JOSÉ E A FÉ QUE ANIMA!
A fé que agrada a Deus • Sermon • Submitted
0 ratings
· 45 viewsNotes
Transcript
CHARLES R. SWINDOLL:
Descobrimos muitas verdades ao examinarmos a vida e o caráter de José. Verdades sobre integridade, perdão, culpa, fé e certamente sobre graça. Mas três lições duradouras parecem envolver sua vida como uma fragrância de perfume.
Primeiro, Deus opera soberanamente tudo para a sua glória e nosso bem. Sim, tudo. Fragmento nenhum de nossa vida é insignificante ou desperdiçado quando vivido sob o propósito de nosso amoroso Pai celestial.
Segundo, José viveu completamente livre de amargura, apesar das adversidades pelas quais passou, apesar de cada golpe que sofreu. Mesmo na velhice, não guardava ressentimento. A árvore de sua vida não produziu fruto amargo.
Terceiro, quando José enfrentou a morte, estava com paz com o homem e com Deus. Há muito se reconciliara com seus irmãos e uma vez que era uma paz fundada na misericórdia de Deus, ela ainda perdurava. Tudo isso era verdade porque ele fora reto com Deus, não como uma figura distante, mas como seu Senhor e Mestre. Do mesmo modo que seus ancestrais, José tinha a certeza de que, ao morrer, seria reunido ao povo de Deus.
9. JOSÉ E A FÉ QUE ANIMA – Pág. 129-136
Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens a respeito de seus próprios ossos.
Jesus disse que “no mundo tereis aflições” e imagino que muitos que leem este livro já passaram ou estão passando por uma delas. Aflição, perigo, ameaça, intimidação, assalto, golpe, dívida, perda, incerteza, doença, problema familiar, traição, divórcio, morte de um ente querido e perseguição religiosa.
Esta vida é um campo de batalha e de tempos em tempos somos obrigados a enfrentar tribulações. Como vencer? Qual o segredo da vitória? A resposta é I João 5:4-5
Através da vida de José, Deus nos mostra o exemplo da fé vitoriosa. A experiência desse herói da fé é uma lição e um desafio para a vida cristã.
9.1. AS LUTAS E PROVAÇÕES DE JOSÉ.
9.1.1. José passou por várias lutas e enfrentou provações em sua vida familiar. Podemos ler sua história em Gênesis 37
Ele foi objeto de preferência paternal (assim como seu pai Jacó), o “filhinho do papai”. (v.3)
Ele foi objeto de ódio de seus irmãos. (v.4)
Ele foi objeto de inveja espiritual. (v.5)
Ele foi objeto de violência familiar. (v.18,23,24,28,33,36)
9.1.2. Isso tudo feriu o coração de José. Afinal, qualquer um sabe da importância dos laços familiares no desenvolvimento de nossa autoestima, identidade e segurança. José tinha tudo para ser um adulto amargurado, problemático, mal resolvido, emocionalmente desestruturado e emocionalmente doente.
9.1.3. É através da família que a gente aprende a dar e receber amor e a desenvolver tolerância, apreciação pelos outros, capacidade de comunicação, capacidade de perdoar e compreensão do que seja companheirismo genuíno.
9.2. JOSÉ TERMINOU SUA VIDA FIRME NAS PROMESSAS DE DEUS.
9.2.1. Porém, apesar de tudo isso, José não terminou sua vida enfraquecido na fé, desanimado e apático. Aos 110 anos, suas últimas palavras revelam “certeza” e “convicção” na promessa de Deus acerca de Israel habitando em Canaã. Por isso ele profetiza sobre o Êxodo e dá instruções quanto a seus ossos. Deus havia prometido; José aguardou, mas não viu o cumprimento, porém continuava crendo. Gênesis 50:22-26
9.2.2. Nós também precisamos fazer um “check-up” do que Deus promete através da Bíblia para continuarmos firmes na fé. Por exemplo, vimos que a promessa de Deus para Abraão sobre o grande êxodo envolvia muito mais do que uma pátria terrena. Hebreus 11:10,16
9.2.3. Vemos também que nos últimos dias teríamos dias difíceis: falsos profetas, guerras e rumores de guerras, fome, terremotos, perseguição, aumento da maldade e esfriamento do amor. Haveria propagação do evangelho por todo mundo e então virá o fim. VOCÊ CRÊ NISSO?
9.2.4. Lemos que se morrermos antes da volta de Jesus Cristo, nosso corpo volta ao pó, mas nosso espírito volta imediatamente para a presença de Cristo. II Coríntios 5:8. VOCÊ CRÊ NISSO?
9.2.5. Observamos que um dia, na eternidade, crentes de todas as tribos, línguas, povos e nação estarão reunidos ao redor do trono do Cordeiro cantando: Apocalipse 5:12. VOCÊ CRÊ NISSO?
9.2.6. Constatamos que aqueles que morrem no pecado e na rebeldia irão para o fogo eterno: Apocalipse 21:8 VOCÊ CRÊ NISSO?
9.3. JOSÉ TERMINOU SUA VIDA ANIMADO COM O PROJETO DE DEUS.
9.3.1. Apesar de todas as tribulações, José termina sua vida animado com o projeto de Deus. Esse projeto envolvia aflições, pessoas que o invejavam, traíram e odiaram, mas ele não se deixou abater com isso.
9.3.2. Ele descansou suas ofensas nas mãos do justo Juiz; ele se manteve aberto para perdoar e eliminou a amargura; ele entendia que o Reino de Deus é mais importante que seus interesses pessoais e que somente no Reino de Deus, ele e seus irmãos seriam curados de seus pecados, fraquezas e pecaminosidade.
9.3.3. Por que ele não deveria terminar assim? Afinal, ele estava no fim, vendo a morte de frente. Porém, ele sabia e testificou aos seus irmãos e filhos que foi Deus quem o enviou ao Egito, que foi o Senhor quem promoveu e os trouxe ali, que foi o Soberano quem o usou para preservá-los.
9.3.4. Ele sabia que Deus que continuaria dirigindo suas vidas, mesmo após a sua morte, que o Todo-Poderoso um dia os levaria de volta à terra prometida e que este mesmo Senhor o levaria para a Pátria Celestial.
LEITOR, QUE SUA VELHICE E MORTE NÃO SEJAM UM BECO SEM SAÍDA, MAS UM PORTAL PARA A VIDA ETERNA.
9.4. JOSÉ TESTIFICOU PARA SEUS IRMÃOS E FILHOS.
9.4.1. Quando você tem certeza da vida eterna, você ensina seus irmãos e filhos a investir suas vidas naquilo que dura e permanece, naquilo que é melhor. Você espera por coisas maiores e melhores. Espera por uma cidade cujo arquiteto é o Senhor. Você ajunta tesouros no céu. Mateus 6
9.4.2. O mundo ensina nossos filhos que eles precisam de faculdade para ter um emprego, de um emprego para comprar coisas, aposentar-se e curtir a vida. Você deve ensinar que a faculdade serve para conhecer e servir melhor a Deus. Você deve investir na Palavra de Deus. I Pedro 1:24-25
9.4.3. Você deve investir em pessoas e relacionamentos. A grande missão de Jesus Cristo para seus discípulos está registrada em Mateus 28:19-20
Devemos usar nossos recursos para esse fim: Lucas 16:9 e Provérbios 11:28-30
Devemos ser conquistadores de almas: Tiago 5:19-20
CONCLUSÃO:
Leia esses textos bíblicos e analise sua vida. Você tem permanecido firme nas promessas de Deus e animado com os projetos do Senhor mesmo em meio às provações? Qual tem sido seu objetivo? Você tem testificado do amor do Senhor para seus parentes e amigos?
