JACÓ E A FÉ QUE ABENÇOA
A fé que agrada a Deus • Sermon • Submitted
0 ratings
· 31 viewsNotes
Transcript
Jacó – Hebreus 11:21
A vida é uma maratona de testes: médicos (uterino, pós-natal), acadêmicos (alfabetização, desenvolvimento do conhecimento e capacidade de raciocínio), sociais (aprender a conviver com as pessoas), profissionais (descobrir a vocação e desenvolvê-la), financeiros (emancipar-se dos pais), emocionais (aprender a conviver com alguém ou sozinho) e vários outros.
Porém, um dos testes mais difíceis é o teste do crepúsculo da vida, o teste da velhice. É quando temos de encarar o fim da vida útil profissional, a perda de vários parentes e amigos, o surgimento de várias limitações físicas e a limitação de sonhos e planos por causa da sua expectativa de vida limitada e das doenças, fraquezas, perdas e solidão.
Como as pessoas ao seu redor têm passado seus últimos anos de vida? Reclamando do passado, do presente, de tudo? Chorando por ter de deixar todos os seus bens? Brigando com os filhos sobre a forma de administrar os bens da família? E você? Como você pretende chegar nos seus dias finais? Como você espera terminar a sua vida? Como serão os seus últimos dias?
No texto de Hebreus que veremos neste capítulo, Deus nos diz que, através da fé que lhe agrada, podemos encarar o fim de nossas vidas cheios de esperança, fé, gratidão e louvor. Deus nos mostra como Jacó terminou a sua vida para que servisse de exemplo para mim e para você.
8.1. JACÓ TERMINOU A VIDA NA FÉ, ABENÇOANDO SEUS FILHOS. Hebreus 11:21
8.1.1. Jacó não terminou a sua vida reclamando, mas abençoando, não dando trabalho, mas sendo benção. Ele chegou à beira da morte com a fé e o amor firmados no Senhor e não em bens materiais. Ele não tinha medo de partir, pois estava firmado na rocha, que é Jesus Cristo. Gênesis 48:1-21
8.1.2. Jacó terminou sua vida acamado, enfermo e fraco, mesmo assim ele termina abençoando seus filhos, seus netos. Ao fazer isso, ele expressou a firmeza de sua fé em Deus e nas promessas divinas e mostrou gratidão e certeza da provisão de Deus em sua vida.
8.1.3. De seu país Isaque, Jacó recebeu o testemunho, a promessa e a benção de Deus. Ele creu, experimentos, viveu tudo isso e agora passava para seus netos. Assim é a vida cristã, aquilo que recebemos, nós passamos adiante.
8.1.4. O problema de alguns cristãos é que eles só recebem, mas não dão nada. Não evangelizam, discipulam ou ajudam o próximo. Como o Mar Morto, só recebem e ficam com águas paradas e estéreis. Só vão aos cultos aos domingos para receber e ainda por cima criticam tudo, pois eles são o centro e algo ousou não os agradar.
8.2. JACÓ TERMINOU AVIDA ADORANDO A DEUS.
8.2.1. Tem gente que termina a vida reclamando, lembrando só das partes ruins da vida. Se Jacó fôsse dado a murmurar, ele encontraria vários motivos. Ele poderia reclamar de seus pais, Isaque e Rebeca, que tinham filhos favoritos, de seu irmão Esaú, que o jurou de morte, de seu tio – sogro Labão, que o enganou, do anjo, que o deixou aleijado.
8.2.2. Ele poderia reclamar inclusive dos seus próprios filhos que venderam um de seus filhos, José, e mentiram dizendo que este foi morto por um animal selvagem. Que grande tristeza isso causou a Israel!
8.2.3. Jacó, ao pensar sobre a morte de sua amada esposa, Raquel, quase reclama. Mas esse idoso piedoso logo volta a falar das bençãos de Deus. Era como se ele louvasse a Deus por sua bondade e graça. Gênesis 48:8-11
8.2.4. Ele afirmava que Deus era maravilhoso por ter permitido que reencontrasse José, o qual pensava estar morto, e conhecesse os filhos de José, seus netos. Jacó terminou a vida adorando e louvando a Deus. Não esqueça as bençãos do passado e as promessas do futuro que Deus lhe concedeu.
8.3. JACÓ TERMINOU A VIDA APOIADO EM SEU CAJADO.
8.3.1. Este bordão tinha um significado todo especial para Jacó. Era um símbolo de sua história e identidade de peregrino. Cedo na vida, Jacó teve de sair de casa “sem nada”, levando apenas a benção do pai e o cajado na mão. Gênesis 32:10
8.3.2. Ele era como um peregrino, sem qualquer dinheiro, emprego ou garantia, tendo apenas um bordão e a misericórdia do Senhor. Sabia, isso é suficiente! Se você se encontra em uma situação similar, sem nada, saiba que a misericórdia do Senhor lhe basta. Gênesis 32:11
8.3.3. Esse cajado também era um símbolo da proteção e providência abundante de Deus através dos anos. Jacó termina sua vida adorando a Deus apoiado em seu bordão, um símbolo da sua identidade e da fidelidade do Senhor. De volta para Canaã, ele faz um inventário e ora: Gênesis 32:9-10
8.3.4. Vários personagens na Bíblia começaram bem, mas acabaram mal. Saul é aclamado pelo povo como rei de Israel, mas acaba suicidando-se longe do Senhor. O rei Salomão começa a vida pedindo sabedoria, mas depois se envolve com várias mulheres e cai em idolatria. Sansão era um guerreiro forte e temível, mas, por deixar-se enganar por uma mulher, acaba cego e preso. Ananias e Safira se juntam ao povo de Deus, mas acabam cometendo o terrível pecado de mentir para o Espírito.
8.3.5. Como está sua trajetória? Você está terminando bem ou mal? Clame a Cristo Jesus por poder para concluir a corrida bem. Concluir abençoando os seus filhos e a família, deixando um bom testemunho, adorando com entusiasmo a Deus. Que as pessoas possam sentir-se encorajadas por sua fidelidade.
8.3.6. Lembre-se que, como Jacó, você também está apoiado sobre o cajado. Você é um peregrino neste mundo de prazeres carnais. As riquezas deste mundo são passageiras e aqui não temos morada. Você tem sido sustentado pela misericórdia divina. Deus tem sustentado sua vida e demonstrado fidelidade.
8.3.7. Como será o fim de sua vida? Você temerá a morte, pois não investiu na sua fé e no seu relacionamento com Jesus Cristo? Você irá chegar ao término do seu tempo sem ter certeza da sua salvação? Hoje mesmo, clame para que Deus o salve e o ajude! Ele é capaz de salvar em qualquer idade e misericordioso o suficiente para perdoar, através do sangue de Cristo, qualquer vida de pecado.