os 4 porques que promovem a unidade da igreja

Filipenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 2)
2 1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, 2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. 3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.O exemplo de Cristo na humilhação5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
No verso primeiro, Paulo expressa os 4 porques que promovem a união da igreja e são expressas em 4 orações elaboradas em forma de retórica que podem ser lidas também como já que há, ou uma vez que:
Uma vez que há alguma exortação em Cristo;
Uma vez que há alguma consolação de amor;
Uma vez que há alguma comunhão do espírito
Uma vez que há entranhados afetos e misericórdias;
1) tis paraklesis en Christos - A palavra traduzida como motivação, ou exortação em alguns textos é PARAKLESIS, da mesma raiz de PARAKLETOS ( consolador) dentre os significados de PARAKLESIS temos alguns que quero destacar exortação, súplica, conselho urgente, é mais como um cuidado pastoral.
A teologia Paraklesis, é a teologia fundamentada na súplica por mudança, num conselho urgente para que você se arrependa, é um incentivo para que você comece a praticar as ordenanças de nosso Senhor Jesus! Paraklesis é um chamado para perto, ou postar-se ao lado de alguém, o próprio Cristo deixou o seu trono de glória pra se portar ao lado dos crentes e hoje através do ministério do Espírito Santo que habita nos crentes, animando, fortalecendo, mesmo em tempos de grande angústia temos o conforto e a consolação em Cristo
2) tis paramythion agapes - A palavra traduzida como consolação que vem do amor é paramythion agapes, que significa um discurso persuasivo, ou seja um convencimento através do amor
3) tis koinonia pneumatos - Koinos significa comum, se há algo comum diz-se isso é koinos (entre nós) a palavra koinonia significa parceria entre as pessoas, koinonia significa eu tenho parte e o outro também tem parte, é a palavra traduzida como comunhão tem o sentido de associação, fraternidade, comunhão.
De acordo com a bíblia, existiriam diversas formas de "koinonias", ou seja, comunhões que caracterizam a vida cristã:
Koinonia de amizade
Koinonia com os pobres
Koinonia na fé
Koinonia no Espírito
Koinonia com Cristo e suas obras
Koinonia com Deus
Em suma, para os cristãos, a koinonia é o que interliga as pessoas com Deus, Cristo e o seu amor..
4) tis splanchna kai oiktirmoi - entranhas, intestinos, (coração, pulmão, fígado, etc.)
1a) entranhas
1b) as entranhas eram consideradas como a sede das paixões mais extremas, tal como o ódio e o amor; para os hebreus, a sede das afeições mais sensíveis, esp. bondade, benevolência, compaixão; daí, nosso coração (misericórdia, afetos, etc.)
2.2
4.3
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2754 κενοδοξια kenodoxia

kenodoxia

de 2755; TDNT - 3:662,426; n f

1) glória vã, sem fundamento; auto estima ou amor-próprio vazios

2) opinião vã, erro

Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 5012 ταπεινοφροσυνη tapeinophrosune

tapeinophrosune

de um composto de 5011 e a raiz de 5424; TDNT - 8:1,1152; n f

1) ter uma opinião humilde de si mesmo

2) senso profundo de insignificância (moral)

3) modéstia, humildade, submissão de mente

2.4
Humildade é uma palavra que significa pensar a nosso respeitou ou julgar a nós mesmos com comedimento. A ideia é que ninguém “pense de si mesmo mais do que convém; mas que pense de si com equilíbrio” (Rm 12.3). Dizem que a humildade é uma daquelas coisas que, se você acha que tem, você não tem”. Humildade, no verdadeiro sentido é um dos sustentáculos da fé.
Os gregos não tinham uma palavra pra expressar o sentido de “humildade” porque para eles, tal ideia não tinha valor. O conceito era estranho aos gregos e abominável aos Romanos. A oalavra que designa humildade foi cunhada quando a igreja nasceu Alguns especulam que o termo foi inventado pelo próprio apóstolo Paulo ao escrever esses versos. A humildade para o cristão é a mais fundamental de todas as virtudes cristãs. Ninguém passa pela porta estreita como um pavão, de peito estufado. Para que Cristo cresça precisamos diminuir.
A primeira coisa que temos que fazer é admitir nosso pecado, todos somos orgulhosos, alguns mais, outros menos, mas todos somos.
Como é possível que alguém, que na realidade se destacou dos demais, pode considerá-los como superiores se na verdade sabe que sao inferiores? Respondo que isto depende totalmente de uma estima correta dos dons de Deus e nossas próprias fraquezas. Pois quem quer que se distinga por dotes excelentes deve ponderar consigo mesmo que eles não lhe foram conferidos para que seja autocomplacente e se exalte, ou mesmo que se mantenha em estima. Ao invés disso, que o mesmo se empregue em corrigir e detectar suas falhas, e então terá muita ocasião para cultivar a humildade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more