Sem título Sermão (8)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Malaquias 2.17-3.1-6
Uma frequente pergunta que fazemos, talvez uma das mais antigas doutrinas problema do mal.
Onde nós seres humanos constantemente quando se deparamos com acontecimentos no nosso dia a dia, notícias, e tragedias, nós nos perguntamos:
Se Deus existe e Ele É bom, porque existe o mal?
E ainda dizemos, Deus é justo, e o controle do universo está sobre suas mãos, mas, porque existe a injustiça, isso não é justo, de forma alguma.
Por que será que muitos não servem a Deus, odeiam a Igreja, odeiam a Bíblia, ou mesmo não dão nenhuma importância e mesmo assim, essas pessoas prosperam enquanto que muitos justos, muitos crentes da igreja sofrem tanto, passam por tantas lutas e dificuldades, ou mesmo não prosperam como os ímpios?
O cristianismo responde a essas perguntas dizendo que sim, Deus existe e o mal também, e que sim, é verdade que Deus é totalmente justo e bom, e permite mesmo assim que o mal exista no universo que Ele criou.
E sim, Deus é todo poderoso, n’Ele está o controle de todo o universo, nada foge do controle soberano de suas mãos.
E sua permissão de que o mal exista tem o propósito de mostrar a sua soberania ao castigar os ímpios, naquele dia que ele já reservou, assim como mostrar a sua misericórdia ao salvar aqueles que Ele escolheu desde antes da fundação do mundo.
Porém, não conseguimos entender os motivos porque Deus permite que o mal atinja não somente aos ímpios mas também a nós crentes, justos, mas, Deus continua sendo bom e justo, santo e todo poderoso, tudo issi faz parte de um plano maior que está reservado apenas ao saber de Deus.
E com isso, podemos sempre ter uma certeza, que Deus é justo e um dia irá julgar todo mal.
No tempo do profeta Malaquias, a questão do mal existente estava na mente do povo de Israel, e isso, porque a questão do mal (teodiceia) é um problema muito antigo, Desde o tempo de Gênesis podemos ver esse problema vindo a tona.
V.17: Enfadais o SENHOR com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto, que pensais: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?
Malaquias chega ao povo e diz a declaração de Deus ao povo é essa:
Vocês estão me enfadando, a palavra enfadar aqui tem o sentido de irritar, provocar, aborrecer, cansar, desanimar alguém.
Deus estava cansado, enfadado com os questionamentos do povo de Israel.
Deus é longânimo, paciente, mas, o povo de Israel chegou ao ponto de deixar Deus enfadado com as palavras e questionamentos que eles faziam a Deus.
Deus estava aborrecido, e o que estava deixando Deus aborrecido?
V.17b: e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto, que pensais: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?
O povo estava acusando Deus de ser um Deus injusto.
Eles estavam dizendo que para Deus não existia diferença, tanto faz o justo ou o injusto, tanto faz o crente ou não, tanto faz os que servem ou não a Deus, o mal sobrevinha sobre todos e todos sofriam sem distinção.
E eles até chegaram a pensar, Deus se agrada do mal e dos maldosos, pois, os ímpios estão prosperando e os justos estão sofrendo.
O povo estava estão fazendo o seguinte questionamento: Será que vale a pena servir a Deus? se os que não servem a Deus estão prosperando e nós que servimos estamos sofrendo e indo de mal a pior?
será que não é melhor abandonar a Deus e o culto? será que não é melhor deixara a Igreja?
No final, que diferença faz? parecia que para o povo não fazia diferença, porque pelo que parecia, Deus abençoava os que o desprezavam e amaldiçoava os que temiam a Ele e lhe prestava adoração.
O contexto é que o povo estava vivendo em servidão, estavam pagando impostos ao povo Império Persa e assim tinham dificuldades financeiras, por conta que os impostos eram muito alto os valores.
A roça não tinha prosperidade, o comércio não melhorava, e os povos que serviam a outros deuses de outras nações prosperavam e cresciam a cada ano que se passava. Eles estavam se perguntando, como Deus tem nos amado? como Deus tem sido irado com esses povos, se nós que deveríamos prospera, apenas regredimos e piora a nossa situação, enquanto eles que deveriam sofre, só vivem felizes e alegres porque crescem, progridem e prosperam a cada dia.
Que diferença faz servir a Deus? essa era a pergunta do povo de Israel.
E o profeta então disse: Olha só, Deus está dizendo que essa atitude de vocês questionarem Deus, questionando o amor e a justiça dele, está aborrecendo Deus, está cansando Deus.
E ai eles perguntam: Em que estamos enfadando e aborrecendo a Deus?
V.17c: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?
Vocês estão me cansando
Deus não responde o que eles queriam ouvir.
Eu acredito que nessas circunstâncias, a melhor resposta que nós homens queríamos era Deus dizendo:
Vou mostrar a vocês como é bom e muito melhor me servir, vocês vão ser abençoados agora, vão prosperar muito e os outros vão sofrer e ser castigados. Mas, essa não é a resposta que Deus dá.
Deus diz ao seu povo, que vai começar a mostrar então sua justiça, é como se Deus dissesse: vocês querem ver justiça? então, vocês terão justiça e eu começarei a executar minha justiça no meio de vocês, e irei fazer uma purificação. Eu vou separar, quem é meu povo e me serve de verdade, e aqueles que não são meu povo e não me serve verdadeiramente.
Aqui começa a parte que Malaquias fala de uma profecia sobre o futuro e começa aqui neste texto, no versículo 1 do capítulo 3.
E essa profecia vamos ver as três partes que ela se divide:
Primeiro parte da profecia: Deus diz que irá separar quem é seu povo e quem não é trazendo João Batista para preparar o caminho e Jesus.
Deus diz eu vou enviar o meu mensageiro.
Capítulo 3
V.1a: Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim.
As declarações e acusações do povo eram falsas, Deus é justo juiz, e nunca errou nem errará. E essas acusações são fruto de um coração ingrato e corrompido pelo pecado.
Hernandes Dias disse: Deus é santo, tem o controle da História e manifestará o Seu julgamento contra aqueles que pervertem a Sua lei. Diante da pergunta: “Onde está o Deus do juízo?” o Senhor responde: O Deus do juízo virá. Malaquias fala da primeira e da segunda vinda de Cristo ao mesmo tempo. Como Ele virá? Vários argumentos são usados aqui, nessa defesa do Deus do juízo.
Veja, era comum naquela época quando um rei iria para uma cidade, primeiro enviar a antes dele um mensageiro para preparar o caminho, para que o rei chegasse com tranquilidade, sem dificuldades ou burocracia.
E a luz do Novo Testamento sabemos que esse emissário, esse mensageiro que veio antes do rei, foi o próprio João Batista que veio preparar o caminho do Senhor.
João Batista vem após 400 anos d declara: Arrependam-se porque está próximo o reino do céus. Ele está dizendo: Se preparem que o Rei está chegando!
E isso é João Batista dizendo se preparem para a chegada do Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Como se prepara para a chegada o Rei dos reis?
João Batista disse:
Se arrependam dos seus pecados, pois, o Rei está com o machado em suas mãos e irá cortar à raiz das árvore,, e lançaria no fogo toda árvore que não produzisse bom fruto, como também estava com a pá nas mãos para recolher o trigo e guardá-lo em seu celeiro.
Ele estava vindo batizar as pessoas com o Espírito Santo e com fogo, trazendo condenação àqueles que estavam no meio do povo e não queriam se sujeitar a Ele.
Assim, Deus diz que iria executar a justiça que o povo tanto estava pedindo.
A segunda parte da profecia Deus avisa sobre a chegada do mensageiro.
V.1b-3: de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas.
Deus está dizendo: eu mesmo vou chegar como mensageiro da aliança, e no devido tempo, de forma repentina, sem que me esperem.
Deus diz eu virei até vocês e como um ourives, vou sentar, pegar todos vocês, como um ourives pega uma pedra bruta de ouro e vou acender o fogo e começarei a purificar vocês como o ourives, vou então colocar todos no fogo, a prova para separar então os meus do que não são meus. Como o ourives faz no fogo, onde claramente o que for impurezas na pedra de ouro irá derreter e será separado do o ouro.
Deus faz com que essa profecia se cumpra na vinda de João e depois na vinda de Jesus, e no Calvário, na Cruz, Jesus Cristo como a potassa (sabão) do lavandeiro purifica, tira as manchas do meu e do seu pecado, pois, o sangue de Jesus é mais poderoso do que o fogo ou a possa e tira então as manchas deixadas no povo de Deus pelo pecado.
Jesus é o cumprimento dessa profecia, o sangue do Filho de Deus purifica o sacerdócio, o templo, e a mim e a você, os adoradores, e sendo assim, em Cristo, nós temos um culto que é agradável a Deus, aceito e recebido por Deus.
Aqui, temos Deus dizendo: Esses dias de cultos estão contados, pois, o meu mensageiro virá, o meu Filho virá, e Ele vai purificar tudo que vocês tornaram impuros por seus pecados.
E não será sabão, nem mesmo pelo fogo que serão purificados, mas, todos serão purificados pelo sangue d’Ele que nos purifica de todo pecado e que pode limpar o coração.
V.4: Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao SENHOR, como nos dias antigos e como nos primeiros anos.
Deus diz: Eu não me agrado do mal, e nem mesmo dos que o praticam, é tanto, que eu enviarei o meu Filho para purificar o meu povo de todo mal, para que eles me adorem em Espírito e em Verdade.
Quando Cristo, o meu Filho vier, ai sim, teremos oferta do meu povo sendo agradável a mim, e será como nos primeiros anos, onde o meu nome não era blasfemado, onde o meu nome era o honrado, onde o povo oferecia ofertas agradáveis a mim.
Jesus veio para restaura a nossa adoração.
De forma, que apenas por meio de Jesus, a nossa oferta poderá ser agradável.
A terceira parte da profecia é Deus dizendo que a testemunha que promoverá o juízo virá.
V.5: Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Deus pronuncia que virá, mas, não apenas para purificar o povo escolhido, com o sangue de Deus, mas, virá também para condenar os ímpios que estão no meio do seu povo.
Quem são esses? são os feiticeiros, os adúlteros, os que juram falsamente, os que defraudam o salário do jornaleiro, oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não temem a Deus.
Deus diz que é a testemunha que não é a favor do pecado e daqueles que praticam o pecado. Deus prova sua justiça dizendo que irá ser contra todos os que praticam a iniquidade e que não foram purificados por Jesus.
Pego os comentários de Hernandes sobre esse versículo e ele diz:
Deus virá contra os feiticeiros
A feitiçaria e o ocultismo sempre ameaçaram a nação de Israel. Os profetas condenaram os casamentos mistos, que servia como porta de entrada do ocultismo na vida do povo. O ocultismo hoje está na moda. Moisés enfrentou os magos. Saul envolveu-se com uma médium. Pedro confrontou a bruxaria de Simão, o mágico. Envolver-se com ocultismo é envolver-se com demônios.
Segundo, Deus virá contra os adúlteros. Malaquias mostrou no capítulo 2.10–16, que alguns homens estavam abandonando suas mulheres para casar com mulheres pagãs. Estavam cometendo adultério. Estamos vivendo hoje uma abominação a família. As Famílias destroçadas produzem igrejas fracas. A idolatria e a banalização do sexo, o homossexualismo, a pornografia e a imoralidade estão tomando conta da cultura ocidental.
Terceiro, Deus é contra os que juram falsamente. Muitos homens estavam cometendo perjúrio, que é a quebra dos votos conjugais. Os mentirosos não herdarão o Reino de Deus (Ap 21.8). A mentira tem procedência maligna. Muita gente já foi ferida de morte com a língua. Ela é fogo, um veneno letal. E Deus virá contra esses que falam dolosamente.
Quarto, Deus virá contra os que defraudam o salário do jornaleiro. Muitos estão se enriquecendo com o suor do pobre, retendo com fraude o seu salário e sonegando-lhe o pão é algo grave aos olhos de Deus. O sangue do justo fala ao ouvido de Deus, bem como o salário do jornaleiro retido com fraude (Lv 19.13; Tg 5.4).
Quinto, Deus virá contra os que oprimem a viúva e o órfão e torcem o direito do estrangeiro. Deus é o defensor daqueles que não têm vez nem voz.
Concluindo, podemos ver a mudança do cenário. Os acusadores agora é que estão no banco dos réus. O Deus do juízo virá, mas eles não suportarão a Sua vinda. Ele virá, mas eles serão julgados e condenados. Todo mal será julgado por Deus.
Os homens que não temem a Deus, o Senhor é contra.
Quando o homem perde o temor de Deus, ele perde o referencial do certo e do errado.
A nossa geração está perdendo o temor de Deus. Mas, virá o dia glória! Quando Ele “se chegar para o juízo”, então, a pergunta “onde está o Deus do juízo?” será respondida! Porque Deus virá julgar vivos e mortos na pessoa de Jesus, que não virá mais como cordeiro, mas como o Leão vindo julgar todos nós.
E porque Deus fará isso?
V.6: Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Deus não muda
Ele escolheu um povo, Ele fez uma aliança, então, em vez de nos destruir, ele continua nos perdoando, nos dando salvação, perdão e purificação em Jesus.
Deus não muda, e por isso Ele nunca destruiu o seu povo, é por isso, apesar do povo sempre se voltar a ídolos, e deixar Deus, o Senhor constantemente os convida ao arrependimento e a fé no seu Filho, para que sejamos purificados de toda macha do pecado.
Porque não somos destruídos? é porque Deus não muda. Talvez a pergunta nossa, não deveria ser, se Deus é bom, então porque nós sofremos e porque existe o mal.
Mas, deveria ser, se Deus é bom, então, porque eu e você que somos tão ruins, somos tão pecadores, tão impuros e defeituosos, e Deus mesmo assim não nos condena ao inferno mas, Ele nos dá a salvação?
E a resposta é essa, porque Ele não muda, Ele resolveu te amar antes da fundação do mundo, e nada pode mudar isso.
Ele é imutável. E Ele vai julgar a todos, e todos se encontraremos diante do Rei dos Reis e Senhor dos senhores.
E mesmo que mereçamos destruição, Deus não muda, e é fiel a sua aliança.
Aplicações:
1- Deus busca um Culto agradável
Deus enviou Jesus, para restaurar o culto, e para então, eu e você adorarmos a Ele em Espírito e em Verdade.
2- Só podemos adorar a Deus, se primeiro, passarmos pela purificação por meio do sangue de Jesus Cristo.
Se você ainda não foi purificado por Cristo, busque nele limpeza para sua alma, e Ele quando te purificar, você será aceito por Deus, e poderá desfrutar da vida eterna e do privilégio de adorar a Deus e servi-lo todos os dias até a eternidade.
3- Vale a pena cultuar a Deus
Pois, não é o que acontece no presente que define a justiça de Deus, mas sim, como findará todas as coisas.
4- No último dia, nós iremos ver que o problema do mal será resolvido por completo, onde Deus irá punir todo mal.
Todo mal irá findar, pois, João disse que toda lagrima será enxugada pelo Senhor, e o mal será punido no lago de fogo e enxofre, satanás e seus demônios serão punidos e até a morte e o inferno serão punidos. Deus é justo, e não irá mudar o que Ele prometeu em sua Palavra.
5- Um dia nos espera, onde nós iremos cultuar a Deus com toda liberdade.
Porque ainda hoje, até mesmo no culto, nós ainda pecamos, somos pecadores e cultuamos a Deus ainda com a natureza pecaminosa que há em nós. Mesmo depois de purificados. Porque a purificação que Jesus começou em nós, ainda irá ser completa quando Ele vier, e seremos então, finalmente libertos de todo pecado, e seremos totalmente santos e puros por toda eternidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more