Transformados e Maravilhados Sermão 4

Transformados e Maravilhados  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

‘Estenda a sua mão!’ -

Lc 6.6-11

252º Sermão IBA – 05/03/2023
- Se existe uma PERCEPÇÃO PRÁTICA DA VIDA que a maioria das pessoas tem em comum, é sobre o TEMPO: ‘O TEMPO VOA!’não é esse o dito popular? E é verdade! Pelo menos o meu rs...
- E uma das principais conclusões que deveríamos chegardiante desta percepção, é que NÃO PODEMOS DESPERDIÇAR O NOSSO TEMPO com aquilo que não traz EDIFICAÇÃO, AMADURECIMENTO FORTALECIMENTO dos valores do Reino, tanto para nós quanto para os outros. OBS: até mesmo o nosso período de descanso não deve ser perda de tempo, e não será, desde que usado com o propósito de descansar!
- Escrevendo aos Efésios, Paulo nos ensina que uma vida cristã sábia é vista quando o crente está ‘remindo o seu tempo’, ou seja, quando ele está aproveitando todas as oportunidades para compreender a Vontade do Senhor. (Ef 5.15-17)
- Nos tempos de Jesus, talvez a vida não fosse tão agitada como a nossa, mesmo assim, Ele é o nosso maior exemplo do que é ‘REMIR O TEMPO’ para fazer a vontade do Pai. Jo 5.17: “Meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.” (cumpriu com excelência o seu ministério em apenas 3 anos)
- Nessa ‘Jornada Sábia’ do Senhor, enquanto esteve entre nós, vimos como de forma INTENCIONAL, Jesus curou um Leproso, ao dizer: ‘FIQUE LIMPO’; curou um Paralítico, ao dizer: ‘LEVANTE e ANDE’;curou um PUBLICANO, ao dizer: ‘SIGA-ME’, e hoje, veremos um outro milagre INTENCIONAL de Jesus, em uma Sinagoga.
Lc 6.6-11
- Após ser questionado pela liderança de Israel sobre os seus discípulos não praticarem o jejum, e sobre o comerem de uma colheita em dia de Sábado, em um sábado posterior, Jesus vai a uma Sinagoga.
- Olhando para o que Jesus fez nesta Sinagoga, vamos observar em nossa série: TRANSFORMADOS e MARAVILHADOS’, uma outra ordem saindo dos lábios do Criador, ao dizer para um homem: ‘ESTENDA A SUA MÃO...’
- A primeira lição que quero destacar sobre o AGIR DO SENHOR, nos ensina que...
1. O Agir do Senhor começa naqueles que estão ‘expostos’ à Sua Doutrina
- No v.6, o texto diz que Jesus entrou na Sinagoga e começou a ensinar, e ‘ESTAVA ALI’ um homem que tinha a sua mão direita ressequida (...ou seca, atrofiada) No fim da narrativa, esse homem será curado por Jesus!
- Porém, antes de olharmos para o Milagre em Si, quero destacar uma prática comum em Jesus, e em seus milagres.
- Jesus costumava ir as Sinagogas, sempre com a intensão de expor a Sua Doutrina. 4.43-44: Jesus, porém, lhes disse: — É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também nas outras cidades, pois é para isso que fui enviado. E pregava nas sinagogas da Judeia.’ “Os milagres de Jesus nunca afastaram as pessoas de Sua Doutrina (como acontece em muitas igrejas), pelo contrário, seus milagres sempre exaltaram a Sua Palavra.”
§ Antes de curar um endemoninhado em Cafarnaum, as pessoas estavam ‘maravilhadas com a Sua doutrina’ Lc 4.32;
§ Antes da ‘Pesca Maravilhosa’ e do chamado de alguns discípulos, ‘a multidão o apertava para ouvir a Palavra de Deus’ Lc 5.1
§ Antes da cura do Paralítico, o que Jesus estava fazendo naquela casa? ‘ENSINANDO A SUA DOUTRINA Lc 5.17
E mesmo que Jesus não estivesse ensinando antes de todos os milagres que realizou, em todos, Ele manifestou a Sua Doutrina.
“Não há como desvencilhar os Feitos do Senhor de Sua Palavra!”
Ilustração: A Reforma do rei Josias após o Livro da Lei ser achado no Templo – 2 Cr 34
- Quando Jerusalém estava experimentando a Restauração do Senhor por meio de Esdras, Neemias e Zorobabel, a Bíblia diz: ‘Esdras leu o livro em voz alta, diante da praça que fica em frente ao Portão das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei. Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim.’ Ne 8.3-4ª
Ilustração: Vocês já leram sobre a importância dos Corais para o ecossistema marinho. Cerca de ¼ de todas as espécies de peixes dependem deles para sobreviver. Porém, todo coral precisa da exposição à luz solar para que sobreviva e assim, esses peixes também.
“Para que tenhamos VIDA, cura, transformação, precisamos desta constante exposição à Palavra do Senhor!”
- Irmãos, tudo o que achamos que necessitamos, SOMENTE o Senhor sabe, o que de fato, necessitamos. Porém, não tenham dúvidas, de que a ‘NOSSA EXPOSIÇÃO’ a luz da Doutrina do Senhor é o princípio do Seu agir, exatamente naquilo que precisamos, segundo o Senhor.
- Antes de experimentar o Agir do Senhor em sua vida, esse homem estava sendo exposto a Palavra de Deus, naquela Sinagoga.
§ Não importa ‘se os Ossos estão sequíssimos’(Ez 37), é pela exposição à Palavra do Senhor, que eles passam a ter Vida;
§ Não importa a condição do Pecador, se Ele está sendo exposto à Palavra do Senhor, há esperança!
NÃO HÁ VIDA sem exposição à Palavra do Senhor...
NÃO HÁ ESPERANÇA sem exposição à Palavra do Senhor...
NÃO HÁ MUDANÇA sem exposição à Palavra do Senhor...
NÃO HÁ RESTAURAÇÃO sem a Palavra do Senhor...
NÃO HÁ FÉ sem a exposição à Palavra do Senhor.
“Jesus entrou na Sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita ressequida!”
Ele estava no melhor lugar que poderia estar. Vamos aplicar depois essa verdade...
2. O Agir do Senhor expõe a nossa condição como um Testemunho de Seu Senhorio
“A forma como Deus age em todas as nossas debilidades serve para testemunhar o quanto Ele é o Senhor de nossas vidas e de todas as coisas” – ELE ESTÁ NO CONTROLE! – mesmo que não pareça, e as coisas não estejam acontecendo como eu gostaria!
- Vamos perceber essa verdade na forma como Jesus AGIU com esse homem, que tinha sua mão direita definhada / ressequida / paralisada. v.7-8: Os escribas e os fariseus observavam Jesus, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse ao homem da mão ressequida: — Levante-se e venha para o meio. E ele, levantando-se, ficou em pé.’ - Não é interessante, irmãos? Aqui não temos um leproso sendo purificado, um paralítico sendo levantado, um cego passando a enxergar, e nem um morto sendo ressuscitado. Não temos um homem com uma doença terrível, apenas com uma enfermidade que o INCAPACITAVA.
- Porque a questão não está na ‘COMPLEXIDADE DO MILAGRE’ que seria feito, mas naquilo que o SENHOR queria mostrar com o bem que faria a este homem. Então, no v.8, Jesus o deixa em evidência, ao dizer: ‘LEVANTE-SE, VENHA PARA O MEIO’ – O milagre não acontece agora!
“Um dos maiores presentes que recebemos com o Conhecimento do Senhor foi saber que Ele conhece os nossos corações. De longe conhece todos os nossos PENSAMENTOS!
- Vejam que, antes de chamar o homem para ser o centro das atenções, o texto diz: “Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse ao homem da mão ressequida: ‘Levante-se e venha para o centro.’
O que eles estavam pensando? (v.7)
Os escribas e os fariseus observavam Jesus, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.
- No v.9, com o homem no centro da Sinagoga, com todos os olhares voltados para ele e para Jesus, o Senhor não diz nada ao homem. Jesus diz para aqueles que estavam observando-o, para ver se Ele curaria no sábado. Então, Jesus diz a eles: ‘Vou fazer uma pergunta a vocês: É lícito no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar que se perca?’
- Havia um consenso entre duas Escolas de Interpretação da Lei (Escola de Shamai – mais rigorosa) e aEscola de Hillel – mais tolerante). AMBAS aceitavam que somente em casos em que a vida de uma pessoa estivesse correndo risco iminente, é que seria permitido curá-la no sábado.
Agora, vejam o que Jesus está fazendo com a pergunta que fez?
- Eles estavam querendo pegar Jesus, caso Ele fizesse o bem a esse homem no sábado, pois não era caso de vida ou morte.
- Jesus, conhecendo o coração deles, sabia que eles estavam com a INTENSÃO de matá-lo: Mc 3.6 diz: Os fariseus saíram dali e, com os herodianos, logo começaram a conspirar contra Jesus, procurando ver como o matariam.’ Nota: Por causa do v.7, eu acredito que esse homem foi convidado para estar ali, como uma ‘isca para pegarem Jesus’. Mas, como pegar Deus de surpresa?
- Jesus pergunta:No sábado, é lícito fazer o bem (como eu quero fazer a esse homem) ou o mal? (como vocês querem fazer para mim) É lícito dar a vida (como eu quero dar a esse homem?) ou matar (como vocês estão desejando?)
“O Religioso não consegue discernir as próprias hipocrisias.”
- Lucas não relatou, mas Marcos diz que ao ‘ver o silêncio deles, Jesus ficou INDIGNADO e ENTRISTECIDO com a dureza de seus corações (Mc 3.5)
- Na verdade, irmãos, o que Jesus irá fazer com este homem é uma continuação do que, provavelmente há uma semana a trás, Jesus havia falado aos Fariseus (v.5): “O Filho do Homem é Senhor do Sábado.”
‘Agora, vamos olhar para o homem da mão ressequida: a perspectiva do lugar errado, na hora errada, no momento errado não tem explicação para quem está nas mãos de um Deus Soberano e que pastoreia os seus filhos.”
- Mesmo que fosse uma ‘armadilha’, esse homem com a mão Atrofiada está no lugar certo, na hora certa, no momento certo, para que o Senhor usasse sua enfermidade para revelar a Sua glória a todos os que olhavam para Ele.
- Meus irmãos, minha irmãs, por vezes precisamos ter a certeza de que a Maravilha não consiste naquilo que desejamos que Deus faça por nós, mas naquilo que Ele quer nos ensinar com nossas debilidades!
- Normalmente, a Tratativa do Senhor conosco, vai além de curar a nossa mão atrofiada.
- Jesus permite que o olhar de todos estejam sobre nós (ficamos em evidência), para que os outros vejam como Ele faz o que quer, como quer, na hora que preferir, sempre para revelar QUE ELE É O SENHOR!
Enquanto isso, Ele CONFORTA CONSOLA e FORTALECE NOSSA FÉ nEle!
Mesmo não querendo dar uma ênfase ao que o texto não enfatiza, observem o seguinte: ‘Quando Deus manifesta o seu senhorio em nossa mão ressequida, nunca é sem o exercício de nossa fé.
‘ESTENDA A SUA MÃO’
Ilustração: Pessoas com membros amputados que agem como se o membro estivesse ainda no corpo, por um período.
- O cérebro deste homem, provavelmente, já entendia que o membro era incapaz de se mover. Provavelmente, seus nervos e músculos estavam atrofiados, e doíam em qualquer esforço.
- Quero dizer que, ‘ESTENDER A SUA MÃO’ exigia um ‘ESFORÇO CONTRA A LÓGICA’, em um exercício de fé à Palavra de Jesus. Esse homem obedeceu e o milagre aconteceu. (v.10b)
- Resumindo: Qual foi o resultado deste ‘ESTENDA A SUA MÃO?’
1. A doutrina de Cristo foi exposta e confirmada...
2. A doença e a cura deste homem ficaram em exposição, em testemunho vivo do Senhorio de Jesus.
3. A dureza de corações petrificados pela incredulidade permaneceu atrofiada. (conf. v.11)
- Perceberam o final? O homem com a MÃO ATROFIADA ficou curado. Os líderes que acreditavam que tinham um coração saudável diante de Deus, ficaram com a ALMA MAIS ATROFIADA AINDA.
O que aprendemos com essa narrativa além de tudo o que já aprendemos até aqui?
- Queridos, é verdade que o TEMPO está cada vez mais escasso, porém, não acredite na falácia de que o ‘Tempo é nosso maior inimigo’, porque não é o tempo, e sim, a NOSSA INSENSATEZ ao usarmos nosso tempo sem sabedoria.
Assim como o sábado foi dado para o homem, e não o homem para o sábado, assim é quanto ao tempo que Deus nos dá para administrarmos.
- Nunca somos TRANSFORMADOS ou ficamos MARAVILHADOS com Jesus, sem ficarmos expostos a Sua Doutrina.
- Vocês são testemunhas vivas dessa verdade: “A nossa exposição à Palavra de Deus é o início de milagres diários que vamos experimentando, desde a nossa conversão até a volta de Cristo. (O oposto também é verdadeiro.)
- Todos nós precisamos do AGIR DO SENHOR em nossas vidas, em nossa casa, em nossa família, em nossos trabalhos, porém, o quanto estamos ‘expondo’ os nossos corações à Palavra de Deus diariamente? Seja lendo, ouvindo ou meditando!
Quanto tempo você fica ‘exposto’(a) às coisas que não edificam, e o quanto tem estado exposto(a) a Palavra que gera vida?
ü Quer experimentar uma Reforma em sua vida, em sua casa? Comece expondo a sua mente e a sua família à Palavra do Senhor
- Também precisamos observar o Agir de Deus em nossas vidas, que sempre está acontecendo antes que percebamos.
O que o Senhor quer e pode fazer sempre vai além do que podemos imaginar!
- Por vezes, irmãos, o que não faz sentido para nós precisa dar lugar apenas ao que Deus diz em Sua Palavra.
- Infelizmente, por vezes, ao invés de ‘ESTENDERMOS A NOSSA MÃO’ em obediência ao que Deus nos diz, nós queremos que o Senhor MUDE PRIMEIRO nosso cenário, para depois obedecermos.
‘A obediência é o ponto de partida para muitas manifestações do poder de Deus em nossas vidas’
- Enquanto estamos esperando Deus mudar algo que NOS LIMITA, o Senhor nos ensina que precisamos OBEDECER primeiro. Primeiro a obediência, depois a transformação (porque Ele nos capacita para isso!)
§ “Senhor, mude isso para que eu obedeça”. Não! Obedeça, enquanto eu mudo isso!”
§ “Senhor, me ajude a orar mais”. “Vá para o seu lugar secreto, que eu colocarei em você mais deleite em mim”
§ “Senhor, me ajude a amar mais a Igreja. Comece a estar mais com a Igreja, se esforce contra a oposição de seu coração, enquanto eu faço o que você pede!”
§ “Senhor, me ajude a sentir o desejo de perdoar. Perdoe, que eu mudo os seus sentimentos!”
‘O homem não disse: Senhor cure minha mão primeiro que eu a estendo!
Ele decidiu estender e o poder de Deus o curou!
- Em tudo isso, irmãos, o Senhor está dando testemunho de Seu senhorio em tudo o que Ele faz em nós, para o louvor de Sua glória.
- Por fim, diferente dos Fariseus e de muitos, não desperdice a oportunidade de estar na presença de Jesus e ser quebrantado pelo Seu Agir.
Saia daqui hoje curado ou atrofiado em sua fé. Porque é IMPOSSIVEL SAIR INDIFERENTE!
QUEM É VOCÊ NA NARRATIVA?
a. Alguém que primeiro se esforça em obediência, enquanto crê que o Senhor está operando em sua fé?
b. Alguém que o Senhor tem deixado EM EVIDÊNCIA, para manifestar em sua ‘DEBILIDADE’ o Seu Senhorio PASTORAL sobre a Sua vida e suas circunstâncias?
c. Ou alguém com o coração e a alma ATROFIADA pela incredulidade?
Quem é você, hoje?
Apesar de quem você seja na narrativa, a MÃO do Senhor, em sua BONDADE, NUNCA ESTÁ ENCOLHIDA PARA NOS abençoar naquilo que Ele está fazendo!
Vamos orar!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.