A prática da unidade cristã

Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 39 views

Como a igreja de Cristo vivencia a unidade na prática.

Notes
Transcript

Introdução

O corpo de Cristo precisa viver em unidade, pois essa é a vontade de Deus para a sua igreja. Mas, qual como viver a unidade no dia a dia?
A Palavra de Deus relata que existiu uma igreja que vivia unida em todos os momentos. Isso significa que os membros tinham prazer e a alegria de viver em comunhão.
É importante estudar sobre essa igreja, porque dessa forma podemos colocar a unidade em prática.

Contexto

O livro de Atos apresenta o início da igreja de Cristo na terra, no qual começou em Jerusalém, Judéia e Samaria e depois se expandiu a outros lugares, e no livro de Atos apresenta claramente essa expansão, mas além disso, expõe Deus levantando homens para pregar o evangelho como: Paulo (Atos 9), Barnabé, Pedro e etc.
No livro de Atos retrata o plano de Deus, pois, Ele em sua soberania tem como o propósito de conduzir a história para a glória dEle, e nesse livro é nítido ver o Criador cumprindo a suas promessas e seus propósitos. É possível ver a promessa de Deus sendo cumprida por meio de Cristo e da igreja, a qual é composta por judeus e gentios (At 3.18-26).
Lucas escreve o livro de Atos para mostrar a Teófilo, sobre o crescimento do evangelho e a expansão da igreja que começou em Jerusalém. Em Atos temos a continuação da história da igreja depois que Jesus foi elevado aos céus.
No Capítulo 2, relata como que a igreja primitiva vivia.

Transição

Como praticar a unidade entre os irmãos

Desenvolvimento

1° Adoração Coletiva (vs 42, 46 a)

Lucas descreve como era o viver dos novos convertidos após o pentecostes (Atos 2.1-13) e a pregação de Pedro (Atos 2.14-41). Eles eram dedicados nos momentos de culto e buscavam viver em comunhão uns com os outros.
Atos dos Apóstolos 2.42 (NVI)
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Ensino dos apóstolos. Os apóstolos foram ensinados por Cristo, viveram ao lado dEle, presenciaram a ressurreição do Senhor. Esse ensino vem diretamente do Senhor Jesus (At 1.1), o qual preparou os apóstolos para dar continuidade na pregação do evangelho.
Por isso, o povo se dedicava (concentrar-se a devoção) ao ensino dos apóstolos.
Atos dos Apóstolos 5.42 NVI
Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
Atos dos Apóstolos 20.24 NVI
Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.
Comunhão. Essa palavra vem de “comum”, ou seja, indivíduos que tem interesses em comum e que leva a participar da necessidade do próximo (Atos 2.44-45).
Romanos 12.10–11 NVI
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.
Na comunhão durante o culto, é nítido ver a união que os cristãos tem em Jesus. Partir do pão. Pode ser comer na casa de alguém ou o momento da ceia do Senhor. Mas pelo contexto parece sugerir a ceia do Senhor.
Oração. O povo estavam em oração, isso era um hábito da igreja primitiva (Atos 3.1). Esse povo dependia de Deus, pois a vida de oração demonstra que o cristão depende de Deus.
Atos dos Apóstolos 1.14 NVI
Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Atos dos Apóstolos 2.46 a
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo.
Eles estavam reunidos todos os dias para adorar ao Senhor. Isso significa que eles estavam vivendo a união gerada pelo Espírito Santo.
APLICAÇÃO:
A adoração coletiva significa você vir adorar no templo em comunhão com o seu irmão.
Hebreus 10.25 NVI
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

2° Compartilhar momentos juntos (vs 44, 46 b)

O povo demonstrava a vida espiritual ajudando o próximo e passando momentos juntos.
Atos dos Apóstolos 2.44 (NVI)
Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Mantinham-se unidos. Os cristãos viviam em união, ou seja, tinham um contato frequente. E eles estavam vivendo essa união de forma voluntária e prazerosa.
Tudo em comum. Eles tinham interesses comum, os quais eram de ajudar o próximo e viver a comunhão.
O povo estava em comunhão no culto, mas no dia a dia era nítido ver essa comunhão entre eles.
Atos dos Apóstolos 2.46 b
Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
Partiam o pão e participavam das refeições.
O povo viviam tão unidos que buscavam fazer refeições nas casas. Eles tinham o prazer e a alegria de estarem juntos em comunhão uns com os outros.

3° Observar a necessidade do irmão

Atos dos Apóstolos 2.45 (NVI)
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
A unidade entre o povo, faz com que os cristãos ficam observem a necessidade do irmão. Na igreja primitiva era comum o povo vender os bens e compartilhar com as pessoas necessitadas.
Atos dos Apóstolos 4.32–34 NVI
Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda
Os cristãos não eram egoístas, mas pensava na necessidade das pessoas.
APLICAÇÃO:
O egoísta fica olhando para si mesmo e esquece de olhar para a necessidade do irmão.
Jesus observava a necessidade dos outros. E não era um egoísta.
Mateus 14.14 NVI
Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.

Conclusão

A igreja primitiva era um exemplo de um povo que vivia a unidade nos momentos de cultos e no dia a dia. Esse povo olhava a necessidade do outro e buscava ajudá-los.
As igrejas do dias atuais precisam voltar a praticar a unidade como era no início.
Para viver em unidade é necessário participar das reuniões no templo. Mas essa comunhão precisa ser demonstrada no dia a dia, ou seja, não somente nas reuniões mas em outros locais.

Aplicação

Se dedique a vir nas reuniões da igreja;
Procure visitar o seu irmão, fazer alguma refeição juntos, para compartilhar momentos de comunhão;
Busque verificar a necessidade do seu irmão e ajudá-lo.
Filipenses 2.4 NVI
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Related Media
See more
Related Sermons
See more