As Bençãos da Igreja em Cristo - Efésios 1. 3-14

Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 78 views
Notes
Transcript

Introdução

Vencedores por Cristo é um grupo musical brasileiro, que faz parte de uma missão cristã de mesmo nome, fundada no Brasil em 1968, pelo pastor estadunidense Jaime Kemp.[1] Os Vencedores por Cristo foram pioneiros na produção de música cristã no Brasil.

História

Formada por jovens universitários selecionados de diversas denominações protestantes, que recebiam um treinamento específico para evangelização, a missão Vencedores por Cristo escolheu a música como seu principal meio de divulgação das mensagens da Bíblia, constituindo assim a banda, conhecida também como VPC. Lançou seu primeiro compacto ainda em 1968. Após cinco compactos, foi gravado o primeiro LP, em 1971, com o título "Fale do amor".[2] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Vencedores_por_Cristo
É deles a canção - Para o louvor da sua glória. Nas duas primeiras estrofes a mensagem é...
E Deus criou o homem sim Para o louvor da sua glória Mas esse homem preferiu Não dar louvor a sua glória
Por isso Deus mandou Jesus Pra consertar a sua história Vamos cantar e aprender O que Deus fez pra sua glória … [Canção de Vencedores por Cristo - Para o louvor da sua glória]

Elucidação:

Segundo a Bíblia de Estudo de Genebra (p. 1566-15680, o apóstolo Paulo escreveu a epístola aos Efésios, entre 60-62 d.C, com o propósito de ensinar aos cristãos em Éfeso a maravilha e as implicações práticas de ser a igreja de Cristo. É provável que se corresponda o período aos dois anos de prisão domiciliar de Paulo em Roma, a qual é relatada em At 28.
# Mas, quem era Paulo?
Sua 1ª aparição marcante registrada dá-se com o primeiro martírio da igreja (Estevão em At 7.58; 8.1).
Sua conversão em Atos 9. Um apóstolo fora do tempo enviado aos gentios. No contexto de uma igreja descnfiada frente a um ex-perseguidor da igreja. Porém, a melhor apresentação sem da sua própria escrita em Filipenses 3.4-6: “Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.”
Este servo de Cristo convertido ao Evangelho e pastor destas ovelhas escreve a igreja. Ela havia recebido bênçaos maravilhosas pela sua união com Cristo. Sua oração é: Efésios 1.18 - “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos” ; Efésios 3.16-19 - “...para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”
# E qual era seu público alvo original?
“…aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus..” (v.1)
Entretanto, a mesma manuscritologia que confirma o destinatário levanta a teoria de que trata-se de um escrito que, posteriormemente ou cocomitantemente, fora uma carta circular para o público geral das igrejas.
# E como era a cidade de Éfeso na época?
Era a capital da província romana da Ásia na costa ocidental da Ásia Menor. Uma ponte entre as metades ocidental e oriental do Império Romano. Foi também uma das cidades mais importantes para a expansão do Cristianismo. Durante a incomum permanência de Paulo se tornou o centro para o evangelismo na parte ocidental da Ásia Menor (At.19.10).
Ainda em Atos 20.16-38 percebemos os laços carinhosos de Paulo com essa igreja refletidos no discurso que ele fez para os anciãos ao partir para Jerusalém. Agora, temos pela mão a escrita de um servo fiel a Cristo e pastor zeloso/amoroso escrevendo as suas ovelhas para elucidar o mistério da igreja de forma louvavel e reverente.
# Como o autor faz isto?

Esboço:

Saudação (1.1-2)
Citaçãos das bênçãos em forma de doxologia (1.3-23) reclamando o louvor da igreja.
Compreensão das bençãos da Igreja (2.1-3.21) acompanhada da intercessão do apóstolo para os fiéis enxerguar as bênçãos em Cristo.
Instrução de como anadar nas bênçãos (4.1-6.20): viver em correspondência as bênçãos; viver em harmonia, a despeito de suas diversidades e variados dons; aprender a viver apegoando as bençãos e não ternar às maneiras do mundo; viver de modo verdadeiro a fé cristã.
Saudações finais (6.21-24)
Jesus sofreu pra nos salvar Para o louvor da sua glória Jesus morreu pra nos salvar Para o louvor da sua glória
Ressuscitou pra nos salvar Para o louvor da sua glória E vivo está pra receber Nosso louvor pra sua glória [Canção de Vencedores por Cristo - Para o louvor da sua glória]
Related Media
See more
Related Sermons
See more