Deus Santo e a graça
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Lc 17.26-30.
Introdução
a) Por que a apatia para com a igreja?
b)) Profetas falaram e aconteceu.
c) Deus é Santo e fogo consumidor.
d) Sua justiça se ira contra o pecado.
e) Aos desobedientes só resta o inferno.
f) A graça não tem mais graça?
1 - Por que a apatia para com a igreja (v.20-21).
a - A volta de Jesus (v.24,26-30,37)
a.1. Primeiro - muitos vão tentar enganar com mentiras infantis, e somente os fanáticos à esses grupos andarão enganados por não dar atenção as Escrituras.
a.2. No entanto, o que pode enganar são as verdades bíblicas que não queremos aceitar.
a.3. Precisamos conectar o v. 24 ao 26 em diante.
a.4. Alguém sabe quando o relâmpago vai correr no céu? A única forma de ver é esperar olhando para a nuvem escura. E de repente ele corta o céu. Não dá tempo nem de tirar uma fotografia.
a.4. Agora preste atenção como muitos não estão preparados para encontrar Cristo. Isso está registrado do v.26 até o 30. E no 33 Jesus adverte para o perigo de perder a salvação em decorrência da negligência em estar continuamente aguardando sua volta.
a.5. No v.37 - O que Jesus acabou de ensinar é dito numa frase. O cadáver será o alimento dos corvos. O que está formando a verdade em sua vida pode ser um sistema cultural que está morto para Jesus, assim como os fariseus - que estavam ouvindo Jesus falara sobre a vinda do reino em duas etapas. A transformação pela fé em Jesus, que vem de dentro, e a sua volta para juízo. Separação eterna? Sim.
b - Os profetas falaram e aconteceu.
b.1. Isaías falou o que aconteceria com o reino do norte. Jeremias falou sobre o reino do sul.
b.2. O que esses homens tinham de diferente para que Deus fizesse eles terem uma visão do que iria acontecer?
b.3. Obediência e a visão do poder de Deus para salvar e para destruir.
b.4. Qual a visão do conhecimento de Deus que temos hoje?
c - Deus é Santo e fogo consumidor.
c.1. (2Sm 6.1-9) Deus mata o pobre Uzá. (Lv 10.1-7) Deus mata Nadabe e Abiú por trazer fogo estranho.
c.2. A pregação que se tornou livro de Jonathan Edwards mostra figuras muito acentuadas da santidade e da tremenda graça de Deus.
c.3. O texto base é o Dt 32.35 “35 A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.”
c.4. Resvalar ou escorregar o pé - É um termo usado no AT não para um deslize. O termo é usado com significado extremo dos que caminham no pecado. Tanto para os que conheceram a bondade de Deus e não se sujeitaram a Ele, tanto para os que caminham em seus pecados.
c.5. Edwards descreve o pecador caminhando sobre uma pedra escorregadia que em algum passo vai escorregar para o abismo. Outra figura enxerga o pecador atravessando um abismo por uma passagem de cordas que estão apodrecidas, e seu próximo passo fará a corda podre desabar, e a queda naquele abismo é fatal. O pecador está caminhando sobre uma fina linha como um fio que está se queimando, e abaixo está o fogo do inferno.
c.5. Vemos a queda trágica, porém é real. No entanto não temos dado atenção para sua graça. Em todas essas figuras de Edwards Deus está com sua mão estendida para salvar. Enquanto alguém estiver ainda que seja numa pedra escorregadia, numa ponte sombria com cordas podres ou em cima de um fio, Deus está mantendo-o vivo para que ele levante a mão e segure na única tábua da salvação.
d - A graça pode perder a graça.
d.1 Eu olhei para uma pequena cafeteira elétrica que compramos a um ano, e não achei nada de interessante nela. Mas quando compramos, logo corremos para tomar o café passado por ela. Mas depois de um ano de uso ela havia perdido o valor?
d.2. Ela estava em uso como da primeira vez, mas para mim não a enxergava como quando a trouxemos para casa.
d.3. Dr RC Sproul contando sobre a aula que dava no Seminário, havia dado um prazo para que os 225 alunos entregassem o TCC no final do mes de setembro - chegou 30 de setembro e a metade não havia entregue. Estes clamaram por uma nova data, assim foi até 30 de outubro - e a metade destes não entregaram, e se justificaram por terem trabalhado e tc. e pediram mais uma data, e assim foi para 30 de novembro. Em 30 de novembro alguns não haviam entregue - e quando Sproul disse que estavam reprovados, eles disseram - Isso é injusto!
d.4. Esse é o perigo do nosso coração enganoso.
d.5. A doutrina da graça é o centro da nossa salvação. E Deus já fez através de Cristo aquilo que não podemos fazer - mas isso não significa que vamos comer, beber, casar, dar-se em casamento, se divertir e esquecer que Deus é Santo - e não podemos nos apresentar diante dele de modo impróprio tentando mudar seu caráter.
d.6. Ele concedeu a graça - e nunca esqueça que ninguém mereceu isso. Por isso é graça de nos tirar do fio, da ponte de cordas podres para viver olhando para Ele.