OS PERIGOS DE VIVER PARA AGRADAR OS OUTROS.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 75 viewsNotes
Transcript
Gálatas 1:10
Gálatas 1:10
INTRODUÇÃO
NO DIA 8 de Outubro de 2017 estreou o filme
Harvey Dent , o ex-advogado do distrito de Gotham, tem um lado do rosto queimado por um ácido e começa a organizar uma série de crimes. Agora com o nome de Duas-Caras, Dent desencadeia uma onda de crime.
GÁLATAS 1.10
Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo
PROCURO FAVOR - πείθω (peithō), VB. persuadir.
Atos 26.26
Porque tudo isto é do conhecimento do rei, a quem me dirijo com franqueza, pois estou persuadido de que nenhuma destas coisas lhe é oculta; porquanto nada se passou em algum lugar escondido.
CORPO DO SERMÃO
Vs 10 - Paulo tem usado uma linguagem incisiva. Isso lhe dá a oportunidade de contestar uma das acusações dos adversários. Então escreve: E então! É o favor dos homens ou o de Deus que ora busco ganhar? Ou é a homens que procuro agradar?
Alguém pode detectar aqui o eco das acusações e insinuações de seus oponentes, como se dissessem: “Paulo está tentando ganhar o favor dos homens, em vez de ganhar o favor divino. Ele tenta agradar a todos para que todos o sigam.
Paulo responde: “Alguém que esteja à caça de popularidade lançaria anátemas sobre as pessoas?
Não é evidente que o que me interessa não é a aprovação dos homens, e sim a de Deus, e que na verdade o que busco é ser agradável ao Senhor?”.
E prossegue: Se estivesse ainda tentando agradar a homens, então eu não seria servo de Cristo. Há duas interpretações equivocadas:
MEUS IRMÃOS PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO AQUI, POIS TEMOS UM DESDOBRAMENTO NA PREGAÇÃO DE PAULO:
Paulo falava não sobre o assunto de sua pregação, mas sobre o propósito de sua mente, que poderia se referir mais convenientemente a Deus, e não aos homens.
A disposição do pregador pode exercer alguma influência em sua doutrina.
Assim como a corrupção da doutrina resulta de ambição, de avareza ou de outro desejo pecaminoso, assim também a verdade é mantida em sua pureza pela instrumentalide de uma consciência limpa.
Por isso, o apóstolo contende afirmando que sua doutrina é pura, porque não é modificada para satisfazer os homens.
A CONSCIÊNCIA DEVE SER LEVADA CATIVA AO SENHOR
2Co 10.5
E toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
ALTIVEZ - ὕψωμα (hypsōma), SUBS. altura; alturas.
1. objeto exaltado — tudo o que tem sido levantado; especialmente levantado contra algo como em competição.
A linguagem adotada por Paulo foi emprestada do campo de batalha. Ele usa o termo hypsōma, que eu traduzi como “estrutura elevada”, literalmente “coisa elevada”.
Traduzida para a área da filosofia, essa linguagem figurada se refere a qualquer teoria humana que é apresentada contra o conhecimento da verdade.
DEIXE-ME LEMBRA-LOS O QUE TIAGO DIZ NO CAP. 3 VERSO 15
Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca
NÃO PARA AÍ, ESSA SABEDORIA PRECISA SER DESPEDAÇADA PELA PALAVRA DE DEUS.
1 Co 1.19
Pois está escrito:Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.
Esse conhecimento divino é sinônimo do evangelho de Jesus Cristo. É o conhecimento da criação, do pecado, da redenção, da restauração e da ressurreição. Paulo ensinou e proclamou a boa-nova, mas ele também discutia os ensinos do evangelho tanto com judeus como gentios.
“E levamos cativo todo pensamento para obedecer a Cristo.”
PAULO ESTAVA LIVRE DE ACUSAÇÕES, POR ISSO O SALMO 139 SE ENCAIXA AQUI.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139.23,24).
ATOS 24.16
Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.
CONSCIÊNCIA - συνείδησις -εως, ἡ; (syneidēsis), SUBS. consciência.
1. consciência — a faculdade psicológica que distingue entre o certo e o errado; seja afligir ou confortar a pessoa, dependendo de suas ações.
Ou estou buscando agradar a homens? Esta segunda cláusula é um pouco diferente da primeira, pois o desejo de obter favor é uma das razões para alguém “agradar a homens”. Quando essa ambição reina em nosso coração, de modo que desejamos regular nossa linguagem, para obter o favor dos homens, nosso ensino não é sincero.
AGRADAR - ἀρέσκω (areskō), VB. agradar; desejar agradar.
1. deleitar (dar) — dar prazer ou ser agradável para. Sentido Antônimo: desagradar.
2Tm 2.4
Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou
PRESTEM ATENÇÃO
Aqueles que resolvem colocar suas próprias paixões no lugar da verdadeira doutrina, a esses não devemos agradar de modo algum.
No aconselhamento bíblico chamamos os dois lados da idolatria:
Quero ilustra usando trechos do livro de Lou Priolo - O Desejo de Agradar Outros
O primeiro lado envolve negligenciar Deus.
O outro envolve trocar Deus por um substituto barato.
O lado “cara” diz: “Desejo desordenado de por algo”. O lado “coroa” diz: “Temor desordenado de perder algo”.
EXEMPLOS:
As pessoas que amam dinheiro temem perder suas riquezas;
A pessoa que ama o prazer está frequentemente com medo de perder oportunidades de satisfazer seus desejos carnais.
Jo 5.44 Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?
O amor pela aprovação dos homens está inexplicavelmente atado ao temor da desaprovação do homem.
VAMOS FAZER UM DIAGNÓSTICO DO PERIGO DE VIVER PARA AGRADAR OS OUTROS
Ele ou ela temem desagradar às pessoas mais do que a desagradar a Deus.
Pv 29.25 - Quem teme ao homem arma ciladas,mas o que confia no SENHOR está seguro.
Jesus revela tudo isso em:
Jo. 12.42-43
42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
A excomunhão entre o judeus era seguida pela perda de todos os privilégios eclesiásticos que um judeu poderia reivindicar como seu direito de nascimento.
2. Ele ou ela desejam o louvor dos homens acima do louvor de Deus.
Mateus 23:5-7
5 Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. 6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.
A pessoa que vive para agradar aos outros é hipócrita. é um fariseu de coração. Seus serviços aos homens e a Deus Está contaminado por desejos impuros.
O APOSTOLO PAULO NOS ENSINA A NÃO BUSCARMOS A APROVAÇÃO DOS OUTROS, ISSO TEM INÚMEROS ENSINAMENTOS PARA NOSSAS VIDAS E UM DELES É NÃO SERMOS SUSCETÍVEIS A LISONJAS
Lisonja é tentar influenciar ou receber um beneficio de alguém elogiando (ou agradando) a pessoa mais do que seu caráter (ou posição) merece.
A palavra Lisonja aparece na Bíblia próximo a termos como boca, lábios, língua, palavras e fala. A lisonja é uma cilada verbal.
Pv. 1.10
Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te,não o consintas.
NVI
Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo,não ceda!
APLICANDO AS NOSSA VIDAS
Muitas vezes, queremos dar um nome bonito àquilo que, em sua essência, é pecado.
Se você está em dúvida, sem saber se o orgulho faz parte da sua vida, pare para pensar em quantas vezes você decide fazer algo porque é o melhor para você, quantas vezes pensa em você durante o dia, quantas vezes reclama de algo que o desfavorece.
O orgulho está ligado essencialmente ao egoísmo, à admiração pelo próprio mérito, arrogância, soberba. A Bíblia nos diz que devemos ter um conceito equilibrado de nós mesmos:
Rm 12.3
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
PENSAR DE SI MESMO
ὑπερφρονέω (hyperphroneō), VB. pensar de si mesmo
1. pensar arrogantemente — pensar muito bem de si mesmo, além do que é apropriado.
MODERAÇÃO
σωφρονέω (sōphroneō), VB. ser racional; ser criterioso
1. estar em sã consciência — ser mentalmente saudável e comportar-se com responsabilidade. Sentido Antônimo: ser insano.
Será que o objetivo da NOSSA vida tem sido realmente apontar para a glória de Deus? Ou será que tem sido mais parecido com apontar para a NOSSA glória, aquilo que FAZEMOS , o NOSSO currículo, os NOSSOS bens? Cuidado:
“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Pv 16.18).