Transformados e Maravilhados Sermão 4

Transformados e Maravilhados  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

‘Estenda a sua mão!’ -

Lc 6.6-11

252º Sermão IBA – 05/03/2023
- Se existe uma PERCEPÇÃO PRÁTICA DA VIDA que a maioria das pessoas tem em comum, é sobre o TEMPO: ‘O TEMPO VOA!’não é esse o dito popular? E é verdade! Pelo menos o meu rs...
- E uma das principais conclusões que deveríamos chegardiante desta percepção, é que NÃO PODEMOS DESPERDIÇAR O NOSSO TEMPO com aquilo que não traz EDIFICAÇÃO, AMADURECIMENTO FORTALECIMENTO dos valores do Reino, tanto para nós quanto para os outros. OBS: até mesmo o nosso período de descanso não deve ser perda de tempo, e não será, desde que usado com o propósito de descansar!
- Escrevendo aos Efésios, Paulo nos ensina que uma vida cristã sábia é vista quando o crente está ‘remindo o seu tempo’, ou seja, quando ele está aproveitando todas as oportunidades para compreender a Vontade do Senhor. (Ef 5.15-17)
- Nos tempos de Jesus, talvez a vida não fosse tão agitada como a nossa, mesmo assim, Ele é o nosso maior exemplo do que é ‘REMIR O TEMPO’ para fazer a vontade do Pai. Jo 5.17: “Meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.” (cumpriu com excelência o seu ministério em apenas 3 anos)
- Nessa ‘Jornada Sábia’ do Senhor, enquanto esteve entre nós, vimos como de forma INTENCIONAL, Jesus curou um Leproso, ao dizer: ‘FIQUE LIMPO’; curou um Paralítico, ao dizer: ‘LEVANTE e ANDE’;curou um PUBLICANO, ao dizer: ‘SIGA-ME’, e hoje, veremos um outro milagre INTENCIONAL de Jesus, em uma Sinagoga.
Lc 6.6-11
- Após ser questionado pela liderança de Israel sobre os seus discípulos não praticarem o jejum, e sobre o comerem de uma colheita em dia de Sábado, em um sábado posterior, Jesus vai a uma Sinagoga.
- Olhando para o que Jesus fez nesta Sinagoga, vamos observar em nossa série: TRANSFORMADOS e MARAVILHADOS’, uma outra ordem saindo dos lábios do Criador, ao dizer para um homem: ‘ESTENDA A SUA MÃO...’
- A primeira lição que quero destacar sobre o AGIR DO SENHOR, nos ensina que...
1. O Agir do Senhor começa naqueles que estão ‘expostos’ à Sua Doutrina
- No v.6, o texto diz que Jesus entrou na Sinagoga e começou a ensinar, e ‘ESTAVA ALI’ um homem que tinha a sua mão direita ressequida (...ou seca, atrofiada) No fim da narrativa, esse homem será curado por Jesus!
- Porém, antes de olharmos para o Milagre em Si, quero destacar uma prática comum em Jesus, e em seus milagres.
- Jesus costumava ir as Sinagogas, sempre com a intensão de expor a Sua Doutrina. 4.43-44: Jesus, porém, lhes disse: — É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também nas outras cidades, pois é para isso que fui enviado. E pregava nas sinagogas da Judeia.’ “Os milagres de Jesus nunca afastaram as pessoas de Sua Doutrina (como acontece em muitas igrejas), pelo contrário, seus milagres sempre exaltaram a Sua Palavra.”
§ Antes de curar um endemoninhado em Cafarnaum, as pessoas estavam ‘maravilhadas com a Sua doutrina’ Lc 4.32;
§ Antes da ‘Pesca Maravilhosa’ e do chamado de alguns discípulos, ‘a multidão o apertava para ouvir a Palavra de Deus’ Lc 5.1
§ Antes da cura do Paralítico, o que Jesus estava fazendo naquela casa? ‘ENSINANDO A SUA DOUTRINA Lc 5.17
E mesmo que Jesus não estivesse ensinando antes de todos os milagres que realizou, em todos, Ele manifestou a Sua Doutrina.
“Não há como desvencilhar os Feitos do Senhor de Sua Palavra!”
Ilustração: A Reforma do rei Josias após o Livro da Lei ser achado no Templo – 2 Cr 34
- Quando Jerusalém estava experimentando a Restauração do Senhor por meio de Esdras, Neemias e Zorobabel, a Bíblia diz: ‘Esdras leu o livro em voz alta, diante da praça que fica em frente ao Portão das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei. Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim.’ Ne 8.3-4ª
Ilustração: Vocês já leram sobre a importância dos Corais para o ecossistema marinho. Cerca de ¼ de todas as espécies de peixes dependem deles para sobreviver. Porém, todo coral precisa da exposição à luz solar para que sobreviva e assim, esses peixes também.
“Para que tenhamos VIDA, cura, transformação, precisamos desta constante exposição à Palavra do Senhor!”
- Irmãos, tudo o que achamos que necessitamos, SOMENTE o Senhor sabe, o que de fato, necessitamos. Porém, não tenham dúvidas, de que a ‘NOSSA EXPOSIÇÃO’ a luz da Doutrina do Senhor é o princípio do Seu agir, exatamente naquilo que precisamos, segundo o Senhor.
- Antes de experimentar o Agir do Senhor em sua vida, esse homem estava sendo exposto a Palavra de Deus, naquela Sinagoga.
§ Não importa ‘se os Ossos estão sequíssimos’(Ez 37), é pela exposição à Palavra do Senhor, que eles passam a ter Vida;
§ Não importa a condição do Pecador, se Ele está sendo exposto à Palavra do Senhor, há esperança!
NÃO HÁ VIDA sem exposição à Palavra do Senhor...
NÃO HÁ ESPERANÇA sem exposição à Palavra do Senhor...
NÃO HÁ MUDANÇA sem exposição à Palavra do Senhor...
NÃO HÁ RESTAURAÇÃO sem a Palavra do Senhor...
NÃO HÁ FÉ sem a exposição à Palavra do Senhor.
“Jesus entrou na Sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita ressequida!”
Ele estava no melhor lugar que poderia estar. Vamos aplicar depois essa verdade...
2. O Agir do Senhor expõe a nossa condição como um Testemunho de Seu Senhorio
“A forma como Deus age em todas as nossas debilidades serve para testemunhar o quanto Ele é o Senhor de nossas vidas e de todas as coisas” – ELE ESTÁ NO CONTROLE! – mesmo que não pareça, e as coisas não estejam acontecendo como eu gostaria!
- Vamos perceber essa verdade na forma como Jesus AGIU com esse homem, que tinha sua mão direita definhada / ressequida / paralisada. v.7-8: Os escribas e os fariseus observavam Jesus, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse ao homem da mão ressequida: — Levante-se e venha para o meio. E ele, levantando-se, ficou em pé.’ - Não é interessante, irmãos? Aqui não temos um leproso sendo purificado, um paralítico sendo levantado, um cego passando a enxergar, e nem um morto sendo ressuscitado. Não temos um homem com uma doença terrível, apenas com uma enfermidade que o INCAPACITAVA.
- Porque a questão não está na ‘COMPLEXIDADE DO MILAGRE’ que seria feito, mas naquilo que o SENHOR queria mostrar com o bem que faria a este homem. Então, no v.8, Jesus o deixa em evidência, ao dizer: ‘LEVANTE-SE, VENHA PARA O MEIO’ – O milagre não acontece agora!
“Um dos maiores presentes que recebemos com o Conhecimento do Senhor foi saber que Ele conhece os nossos corações. De longe conhece todos os nossos PENSAMENTOS!
- Vejam que, antes de chamar o homem para ser o centro das atenções, o texto diz: “Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse ao homem da mão ressequida: ‘Levante-se e venha para o centro.’
O que eles estavam pensando? (v.7)
Os escribas e os fariseus observavam Jesus, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.
- No v.9, com o homem no centro da Sinagoga, com todos os olhares voltados para ele e para Jesus, o Senhor não diz nada ao homem. Jesus diz para aqueles que estavam observando-o, para ver se Ele curaria no sábado. Então, Jesus diz a eles: ‘Vou fazer uma pergunta a vocês: É lícito no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar que se perca?’
- Havia um consenso entre duas Escolas de Interpretação da Lei (Escola de Shamai – mais rigorosa) e aEscola de Hillel – mais tolerante). AMBAS aceitavam que somente em casos em que a vida de uma pessoa estivesse correndo risco iminente, é que seria permitido curá-la no sábado.
Agora, vejam o que Jesus está fazendo com a pergunta que fez?
- Eles estavam querendo pegar Jesus, caso Ele fizesse o bem a esse homem no sábado, pois não era caso de vida ou morte.
- Jesus, conhecendo o coração deles, sabia que eles estavam com a INTENSÃO de matá-lo: Mc 3.6 diz: Os fariseus saíram dali e, com os herodianos, logo começaram a conspirar contra Jesus, procurando ver como o matariam.’ Nota: Por causa do v.7, eu acredito que esse homem foi convidado para estar ali, como uma ‘isca para pegarem Jesus’. Mas, como pegar Deus de surpresa?
- Jesus pergunta:No sábado, é lícito fazer o bem (como eu quero fazer a esse homem) ou o mal? (como vocês querem fazer para mim) É lícito dar a vida (como eu quero dar a esse homem?) ou matar (como vocês estão desejando?)
“O Religioso não consegue discernir as próprias hipocrisias.”
- Lucas não relatou, mas Marcos diz que ao ‘ver o silêncio deles, Jesus ficou INDIGNADO e ENTRISTECIDO com a dureza de seus corações (Mc 3.5)
- Na verdade, irmãos, o que Jesus irá fazer com este homem é uma continuação do que, provavelmente há uma semana a trás, Jesus havia falado aos Fariseus (v.5): “O Filho do Homem é Senhor do Sábado.”
‘Agora, vamos olhar para o homem da mão ressequida: a perspectiva do lugar errado, na hora errada, no momento errado não tem explicação para quem está nas mãos de um Deus Soberano e que pastoreia os seus filhos.”
- Mesmo que fosse uma ‘armadilha’, esse homem com a mão Atrofiada está no lugar certo, na hora certa, no momento certo, para que o Senhor usasse sua enfermidade para revelar a Sua glória a todos os que olhavam para Ele.
- Meus irmãos, minha irmãs, por vezes precisamos ter a certeza de que a Maravilha não consiste naquilo que desejamos que Deus faça por nós, mas naquilo que Ele quer nos ensinar com nossas debilidades!
- Normalmente, a Tratativa do Senhor conosco, vai além de curar a nossa mão atrofiada.
- Jesus permite que o olhar de todos estejam sobre nós (ficamos em evidência), para que os outros vejam como Ele faz o que quer, como quer, na hora que preferir, sempre para revelar QUE ELE É O SENHOR!
Enquanto isso, Ele CONFORTA CONSOLA e FORTALECE NOSSA FÉ nEle!
Mesmo não querendo dar uma ênfase ao que o texto não enfatiza, observem o seguinte: ‘Quando Deus manifesta o seu senhorio em nossa mão ressequida, nunca é sem o exercício de nossa fé.
‘ESTENDA A SUA MÃO’
Ilustração: Pessoas com membros amputados que agem como se o membro estivesse ainda no corpo, por um período.
- O cérebro deste homem, provavelmente, já entendia que o membro era incapaz de se mover. Provavelmente, seus nervos e músculos estavam atrofiados, e doíam em qualquer esforço.
- Quero dizer que, ‘ESTENDER A SUA MÃO’ exigia um ‘ESFORÇO CONTRA A LÓGICA’, em um exercício de fé à Palavra de Jesus. Esse homem obedeceu e o milagre aconteceu. (v.10b)
- Resumindo: Qual foi o resultado deste ‘ESTENDA A SUA MÃO?’
1. A doutrina de Cristo foi exposta e confirmada...
2. A doença e a cura deste homem ficaram em exposição, em testemunho vivo do Senhorio de Jesus.
3. A dureza de corações petrificados pela incredulidade permaneceu atrofiada. (conf. v.11)
- Perceberam o final? O homem com a MÃO ATROFIADA ficou curado. Os líderes que acreditavam que tinham um coração saudável diante de Deus, ficaram com a ALMA MAIS ATROFIADA AINDA.
O que aprendemos com essa narrativa além de tudo o que já aprendemos até aqui?
- Queridos, é verdade que o TEMPO está cada vez mais escasso, porém, não acredite na falácia de que o ‘Tempo é nosso maior inimigo’, porque não é o tempo, e sim, a NOSSA INSENSATEZ ao usarmos nosso tempo sem sabedoria.
Assim como o sábado foi dado para o homem, e não o homem para o sábado, assim é quanto ao tempo que Deus nos dá para administrarmos.
- Nunca somos TRANSFORMADOS ou ficamos MARAVILHADOS com Jesus, sem ficarmos expostos a Sua Doutrina.
- Vocês são testemunhas vivas dessa verdade: “A nossa exposição à Palavra de Deus é o início de milagres diários que vamos experimentando, desde a nossa conversão até a volta de Cristo. (O oposto também é verdadeiro.)
- Todos nós precisamos do AGIR DO SENHOR em nossas vidas, em nossa casa, em nossa família, em nossos trabalhos, porém, o quanto estamos ‘expondo’ os nossos corações à Palavra de Deus diariamente? Seja lendo, ouvindo ou meditando!
Quanto tempo você fica ‘exposto’(a) às coisas que não edificam, e o quanto tem estado exposto(a) a Palavra que gera vida?
ü Quer experimentar uma Reforma em sua vida, em sua casa? Comece expondo a sua mente e a sua família à Palavra do Senhor
- Também precisamos observar o Agir de Deus em nossas vidas, que sempre está acontecendo antes que percebamos.
O que o Senhor quer e pode fazer sempre vai além do que podemos imaginar!
- Por vezes, irmãos, o que não faz sentido para nós precisa dar lugar apenas ao que Deus diz em Sua Palavra.
- Infelizmente, por vezes, ao invés de ‘ESTENDERMOS A NOSSA MÃO’ em obediência ao que Deus nos diz, nós queremos que o Senhor MUDE PRIMEIRO nosso cenário, para depois obedecermos.
‘A obediência é o ponto de partida para muitas manifestações do poder de Deus em nossas vidas’
- Enquanto estamos esperando Deus mudar algo que NOS LIMITA, o Senhor nos ensina que precisamos OBEDECER primeiro. Primeiro a obediência, depois a transformação (porque Ele nos capacita para isso!)
§ “Senhor, mude isso para que eu obedeça”. Não! Obedeça, enquanto eu mudo isso!”
§ “Senhor, me ajude a orar mais”. “Vá para o seu lugar secreto, que eu colocarei em você mais deleite em mim”
§ “Senhor, me ajude a amar mais a Igreja. Comece a estar mais com a Igreja, se esforce contra a oposição de seu coração, enquanto eu faço o que você pede!”
§ “Senhor, me ajude a sentir o desejo de perdoar. Perdoe, que eu mudo os seus sentimentos!”
‘O homem não disse: Senhor cure minha mão primeiro que eu a estendo!
Ele decidiu estender e o poder de Deus o curou!
- Em tudo isso, irmãos, o Senhor está dando testemunho de Seu senhorio em tudo o que Ele faz em nós, para o louvor de Sua glória.
- Por fim, diferente dos Fariseus e de muitos, não desperdice a oportunidade de estar na presença de Jesus e ser quebrantado pelo Seu Agir.
Saia daqui hoje curado ou atrofiado em sua fé. Porque é IMPOSSIVEL SAIR INDIFERENTE!
QUEM É VOCÊ NA NARRATIVA?
a. Alguém que primeiro se esforça em obediência, enquanto crê que o Senhor está operando em sua fé?
b. Alguém que o Senhor tem deixado EM EVIDÊNCIA, para manifestar em sua ‘DEBILIDADE’ o Seu Senhorio PASTORAL sobre a Sua vida e suas circunstâncias?
c. Ou alguém com o coração e a alma ATROFIADA pela incredulidade?
Quem é você, hoje?
Apesar de quem você seja na narrativa, a MÃO do Senhor, em sua BONDADE, NUNCA ESTÁ ENCOLHIDA PARA NOS abençoar naquilo que Ele está fazendo!
Vamos orar!
Related Media
See more
Related Sermons
See more