Transformados e Maravilhados Sermão 3
Notes
Transcript
‘SIGA-ME!’
‘SIGA-ME!’
- Temos observado em nossos estudos aos domingos pela manhã sobre ‘o quanto o ORGULHO humano rouba a glória de Deus como o Senhor de todas as coisas.”
- Também começamos a ver o quanto a HUMILDADE na perspectiva bíblica é o caminho oposto a esse orgulho nocivo à nossa fé. Ou seja, para que sejamos semelhantes a Jesus, Deus usará todos os recursos que achar melhor para nos conduzir do ORGULHO para a HUMILDADE que exalta a Cristo e não ao homem.
- E uma das EVIDÊNCIAS da humildade presente em Jesus (que tanto nos distancia dEle), é que Ele NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS!
- E sendo a DOUTRINA DA ELEIÇÃO uma das doutrinas que mais exaltam a Deus como SOBERANO SENHOR, precisamos entender que em NADAela contradiz o que Pedro disse na casa de Cornélio: “Reconheço que Deus não faz acepção de pessoas” – At 10.34
- Queridos, nesta série de mensagens Transformados e Maravilhados, vimos até agora o encontro de Jesus com um leproso, com um paralítico, e hoje veremos Jesus curando outro doente (mesmo que o texto não mostre ninguém doente), dando a este tanta alegria, que ele faz uma banquete para Jesus.
Lucas 5.27-32- Vamos orar mais uma vez
- Em seu Evangelho, Marcos relata que, logo após a cura do paralítico em Cafarnaum, Jesus retorna para as margens do Mar da Galileia, e uma multidão o seguia, enquanto Ele os ensinava.
- Um homem chamado Levi, coletor de impostos para Roma, estava assentado em um local onde as tarifas eram recolhidas (de toda mercadoria que transitasse pela via entre a Síria e Egito). Esse local se chamava COLETORIA (v.27)
- Então Jesus chega a este local de trabalho de um PUBLICANO chamado Levi, e apenas diz: ‘SIGA-ME!
- Nesse encontro, quero pensar com os irmãos sobre duas lições que nos santificarão nesta noite, ao relevar o caráter de nosso Deus, e o nosso coração!
1. O Senhor chama o homem para Si com padrões que os homens desconsideram (v.27ª)
- Quando recebemos a informação de que Levi era publicano, já temos ‘logo de cara’ a certeza de que ele era alguém muito ‘malquisto’ na sociedade judaica. Visto e tratado por muitos como um TRAIDOR da Nação (principalmente pelo grupo dos Zelotes)
- Informações históricas relatam que, por serem coletores de impostos, taxas e tributos para Roma, os PUBLICANOS eram DETESTADOS e DESPREZADOS pelos judeus, pois acreditavam que isso ia contra a Lei de Moisés. (de certa forma sim, mas dentro da Teocracia Hebreia) – E para piorar essa imagem, muitos destes Publicanos ficavam ricos, porque roubavam na hora de recolher. (Ex: APÓS A SUA CONVERSÃO, Zaqueu , um publicano, quis devolver em dobro tudo o que pegou. Por quê? )
- Olhem que interessante: quando alguns Publicanos perguntaram a João Batista: ‘Mestre, o que faremos para sermos batizados? João respondeu: a ninguém cobreis mais que o estipulado!”
- A questão é, de forma INTENCIONAL, Jesus vai até este homem e diz: ‘SIGA-ME!’ Não tenham dúvidas que, muitos dos discípulos e dentre a multidão pensaram: ‘COMO ASSIM?’
- Jesus é aquele que não quebra a Lei de Deus, mas quebra paradigmas humanos:
Como sempre, ‘Jesus confunde a sabedoria dos homens’
- Nem sempre, irmãos, aqueles que nós dizemos que ‘Só falta Jesus...’, será esse que virá a Jesus. Por vezes, àqueles que menos imaginamos ou menos damos crédito, são esses que vem, são transformados, e se tornam uma benção no Reino.
- Quando Jesus falou aos líderes Religiosos de Israel: “Em verdade lhes digo que os publicanos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus primeiro que vocês’ (Mt 21.31), Jesus mostrou exatamente essa verdade!
- Exatamente o que o Senhor ensinou a Samuel, quando disse: ‘Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.’ 1 Sm 16.7
‘Não é o que a aparência mostra, mas o que Deus vê!’
- Meus irmãos, esse encontro e chamado de Levi, muito nos ensina sobre nós e sobre o Senhor. Não foi apenas um choque e uma quebra de paradigmas para todos aqueles judeus que viram Jesus fazer isso, mas o é para nós também.
- Muitos dos que estão nas igrejas precisam entender que não é o cumprimento das prescrições evangélicas que os habilitam a estarem perante Jesus. E não é a VIDA REPROVADA de uma pessoa que a impedirá de ser chamada por Cristo. NADA TEM A VER COM QUEM É CHAMADO, MAS COM AQUELE QUE CHAMA!
- Vejam isso: Nos três Evangelhos Sinóticos, o chamado de Levi acontece logo depois da cura do paralítico, na casa onde Jesus estava. No início do v.27, Lucas registra que ‘DEPOIS DISTO...’, ou seja, logo depois de todos dizerem: ‘Hoje vimos coisas extraordinárias...’, Jesus vai para o litoral, até a coletoria e chama um homem que todos odiavam!
Ninguém está maravilhado mais? Ninguém está dizendo: Hoje, vimos mais coisas extraordinárias! (Um Publicano sendo chamado por alguém que acabou de manifestar o poder de Deus, não é algo EXTRA/ORDINÁRIO?)
O paralítico merecia o milagre. Um Publicano, não?
Meus amados irmãos, não pensem que a fala dos Fariseus e Escribas (no v.30), “Porque vocês comem com Publicanos e Pecadores’, não fez ‘coro’ com os pensamentos de muitos daqueles que saíram maravilhados no último milagre.
“Costumamos selecionar os ‘DIGNOS’ dos ‘INDIGNOS’”
“Costumamos selecionar os que MERECEM GRAÇA, dos que MERECEM JUÍZO!”
“Nós SELECIONAMOS os glórias a Deus!” (Para o paralítico, sim, para o publicano, não!)
‘Entretanto, entre uma maravilha e outra o Senhor revela o farisaísmo de nossos corações!’
‘Porém, para Deus, não importa se é um Fariseu, uma Prostituta, um Coletor de Impostos ou um filho exemplar. A questão não está no que o homem é ou faz, mas na OBEDIÊNCIA AO CHAMADO DE DEUS!
‘IMEDIATAMENTE’, Levi deixou tudo para trás e seguiu seu novo SENHOR!
- Sabem o que é de admirar? O texto diz que Levi não apenas deu UM GRANDE BANQUETE, também foi GRANDE O NÚMERO de publicanos e outras pessoas que estavam com eles à mesa. Entretanto, o principal convidado é JESUS.
- Levi não apenas está GRATO ao oferecer um GRANDE BANQUETE. Ele quer que todos os seus conhecidos SAIBAM que sua vida teria agora um novo sentido com Jesus. Detalhe: Ele acabara de ficar desempregado!
- Meus irmãos, a exemplo de Levi, será que verdadeiramente estamos satisfeitos pelo fato de termos ouvido o Senhor nos chamar pelo nome e nos dar um novo sentido? Acima de nossas carreiras e nossos bens?
- Será que ainda temos tido o desejo de compartilhar com outros que nos conhecem, AQUELE que nos deu um NOVO SIGNIFICADO para nossas BUSCAS e ANSEIOS?
- Quem diria que, um dos Evangelhos mais profundos dentre os 4 que temos, o Evangelho de Mateus, seria escrito por um ex-publicano. Quem diria que Mateus, o ex-Levi, estaria no cap.6.15, como um dos Apóstolos de Jesus.
-- Você se lembram quando eu afirmei que neste encontro, Jesus cura um DOENTE, mesmo que nenhum doente esteja no cenário?
“Os religiosos costumam olhar os outros na perspectiva dos homens , e não de Deus!” – v.30
- A resposta de Jesus ao questionamento deles foi: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores , ao arrependimento!”
- Ou seja, neste chamado de Jesus, na casa de Mateus, o Senhor nos mostra o lado da mesa que todos aqueles que são salvos estão sentados: Do lado dos doentes pelo pecado. Do lado dos PECADORES!
‘Se não fosse assim, não estaríamos em Cristo!”
- Figuradamente, Abraão está na mesa com os Publicanos e Pecadores...Moisés, Samuel, Daniel, a ex-prostituta Raabe, o ex-endemoninhado Gadareno, a mulher Samaritana, e até Manassés. Assim como eu e você que fomos salvos!
- Mesmo assim, é muito provável que muitos de nós iriam querer se assentar longe de uns e mais próximos de outros. Será que você se assentaria ao lado da mulher que saíram dela 7 demônios, ou ao lado de Sara e Abraão? PERCEBEM?
- Como já disse certo pregador do Evangelho: ‘Se Jesus não se assentasse para comer com pecadores, ele sempre comeria sozinho.”
- O próprio Levi relata, em seu Evangelho (Mt 9.13), que logo ao tomar a palavra em resposta aos Fariseus (v.31), Jesus cita um trecho de Os 6.6: “Vão, e aprendam, o que significa Misericórdia quero, e não sacrifício”.
- O Senhor está mostrando aos Fariseus e a todos que, se Deus nos alcança por sua misericórdia, e não pelos sacrifícios que oferecemos, porque selecionamos OS QUE MERECEM, quando NINGUÉM MERECE? Porque acreditamos que Deus deseja mais os nossos sacrifícios do que o nosso coração
Vocês percebem o Agir de Deus?
- Por isso, Jesus disse: “Eu não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento!
2. O Senhor chama pecadores de forma PESSOAL (v.27b)
- Queridos, já aprendemos que todos aqueles que são chamados por Deus em Cristo, possuem responsabilidades e funções comuns a todos (Ex: Todos os ‘IMPERATIVOS da MUTUALIDADE’)
- Apesar dessa verdade, vemos o quanto o Senhor é PESSOAL em seu chamado!
- Multidões seguiam a Jesus, e na multidão Jesus se dirigia a pessoas específicas e as chamava pelo nome. No caso de Levi, foi isso que aconteceu, quando ouviu: SIGA-ME!
Vejam que interessante: Marcos registra que Jesus saiu da casa em que curou o paralítico, e foi para o litoral, junto ao Mar da Galileia.
- Lucas diz que Jesus “SAIU e VIU Levi...”, e essa informação pode dar a impressão de que esse SAIR, IR, e VER Levi, pode ter sido por ACASO! Porém, isso não é verdade, pois em Lc 6.12, Jesus separa dentre todos os seus discípulos, os que seriam seus Apóstolos, e Mateus (que é Levi), estava na lista. Jesus foi especificamente a praia para chamar este publicano para ser seu Apóstolo!
‘Tudo o que Deus faz na vida de alguém já foi planejado antes dessa pessoa pensar em existir. E mesmo que ela esteja entre uma multidão de pessoas, ela ouvirá Jesus a chamando pelo seu nome!’
- Agora, quando o endemoninhado Gadareno disse a Jesus: ‘Eu te seguirei, Jesus respondeu: “Vai para os de sua casa e diga tudo o que Deus fez a você”
- A Paulo, Jesus disse: “Vá para os gentios...”
- A Filipe, Jesus disse: ‘Vá ao deserto pregar para um homem que está lendo as Escrituras,,,’
- Aos maridos Jesus diz algo diferente do que diz as esposas, assim como aos pais e aos filhos.
OBS: Apesar do Senhor chamar a minha família para o Ministério, Deus falou comigo! Deus é pessoal na forma de tratar e falar comigo, diferente da minha esposa. O que Deus chama você a fazer, não necessariamente é o chamado do outro.
Interessante: Quando Jesus diz a Pedro o que ele deveria fazer, Pedro olha para João e pergunta: “O que será deste?” E Jesus responde: “O que te importa?” Jesus iria dizer a João o que queria de João.
Podemos afirmar que, o chamado de Deus tem um CARÁTER COMUNITÁRIO, mas também PESSOAL!
- Para alguns, Deus dá detalhes sobre o que Ele quer que essa pessoa faça ou busque, enquanto para outros, Ele apenas diz: ME SIGA! Para qual caminho, Senhor? “Eu Sou o caminho...!” Apenas ANDE EM MINHA PRESENÇA! E o Senhor conduz essa vida segundo a Sua vontade.
‘Lembrando que, a Vontade do Senhor sempre estará naquilo que o aproximará dEle, nunca o contrário disso!’
- Uma coisa é certa, meus irmãos, se você é chamado por Jesus, isso é PESSOAL! Sua responsabilidade na resposta é pessoal! Ouviram crianças, jovens, maridos de esposas crentes...?
- Entretanto, sempre será um chamado de ARREPENDIMENTO (Metánoia = mudança de Mente, direção, vontades e desejos)
APLICAÇÕES
- Amados irmãos, nossa cosmovisão não pode ser a de religiosos arrogantes, que acham que são saudáveis diante de Deus, por si mesmos. Nossa cosmovisão precisa ser a de DOENTES que foram curados pela graça de Deus, assim como muitos ainda estão! (cegos no entendimento!)
® Jesus veio para REMOVER A CULPA de quem reconhece que é culpado (por isso, se você é convertido, você precisa crer e descansar na verdade de que o escrito de dívida que era contra você, foi rasgado na cruz. A culpa que te esmagava, Ele levou sobre Si no madeiro!)
® Jesus veio para REMOVER A VERGONHA daqueles que reconhecem que nunca foram dignos de se assentarem a mesa com Ele. Vocês se lembram do que Jesus fez com Zaqueu? “Zaqueu, desce depressa: me convém hoje ir a tua casa.” – Certeza de Transformação e Maravilhas!
® Jesus veio para CURAR A ALMA daqueles que foram oprimidos e machucados pelos pecados de outros. Por isso, em Jesus e por Jesus...
§ A Raiva...
§ A tristeza opressora...
§ A Mágoa...podem dar lugar AO PERDÃO DEFINITIVO e CURADOR!
‘A misericórdia triunfa sobre o juízo’. Tg 2.13
- Caminhando para o fim, amados, aqui repousa uma exortação para todos nós que somos discípulos de Jesus:
® Precisamos ENTENDER, VIVER, ENXERGAR e TRATAR os outros a partir da GRAÇA DE DEUS que nos alcançou como pecadores:
1. O poder de Jesus transforma Publicanos em ex-publicanos...
2. O poder de Jesus transforma Prostitutas em ex-prostitutas...
3. O poder de Jesus transforma Executivos bem-sucedidos em ex-confiantes em si mesmos.
4. O poder de Jesus transforma médicos, pais, mães, homens e mulheres com uma moralidade impecável, em ex-religiosos que confiam em si mesmos.
5. O poder de Jesus transforma filhos de crentes em ex-filhos que confiam em si mesmos para salvação. E os transforma em Filhos de Deus!
- ENFIM, Jesus nos TRANSFORMA e nos MARAVILHA não apenas por aquilo que o seu poder faz, mas pela forma como Ele nos vê e nos ensina a vermos os outros ‘publicanos e pecadores’, como nós éramos!
‘SIGA-ME!, Pois não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento! ‘
Para que o Senhor tem te chamado de forma tão pessoal?
Você está disposto ou disposta a deixar o que for preciso para seguir a Jesus?
Vamos orar ao Senhor!