O CHAMADO E A FUGA DE JONAS - Jonas 1

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10,419 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Qual é a nossa atitude quando nos pedem algo que não queremos fazer?
E quando é Deus que nos pede, isso muda alguma coisa? Como está o nosso coração em relação as coisas que a Palavra de Deus manda que façamos, mas que não concordamos muito?
Jonas foi chamado a pregar para um povo que ele não gostava, uma tarefa que ele não queria cumprir. Jonas não compreendeu que Deus queria lhe ensinar uma importante lição: A sua misericórdia se estende a todos, não somnete aos de Israel.

GRANDE IDEIA DO LIVRO:

Deus chama os seus servos para proclamar a sua Palavra, mas deseja que eles façam isso com um coração de misericordia, igual ao dele.

GRANDE IDEIA DO TEXTO:

Deus nos chama de acordo com os seus propósitos e quando desobedecemos vamos parar nas profundezas.

I. O CHAMADO DE DEUS A JONAS (V.1-2)

A Palavra do Senhor veio a Jonas - v.1. A linguagem usada aqui é caracteristica de literatura profética. Jonas era um profeta, alguem separado para ouvir a mensagem diretamente de Deus e proclamar ao povo. Geralmente eles eram chmados em épocas de desobediencia.
O que mais sabemos sobre Jonas?
Em 2Rs 14.23-25 diz que o seu ministerio se deu no reinado de Jeroboão II, que reinava no Reino do Norte, no seculo 8 a.C. (por volta dos anos 793-753). Esse foi um periodo marcado pela idolatria, apesar de Deus ter concedido sua misericordia livrando a Israel dos seus inimigos pelas vitorias de Jeroboão II, conforme profetizado por Jonas.
2Reis 14.23–25 ARA
No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel; e reinou quarenta e um anos. Fez o que era mau perante o Senhor; jamais se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel. Restabeleceu ele os limites de Israel, desde a entrada de Hamate até ao mar da Planície, segundo a palavra do Senhor, Deus de Israel, a qual falara por intermédio de seu servo Jonas, filho de Amitai, o profeta, o qual era de Gate-Hefer.
O nome Jonas (Yonah) significa “pomba”, seu pai se chamava Amitai, que significa algo como “meu verdadeiro”. Ele era natural de Gate-Hefer, um vilarejo na tribo de Zebulom, atual Galileia.
V. 2 - O que diferencia Jonas dos demais profetas é o fato de ele ter recebido a ordem para pregar em uma terra estrangeira, uma nação gentia (Assírios), cuja capital era a grande cidade de Nínive.
Deus não dita a mensagem, ele apenas dá uma ordem: Dispõe-te, vai e clama contra eles! Era uma ordem simples, clara e objetiva. Uma mensagem dura para um povo dificil. Os Ninivitas além de adorar os seus falsos deuses eram crueis e violentos, por isso sua maldade havia subido até o Senhor.
Nem sempre Deus manda que façamos coisas faceis ou que vão nos agradar. Algumas vezes ele nos ordena coisas que vão de encontro ao que queremos fazer, mas não cabe a nós questionar.
DEUS É SOBERANO, É ELE QUEM NOS ESCOLHE E NÃO O CONTRÁRIO!

II. JONAS DESOBEDECE A DEUS E FOGE (V.3)

Jonas se dispôs, mas para desobedecer ao mandado de Deus. Em vez de subir rumo ao Norte para Nínive, ele desceu ao Sul até Jope para fugir o mais longe que pudesse da presença de Deus. Jonas não queria cumprir aquela missão!
Talvez em seu o seu coração endurecido, achava que saindo de Israel estaria fora da Jurisdição de Deus, ou talvez que Dues se esqueceria dele… O certo é que sua atitude demostrava toda a sua insatisfação em relaçao a Deus.
Tudo e todos obedecem a Deus no livro de Jonas: O vento, os marinheiros, o grande peixe, os Ninividas, o rei, os animais e até a planta… O único que nâo obedeceu foi o Servo de Deus!
E quanto a nós, como temos agido quando Deus pede algo que nâo gostamos?
— Quanda Deus nos manda perdoar alguem que nos ofendeu;
— Quando Ele nos manda virar a outra face;
— Quando ele nos manda servir aos nossos irmãos;
— Quando ele nos manda contribuir na sua obra;
Talvez estajamos fugindo da presença de Deus em alguma dessas áreas.
MUITAS VEZES NÃO OBEDECEMOS PORQUE NÃO ENTENDEMOS O CORAÇÃO DE DEUS.

III. DEUS PERSEGUE A JONAS (V.4-10)

V.4-6 — Deus envia o primeiro sinal: O Vento forte que provocou uma grande tempestade e que ameaçava levar aquele navio a pique.
A desobediencia a Deus geralmente traz consequencias para nós e para quem está próximo de nós.
Os marinheiros tiveram entendimento de que aquilo era algo sobrenatural, por isso clamavam aos deuses e faziam o que podiam para tentar sobreviver. Enquanto isso Jonas apenas dormia no porão do navio, era o sono da indolencia do fugitivo.
O mestre do navio percebeu algo errado em Jonas. Apesas de ser um gentio idolatra ele exorta a Jonas quanto a sua atitude, ele teve uma percepção espiritual mais acertada do que o servo de Deus.
Você já pegou fugindo de Deus e notou que as pessoas perceberam isso?
V. 7-10 — Deus envia o segundo sinal: A sorte recai sobre Jonas.
Ele havia sido encontrado, Deus nâo estava longe como ele gostaria.
As perguntas dos marinheiros foram instrumento de Deus para confrontar Jonas e o levar ao arrependimento. As suas respostas mostravam que ele estava totalmente ciente do que estava fazendo e a grande contradição que era sua vida naquele momento: Ele conhecia a grandeza de Deus e o temia, mesmo assim achou que poderia fugir dele.
Novamente os incredulos demostraram mais dicernimento do que o profeta, para aqueles era evidente a tolice nas atitudes de Jonas (v.10). Eles entenderam bem todos os sinais de Deus.
Apenas conhecer a Deus não é suficiente para nos levar ao arrependimento.

IV. A DUREZA DE JONAS (V.11-17)

V.11-12 — Deus foi misericordioso com Jonas dando-lhe uma oportunidade de arrependimento. Mas a sua reposta nesse ponto mostra a relidade de um coração duro e rebelde: Ele preferia a morte do que clamar em arrepedimento pela sua desobediencia.
V.13-14 — Aqueles homens incredulos, que não conheciam ao Deus verdadeiro, não faziam parte do povo escolhido e muito menos eram profeta de Deus, mas mostraram ter um coração mais alinhado com o de Deus: Tiveram misericordia de Jonas. Que lição tremenda!
Apesar da rejeição iniciacial a proposta de Jonas, os marinheiros não conseguiram lutar contra os designos de um Deus tão poderoso, eles tiveram que se render a sua vontade (v.13).
Até aquele momento ainda havia oportutunidade para o arrependimento, mas o servo de Deus não clamou. Os gentios é que clamaram pedindo perdão a Deus e reconhecendo a soberania de Deus. Que contraste, que lição!
V.15-16 — Deus derrama sua misecordia para com aqueles que o temem e o buscam, não importa a lingua ou nação. Mesmo com a desobediencia de Jonas, Deus estava cumprindo seu proposito de salvar os gentios. Aqueles homens certamente não foram mais os mesmos daquele dia em diante, eles conheciam e temiam ao único Deus que pode realmente Salvar os homens de seus pecados.
V.17 — Enquanto isso Jonas continuava sofrendo as consequencias da sua desobediencia, ele foi tracado pelo grande peixe e levado para as profundezas. Ja não havia mais onde descer (v.3 e 5): Primeiro desceu para Jope, depois desceu para o porão do navio, depois desceu para o mar, por ultimo foi levado para as profundezas no ventre do peixe.
Essa foi a constação de Davi no Sl 139.7-10. É impossivel fugir de Deus.
Salmo 139.7–10 ARA
Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
Deus nos chama de acordo com os seus propósitos e quando desobedecemos vamos parar nas profundezas.
Jonas fugiu para não obedecer aquela dificil ordem de Deus, mas houve um homem que obedeceu a Deus mesmo diante da dificuldade da missão. Ele tambem desceu as profudezas, mas por causa da sua obediencia, por amor a nós ele foi até o fim. Jesus é esse homem!
Em Mt 12.38-40 ele disse aos seus incrédulos opositores que o sinal de Jonas se cumpriria na sua vida.
Mateus 12.38–40 ARA
Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
Jesus esteve 3 dias e 3 noites nos profundezas do abismo para pagar pelos nosso pecados, Jesus fez isso em obediencia a sua missão, ele fez isso para nos salvar.
Em Cristo nós podemos tambem ser obedientes a Deus, deixando de fazer aquilo que queremos para entregar a nossa vida ao único que pode nos conceder a Salvação eterna.

CONCLUSÃO

O que Deus tem pedido pra voce fazer, mas você tem relutado em obedecer?
Do que você esta fugindo?
A tempestade na tua vida pode ser consequencia da desobediencia. Se esse é o caso, é inutil tentar fugir de Deus, ele certamente vai te achar!
Hoje também Deus te da uma oportunidade para o arrependimento, não sejamos como Jonas que foi até as ultimas consequencias na sua desobediencia.
E se hoje há alguem que ainda não entregou a sua vida a Jesus, faça como os marinheiros que creram e temeram a Deus. Creia em Jesus e experimente tambem a salvação que só ele pode conceder. João 17.3
João 17.3 ARA
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Related Media
See more
Related Sermons
See more