Seguimento de Levi

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views

O chamado de Levi como exemplo e modelo de conversão para nós.

Notes
Transcript

Na passagem que escutamos, Jesus chama um coletor de impostos e o convida a segui-Lo. Levi, que é o evangelista Mateus, vê naquele rápido olhar de Jesus as respostas e o sentido de sua vida, que o faz se levantar imediatamente da condição de cobrador de impostos romanos, e oferecer a Jesus um banquete.
Meus amigos, nesta quaresma, fazendo nossas penitências, jejuns e orações, que possamos também perceber o olhar de Jesus que nos chama para segui-Lo, e assim como Levi, responder imediatamente a este. Conversão é isto, é deixar de seguir aquilo que julgamos bom para nós – e que pode ser pecado -, para seguir a Jesus. Talvez não estamos sentados na coletoria de impostos, que era uma forma de enriquecimento ilícito de exploração da população, mas talvez, e aí sim, nós estamos sentados no nosso comodismo, na nossa dificuldade de amar, na nossa má vontade de perdoar, de escutar a Palavra, de rezar, de viver mais intensamente os Sacramentos, por exemplo.
Hoje, neste primeiro terço da penitência desta quaresma, o Senhor também olha para os nossos pecados. O Senhor sabe da nossa vontade e esforço em vencê-los, como também sabe se estamos ou não determinados para isso. O olhar de Jesus para cada um de nós, na situação espiritual que estamos, no pecado em que encontramos, é um olhar de misericórdia. Da mesma forma que Jesus olhou para Levi - e imagino eu que aquele olhar dizia você não foi feito para isso, não foi feito para se rebaixar, não foi feito para o pecado -Nosso Senhor também dirige esse mesmo olhar, aqui, agora, e nos diz o segredo para viver santamente e com profundidade a quaresma: segui-Lo!
E por quê Jesus nos convida a segui-Lo? Pois “em toda sua vida, Jesus mostra-se como nosso modelo. Ele é o homem perfeitoque nos convida a tornarmos seus discípulos e a segui-lo [...]” (CIC, 520). A nossa referência máxima deve ser Jesus. Devemos nos colocar frente a frente a Jesus e fazermos um paralelo em nossas vidas: reavaliarmos nossas atitudes, pedirmos ainda mais da Sua Graça para vencermos nossas faltas, como também glorificá-Lo por sua misericórdia e Graça que nos sustenta nesta vida em nosso seguimento cristão.
E diante disto, como esta nosso seguimento para com Jesus? Será que nós estamos o seguindo como aqueles, incluindo Levi, que sabiam de seus pecados e mesmo assim buscavam Nele o remédio para suas enfermidades(cf. vv. 31 - 32)? Ou será que o nosso seguimento para com Jesus está como os daqueles fariseus e letrados que estavam vendo tamanha maravilha, escutavam a sabedoria de Cristo, mas mesmo sim preferiram viver no orgulho, e não na conversão?
Que o Senhor nos ajude a sermos como Levi, que ofereceu a Ele um banquete, pois queria honrar o Senhor, testemunhar publicamente sua nova submissão e apresentar seus amigos a Jesus1. Que nosso desejo de seguir a Jesus tenha também estas três características, necessárias para nossa santificação e para a conversão do mundo. Que possamos honrar o Senhor, testemunhá-Lo e apresentá-Lo a tantos que vivem aprisionados pelo pecado.
1 MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento. 2a edição. (São Paulo: Mundo Cristão, 2011), 167.
Related Media
See more
Related Sermons
See more