Rute e Boaz - Modelos da Feminilidade e Masculinidade Bíblica
Rute • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 62 viewsNotes
Transcript
8 de março é comemorado o dia Internacional das mulheres, alguns estendem e diz que a semana também é das mulheres, outros estendem ainda mais e dizem que o mês é das mulheres, e ainda tem aqueles que dizem que o mundo é das mulheres. De fato vocês mulheres são de extrema importância para a sociedade, mas ainda mais para Deus. Assim como a maioria dos homens acordei sem saber que era dia das mulheres, e assim como a maioria das mulheres minha esposa me ajudou a lembrar. Com o peso na consciência fui comprar algo pra ela, adivinha o que pensei, flores. Mas acredito que todos tiveram a mesma ideia que eu, pois cheguei na floricultura e ela estava lotada, em compensação não tinha quase nada, os homens estavam levando até os cactos. Que relação espinhosa.
É interessante que no dia das mulheres a atitude dos homens me chamou atenção, estavam preocupados em agradar as mães, esposas, filhas e amigas. Talvez você não tenha comprado flores, quem sabe levou ela para passear, ou pelo menos deu um abraço.Em homenagem ao dia das mulheres gostaria de falar sobre duas pessoas que são referencia da masculinidade e feminilidade bíblica.
A Era dos Juízes
A Era dos Juízes
Ao lermos o livro de Juízes percebemos uma grande nota tônica que percorre suas narrativas:
Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.
Isso se deu pelo seguinte aspecto, indicado no inicio do livro:
Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel.
Uma geração se levantou que não havia conhecido os feitos do Senhor e nem o próprio Senhor
No Livro dos Juízes há um ciclo:
o povo é subjugado
o povo se volta a Deus
Deus levanta um libertador
Deus livra seu povo
o povo retorna às práticas pagãs
Essas cenas demonstram um povo interesseiro que buscam as bençãos de Deus, mas não o Deus das bençãos, querem as mãos de Deus, mas não a sua face, quer os milagres mas não a transformação do caráter.
Como tem sido seu relacionamento para com Deus? o que você veio buscar aqui hoje na igreja?
Não é errado buscar as bençãos de Deus, o problema é quando as recebemos e esquecemos de Deus. O livro de Juízes revela que a situação destas pessoas se tornam pior do que antes ao receber as bençãos de Deus e esquecer Dele.
É nessa época que se passa o livro de Rute
A historia começa assim:
Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
Apesar de ser um livro breve, com apenas 4 cap. podemos extrair diversos temas importantes dessa narrativa, entretanto eu gostaria de me deter em 4 personagens:
Rute e Orfa
Rute e Orfa
Acompanhe a leitura:
Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos? Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o Senhor descarregado contra mim a sua mão. Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.
Diante da tríade viúvez, Noemi decide retornar para Belém, a casa do pão, pois soube que Deus auxiliou o povo provendo uma farta colheita, mas sem nenhuma perpectiva de futuro ela propõe para que suas noras retornem para suas mães e que se casem novamente.
A decisão de retornar significaria uma segurança garantida de uma perspectiva de futuro, pois elas poderiam se casar novamente e ter filhos. Já que Noemi não poderia prover um outro marido a elas.
Retornar significaria também um abandono ao Deus de Israel, e um retorno às práticas idolátricas dos moabitas.
O fato de Noemi insistir, revelou uma intensa prova para elas.
Diante das provas da vida, qual é a sua decisão? regressar ao ponto de partida, pensando ser mais seguro, ou avançar pela fé, rumo ao incerto?
Orfa e Rute mostra os dois lados dessa escolha
Alguns tradutores traduzem o nome de Orfa como Nuca, representa bem a imagem que Noemi tem ao vê-la partir. Orfa ao entender com realismo o que sua sogra apresenta, toma a decisão de retornar. Ela não é uma vilã na historia, é alguém que obedece de modo submisso sua sogra, parte com tristeza.
Quantas mulheres conheci que amavam a igreja, mas por conta dos seus maridos que não professavam a mesma fé, decidem regressar para evitar maiores conflitos. Elas partem com tristeza assim como Orfa, pensando que um dia retornarão, mas a realidade é que nem elas nem seus maridos se aproximam de Deus, selando seu destino eterno.
Paulo aconselhou:
Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz. Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
O mesmo motivo que leva Orfa a retornar, leva Rute a avançar.
Rute é traduzido por alguns como agradável ou refrigério.
Ela demonstra bondade diante da amargura de Noemi, colhe nos campos de Boaz para mante-la, ela é trabalhadora, proativa, preocupada com Noemi, e leva a todos a admira-la.
Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias. O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.
Em alguns manuscritos hebraicos o livro de Rute está logo após o livro de Provérbios, para mostrar alguém que sintetiza o que é ser uma mulher virtuosa.
Orfa escolhe viver pelo o que se vê, Rute decide viver pela fé.
Como você decidiu viver essa vida? ou como você decidirá viver a partir de agora?
Somos tentados a pensar nas coisas materiais, e esquecemos que elas são passageiras, enquanto negligenciamos o reino de Deus, que é eterno.
Boaz e o “resgatador”
Boaz e o “resgatador”
Apesar do livro trazer o nome de Rute, Boaz é um personagem ativo na narrativa
Noemi ao saber da atitude de Boaz para com Rute fica alegre e aconselha:
Disse Noemi a sua nora, Rute: Bom será, filha minha, que saias com as servas dele, para que, noutro campo, não te molestem.
Mostrando que Boaz era um homem bom, e que essa realidade poderia não ser encontrada em outros campos.
Boaz é um homem integro, proativo, fiel a Deus e aos seus mandamentos.
Quão difícil é encontrar Boaz modernos, na igreja a maioria, assim como sempre, foram as mulheres.
O mundo hoje está carente de referencias masculinas.
Me digam um homem, integro, fiel a Deus, que ame sua esposa e proteja seus fihos e você verá como é dura essa realidade, nossa sociedade padece de homens integros.
Olha só o que Noemi diz sobre Boaz, ao saber que ele resgatará Rute:
Então, lhe disse Noemi: Espera, minha filha, até que saibas em que darão as coisas, porque aquele homem não descansará, enquanto não se resolver este caso ainda hoje.
E o resgatador?
O autor não menciona o nome dele, talvez seja intencional, ou talvez nem saiba.
No cap. 4 aparece o problema da terra, que precisava de um resgatador, pela lei deveria ser um parente, alguém do mesmo clã, e então o “fulano”, o personagem que o autor não menciona o nome, se interessa.
Mas havia também outro aspecto da Lei, acompanhe em:
Se irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem filhos, então, a mulher do que morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a tomará, e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de cunhado. O primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o nome deste não se apague em Israel.
Ao saber que precisaria resgatar Rute, para resgatar a terra, ele se nega.
Ele está disposto a participar da aliança, desde que não envolva nenhum risco ou sacrifício.
Assim como Orfa ele decidi viver pelo que se vê, e não pela fé.
Como você decidiu viver essa vida? ou como você decidirá viver a partir de agora?
Mais uma vez digo, somos tentados a pensar nas coisas materiais, e esquecemos que elas são passageiras, enquanto negligenciamos o reino de Deus, que é eterno.