Viver em Santidade

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views

Viver em Santidade

Notes
Transcript

1 Pedro 1:13-21

1Pedro 1.13–21 (BEARA)
13Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
14Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; s
15pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento,
16porque escrito está:
Sede santos, porque eu sou santo. t
17Ora, se invocais como Pai u aquele que, sem acepção de pessoas, v julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,
18sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados x do vosso fútil z procedimento que vossos pais vos legaram,
19mas pelo precioso sangue, como de cordeiro a sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, b
20conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós
21que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.
1Pedro 1.16 (CEH 1Pe): 15 e 16
1. A santidade é imperativa porque o Deus que nos chama é santo. O termo grego traz a ideia de “separado”. Fala sobre a singularidade divina em relação a tudo o resto. Também expressa sua perfeição moral. Deus nos chama para sermos seus filhos e refletirmos seu caráter. Não fomos destinados apenas para a glória, mas para sermos semelhantes ao Rei da glória. Fomos chamados para sermos coparticipantes da natureza divina.
2. A santidade é imperativa porque precisa abranger todas as áreas da nossa vida. Nenhum aspecto da nossa vida está excluído desse imperativo divino. Todo o nosso procedimento deve resplandecer o caráter de Deus, a santidade daquele que nos chamou do pecado para a salvação. Tornar-se santo inclui ambas as noções sobre santidade: o elemento de separação, em distinção ao profano, e o elemento ético ou moral.
3. A santidade é imperativa porque é uma clara exigência das Escrituras. Pedro citou Levítico 11.44 para sustentar seu argumento: “Sereis santos, porque eu sou santo”.O apelo à palavra de Deus serve para ratificar com autoridade o que foi dito. Pedro não baseia sua exortação em seus próprios pensamentos, mas na palavra de Deus. Warren Wiersbe diz que a Palavra revela a mente de Deus, de modo que devemos aprendê-la; revela o coração de Deus, de modo que devemos amá-la; e revela a vontade de Deus, de modo que devemos obedecê-la. O ser como um todo – a mente, o coração e volição (ato pelo qual a vontade toma uma determinação) – precisa ser controlado pela Palavra de Deus.
Exodus 19:6 BEARA
6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
reino de sacerdotes possivelmente tem a ver com a mediação entre o povo e Deus.
Nação santa ten a ver com a singularidade de Israel em relação a Deus para serem uma benção aos outros povos.
esta realidade volta a aparecer em
1 Peter 2:9 BEARA
9 Vós, porém, sois raça eleita,sacerdócio real, nação santa,povo de propriedade exclusiva de Deus,a fim de proclamardes as virtudesdaquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Para terminar 1Pedro 1:17 “17Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,”
É importante termos cuidado com a particularidade das palavras (léxico).
Sem acepção - sem preferencia
Sem exceção - sem restrição
Related Media
See more
Related Sermons
See more