EFÉSIOS 2
ANOTAÇÕES
O primeiro capítulo de Efésios acentua o amplo alcance do plano de Deus, o qual inclui o Universo todo e se estende de eternidade a eternidade. O capítulo dois mostra a historificação desse plano na vida de seu povo, por meio da ressurreição espiritual dos crentes.
Tendo descrito nossa possessão espiritual em Cristo, Paulo volta-se, agora, para nossa posição em Cristo. Fomos tirados da sepultura e conduzidos ao trono. Paulo, primeiro, sonda as profundezas do pessimismo acerca do homem e, depois, sobe às alturas do otimismo acerca de Deus.
O que Paulo faz nesse parágrafo é pintar um contraste vívido entre o que o homem é por natureza e o que pode vir a ser mediante a graça de Deus. Curtis Vaughan diz que as duas ideias dominantes são “Estando vós mortos” (2.1) e “Ele [Deus] vos deu vida” (2.4,5). O parágrafo todo é uma espécie de biografia espiritual contando como eram os destinários da carta de Paulo antes de conhecer o evangelho de Cristo (2.1–3), o que vieram a ser “em Cristo Jesus” (2.4–6) e qual o propósito de Deus em realizar tão extraordinária transformação (2.7–10).
Warren Wiersbe sugere uma percepção preciosa desse texto. Ele fala de quatro grandes obras realizadas na vida do homem que saiu da sepultura para o trono: a obra do pecado contra nós, a obra de Deus por nós, a obra de Deus em nós e a obra de Deus por nosso intermédio.