Recordação

2Timóteo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

O sucesso da missão depende da recordação da vocação, da dependência de Deus em oração e da sinceridade da conversão do ministro de Deus

Notes
Transcript

1 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Ação de graças

3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. 4 Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria 5 pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.

RECORDAÇÃO
TEXTO: 2TM 2.1-5
REFLEXÃO: Alguém já disse que recordar é viver. Isso é verdade, em partes. Existem coisas que devemos guardar na memória com sete chaves para nunca se perder, mas existem outras que deveríamos esquecer, pois lembranças ruins e algumas até boas podem nos paralizar.
Mas concordo plenamente que todos nós precisamos de um sistema que nos faça recordar fatos importantes do passado, os compromissos do presente e os eventos do futuro, os planejamentos.
Recordando o passado:
Mural de fotos
Albuns de fotos (casamento) - situação da enchente no Rio.
Estante de objetos
Imã de geladeira
Recordando os compromissos do presente:
Agenda
Aplicativos
Assistente virtual
Planejamentos para o futuro:
Onde quero chegar?
Quais passos devo tomar?
Quem devo envolver?
Quais os desafios enfrentar?
Paulo era esse homem que mantinha recordações, ainda mais quando sabia que a sua vida estava chegando ao fim. Ele já é um idoso, ele olha pra trás sem deixar de encarar as responsabilidades do presente e os desafios para o futuro.
Pensando em tudo isso, olhando para o seu mural de recordação, para a sua agenda e planejamentos ele escreve à Timóteo com o propósito de ele participe do seu ministério com perseverança em meio às provas e pureza diante das heresias que existiam e piorariam.
A carta de 1Timóteo, juntamente com 2Timóteo e Tito, compreendem os últimos escritos produzidos pelo apóstolo Paulo.
A respeito das características dessas epístolas, elas estão intincecamente associadas às epístolas de 1Coríntios e 2Coríntios por tratar de questões eclesiológicas (referente à igreja), mas contrastam a respeito dos destinatários. Enquanto as epístolas aos coríntios se dirigiam à igreja como um todo, as epístolas pastorais são dirigidas a "pessoas que serviam como embaixadores ou representantes apostólicos em certas regiões" (Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, Foco e desenvolvimento no Novo Testamento; Foco no Novo Testamento (São Paulo: Hagnos, 2008), 425)
Escrevendo para Timóteo, Paulo, como que diante de um mural de recordação:
Olha para o passado: relembra sua vocação (2Tm 1.1,3)
Apóstolo de Cristo Jesus (1.1)
Serviu nesta posição pela vontade de Deus (1.1).Ele não era um usurpador. Ele recebeu uma direção autoritativa ou uma missão clara do próprio Deus para se dirigir aos gentios, promovendo a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade (Rm 11.13; 1Tm 2.7; Tt 1.1).
Por causa da promessa da vida que está em Cristo Jesus (1.1).
Serviu nesta posição com consciência pura (1.3)
Olha para o presente: se coloca em oração (2Tm 1.2-3)
O alvo da oração: Timóteo (1.2) - O que sabemos sobre Timóteo? Bom, sabemos que ele morava em Listra, uma cidade da Licaônia, uma região da província da Galácia. Filho de pai grego e mãe judia (At 16.1), cujo nome era Eunice (2Tm 1.5), elogiada por Paulo por causa da sua fé sem fingimento. Timóteo foi criado sob a influência das Escrituras hebraicas desde a sua infância por meio da sua mãe e avós, Lóide (2Tm 3.15;1.5).
Provavelmente, Timóte foi convertido ao cristianismo durante a primeira viagem missionária de Paulo, por meio do ministério pessoal dele (cf. 1Co 4.17; 1Tm 1.2; 2Tm 1.2). Timóteo se destacou tanto na fé que quando Paulo voltou para a Galácia, alguns anos mais tarde, o seu filho na fé já era um obreiro cristão reconhecido (At 16.2). Paulo, então, tomou Timóteo como seu companheiro de viagem, depois de tê-lo circuncidado (At 16.3). É possível que antes da partida para a primeira viagem com Paulo, Timóteo tenha sido "ordenado" pelos presbíteros da igreja de Listra (1Tm 4.14; 2Tm 1.6). Timóteo foi o amigo mais chegado de Paulo e extremamente útil ao apóstolo na Macedônia (At 19.22; Fp 2.19-22), Acaia (1Co 4.17), e Ásia (1Tm 1.3). No final da sua vida, Paulo desejava que Timóteo estivesse ao seu lado (2Tm 4.9).
O conteúdo da oração (1.2,3)
Petição (1.2)
Graça
Misericórdia
Paz
Lopes, citando Stott diz que: Deus concede graça aos perdidos, misericórdia aos necessitados e paz aos aflitos.Stott diz corretamente que a graça é a bondade de Deus para com os indignos, e a misericórdia é mostrada aos fracos e desamparados, incapazes de ajudarem a si mesmos. Paz, por outro lado, é a restauração da harmonia em vidas arruinadas pela discórdia. Assim, podem-se sintetizar essas três bênçãos do amor de Deus como graça ao indigno, misericórdia ao desamparado e paz ao aflito, permanecendo Deus Pai e Cristo Jesus, nosso Senhor, como a fonte única da qual flui essa tríplice torrente.20 Dias Lopes, Hernandes. 2 Timóteo (Comentários expositivos Hagnos) (pp. 25-26). Editora Hagnos. Edição do Kindle.
Gratidão (1.3)
A constência da oração (1.3)
Olha para o futuro: pensa na continuidade da missão (2Tm 1.2,4-5)
Timóteo preenche os requisitos para a função por alguns motivos:
Intimidade (1.2)
Possuia relacionamento profundo com Paulo (1.2,4). Timóteo era alguém que seguia de perto o apóstolo Paulo, seu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor e perseverança (2Tm 3.10). Paulo diz que ele é amado, que estava ansioso por vê-lo novamente para que pudesse se alegrar e que Timóteo também o amava, ao ponto de chorar quando tiveram que se despedir.
Sinceridade (1.2,4-5)
Possuia uma fé genuína (1.2,5). Paulo o chama de filho (v.2) e fala sobre a recordação da fé sem fingimento que Timóteo tinha, uma fé que primeiramente habitou na sua avó e na sua mãe e Paulo estava certo que também habitava em Timóteo (v.5). Lóide e Eunice ensinaram as sagradas letras a Timóteo desde a sua infância. A forma como Timóteo vivia a vida cristã comprovava a veracidade da sua confissão.
Intimidade na missão e sinceridade na conversão é fundamental para o sucesso da missão.
Conclusão:
Crie um mural, caso você não tenha um. Coloque alí as lembranças que reforçam o chamado de Deus na sua vida e quem você é em Cristo, relembre o que Deus já fez em você e através de você na vida de outros. Atualize as suas responsabilidades, coloque ali o que deve ser prioridade pra você a fim de levar a missão adiante. Estabeleça alvos para o futuro e invista o seu tempo e energia na capacitação de líderes (isso pode significar investir tempo na vida dos filhos) que levam adiante o bom depósito de Cristo, afinal de contas, não vamos viver para sempre.
Related Media
See more
Related Sermons
See more