A unidade da fé

A COROA DA IGREJA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 274 views
Notes
Transcript

O evangelho visivel

TEXTO BIBLICO

4 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; 4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

O santo ministério e o serviço dos santos

7 E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. 8 Por isso, diz:

Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.

9 Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. 11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. 15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

INTRODUÇÃO
Uma das caracteristicas de ensino dos escritos paulinos eh o equilibrio entre teologia e vida, entre a doutrina e o dever.
Nos 3 primeiros capitulos da epistola, o apostolo Paulo apresentou uma fundamentação teologica, aquilo que Deus fez, para a conscientização desses discípulos de Jesus. (que foi mostrar nossas riquezas em Cristo).
Agora se inaugura um 2o momento dentro dessa epistola, do cap. 4 em diante começa a parte prática, as implicações de pertencer a uma nova família chamada igreja. Ou seja, o que acontece após conhecermos e recebermos a obra de Deus em Cristo pelo Espirito Santo.Paulo vai apresentar nossos deveres e as responsabilidades em Cristo.
Paulo volta-se da exposição para a exortação, da doutrina para o dever, daquilo que Deus faz para aquilo que devemos ser e fazer. Ate o momento ele ensinou e orou pela igreja em Efeso, agora, ele dirige a ela um apelo solene.
EXPOSIÇÃO
4.3 – fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
A unidade eh graça de Deus!
E o apostolo vai falar sobre unidade, o que nao implica em uniformidade. A unidade em questão procede do alto, de Deus, eh interna e organica. Eh produzida pelo supremo poder de Cristo que habita no coração do cristão, e age dentro do organismo da igreja.
Nesse sentido igreja, precisamos ter a clareza de que a unidade nao existe por obra do homem, pelos nossos esforços, ela existe por obra de Deus, construida pelo Deus triuno, e o proprio Espirito de Deus trabalha para unir tudo atraves da paz. Quando cremos em Cristo Jesus, nos tornamos um com todo aquele que crê em Jesus também, independente de placa, tradição, local...
O que Paulo esta dizendo com elegancia eh: Ei quirido! Olha tudo que Deus fez, façam o favor de nao estragar tudo isso, de não trabalharem contra a vontade de Deus. Por iss, meus amados, façam um forçinha para preservar isso que Deus ja fez em Cristo, no vinculo da paz.
Deus produz a unidade, mas nos chama a preserva-la.
Por isso devemos preservar a unidade da fé no vínculo da paz, pois seremos família eternamente, se cremos no mesmo Senhor, se fomos lavados no mesmo sangue e se somos habitados pelo mesmo Espirito.
Como podemos fazer isso?
4.1 - 1Por isso eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados,
Portanto - Ao fazer uso da conjunção por isso (portanto), Paulo deseja conectar a doutrina com a vida, ligando o que ele havia ensinado e o que pedira. Com isso podemos concluir que o que cremos determina como vivemos.
De maneira digna - Quando pensamos em viver de maneira digna com o evangelho, o que vem a nossa cabeça imediatamente são comportamentos morais rígidos. Mas Paulo vai para outra direção.
Ele esta ressaltando aos Efesios, que a boa-nova em que eles creram, a qual foi explicada nos cap. 1 a 3 por Paulo, tem implicações reais na vida comum. Eh necessario demonstrar que receberam um chamado que veio de Deus, e produzir tantos frutos dignos desse chamado quanto possivel.
O nosso andar precisa refletir a vida de Deus, a ideia aqui eh de um equilibrio entre a vida do crente e a vida de Deus.
Da vocação - Sobre que chamado/vocação ele está falando?
R: É o chamado para sermos filhos de Deus e herdeiros da vida eterna, para que representemos e reflitamos a santidade e a bondade do nosso Pai celestial.
4.2com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor,
A Paulo detalha para os efesios como andar de maneira digna da vocação que foram chamados (ou como preservamos a unidade):
Humildade - andando com humildade
Você sabia que a palavra grega para humildade foi cunhada pela fe cristã? Ela não era considerada uma virtude, pelo contrario era sinonimo de fraqueza, desprezada pelos romanos.
A humildade significa abrir mao de impor os interesses pessoais, eh colocar Cristo em primeiro lugar, os outros em segundo lugar e o eu, em ultimo lugar. Essa virtude cristã nos capacita usar nosso chamado e dons humildemente por amor a igreja, sem menosprezar ou rejeitar os outros, sem pensar a seu respeito alem do que convem.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo A Graça da Unidade (4.1–3)

Francis Foulkes diz acertadamente que, em Cristo, a humildade tornou-se uma virtude. Sua vida e morte foram serviço e sacrifício sem qualquer preocupação quanto à reputação

Esse foi o espirito de Cristo, ele era manso e humilde. Agir da mesma forma que Cristo, significa desistir de agir segundo nosso poder. (Jesus se esvaziou)
Mansidão - agindo com mansidão
Essa palavra não eh sinonimo de fraqueza, mas representa a suavidade dos fortes, eh a força sob controle, a docilidade de carater. Eh a qualidade de uma personalidade forte sob controle e serva de outras pessoas. Mansidão eh poder sob controle
Ser manso eh não insistir nos proprios direitos, não reivindicar sua propria importancia ou autoridade. Ser manso eh ser capaz de abrir mão dos seus direitos. (Abraão e Lo)
Conhece alguma pessoa que diz assim… eu estou no meu direito.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo A Graça da Unidade (4.1–3)

Ao comparar mansidão com humildade, chegamos à conclusão de que o homem manso pensa bem pouco em suas reivindicações pessoais, como também o homem humilde pensa bem pouco em seus méritos pessoais.

Paciência - agir com paciência
Essa palavra eh tambem cristã, não era considerada uma virtude pelos gregos e romanos, porque eh a atitude de nunca revidar. Representa a firme paciencia no sofrimento. Alguem que tem um loooongo animo.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo A Graça da Unidade (4.1–3)

Crisóstomo dizia que paciência é o espírito que tem o poder de vingar-se, mas nunca o faz. É a pessoa que aguenta o insulto sem amargura nem lamento.

Eh o amor suportando tudo!
Suportar uns aos outros em amor - agir com amor abnegado que supre o outro.
O comum na nossa natureza humana quando alguém nos tira do sério, causa problemas eh tentarmos tirar essa pessoa do nosso radar. Mas a ideia de Paulo aqui é oposta a nossas reações naturais (humanas), ele reforça a ideia de que é fundamental manter a unidade da fé, mesmo com aqueles irmãos e irmãs que nem sempre agem da forma como gostaríamos. Então é necessário que vocês suportem uns aos outros em amor.
Eh ser amparo, cuidado, suporte entre nos.
Francis Foulkes vai dizer que agir dessa forma:
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo A Graça da Unidade (4.1–3)

é a manifestação prática da paciência. Representa ser clemente com as fraquezas dos outros, não deixando de amar o próximo nem os amigos por causa de suas faltas, ainda que talvez nos ofendam ou desagradem.

O FUNDAMENTO DA UNIDADE
4.4-6 - 4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
Por que fazer esse esforço para preservar a unidade? Agora veremos a explicação.
R: Por que mesmo que as pessoas queiram fazer o oposto (dividir, separar ou reproduzir a unidade nos termos dos homens), há um só corpo, um só espírito, uma só esperança, um so Senhor, uma so fe, um so batismo, um Deus e pai.
A unidade tem como fundamento a verdade biblica, a unidade cristã se baseia na doutrina da trindade: um so Espirito, um so Senhor e um so Deus e Pai de todos.
Essas são as realidades basicas que unem todos os cristãos.
Um so corpo - porque ha uma so igreja verdadeira, formada por judeus e gentios, uma unica familia no ceu e na terra. A Igreja de Cristo eh supradenominacional.
Um so espirito - porque o Espirito que habita em nos filhos de Deus eh o mesmo. “se alguem não tem o Espirito de Cristo, não pertence a Cristo”
Uma so esperança - Que eh o que aqueles que pertencem a familia de Deus aguardam. A bendita esperança da volta gloriosa de Jesus.
Um so Senhor - o Amado Jesus, filho de Deus, que morreu por nos, ressuscitou, vive e um dia vira para nos. O nosso general.
Uma so fe - por meio da qual abraçamos o unico Senhor Jesus Cristo, a saber o conteudo da verdade que cremos (credo), como nossa confiança pessoal em Cristo como Senhor e Salvador.
Um so batismo - que eh o batismo pelo Espirito no corpo de Cristo (1Co 12.13) Bastismo que eh o selo da nossa comunhao com o Senhor (Gl 3.27)
Um so Deus e Pai - Ele eh o pai de toda a Igreja, “de quem toda familia no ceu e na terra, deriva seu nome” . Ele eh “sobre todos” porque exerce dominio sobre todos, “por todos” pois abençoa a todos por meio de Jesus (o mediador) e “em todos” porque somos atraidos por ele a uma relação intima em seu coração, no Espirito (presença de Deus).
Jamais podemos perder de vista a ciencia de que fazemos parte de um grande projeto de Deus. Que eh desenvolvido na historia. Que eh maior que eu mesmo, minha paroquia local e minha propria patria. Eh um projeto que transcende o tempo e o espaço e inclui nele pessoas de todas as tribos, povos linguas e nações, que ja existiram, que existem e que irão existir. Jamais podemos perder de vista o projeto maior que eh a Igreja de Deus.
OS DONS DA UNIDADE (7-11)
4.7 - 7 E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.
Paulo faz um movimento interessante, daquilo que eh comum aos cristãos (da unidade), para o que os difere: os dons espirituais. (a diversidade)
Paulo aqui chama de dons de Cristo, pois Ele eh o mediador por meio de quem os dons são concedidos.
O que são os dons? Dons são presentes, eh uma capacitação vinda de Deus para exercer um serviço na igreja.
Para que são dados? A fim de edificar a igreja, para servir a Deus e aos irmãos, ao ponto de Cristo ser glorificado e os irmaos edificados.
Como podemos descobrir o dom que temos? Atraves da comunhao com a igreja. O Dom nao eh um brinquedo que pegamos para o nosso deleite, mas eh uma ferramenta que usamos para ajudar alguem.
Jesus distribuiu segundo a sua vontade a cada um, segundo a necescidade da Igreja. De forma que não ha perfeção de dom, para que um seja mutuamente util ao outro (somos mancos).
A Diversidade na unidade – Somos chamados para a unidade e não para a uniformidade. Importa que não sejamos todos iguais, mas diferentes, por isso a graça eh repartida diferentemente.
O melhor comentario sobre isso eh do proprio Paulo em (1Co 12.4-7)
Paulo continua e usa uma figura tirada do salmo 68.
4.8-10 8 Por isso diz: “Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” 9Ora, o que quer dizer “ele subiu”, senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra? 10Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
General saia para a guerra e amarrava as pessoas dominadas pelo pescoça, e entrava com aquelas pessoas pela cidade e todos os bens daquelas pessoas, o general dividia entre seus comandados como espolio da vitoria.
Paulo toma essa figura do salmo 68, para dizer que Jesus Cristo se humilhou encarnando e vindo ate nos, obedeceu ao Pai em tudo, morreu, tirou as correntes do cativeiro de satanas, onde estvam os homens, ressuscitou e ascendeu ao ceu como um grande general vitrioso, tendo a maxima exaltação e então escolheu ao inves de acumular os espolios conquistados, dividir esse premio livremente com aqueles que foram capturados por ele em suas cordas de amor, nao seus inimigos, esses somos nos, seus seguidores o povo de Deus.. (dons aos homens)
Se Cristo fez tudo isso, a sua vitória foi para que? Para que esse corpo fosse capacitado para agir semelhantemente a Cristo. Na mesma atitude de humildade e mansidão solicitada no começo da epistola.
Isso eh tão relevante que o proprio Senhor designou.
4.11 - E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
Cristo não abandonou seu proprio corpo, mas dividiu o seu dom com os seus membros para que pudessem desenvolver e edificar a igreja por meio do seu poder.
Quais são esse dons?
Apostolos - Que eram homens comissionados. 1) conheciam Cristo pessoalmente. 2) foram testemunhas da sua ressurreição. 3) tinham o ministerio validado com milagres especiais. Nesse sentido não exisvem mais apostolos hoje.
Mas a igreja eh apostolica, quando segue a douvrina dos apostolos, não quando titula apostolos, a revelia.
Profeta - pessoas que proclamavam a Palavra de Deus. Recebiam mensagens diretamente do ES. Mas hoje nao temos mais mensagens revelacionais, visto que o canon da biblia esva completo. Sendo assim nao ha mais profetas, mas o dom da profecia, que eh a exposição fiel da Escritura.
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo Os Dons da Unidade (4.7–11)

Concordo com John Stott quando diz que ninguém pode reivindicar uma inspiração comparável àquela dos profetas nem usar a fórmula introdutória deles: “Assim diz o Senhor”. Se isso fosse possível, teríamos de acrescentar as palavras de tal pessoa às Escrituras, e toda a igreja teria de escutar e obedecer.

Evangelista - apesar de todo crente ter o dever e realizar a obra do evangelista, ha pessoas com o dom especial de ser um evangelista. (habilidade de faze o evangelho especialmente claro e relevante a descrentes, ajudar pessoas medrosas a dar o primeiro passo na fe…) ex.Billy Gramm
Pastores e mestres - esse eh um so oficio com dupla função. No Nt, não encontramos referencia ao mestre sozinho, desvinculado do ministerio pastoral. O pastor ensina e exorta, alimenta, cuida, vigia e protege as ovelhas. E ele faz isso por meio da Palavra, que eh o alimento e o cajado.
todos os dons se vinculam a Palavra de Deus, ela eh na verdade o grande instrumento para a edificação da igreja.
O CRESCIMENTO DA UNIDADE
4.12,13 - com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
Aqui Paulo deixa claro a razão pela qual Deus concedeu os dons a Igreja, ou seja, a finalidade dos dons:
R: Para que os santos fossem aperceiçoados.
A ideia geral aqui, eh que não sejamos apenas espectadores do culto ou admiradores da igreja, como aqueles que veem de longe. Não são apenas os apostolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres que devem estar engajados, mas toda a igreja deve estar engajada no labor espiritual.
Não apenas domingo, mas tambem durante a semana, os membros se equipando para servir, ensinando, confortando enfermos, sendo generosos, evangelizando, aconselhando, ou qualquer outra tarefa na qual se sintam capacitados.
A tarefa dos oficiais da igreja eh equipar a igreja, os santos para os desempenho do ministerio (serviço a Deus) todos realizam a obra do ministerio. Os membros nao estão pagando para receberem um serviço e beneficios espitiruais.
A proposta de Paulo aos Efesios eh: exercitem os dons de voces, isso reforça preserva e reforça a unidade da fe, esse eh o caminho da maturidade, a medida da plenitude de Cristo. Saiam do banco e vamos jogar.
O alvo da igreja eh a maturidade espiritual (que eh a semelhança com Cristo)
o nosso objetivo deve ser o crescimento espiritual, devemos sempre buscar imitar-Lo, a final ele vive em nos.
4.1414 para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro.
Alvo - a estabilidade espiritual.
Estar firmado na palavra de Deus, conectado ao corpo e exercendo os dons.
Aqui ha uma nuance muito interessante. Não estamos protegidos contra doutrinas enganosas (heresias) quando eliminamos a ignorancia atraves de muito saber.
Paulo esta conectando a proteção contra ensinos enganosos ao valor da unidade e o exercicio dos dons. Porque a heresia nao eh apenas um problema de conhecimento, mas uma enfermidade espiritual que começa com a recusa de servir, a desconexão com o corpo.
Heresia = ruptura, divisão.
Por isso devemos ter cuidado, pois quando nos tornamos reféns de nós mesmo, abrindo mão da importância da unidade, do espírito humilde, de servir, facilmente você pode ser enganado.
Paulo esta falando: Busquem imitar a Cristo, exercitem os dons de voces uns pelos outros, com humildade, mansidão, paciencia, em amor, preservando a unidadeda fe, sendo maturados. Dessa forma voces nao serao enganados como crianças, seduzidos pelas novidades espirituais do mercado, buscando novas experiencias ezotericas.
4.15, 16 - Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.
A verdade e o amor devem caminhar juntos, devemos nos distingiur dos homens enganadores do versivulo 14, nos devemos seguir a viredade e leva-la adiante, com a finalidade de beneficiar outras pessoas, fazendo isso de maneira cativante, possivel somente atraves do amor.
Para que haja crescimento em Cristo, em efésios temos a academia da fé, todos exercitando o seu dom para que o organismo funcione bem, cresça. Precisamos uns dos outros, desde o menor pedaço do corpo, ao maior, todos sao importantes e fundamentais para a que o corpo de Cristo seja edificado.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A unidade é o alvo dos verdadeiros cristãos
Jo 17. 20-23 – 20— Não peço somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem, 21a fim de que todos sejam um. E como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu lhes transmiti a glória que me deste, para que sejam um, como nós o somos; 23eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
Esse deve ser o nosso desejo e intenção, de estar em unidade na igreja local e no reino de Deus.
Qual eh a ideia moderna de membresia?
Eu vou domingo, ouço a mensagem, vou para casa e domingo que vem volto para abastecer o tanque. (exaustores)
Voce não pode ficar só olhando! Nos somos chamados para servir com aquilo que temos no reino, para sermos canal de benção na vida de qualquer pessoa.
A unidade é uma das coisas mais valiosas no Nt.
Quando Cristo vai orar pelos seus discípulos, revela seu grande desejo diante do pai pelos discípulos, que eh que haja uma verdadeira união entre eles, ao ponto de o mundo saber que Jesus foi enviado pelo Pai, quando tiverem amor uns pelos outros.
A igreja em atos mostrou verdadeira unidade. E era o poder do espírito que levava pessoas a serem mais humildes, mansas, tolerantes e unidas em amor.
Quebrar a unidade no nt é considerado pecado.
Quebramos a unidade quando nos desconectamos do corpo, quando nao servimos com nossos dons, quando vivemos autocentrados...
A unidade não exclui diversidade.
Há diversidade nos dons, uma comunidade saudável é uma comunidade que tem gente diferente, atuando em áreas diferentes. A diversidade humana permanece apesar da unidade da igreja.
Do jeito que você é, com a sua capacidade e dom, esteja à disposição de Deus. A unidade é maior que a diferença entre os cristãos.
A igreja não pode ser monotônica, monocromática, uma fábrica de produção em serie, a reprodução de uma personalidade única. Há beleza na diversidade.
O melhor lugar para estarmos nesse mundo é na igreja. Crescendo e sendo abençoado pelo exercer de dons de algumas pessoas, ao mesmo tempo que você , através de seus dons é canal de benção servindo outras pessoas.
Os dons devem ser a base da atuação dos cristãos na igreja. Uma igreja não funciona por cargos. Mais importante é a obra de Deus na sua vida!
O que Deus quer com você?
Onde ele está exigindo você?
Como dar passos para que o seu dom venha a florescer?
Esse é o caminho para você seguir avançando no reino de Deus, crescendo, amadurecendo e a sua vida progredindo.
A questão não é uma posição, relevância ou status eclesiológico, mas se você floresce para o projeto que Deus tem na sua vida dentro do corpo. Essa eh a questão a ser pensada, e os dons são a base.
Perguntas:
como estamos nesse projeto de Deus de edificar a igreja?
estamos andando em humildade, mansidão, paciencia, suportando uns aos outros em amor?
firmados na verdade? um so corpo, um Senhor, uma so fe...
temos desenvonvido os dons que recebemos de Deus para a edificação da igreja e beneficio do proximo para o exercio do ministerio?
voce tem realizado o ministerio que Deus confiou a voce, ou vem cruzado os braços e assistido de camarote?
temos crescido em maturidade, estabilidade espiritual, amor e verdade e cooperação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.