Atitudes de Maria Madalena no sepulcro

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1,651 views
Notes
Transcript

Maria Madalena fora do sepulcro.

TEXTO BASE: JOÃO 20. 1-18

A ressurreição de Jesus

Mt 28:1–10; Mc 16:1–8; Lc 24:1–12

20 1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. 3 Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; 5 e, abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia, não entrou. 6 Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, 7 e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte. 8 Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. 9 Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos. 10 E voltaram os discípulos outra vez para casa.

Jesus aparece a Maria Madalena

Mc 16:9–11

11 Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo, 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Então, eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14 Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. 15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! 17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. 18 Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.

Maria Madalena, a mulher mais citada no Novo Testamento, depois da mãe de Jesus, era de Magdala, daí o seu sobrenome. Magdala fica(va) a 8km de Cafarnaum.
Pouco sabemos sobre ela, o suficiente para termos certeza que não era uma prostituta, como está no imaginário, ideia que enganou um papa (Gregório, o Grande, 540-604), por causa de uma interpretação totalmente errada da narrativa de Lucas 8.1-3, onde é apresentada como possuída por demônios e liberta por Jesus, e de Lucas 7.36-50, onde é apresentada uma mulher pecadora (adúltera), sem nome e sem cidade. As duas são inequivocamente pessoas distintas. [1]
Sabemos também que ela fazia parte de um grupo de mulheres, possivelmente ricas, que sustentaram financeiramente a Jesus em seu ministério (Lucas 8.1-3).

8 1 Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.

Na manhã da ressurreição, Maria Madalena foi visitar o túmulo de Jesus. Estava acompanhada, por outra Maria, talvez a esposa de Zebedeu e mãe de Tiago, José, por Salomé (Marcos 16.1). Ela era possivelmente a líder do grupo; talvez por isto o evangelista João nomeie apenas a ela.
Ao ver o túmulo vazio, Maria Madalena foi ao encontro de Pedro. Depois de ter dado o aviso, ela voltou para o túmulo.
Olhou e viu que estava vazio. E viu dois anjos vestidos de branco e os questinou sobre onde estava Jesus.
Quando se destraiu viu um homem, não um anjo. Ela pensou que fosse o jardineiro. O túmulo ficava num jardim (João 19.41). E Jesus chamou por seu nome, ela o reconheceu com uma linda expressão: "Raboni".
Jesus pediu a Maria para não ficar diante dele, mas que fosse contar aos discípulos que o Messias estava vivo.
Foi o que ela fez, saindo da história para entrar em nossas vidas como um exemplo a ser seguido:
1. Como Maria Madalena, podemos ser transformados completamente.
O Diabo foi derrotado. Ele procura por pessoas que queiram juntar-se a ele, para roubar mais, para destruir mais, para matar mais (João 10.10), por meio da mentira, no qual é especialista ( João 8.44).
Ele mente dizendo às pessoas que estáo sofrendo, que sofrem privações e abusos, que não têm mais direito de viverem felizes, que suas vidas estão perdidas.
Podemos até ter estado sob o poder de Satanás, como Maria Madalena, mas Jesus a libertou. Depois disto, não andava mais triste; depois disto, era uma pessoa livre.
*A história de Maria Madalena é a história da restauração. Os evangelhos são histórias de restauração:
A prostituta parou de vender seu corpo.
O fiscal desonesto de impostos deixou de se corromper.
O cego teve de volta a sua visão.
O discípulo temperamental aprendeu a ser manso.
A mulher com hemorragia pôde voltar a sorrir.
O homem de mão mirrada pode mexer de novo os dedos.
A mulher encurvada voltou a andar com firmeza.
2. Como Maria Madalena, podemos ser restaurados por Jesus.
*Maria Madalena era uma mulher atormentada, até ser encontrada por Jesus. Ele lhe deu paz, curou suas feridas e a libertou. Jesus a aceitou e fez dela uma líder.
1 Pedro 1. 3 -9 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.”
3. Como Maria Madalena, podemos participar do sustento da causa de Jesus.
Em Lucas8. 2-3 vemos que Maria Madalena e algumas mulheres ajudavam Jesus com seus recursos.
Elas foram transformadas por Jesus e também queriam que outras pessoas fossem transformadas.
Elas colocavam sua história, serviço e recursos a serviço de Jesus (testemunhos e bens).
E ainda hoje Senhor conta com homens e mulheres dispostos a doarem seu tempo, seu tempo e recursos para que mais pessoas sejam salvas.
4. Como Maria Madalena, podemos ir a Jesus.
No domingo bem cedo, antes de todos, Maria Madalena saiu em busca de Jesus.
Talvez correndo os riscos caminhando à noite no escuro.
Não sabemos onde morava.
Não sabemos se andou muito.
Deve ter andado depressa. Tinha pressa de ver o corpo de Jesus.
A esperança de Maria estava em Jesus.
Não sabia que Jesus estava vivo, mas tinha sede de Jesus.
João 7:37 “E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.”
Maria Madalena um dia foi a Jesus.
Maria Madalena continuava indo a Jesus.
Ainda hoje podemos beber de Jesus, Só ele nos satisfaz em nossas necessidades profundas.
Maria Madalena acordou cedo para ir a Jesus.
Se necessário acorde cedo, para ir a Jesus.
Que ir a Jesus seja a sua primeira busca.
5. Como Maria Madalena, podemos pedir ajuda.
Quando descobriu que o corpo de Jesus não estava onde deveria estar, Maria Madalena correu atrás de Pedro e de João, em busca de uma resposta.
Muitas vezes na vida, não sabemos como agir. Se estamos perdidos, devemos perguntar a quem sabe.
Se não compreendemos um texto da Palavra de Deus, devemos buscar quem saiba.
Se percebemos que a solução de um problema está além do nosso alcances, devemos buscar a ajuda.
Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de força.
Há pessoas que sofrem a vida toda, guardando segredos, mantendo vícios, ruminando traumas superáveis, Mais não buscam ajuda.
*Como Maria Madalena, precisamos procurar Pedro e João para que nos explique onde está o corpo de Jesus. Jesus vive através do corpo de Cristo, aonde ainda hoje o Senhor nos orienta, nos alimenta e nos direciona.
6. Como Maria Madalena, nós temos valor diante de Deus.
Maria Madalena uma mulher atormentadas por Satanás.
Se fosse hoje, talvez quiséssemos distância dela.
Mas Jesus a considerava como uma mulher de valor, e a aceitou em seu grupo de discípulos.
Madalena é a primeira pessoa a ver Jesus. Numa época em que as mulheres sequer eram mencionadas.
Não importa a nossa história.
Para Jesus todas as pessoas tem valor.
Ele não vê o nosso passado cheio de traumas; ele enxerga o nosso futuro cheio de esperança.
7. Como Maria Madalena, podemos aprender que nem a morte é o fim.
Maria estava indo cuidar de seu mestre que achava ter morrido.
Quando não o encontrou a sua dor aumentou, mais quando ressuscitou sua vida recomençou!
Nada é o fim:
A doença não é o fim.
O divórcio não é o fim.
A decepção não é o fim.
A depressão não é o fim.
O desemprego não é o fim.
Um diagnóstico não é o fim.
Um fracasso não é o fim.
Uma derrota não é o fim.
O vale da sombra não é o fim.
A morte de uma pessoa querida não é o fim.
Nada é o fim.
QUANDO SEGUIMOS A CRISTO JESUS, NEM NOSSA MORTE É O FIM,
POIS AQUELES QUE SÃO SALVOS VIVERÃO COM ELE NA ETERNIDADE!
8. Como Maria Madalena, podemos escrever nosso nome na história.
Maria Madalena seria anônima se continuasse em Magdala. Foi Jesus quem lhe deu um lugar na história.
De um tempo que mulheres não eram valorizadas, ela chega ao nosso como testemunha do que Jesus pode fazer conosco.
Nosso nome fica na história quando nos encontramos com Jesus.
Nosso nome fica na história quando, recebendo de Jesus uma missão, como Maria Madalena teve, nós a cumprimos até o fim.
Como Paulo, Maria Madalena não via a sua vida valor algum.
Atos 20.24 “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”
Oração: ir ao encontro de Jesus e anunciar as boas novas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more