Lar, o primeiro campo missionário
Sermon • Submitted
0 ratings
· 624 viewsNotes
Transcript
Introdução
Vale ressaltar que não é porque você é um líder na Igreja, que deve ter um lar que seja exemplo, mas juntamente ao contrário, porque você tem um lar que seja um exemplo você deve levar este exemplo para os seus liderados.
Portanto, é dever de todo Cristão ser sacerdote no lar, pois o seu lar é o seu primeiro campo missionário.
Proposição
Antes de ser sacerdote na igreja, o homem tem que ser sacerdote na sua própria casa: É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher […] e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito, pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus? (1 Tm 3:2a, 4–5.)
“Nossa obra para Cristo deve começar com a família, no lar… Não existe campo missionário mais importante que esse...” (White, E. G. Lar Adventista,p.35)
Desenvolvimento
Pensando no primeiro campo missionário, como mencionado em 1 Timóteo 3.2-5 o nosso lar, iremos analisar na Bíblia e Espirito de Profecia 2 tópicos apresentados no livro de Josué 24.15b “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, de como atuar no primeiro campo missionário e assim como Josué não apenas buscar a Deus, mas servi-lo com toda a sua família.
1. Eu e minha casa
1.1 Como apresentado por Josué, que o sacerdote do lar não sozinho, mas junto a sua família busque ao Senhor.
1.2 “Pai e Mãe são responsáveis pela manutenção da religião no lar” ... Levai-os convosco ao Senhor; educai-lhes a mente para familiarizarem com a divina verdade. (White, E. G. lar adventista, p.321)
Buscar ao Senhor, não necessariamente esta, ligado a saber sobre Jesus, mas obrigatoriamente em conhecer a Jesus, se relacionar com Ele, isto nos levar a ver a real necessidade do culto diário familiar, se relacionar com Ele, para que através do respeito, simpatia e amor de um para com o outro.
Possa o lar ser o lugar mais agradável e assim ser um símbolo do céu, levando este sentimento para dentro da família e sucessivamente para fora, tornando este o maior sermão que apresenta Cristo através do resplandecer de Sua glória no agir deste lar.
2. Serviremos ao Senhor
2.1 Como apresentado por Josué, que o sacerdote do lar leve a sua família a servir ao Senhor.
2.2 O Espirito de Profecia nos leva a ver nos capítulos 1 ao 10, do livro Lar Adventista, que a família Cristã, tem o dever de apresentar a sociedade ao seu redor, o seu lar, como um pequeno Céu na Terra.
Devido a isto não se deve faltar alegria no lar ao ponto que os filhos e os vizinhos tenho o lar como um lugar de paz e felicidade, almejando estar sempre neste convívio relacional, sem medo de disciplinar a mãe deve unir os filhos ao seu coração com atos e palavras de amor e disciplina.
Ellen White relata que pode ver que, é dever dos pais colocar Deus em primeiro lugar na família e ensinar os filhos o temor a Deus e assim pode ver que anjos se agradam dentre deste lar.
Servir ao Senhor, ao ver estas palavras o que me vem à mente, é pregar, cantar, dar estudo bíblico, ir a hospitais, em vim fazer o bem, e realmente este certo, mas quando se trata de servir ao Senhor com minha família, acredito que não se limita a estes pontos.
Como relatado pela Profetisa, servir ao Senhor em família se aplica também a representação dos pais para com os filhos ao lhes apresentar Deus com seus atos.
“A missão do lar estende-se para além do círculo dos seus membros” (White, E. G. lar adventista, p.31) o modo como agimos um para com o outro, o esposo ajudando sua esposa nos afazeres domésticos, aos pais dedicando tempo de qualidade para os filhos, os filhos agindo respeitosamente com seus pais, o ato de dedicar tempo para fazer o culto diário, estes pequenos atos diários levam um sentimento de gratidão e amor para dentro do lar e gera uma grande influência na comunidade.
Possibilitando para que outras famílias tenham o desejo de seguir o exemplo dado por esta família e assim se aproximar de Deus.
Conclusão
Após ver estes dois tópicos pautados por Josué e também pela profetisa do Senhor Ellen White vale destacar que é de extrema importância olharmos para o nosso lar não somente com um local de moradia, mas como um campo missionário de preparo para a moradia celestial, assim como profetiza ainda nos leva a ver que quando assim agimos conforme a orientação de Deus, Ele envia anjos dos céus para nos ajudar neste dever.
Nosso lar, o nosso primeiro e maior campo missionário, sendo zelado e administrado conforme a orientação de Deus, não somente nos prepara para o lar celestial como também nos leva a preparar outras famílias a fazerem parte da família celestial.
Apelo
Vê-se que esta tarefa de administrar o nosso lar conforme Deus nos pede, realmente não é uma tarefa fácil, ainda mais atualmente, na realidade deste mundo no qual vivemos onde as prioridades se mudam a cada dia, e a correria nos toma tempo, que os momentos em família se tornaram algo raro, ver que familiares a cada dia estão mais distantes um do outro.
Estes pontos me leva a te desafiar neste momento a lutar por algo que aos olhos de uma sociedade corrompida, não é tão importante, mas acredito que para você, sim, a sua família é de extrema importância, por isto meu desafio, é que você lute por sua família, lute para que junto a sua família vocês possam buscar ao Senhor diariamente, que você e sua família tenham tempo de qualidade juntos e principalmente, junto com Deus, e que neste momento junto a vossa família querer a cada instante servir ao Senhor e assim fazer com que o seu lar seja uma extensão do céu.
Sermão – Lar, o primeiro campo missionário
Acadêmico – Diego da Silva Marques RA 011453
Curso – Bacharelado em Teologia – FAP