Sem título Sermão

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

NARRATIVA

A hitória história de Abrão é uma sequência de toledot iniciada em Gn 2.4
Gênesis 2.4 ARA
Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o Senhor Deus os criou.
Mas o que significa toledot ?
significa “gerar filhos”, aqui significa especificamente “que é produzido ou trazido à existência por alguém”
Bruce K. Waltke e Cathi J. Fredericks, Gênesis, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2010), 98.
E é frequentemente usada como um cabeçalho para indicar o início de uma nova seção ou genealogia. Aqui estão as Toledot em Gênesis 1-12:
1. Toledot do céu e da terra (Gênesis 2:4-4:26) - Esta seção começa logo após a criação do mundo em Gênesis 1 e abrange a história de Adão e Eva, seus filhos Caim e Abel e os descendentes de Caim.
2. Toledot de Sem, Cam e Jafé (Gênesis 5:1-6:8) - Esta seção lista as gerações dos filhos de Noé e os antecedentes do dilúvio.
3. Toledot de Noé (Gênesis 6:9-9:29) - Esta seção relata a história do dilúvio, a construção da arca e a sobrevivência de Noé e sua família, além de descrever a aliança de Deus com Noé e sua descendência.
4. Toledot de Sem (Gênesis 10:1-11:9) - Esta seção descreve as genealogias das nações pós-diluvianas e a história da Torre de Babel.
5. Toledot de Terá (Gênesis 11:10-26) - Esta seção começa com a lista das gerações de Sem até Terá, pai de Abraão, e inclui a história de sua família.
E o nosso texto é sobre a Toledot de Terá iniciando de forma curiosa a narrativa de Abrão e sua família. A curiosidade que nessa Toledot não há um diálogo e muito menos o ponto principal é Terá, pai de Abrão, embora seja feita menção uma de seu nome e ações. O motivo é bastante simples: É trazer elementos para contribuir no entendimento de uma macronarrativa.
Um outra curiosidade sobre essa contribuição macronarrativa, observe, o texto apresenta esterilidade de Sarai com ênfase Gn 11.30
Gênesis 11.30 (ARA)
Sarai era estéril, não tinha filhos.
Uma forma literária quiastica.
Outro detalhe, Abrão tinha 75 anos quando saiu da terra de Harã. Outro fator, que contribuí para tensionar toda narrativa do cap. 12 - 21.
E por fim, um último detalhe nessa perícope: O SENHOR apareceu novamente para Abrão prometendo para sua semente a terra de Canaã. E Abrão responde construindo altares de Adoração. Gn 12.5-9
Gênesis 12.5–9 ARA
Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera. Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe.
E como o autor, é um escritor onisciênte, tem o cuidado de dizer que naquele tempo, os cananeus ainda habitavam Canaã. Gn 12.6
Gênesis 12.6 (ARA)
Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra.
E podemos perceber três palavras chaves aqui nesse texto:
(1) As ações de Abrão em "ir" nos versos (v.1,4).
(2) A palavra "abençoar" que repete 5 vezes nos versos (v.2-3).
(3) E a palavra "terra" referindo a Canaã 7 vezes nos versos (vv.11:31; 12:1, 5b, 5c, 6a, 6b, 7).
De acordo com o contexto amplo da passagem, percebemos a linhagem messiânica ou a semente Divina foi apresentada em Gn 3:15, e gradativamente foi destacada em Sete....
Abrão recebe a visão de Deus narrada nos versos Gn 12.1-3
Gênesis 12.1–3 ARA
Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Dizendo três aspectos da benção de Deus na vida e através de Abrão:
(1) Abrão seria abençoado - Gn 12.2
Gênesis 12.2 (ARA)
de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.
(2) Seus contemporâneos seriam abençoados - Gn 12.3
Gênesis 12.3 (ARA)
Abençoarei os que te abençoarem.
(3) As famílias da terra serão abençoados - Gn 12.3
Gênesis 12.3 (ARA)
em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Veja bem, a narrativa apresenta Deus Yahweh, chamando Abrão ainda na terra da Mesopotâmia. E os versos finais do cap. 11 e o versículo 4 do cap. 12 indicam que Abrão obedeceu a Deus após a morte de seu pai em Harã. Portanto, Abrão tardou em obedecer o SENHOR. Isto é, houve uma demora.
No desenvolvimento do texto Moisés apresenta a resolução desse primeiro conflito da demora de Abrão, dizendo no Gn 12. 4-5
Gênesis 12.4–5 ARA
Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram.
E logo surge um segundo conflito, pois sendo Moisés um escritor onisciente, apresenta para seus primeiros leitores ou ouvintes que quando Abrão chegou em Canaã, ainda viviam naquela terra os amaldiçoados por Noé, os filhos de Canaã, isto é o cananeus - Gn 12.6
Gênesis 12.6 (ARA)
Atravessou Abrão a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra.
Logo esse segundo conflito é resolvido quando ali em Siquém, Deus aparece novamente para renovar a promessa que aquela terra não pertencerá mais aos amaldiçoados, mas será dada para os abençoados, a sua semente. Gn 12.7
Gênesis 12.7 (ARA)
Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra.
E como Abrão responde isso?
Fazendo altares ao SENHOR - Gn 12.7
Gênesis 12.7 (ARA)
Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

NARRATIVA 02

GERAÇÃO (1-2)
DEGENERAÇÃO (3-11)
REGENERAÇÃO (12)
FRASE DE TRANSIÇÃO: Diante de tudo isso percebemos:

GRANDE IDEIA

O YAHWEH chama Abrão para resgatar a terra para o Reino de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more