SALMO 22
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Salmo 22
Salmo 22
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Um rei governou com bondade sobre seu reino, era amado por todos os seus súditos. A fim de vencer seus inimigos, foi para uma guerra e simplesmente desapareceu, foi dado como morto, seu nome era Ricardo I da Inglaterra. Ele ficou conhecido como Ricardo Coração de Leão. Muitas lendas surgiram a partir desse desaparecimento de Ricardo. Ele foi chamado por anos de o Rei Ausente.
Seu país, por isso, ficou sem rei que fosse colocado no trono. Um rei mau se levantou para governar sobre a Inglaterra, chamava-se João Sem Terra, talvez o primeiro líder do MST, rsrs. Era irmão de Ricardo e queria tomar-lhe o trono. João era maligno e colocou homens e cherifes malignos para reinar em seu lugar, foi um momento muito sombrio para aquela nação.
Como um Rei tão bom poderia simpeslemente desaparecer e homens maus passaram a governar sobre a Inglaterra? Era simplesmente a dúvida no coração dos cidadãos daquela nação.
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
O Salmo é de Davi.
Salmo de Lamento - explicar sua dinâmica.
O contexto é indefinido.
Davi não experimentou tamanho sofrimento, falava sobre outro. Davi age como profeta, falando de outro Rei de sua linhagem que viria depois dele e sofreria as mesmas afrontas.
TEMA:
TEMA:
1º O ABANDONO DO SERVO DO SENHOR. V.1-2
1º O ABANDONO DO SERVO DO SENHOR. V.1-2
Ele foi abandonado pelo Pai que lhe virou as costas. O ato de Deus virar as costas indica posição de rejeição e ira.
2º A CONFIANÇA DO SERVO DO SENHOR. V.3-11
2º A CONFIANÇA DO SERVO DO SENHOR. V.3-11
Ele faz um paralelo entre Israel e ele. Israel confiou e foi salvo. Ele confiava e era rejeitado. Sua confiança no Senhor foi o motivo de sua rejeição. Zombaram porque confiou no Senhor.
Mas ele continua confiando. Ele deposita a esperança somente no Senhor, apesar da rejeição.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Aquele rei, chamado Ricardo, desaparecido em combate, que aparentemente deixou o seu trono e abandonou seu país, enquanto tantos pensavam que estava morto, estava na verdade em um lugar distante. A lenda que conta que o Rei ausente desapareceu em uma emboscada armada depois de sua vitória sobre os inimigos. Ele foi levado para uma masmorra, humilhado e zembado durante anos, mas seu desejo era voltar e destruir todos os seus inimigos.
3º A HUMILHAÇÃO DO SERVO DO SENHOR. V.12-21
3º A HUMILHAÇÃO DO SERVO DO SENHOR. V.12-21
Muitos inimigos se levantam contra ele. Ele os compara a leões, búfalos, fortes touros.
Ele desmaiou em si por causa disso. Seu corpo desfaleceu, sua alma se derreteu. Seu corpo está exausto, ele tem sede.
Seu corpo foi traspassado. A crucificação é descrita aqui. Os soldados que deitaram sortes. Eles o encaram naquela cruz. O Senhor, por meio destes inimigos o deitam no pó da morte.
Ele clama diante desses inimigos.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Abra sua Bíblia em João 19.17-30 e perceba a quem este texto se refere. Ele é o nosso Rei verdadeiro que foi humilhado em nosso lugar. UYma clara crucificação. Nem Davi, nem qualquer outro rei experimentou taanha humilhação. Mas o nosso Rei sim. Jesus Cristo!
4º A EXALTAÇÃO DO SERVO DO SENHOR. V. 22-31
4º A EXALTAÇÃO DO SERVO DO SENHOR. V. 22-31
Para muitos talvez parecia que este Rei havia morrido e que nossos inimogos dominaram sobre nós. Mas há Graça e esperança!
Ele fala da vitória desse servo. Ele é descrito como alguém que dá um banquete depois da guerra. Ele o faz na Congregação do povo.
Ele convida inicialmente os de Israel. Cumprirá os votos ao Senhor pela batalha vencida.
Os sofredores pela sua causa seriam exaltados.
Não apenas os judeus, mas agora, até os confins da terra. Conforme o versículo 11. SS nações se colocariam debaixo do poder desse rei. Deste banquete participarão Reis da terra. Virão para se prostrar perante o Senhor.
Agora, perceba que ele diz que foi morto, mas ressurgiu glorioso. Ele fez isso para trazer a esperança. Que está no verso 29. Até os que morreram e desceram ao pó se prostrarão perante ele. Os que não podem preservar a própria vida se levantarão da morte para servi-lo.
Até uma nação que nem existe o servirá. Um povo que há de nascer o ouvirá. Eles dirão que foi ele quem fez.
Há uma relação desta palavra com a Palavra final da Cruz: está consumado. Porque ele fez isso? Porque consumou sua obra na cruz.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Abra sua Bíblia mais uma vez, agora em Lucas 24.1-6. Ele venceu, ele é a nossa vitória eterna!
APLICAÇÕES FINAIS
APLICAÇÕES FINAIS
Éramos nós que merecíamos a Ira, mas ele recebeu na cruz a rejeição para que fôssemos acolhidos. Isto é o Evangelho. O Filho amado sendo abandonado. Por isso é terrível nosso pecado.
A confiança do Servo o levou a ser exaltado. O mérito é dele. Somos infiéis e incrédulos. Ele cumpriu a Lei sendo obediente. Isso nos garante a vitória.
Ele foi humilhado por aqueles a quem salvou. Nós estávamos ali. Nós traspassamos suas mãos e pés. Ele foi levado ao pó da morte por nossa causa. Ele sofreu em sua alma as angustias do inferno. Maiores que as nossas. Pois eram motivadas pela Ira Deus.
Ele venceu vitorioso sobre a morte. Ele foi exaltado para Reinar. Por isso separou um povo para reinar com ele. De todas as famílias da terra. Nele todas as nações são benditas.
Ele dará um banquete naquele dia. Os povos estarão diante dele para celebrar.
Os que nem existem estarão.
Os que morreram também. Ele ressuscitou para nos dar a mesma garantia.
ELE CONSUMOU SUA OBRA. POR ELA PODEMOS CRER!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Até que o Rei levantou-se, destruiu seus inimigos, fugiu daquela prisão e retornou ao seu país, reconquistando o trono e expulsando os inimigos. . Nosso verdadeiro Rei vive e Reina. Ele nos garantirá a vitória final.