PREGAÇAO 05-03
VIDA ABUNDANTE JUNTO AO BOM PASTOR
10 1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; 5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava.
7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. 17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. 18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
Nada melhor que a figura de um pastor para descrever o cuidado que Jesus tem por todas as pessoas que aceitam sua mensagem. Ele guia os que desejam segui-lo pelo caminho em que devem andar e estes o ouvindo, seguem a sua voz.
A figura do pastor que cuida de suas ovelhas foi usada muitas vezes no Antigo Testamento para ilustrar, para simbolizar o relacionamento que Deus tinha com o povo de Israel. No livro dos Salmos encontramos essas palavras bem conhecidas: “O Senhor é meu pastor; nada me faltará” (Sl 23.1) e ainda “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Sl 100.3). Quando Jesus usou essa figura identificando-se como pastor, certamente, desagradou ainda mais as autoridades religiosas daqueles dias, pois não só fez lembra-los das contundentes palavras de Jeremias (23.1–2), como também fez com que se lembrassem da promessa “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência” (Jr 3.15).
Mas, Jesus também se descreveu como a porta pela qual as verdadeiras ovelhas passam, diferentemente dos ladrões e salteadores. O Senhor mostrou a diferença entre as ações do inimigo, cujo objetivo é somente matar, roubar e destruir, e as suas ações e seu objetivo. Jesus veio trazer vida eterna e conduzir seguramente as suas ovelhas para formar um único rebanho.
CONTEXTO HISTORICO
O tema principal em todo o capítulo é Jesus, o bom pastor, em contraste com os maus pastores
11 Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. 12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. 13 Tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos diversos países, e as introduzirei na sua terra; apascentá-las-ei nos montes de Israel, junto às correntes e em todos os lugares habitados da terra. 14 Apascentá-las-ei de bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem; deitar-se-ão ali em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. 15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. 16
,15assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas
16Ainda tenho outras ovelhas não deste aprisco a mim me convém conduzi-las elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
ovelhas não lhes deram ouvido.9Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem