Ricos em amor
Notes
Transcript
Crescendo em Ações de Graça
Crescendo em Ações de Graça
INTRODUÇÃO
Vs1a - Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós,
É de pronto evidente que Colossenses 2.1 constitui uma clara continuação do pensamento expresso em 1.29.
A continuação é: Pois quero que saibam, o “pois” como prova da afirmação feita no verso precedente.
Paulo havia falado do trabalho que ele realiza com fadigas. Trabalhar para Jesus não é brincadeira.
Ainda hoje as duas cartas aos Coríntios e a carta aos Gálatas constituem testemunhos palpáveis de quanta luta intensiva, dedicação sincera, disposição corajosa para a dor e clareza penetrante e sabedoria multifacetada não apenas participam da fundação de uma igreja, mas também de seu desenvolvimento e continuidade.
Vs1b - pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face
O que Paulo quer dizer é: “Pois, como base do que acabo de dizer, quero que saibam o quanto me esforço por vocês, colossenses, e por aqueles que estão em Laodicéia, e por todos os que, como vocês, nunca me viram”.
É certo que a expressão “e por todos os que” inclui também os membros da igreja em Hierápolis (veja Cl 4.13).
As três cidades eram tão próximas umas das outras que, se um perigo espiritual afetasse uma delas, era quase certo afetar também as outras duas, apesar de não necessariamente no mesmo grau.
Vs 2a - para que o coração deles seja confortado
CONFORTADO - παρακαλέω (parakaleō), VB. exortar; confortar.
FILIPENSES 4.2.
Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.
CONFORTANDO O CORAÇÃO
“É possível ter esperança”
No aconselhamento bíblico que busca a cura, nós compartilhamos a jornada com aqueles que sofrem em direção a Cristo, encorajando-os a viverem hoje à luz de Cristo e Sua eterna esperança. Quando coisas ruins acontecem ao povo de Deus, Satanás tenta tirar Deus da cena. Ele tenta as pessoas para que concluam: “A vida é ruim; Deus é soberano; então Deus deve ser ruim também!”
Deus nos chama a colocar Cristo de volta na cena. Nós temos o privilégio de compartilhar da jornada com aqueles que sofrem ao ouvir junto deles a eterna história da esperança salvadora de Deus em Cristo. Nós caminhamos com eles até que possam dizer com convicção: “A vida está ruim, mas Deus é bom”.
2Co 1:8-9 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação ( angústia — um estado opressivo de adversidade física, mental, social ou econômica) que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. 9 Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos;