A BATALHA ANTES DA COROA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 29 views

Davi estava para ser coroado em Hebron, mas , antes , precisou enfrentar um momento muito dificil em ZICLAGUE

Notes
Transcript
A BATALHA ANTES DA COROA
Seja bem-vindo ao ano da colheita
Hoje, pela manhã, vimos o que acontece quando Deus atualiza o processo de nossa caminhada em direção a uma colheita extraordinária.
TEMA
Agora, gostaria de ampliar nossa visão falando sobre “a batalha antes da coroa”.
REFORÇO
A Bíblia está repleta de textos revelando que, quanto mais perto da vitória, mas acirradas são as batalhas.
Na verdade, sempre haverá uma mobilização do mundo espiritual com o objetivo de bloquear todo avanço na direção de uma grande vitória final. O apostolo João pode ver isso em uma visão descrita em Ap 12.12.
“Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande fúria, sabendo que pouco tempo lhe resta”.
TRANSIÇÃO PARA O TEXTO
Agora, uma das revelações mais amplas, em forma de evento, do Antigo Testamento aconteceu quando Deus estava para “mover Davi de nível”.
Depois de 13 anos da unção que recebeu, o processo de Davi estava para dar um salto na direção da promessa que recebeu.
Embora ele não soubesse, em menos de duas semanas, sua vida ia mudar radicalmente. Em menos de duas semanas ele deixaria de ser perseguido para ser coroado em Hebron, como rei dos judeus.
CENÁRIO
A exatamente um ano e 4 meses Davi, seus homens e suas famílias estavam morando em Ziclague, na entrada do Neguebe.
Ziclague foi a cidade que Aquís ( Rei filisteu da região de Gate) cedeu para que Davi pudesse habitar com sua família e seus valentes. A principal função de Davi em Ziclague era proteger o sul do território filisteu. Ele e seus homens atacavam os amalequita e outros povos que se aproximavam do território. Também, Davi, em troca de segurança e cobertura de Aquis, se comprometeu a sair em expedições com os reis filisteus sempre que solicitado.
Em uma dessas expedições os 5 reis filisteus decidiram atacar Israel. Então Davi e seus valentes foram com aquis para o lugar da concentração dos exércitos filisteus. O outros reis filisteus ao verem Davi e seus homens ficaram muito desconfortáveis. Não queriam correr o risco de Davi mudar de lado no meio da batalha. (Na verdade, isso foi uma providência de Deus, porque naquela guerra Saul e Jonatas morreriam).
Dessa forma, Davi precisou voltar para Ziclague. Davi e seus homens tinham marchado por muitos dias estavam cansados e de moral baixa. E exatamente enquanto estavam fora, os amalequitas aproveitaram para queimar a cidade de Ziclague e sequestrar todas famílias.
Obs: palavra Ziclague significa sinuoso. (lugar de altos e baixos, lugar de expectativa e frustração, lugar onde a palavra que mais dizemos é: estou cansado).
Diga ao seu irmão: Você não tem como chegar na cora sem passar por ziclague
Vamos ler
1Sm 30.1–6.
1Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado;
2tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.
3Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.
4Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.
5Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.
6Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.
Oração transitória
O que precisamos entender nessa batalha de transição?
O espírito de Amaleque quer arar sua vulnerabilidade.
Eles não vieram a Ziclague para enfrentar Davi. Eles não o atacaram enquanto estava forte. Eles atacaram onde ele era mais vulnerável.
Você entende isso?
Seu inimigo não quer uma batalha contra seu ponto forte.
Se inimigo quer atingir você, onde você é vulnerável.
Foi assim que atacaram Israel. Eles estavam murmurando pelas condições do caminho.
Foi exatamente assim que um amalequita matou Saul. Saul estava tomado de câimbras.

Os Amalequitas querem abalar sua INFLUÊNCIA.

Davi não tem coroa.
Davi não tem seu próprio território
Davi não vem de uma família nobre
Davi só tem sua influência, um homem de decisões acertada.
Mas agora, pela primeira vez, os homens que diziam serem capaz de morrer por ele, pensaram em matá-lo. É desesperador quando você reprovado por todos que de admiravam. Isso é está sozinho de fato.
Cuidado com sua reputação. Não ataque aqueles que também depende de sua liderança na crise.
Ziclague é sua prova de nível, sua fronteira.
Se você entregar os pontos em Ziclague, nunca terá sua coroa.
Esse foi o grande desafio de Ester. Ela foi colocada no trono por Deus. Ela estava muito feliz no palácio até que chegou a hora de provar se o investimento de Deus valeu a pena.
Israel entregou seus pontos em Cades Barnéia.
Fale com seu irmão, como se ele fosse um surfista: “não importa a pressão, não impota se muitos se voltam contra você ou se muitos desistem, você tem um recurso que te mantém sobre a onda.
Jesus não te deixará afundar.
Conclusão
Hino: Se as águas do mar da vida quiserem te afogar... segura nas mão de Deus e vai. Se as tristezas da batalha quiserem te sufocar... segura nas mão de Deus e vai.
Related Media
See more
Related Sermons
See more