A verdadeira Fé
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Gênesis 12.1–4 (ARA)
Deus chama Abrão e lhe faz promessas
12 1 Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Introdução
Introdução
Crentes de uma igreja combinaram voltar à noite para orar pedindo que Deus mandasse chuva, pois havia grande necessidade, de vez que uma prolongada seca assolava a região.
À hora marcada, uma menina apareceu de guarda-chuva à tira-colo, capa de chuva e bota de borracha.
Alguém quis rir, mas foi repreendido pelo silêncio dos demais, envergonhados pela fé sincera daquela criança.
Peça com fé,
em nada duvidando.
Tiago 1.6
É uma luta dentro de nós mesmos, querendo acreditar nas coisas celestiais, mas a razão falando mais alto.
Lucas 17.5 (ARA)
Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta a nossa fé.
Para compreendermos o motivo pelo qual os apóstolos pedem a Jesus para aumentar a sua fé, precisamos entender todo o contexto que envolve a vida dos mesmos. Eles, de certo modo, estão atônitos com tantos desafios apresentados por Jesus. Ele lhes pede para serem misericordiosos; perdoem sem limites; passem pela porta estreita; carreguem a cruz de cada dia; não se apeguem aos bens deste mundo. Tudo isso provoca neles um desejo de abandonar o Mestre e deixar de segui-lo. Muitos discípulos, inclusive, largam tudo e não o seguem mais. Quando Jesus pergunta se eles também querem abandoná-lo, Pedro imediatamente responde: ‘a quem iremos nós Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna’. Diante de tantos desafios, de tantas exigências, os apóstolos se veem pequenos, frágeis, limitados e pedem a Jesus: ‘Senhor, aumenta a nossa fé’.
No nosso cotidiano, como seguidores de Jesus Cristo, encontramos tantos desafios, tantas dificuldades e adversidades e, por vezes, pensamos em abandonar tudo. Isso pode ocorrer na vida familiar, na vida comunitária, na vida pessoal, no nosso trabalho. Nós nos sentimos impotentes, limitados, frente a tantos problemas e situações negativas inesperadas. Quantos, movidos por uma fragilidade interior, desistem da luta, abandonam o barco e vivem à deriva, sem alegria, sem entusiasmo, sufocados por tantas derrotas, frustrações e decepções. Pensam que não vale a pena viver e o melhor é desistir da luta. Ou pior, imaginam que Deus os abandonou e, inclusive, se afastam do seu amor. Como se ele fosse culpado pela situação vivida. É justamente nesta hora que precisamos, com humildade, pedir: ‘Senhor, aumenta a minha fé’.
A fé não significa comodismo, resignação, como se não existisse mais nada para fazer. Muito pelo contrário, a verdadeira fé é dinâmica, nos coloca em movimento, nos faz ousar e buscar saídas e respostas. Quantas vezes, diante de situações dolorosas, ouvimos pessoas nos pedindo para resignar, como se não tivesse mais solução. Longe disso, a fé é um salto no escuro, assim como foi Abraão, o homem que acreditou plenamente em Deus. É crer contra toda esperança, porque a fé nos move, nos movimenta e nos coloca nesta certeza de que para Deus nada é impossível.
A fé é também humilde, porque nos faz perceber que tudo é dom de Deus, e nós somos apenas seus servos. Quantas vezes podemos pensar que por
causa de nossa fé, teremos merecimentos, receberemos mais do que os outros que não tem fé. Isso seria soberba, orgulho, arrogância, porque tudo o que somos é graça de Deus. O que fazemos, movidos pela fé, deve ser feito na total gratuidade, sem espera de troca ou recompensa. Como diz o próprio Jesus, ‘depois de termos feito tudo, só nos resta dizer: fomos servos inúteis, fizemos apenas o que deveríamos ter feito’.
Diariamente, diante das adversidades da vida, somos convidados a renovar a nossa fé em Deus. Nós somos suas criaturas e, ele, na sua infinita bondade só quer o nosso bem e a nossa felicidade. As provas fazem parte do nosso cotidiano e, como se diz na gíria italiana, ‘gli esami non finiscono mai’, ou seja, ‘as provas não acabam nunca’. É por isso que, devemos abrir o nosso coração ao Senhor da nossa vida, para que, diante das derrotas, das dores, dos sofrimentos, das doenças, das realidades duras e exigentes, das situações dolorosas e inesperadas, para não desistirmos da luta, devemos pedir, ‘Senhor aumenta a nossa fé’.
Algumas atitudes de Abraão
Algumas atitudes de Abraão
1. Abrão teve uma Fé baseada na promessa
1. Abrão teve uma Fé baseada na promessa
v.3b em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão:
Em ti, serão abençoados todos os povos.
Eu não sei você, mas a minha fé está baseada nas promessas de Deus.
A grande maioria das pessoas tem uma fé morta, baseada no que está acontecendo ao seu redor.
Porque se eu não tiver bem pastor logo minha fé se vai...
Porque se eu não estiver bem financeiramente, eu não tô nem aí mais pra Deus… (pessoas que acharam que depois do incêndio em nossa empresa, iríamos desistir das coisas de Deus) que tipo de fé seria essa?
Pelo contrário, nossa fé só aumentou! GLÓRIA A DEUS
12:2 Farei de você uma grande nação A segunda promessa de Javé a Abrão refere-se a uma multiplicação milagrosa; Abrão e sua esposa são simplesmente duas pessoas e já passaram da idade de procriar.
Se esses dois fossem olhar para a promessa de Deus, baseando-se no que estavam vendo… ha ha ha
Aplicação:
Independente da situação que você vive hoje, apenas creia!
Existe uma promessa para nós povo de Deus, em ti serão benditas todas as famílias da terra. Isso nos inclui. Paulo diz: Nós somos mais do que vencedores.
2.Não questionou a Deus
2.Não questionou a Deus
(não questionou nem quando Deus pediu Isaque)
Fé sólida (Independente do que acontecesse ele não desistiu)
Quando perguntamos: "Senhor porque eu?
Alguém já ouviu falar em obediência em meio período?
Abrão tinha tudo pra desobedecer.
Ele foi criado numa cidade chamada Ur dos caudeus. O padroeiro da cidade era Nana, a divindade lunar suméria, e o nome da cidade deriva, em sua origem, do nome do deus, URIM2KI, grafia clássica suméria, literalmente "a morada de Nanna.
“Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há muito tempo, vossos pais viviam além do Eufrates, Terá, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses” (Josué 24:2).
Ou seja, Abrão foi um menino criado em meio a idolatria pagã.
As genealogias bíblicas indicam que Abrão é a décima geração de Sem, filho de Noé, já se passaram 10 gerações desde que Yahweh falou diretamente com alguém de acordo com o relato bíblico.
Tinha tudo para dar errado… Mas diz um ditado popular que Deus escreve reto em linhas tortas...
A sua fé era reveladora.
Não tem como eu me esforçar para ter fé. Ela vem de Deus e sem ela é impossível agradar a Deus
Um seminarista perguntou a um colega de turma, à entrada da biblioteca da escola:
– Sabe de algum bom livro sobre fé?
– O melhor livro publicado sobre fé, de que tenho notícia, é a Bíblia. Leia a Bíblia.
A fé vem pelo ouvir,
e o ouvir pela palavra de Deus.
Romanos 10.17
Ninguém tem que dizer pra uma semente que ela tem que germinar
3. A Ação
3. A Ação
Além de não questionar, Abrão teve ação. Do v.1 que é a ordem de Deus para o v.4, vemos a ação desse homem de fé.
Sua fé é demonstrada através da ação, não da fala, apenas age.
Será que não estamos questionando demais a Deus?
A verdadeira fé é revelada através de ações
A frase que usamos hoje na projeção dos dízimos é: "O LEGADO DE AMANHÃ SE CONSTRÓI HOJE"
1João 5.4 (ARA)
4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Conclusão:
Conclusão:
“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.” – Romanos 8.5-7
Depois de um duro discurso de Jesus, muitos dos seus seguidores deixaram de segui-Lo, e Ele perguntou para os 12 que ficaram: e vocês? também não vão embora? respondeu Simao Pedro: Senhor, para onde iremos nós se só tu tens as palavras de vida eterna
Oração pelas famílias