CHAMADOS PARA O SERVIÇO

Servindo com Ele  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views

Chamados Para Servir

Notes
Transcript
Introdução
Jesus e as evidências do Reino de Deus.
Chamados para o Serviço
16 E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
17 E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.
18 E, deixando logo as suas redes, o seguiram.
19 E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,
20 E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.
(Marcos 1)
Introdução
Jesus e as evidencias do Reino
14 E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
15 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
(Marcos 1.14,15)
1° Chamados Por Graça e Misericordia
No versículo 16 e 19 a bíblia diz que Jesus “viu”, precisamos compreender que o mar da galileia tinha 21km x 12km e ficava 220 m abaixo do nível do mar, era o centro do comercio de pesca da região.
Flavio Josefo disse ter aproximadamente 300 empresas pesqueiras, alguns historiadores afirmam que ali tinha aproximadamente 4000 embarcações.
Estes homens eram apenas mais um no meio de tantos.
Entretanto Jesus “viu”, esse olhar é de uma qualidade especial!
Afinal, pode se ver com olhos diferentes.
exemplo: uma vaca, uma criança, um artista e um cientista olharam de modo bem diferente para uma flor no campo. Em Lc. 10:31 o sacerdote e o Levita viram o assaltado, porém no versiculo 33, o samaritano “vendo-o” compadeceu-se dele. esta visão mais rica percebe-se também em Mc 10.21: “Vendo-o, o amou”. Também podemos ilustrar isso quando Deus escolhe Davi em 1 Sm 16:1,7
pois bem, esses homens estão disfrutando da mesma experiencia agora. Eles foram pescados e detectados para fora do anonimato. Eles agora são alguem para Jesus, Ele os tem em vista, os quer, os afirma!
lançavam as redes e consertavam as redes.
Os discipulos chamados por Cristo estavam ocupados lançando as redes e consertando as redes, com base nessas palavras, torna-se evidente que os primeiros seguidores de nosso Senhor não eram pessoas que ocupavam posições importantes neste mundo. Eram homens destituidos de riqueza, poder e posição social. Todavia o Reino de Deus não depende dessas coisas.
A causa do Senhor neste mundo, avança não “por força nem por poder, mas pelo meu Espirito diz o Senhor dos exércitos” (Zc 4.6).
A Igreja que começou com pescadores e hoje se espalhou pela metade do globo, sem duvida foi fundada por Deus.
precisamos ter cuidado de não ceder diante da noção de que é uma situaçao deploravel ser pobre e trabalhar com as proprias mãos. a biblia contem muitos exemplos de privilegios especiais que foram concedidos a trabalhadores. moises estava cuidado de ovelhas quando Deus lhe apareceu na sarça ardente. Gideão malhava o trigo quando um anjo lhE tROUxe Uma mensagem. Elizeu arava o campo quando Elias lhe chamou para se tornar profeta em seu lugar. Os apostolos estavam pescando.
vergonhoso é ser ganancioso, orgulhoso, mrntiroso, dado aos vicios, glutão, imoral.
entretanto não é vergonhoso ser pobre.
Aprenda isso, aquele que serve fielmente o Senhor é muito mais honrado aos olhos de Deus, do que um rico que serve ao pecado.
17- “Disse-lhes Jesus”; aqui temos a mesma ideia de Gn 1:3, ou seja, a qualidade da expressão Criadora, que chama algo a existencia.
“Vinde apos mim”; Jesus exige obediencia irrestrita, como deus. o reinado de deus se aproximava e varria da mesa toda outra pretensão de reinado, até mesmo odireito de si mesmo. (Mc 8.34)
“E vos farei pescadores de homens”
temos uma tendencia em nos mesmos, de agir para beneficio proprio, as vezes nos aproximamos de Cristo para satisfazer minhas vontades e necessidades, entretanto, cristo nos chama para si e nos abre para o restante da humanidade! nossa vida nova , como a vida de Jesus, pertecem a todos os seus seres humanos!
pescadores de homens - este é o mais antigo titulo pelo qual o oficio ministerial é descrito nas paginas do NT. esse titlo tem raizes , mais profundas do que o de Bispo, presbítero ou diacono, com isso, a primeira ideias que deveira ficar impressa na mente do ministro do Evangelho. o pastor não é um mero leitor de rituais ou um administrador de ordenanças, ele é um pescador de almas.
isso se aplica a todos os cristãos, pois somos comissionados por Deus a excercemos o sarcedocio universal.(Mt 28.19)
um pescador faz esforços para apanhar peixes? ele recorre a todos os meios disponiveis e se intristece quando nao é bem sucedido na pesca? devemos fazer o mesmo! um pescador mostra-se pasciente? continua trabalhando dia apos dia, aguardando e esforçando-se, esperançoso? Devemos fazer o mesmo!
18. “Então, imediatamente”- os chamados não respondem com gemidos, não colocam questoes pessoais como desculpa.
os discipulos não agiram nem por obrigaçao nem por leviandade, simplismente deixaram que o deus que se aproximara deles fosse deus.
“Deixaram as redes e o seguiram” - a nova vocação deles libertou-os da vocação que tinham até então e, com isso.
19 Novamente o Chamado se da em dupla.
Jesus chamou indivíduos, mas nunca os deixou solitarios, antes tornou-os irmãs e irmãos! (Mc 10. 30)
exemplo: Pedro!
Pedro não era um homem que se destacava sozinho, ante se projetava-se para dentro do grupo. na maioria das vezes que a biblia cita a pedro e dito: “Simao e Andre, com tiago e João” (Mc 1.36). quando ele falava fazia expressamente em nome do Grupo (Mc 10:28). quando uma vez se isolou, caiu (Mc14:29,54)
Related Media
See more
Related Sermons
See more