TEMA: VIVENDO A FÉ VERDADEIRA.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Temos falado sobre a fé durante várias quartas feiras. Temos tentado compreender o que Deus quer de nós em uma vida de fé. Temos falado sobre muitos homens e mulheres que conduziram suas vidas pelo caminho da fé.
Hoje chegamos ao fim de nossas meditações no capítulo 11 de Hebreus. Continuaremos falando sobre fé, mas em outros textos das Escrituras.
O texto de hoje vai nos mostrar que a vida cristã, a vida que é conduzida pelo caminho da fé, nem sempre será uma vida de triunfos perceptivos, isto é, a vida de fé muitas vezes exigirá de nós uma postura firme mesmo em circunstâncias desfavoráveis.
TEXTO BASE: HEBREUS 11:32-40.
TEXTO BASE: HEBREUS 11:32-40.
Hebreus 11.32–40 (NAA)
E que mais direi? Certamente me faltará o tempo necessário para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam de ser mortos à espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos.
Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
Todos estes, mesmo tendo obtido bom testemunho por meio da fé, não obtiveram a concretização da promessa, porque Deus tinha previsto algo melhor para nós, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
PROPOSIÇÃO: MANEIRAS DE VIVER A VERDADEIRA FÉ.
PROPOSIÇÃO: MANEIRAS DE VIVER A VERDADEIRA FÉ.
1º MANEIRA: SENDO CONHECIDO OU DESCONHECIDO.
1º MANEIRA: SENDO CONHECIDO OU DESCONHECIDO.
Nesta altura do seu discurso sobre a fé o autor tenta nos mostrar que nem sempre a fé obterá um reconhecimento por parte dos homens e que muitas das vezes uma vida de fé terá de ser vivida em meio ao anonimato.
1.1. Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté... (V. 32)
Hebreus (1. Aqueles que triunfaram (11.32–35a))
Ele toma um exemplo dentre os nomes: alguns deles pertencentes ao período dos juízes; outros, ao dos reis. Na verdade, o autor não apresenta os nomes em ordem cronológica. Ele deveria ter dito Baraque (Jz 4–5), Gideão (Jz 6–8), Jefté (Jz 11–12), Sansão (Jz 13–16), Samuel (1Sm 1–16) e Davi (1Sm 16–31; 2Sm; 1Rs1–2.12). Mas o escritor de Hebreus não tem a intenção de listar os nomes cronologicamente. Na verdade, ele segue a ordem dada por Samuel em seu discurso de despedida ao povo de Israel: “Então o SENHOR enviou Jerubaal [também chamado de Gideão], Baraque, Jefté e Samuel, ele vos libertou das mãos de vossos inimigos de todos os lados, de modo que vivestes em segurança” (1Sm 12.11). Não temos indicação alguma sobre o motivo pelo qual Samuel e o autor de Hebreus seguem uma sequência diferente da cronológica.
AQUI ESTÃO DOS NOMES NOTÁVEIS DESTA LISTA:
Gideão lutou, tendo um exército de somente 300 homens, contra uma multidão de soldados midianitas. Ao seguir fielmente a instrução de Deus, Gideão tornou-se um herói da fé. Com seu Deus, Gideão sempre estava em maioria (Jz 7.7).
Baraque recusou-se a fazer guerra contra Sisera e o exército de Jabim a menos que a profetisa Débora fosse com ele (Jz 4.8). Com a profetiza guiando-o, Baraque lutou contra os cananeus e os derrotou (Jz 4.16; e veja 5.1).
Sansão captura a imaginação de cada um daqueles que apreciam força física. Mas seu caso de amor com Dalila não somente o privou de sua força; também colocou uma mancha permanente em seu nome. Todavia, Sansão demonstrou uma fé inabalável no Deus de Israel quando orou pedindo forças para fazer justiça para com seus inimigos. Deus ouviu sua oração. “Assim [Sansão] matou mais quando morreu do que enquanto viveu (Jz 16.30).61d.
O nome de Jefté está indissoluvelmente ligado ao seu voto precipitado, que o levou a sacrificar sua única filha (Jz 11.39–40). Todavia, Jefté estava cheio do Espírito de Deus. Deus o usou para derrotar os amonitas e punir a tribo de Efraim. Ele foi um homem de fé.
Davi está no topo entre os reis de Israel. Visto que confiou em Deus, Davi foi capaz de vencer seus inimigos, construir seu reino e fortalecer o povo de Israel. Ele foi o estadista e líder espiritual de Israel.
Samuel foi um profeta que era chamado de vidente (1Sm 9.9). Ele vem primeiro entre os profetas e foi um destacado líder em Israel. As pessoas o buscavam, pois sabiam que o favor de Deus estava sobre ele. Deus respondia às suas orações oferecidas em fé. Samuel disse, “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR ao deixar de orar por vós” (1Sm 12.23).
1.2. Extinguiram a violência do fogo (V. 34), Alguns foram torturados (V. 35)
A partir daqui, o autor não fornece mais comentários sobre as vidas dos heróis da fé. Em vez disso, ele resume as categorias dos feitos de fé.
Embora o autor omita detalhes, o denominador comum que ele fornece é a expressão por meio da fé. Essa expressão é uma leve variação da expressão usada até aqui, pela fé. O escritor parece sugerir que os leitores devem suprir os detalhes por si mesmos, com base em seu conhecimento da Bíblia.
Muitos destes relatos do autor possuem um correspondente histórico que pode ser reconhecido por nós de imediato, mas o autor quer que seus leitores façam um esforço afim de lembraram das pessoas, e bem melhor do que isso, identifique tais homens que no final das contas viveram pela fé.
APLICAÇÃO:
2º MANEIRA: VIVENDO EM TRIUNFO OU PADECENDO.
2º MANEIRA: VIVENDO EM TRIUNFO OU PADECENDO.
2.1. Extinguiram a violência do fogo (V. 34) TRIUNFO
2.2. Alguns foram torturados (V. 35) PADECENDO
APLICAÇÃO:
O mundo que nos cerca considera a vida em meio as tribulação como sendo uma inteira derrota derrota. Falar do triunfo de que existe na dor, na enfermidade, em meio ao abandono, pode soar aos homens do presente século como se fosse uma piada. Mas esta é a verdadeira paz que entrando em nossas vidas pode superar todas as expectativas dos homens.
O Apostolo Paulo descreve essa realidade em Filipenses 4.7, quando diz que: “a paz de Deus, que excede todo entendimento, é que guarda o coração e a mente daquele que está em Cristo”
3º MANEIRA: EM BUSCA DO APERFEIÇOAR (V. 39-40)
3º MANEIRA: EM BUSCA DO APERFEIÇOAR (V. 39-40)
APLICAÇÃO: