A vida eterna
Notes
Transcript
Recapitulação
Recapitulação
Certa vez estava conversando com uma pessoa sobre sua vida. conquistas e derrotas… algo comum a todos nós. Ela contou sobre uma fase muito difícil em que foi traída e seu casamento acabou. Quando ela contou os desdobramentos da história disse que o novo casamento do seu ex marido deu errado e a mulher adoeceu e quase morreu. Concluiu sua história dizendo: Deus fez justiça!
Eu fiquei pensando: se quando algo de ruim acontece na vida é Deus fazendo justiça por algo de errado que foi feito, o que ela fez para que o casamento acabasse? Ou será que em toda história em que os outros sofrem a “justiça divina” eu sou apenas vítima?
Claro que não perguntei isso a ela mas diante dessa compreensão que creio ser equivocada sobre a “Justiça divina” é que resolvi fazer esta série. O que é a justificação? Por que precisamos ser justificados? Como acontece? Ela é uma retribuição aos atos humanos?
(o) justiça - adesão ao que é exigido de acordo com um padrão; por exemplo, um padrão moral, embora nem sempre.
(o) (o) Justificação - é o ensino bíblico sobre como os crentes são declarados justos diante de Deus mesmo que não sejam realmente justos em si mesmos.
(o) ser justificado - ser ou tornar-se judicialmente vindicado como tendo cumprido com os requisitos da lei (de Deus).
Goppelt (2002, p. 376), afirma que (o) justificação e santificação, descrevem “o mesmo processo sob aspectos diferentes” e, claro, tendo Jesus como autor. Aí então consigo entender que quando o apóstolo está apresentando o tema, (o) (1ª lição) a justificação é a experiência de uma vida inteira.
(o) 2ª lição: Se Deus tivesse testado cada um, conhecendo você como se conhece, o resultado seria diferente?
A incomparável missão de Jesus
A incomparável missão de Jesus
(o) Rm 5:15 Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!
A comparação é injusta porque é mais fácil distruir do que construir.
Hoje ajudei a destruir uma parede entre duas salas...
A justificação é em consequência das ações, mas não as humanas e sim às divinas.
(o) Rm 5:16-18 Não se pode comparar a dádiva de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça (o) reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.
(o) 3ª lição: A missão de Jesus foi mudar séculos de uma rotina de vida da humanidade mudando décadas em uma vida!
Como acontece a justificação?
Como acontece a justificação?
(o) Rm 5:19 Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
Este é o cerne da questão: a justificação é algo divino!
Lembra-se do que é ser justificado? (o) “ser ou tornar-se judicialmente vindicado como tendo cumprido com os requisitos da lei (de Deus).”
O resultado: vida eterna
O resultado: vida eterna
(o) Rm 5:20-21 A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Deus não quer me deixar para sempre justificado aqui, mas eternamente vivo em um mundo onde não vai haver mais pecado.
Conclusão
Conclusão
Já ouviram aquela história do homem que teve um sonho em que o Diabo estava escrevendo os pecados dele em um caderno? Na história o homem se reconhecia naquelas palavras. Mas então aconteceu que ele percebeu que o Diabo cobria uma parte do texto com a mão... até que ele viu o que estava escrito: JUSTIFICADO!
A justificação não é um salvo conduto para agir a revelia das consequências, mas sim uma declaração divina de que minha vida tem jeito.
Ser justificado é receber na vida o que Jesus fez e já que a santificação e justificação se confundem em muitos momentos, lembre-se de que esta é uma experiência para vida inteira.
https://www.youtube.com/@jafechaves
https://www.instagram.com/jafechaves/
https://sermons.logos.com/profile/jafe-chaves
