estava expulsando os demonios que aqui eram suditos de satanas e os fariseus disseram não ele esta expulsando com o poder do proprio satanas, Cristo diz então como assim ? eu estou saqueando a casa do valente lhe roubando os bens mais preciosos sem primeiro amarralo eu o amarrei. e Esse amarra é o verbo grego usado em apocalipse 20 para prendeu ou segurou o dragão . Jesus disse que naquele momento que esle estava avançando com o evangelho contra as forças das trevas isto so estava acontecendo porque satanas ja estava preso amarrado ou melhor limitado de alguma maneira ,provavelmente isso foi uma referencia aquilo que Jesus fez na tentação quando venceu as três tentações e por ultimo disse para trás satanas o reeprendeu, mas é claro que essa prisão essa amarraçâo final so se daria na cruz e na ressureiçâo quando cristo completasse a obra .
Lc 10.18-19 “Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” Quando vocês estavam expulsando os demonios eu estava vendo satanas cair do céu, uma descrição que mostra a quebra do pode de satanas porque seu poder estava sendo quebrado e ele estava sendo expulso e derrubado dos ceus os dicipulos então podeiam triunfar sobre aqueles demonios e expulsalos e Jesus esta dizendo porque eu vos dei autoridade para expulsar serpentes e escorpiões .Então o inimigo aqui ele já está limitado pelo poder de Jesus ele ja está preso por assim dizer impedido de fazer o que ele sempre fez de manter o seu dominio contra aquelas pessoas que Jesus e os dicipulos de jesus estavam libertando . Essa ideia de satanas caindo do ceu talves seja um link a isaisais como caiste dos ceus ó estrela da manhã filho da alva tu que debilitava as nações, aquele texto é uma profecia a respeito do Rei da babilônia que ele iria cair , uma profecia do futuro se por trás do rei da babilonia está satanas também é uma profecia falando que satanas ainda cairia do ceu , ele não caiu la no passado ele veio a cair quando cristo subiu aos ceus, na acenssão
joao 12.31-32 “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” O contexto todos lembram Jesus recebe umas gregos e ele não poderia esta ali nem recebelos pois Jesus era um rabino e não poderia falar com eles pois eram estrangeiros , eles queriam uma entrevista os dicipulos foram anunciar esses gregos para Jesus, Jesus não diz que os recebe fala uma série de coisa sobre a nescessidade de ele ter que morrer e finalmente da essa declaraçâo. O principe aqui é satanas, ele seria lançado ou jogado o mesmo verbo de apocalipse 20 lançado para o abismo, foi isso que Jesus fez com satanas na cruz.
Hb 2.14 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,” “Destruir” o verbo aniquilar no grego, isso Jesus fez com satanas no passado quando morreu , ela não fará ele ja fez isso na cruz, por sua morte destruisse . A morte de Jesus é a sua vitria contra satanas, então esmos dizendo que essa passagem descreve de froma simbolica e espiritual o triunfo de Jesus nacruz e o NT confirmar isso com as várias passagens que acabmos de ver.
Cl 2.13-15 “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”
TODOS ESTES TEXTO DESCREVEM DE FORMA LITERAL AQUILO QUE É DITO POR APOCALIPSE DE FORMA SIMBOLICA.
3- O Aprisionamento de Satanas tem apenas um objetivo: impedir que ele “engane” as nações. Isso foi conquistado na cruz.
“Enganar” é o termo usado por Paulo para descrever o que satanas fez com Eva: 3 Mas receio que assim como satanas enganou a Eva com sua astucia ( 2Co 11.3)
Ap 12 O enganador perdeu seu poder de enganar no céu:
O texto está dizendo claramente o que é que ele não pode mais fazer , ele não pode mais enganar as nações, esse enganar as naçôes tem haver com aquela atividade classica de satanas, porque tudo começou com um ato de engano quando ele enganou eva e dessa maneira com a queda de Eva e de seu esposo Adão ele se tornou o grande enganador da raça humana, é assim que Paulo descreve la em 2 Co 11.3 .
Paulo está dizendo aqui que Satanas é o enganador, aquele que contraio os direitos legais e juridicos de fazer isso com as nações, por esse motivo Deus escolheu uma nação. Israel enquanto que as demais estavam nas Trevas o Objetivo de Deus era salvar essas nações atraves de Israel, na verdade com o descendente prometido que tinha que vir de Israel , por isso Jesis disse quando eu for levantado na cruz atrairei todos a mim gregos e romanos e todos o demais povos.
Jesus morreu na Cruz para tirar de Satanas o direito legal de enganar as naçôes, de manter as nações nas trevas , porque dessa maneira o evangelho se torna o grande patrimonio das naçôes, Cristo ressucita e diz aos seus discipulos eu tenho todo o poder toda a autoridade na terra vão e façam discipulos de todas as naçôes , o inimigo não tem mais autoridade para isso , ele não pode impedri isso .
Em apocalipse 12.9 o Dragão perdeu o poder de enganador, diz o verso 9 : Foi expulso o grande Dragão, o sedutor de todo o mundo, olhe aqui na lingua grega a palavra sedutor é a mesma de enganador, que aparece no capitulo 20, e lá aparece comom para não mais enganar o mundo, ou naçôes . Então ele perdeu esse direito de ir lá no Céu defender que essas naçôes fiquem nas trevas. Ele foi lançado para a terra com Cristo e seus anjos e o ver 10 diz então ouvi grande vos do céu proclamando agora veio a salvaçâo o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, Pois foi expulso dos ceus o acusador dos nossos irmãos, Ele foi expulso quando Jesus subiu ao Ceus , Nesse momento Jesus se torna o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores , então ele envia a pregação em toda terra pois todo o direito toda a autoridade foi dada a Cristo .
A questão então é toda Jurídica toda legal, quando é dito que ele não pode mais enganar as naçôes significa simplismente dizer que ele não pode impedir que o evangelho seja pregado em todo o mundo , que o evangelho cumprira o seu proposito, alcançara os eleitos por quem cristo morreu de todas as tribos raça linguas e nações.
Mas no final do periodo diz que satanas será solto é isso que é dito lá e isso se encaixa com 2Ts 2.7-9 “Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,” Somente quando a resstriçâo que foi imposta a satanas houver sido tirada é que ele agira plenamente .
4-João disse que viu “almas sentadas em tronos” e reinando com Cristo , não disse que estariam na terra.
Ele não disse que elas receberam corpos não diz que elas estão na terra, que estão reinando em algum lugar aqui nesse mundo, não diz .
Todo o texto em portugues é uma tradução , e algumas vezes o tradutor tem que colocar algumas palavras para fazer sentido ou facilitar o sentido, aqui está um dos casos, a expressâo “ Vi ainda” , na lingua Grega não tem essa expressâo, Vi ainda , Ele diz “ E AS ALMAS” dos decapitados por causa do testemunho de Jesus. Ou seja é logico pensar que aqueles que estão assentados no trono ai do capitulo 20 verso 4 que tem autoridade de julgar são justamente essas mesmas almas dos decapitados, esntão ele esta vendo um grupo de pessoas.
“Tronos” em Apocalipse sempre que aparece Tronos eles estão nos céus e não na terra. (Ap 4.4) nós não vemos tronos em apocalipse na terra e na verdade joão já viu essas almas as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus , é a segunda vez que ele esta descrevendo essas almas. Lembraque apocalipse esta sempre recontando a historia.no Ap 6.9-11 “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.” O mesmo grupo , as mesmas aguas , tanto no capitulo 6 ( o quinto) quanto no 20 você não pode ignorar isso. quando você volta ao 6 você percebe que essas almas eram almas de pessoas que estão lá no ceu mas que teriam sido mortas na terra e que estavam debaixo do altar portanto é um simbolo debaixo do altar é onde os sangues escorrem , elas foram sacrificadas como Cristo, Essas almas qui no capitulo 6 é que estão pedindo a Deus por Juizo, e no capitulo 20 é dito a elas que elas vão julgar , elas serão os verdadeiros juízes dos seus algozes, daqueles que lhe mataram na terra. Você percebe a conexão entre os textos, o capitulo 20 esta dando uma complementaçâo ao 6 a respeito dessas almas. Essas almas aqui então é a que estão lá no ceu reinando com Cristo e esse estado delas lá no ceu é o que João chama aqui de primeira ressureiçâo.
A palavra primeira ressureição so esta sendo usado aqui , então faz sentido pensar que ela tem um sentido especial, e qua é esse sentido, a ecompensa especifica exclusica dessas almas, quer elas representem todos os crentes verdadeiros ou so um grupo especifico , de qualquer forma é para elas , elas é que desfrutam dessa grande recompensa celeste. Joao viu almas almas sentada em tronos reinando e esperando o dia do juizo as mesmas almas la do capitulo 6 , portanto não é um dia pro futuro mas ja esta acontecendo desde de o começo.
5- Se você interpretar literalmente o texto de apocalipse 20.4-5, apenas os martires ressucitaram.
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 20)
Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
6- As duas “nações” específicas mencionadas aqui, não existem,outra vez você tem que simbolizar. Gogue e Magogue.
O simbolismo entrentanto não está na Russia , China , sei lá mas no Antigo Testamento. ( Alegoria)
O antigo testamento falou desse texto , respeite a Bíblia e vamos para o texto. quando ele fala de gogue e magogue ele esta falando da profecia de Ez 39.1 “Tu, pois, ó filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal.” ( lá no verso 6 ele menciona Magogue que era uma região). Gogue era um principe e Magogue uma região.
Ez 39.17-18 “Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde, ajuntai-vos de toda parte para o meu sacrifício, que eu oferecerei por vós, sacrifício grande nos montes de Israel; e comereis carne e bebereis sangue. Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros, dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos engordados em Basã.” Onde é que vimos isso de comer carne e beber sangue ? no capitulo 19 meu irmão a mesma batalha do capitulo 20 não são batalha diferente é o mesmo modo de conta-la, porque no 19 ele mostrou so o general sendo derrotado o anticristo , Mas não falou nada do dragão então ele recapitula toda a historia para mostrar como na mesma guerra o dragão foi banido.
A batalha do 19 são a das aves e a do 20 Gogue e Magogue que tambem é a das aves. num faz mas sentido.
AS duas nações mostradas aqui tem uma funçâo clara trata-se da mesma batalha .
7- Várias expressoes do texto que são usadas para descrever o ponto pré milenista não estão nos originais:
Falamos agora pouco do vi ainda , ela não está.
O restante dos mortos não reviveram, o grego simplismente diz não viveram. não continuaram vivendo .
Onde se encontra o não só a besta como tambem o falso profeta ? ( Ap 20.10) Texto Grego : ONDE POS A BESTA E O FALSO PROFETA, não existe marcação temporal nehuma no grego, ele disse então trata se do mesmo lugar . satanas é lan~çado para o mesmo lugar.
RESUMO : é uma descriçâo global da historia inteira que vai desde da primeira até a segunda vinda de cristo, Jesus então ele veio nasceu viveu venceu satanas , morreu na cruz esmagou sua cabeça destruiu o poder do diabo, e dos seus anjos e garantiu que o evangelho começasse em todo o mundo então começou o milênio. O milênio então é o reino de Cristo, Cristo está a destra do Pai na masjestade das alturas as almas que são salvas vão ao céu e entram nesse reino , na terra nos também somos reis e sacerdotes também estamos vivendo um reino de cristo aqui na terra só que aqui é na guerra é militante lá no ceu é triunfante. Só que temos o poder de Deus pois ninguem pode deter o avanço do Evangelho então nos somos o embaixador do Reino de Deu nesse mundo e ninguem pode para pois o unico que podia esta preso restrito espiritualmente , não tem cadeia ou prisão que pudesse prender um ser espiritual , um demonio, é apenas a restrinção de Deus .
Related Media
See more
Related Sermons
See more