Efésios 2

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 153 views
Notes
Transcript

Texto

Ef 2.1-10

Ideia Central

Em Cristo recebemos nova Vida e Salvação.

Proposição

Revelar nosso estado de morte antes de Cristo e como adquirimos nova vida pela Fé, Graça e Misericórdia de Deus.

Introdução / Contexto

Carta escrita a para a Igreja de Éfeso, mas provavelmente escrita como uma carta circular aberta a todas as igrejas, não somente Éfeso.
Visando alcançar leitores gentios, alheios aos costumes e a vida de Israel.
Uma carta para nós.
O tema principal de Efésios é o relacionamento entre o Senhor Jesus Cristo celestial e o seu corpo terreno, a igreja.
E para isso, Paulo vai tratar de diversos temas ligados a Cristo e sua Noiva.
No capítulo 2 vemos a declaração mais clara a respeito da salvação pela graça, por meio da fé, de toda a Bíblia
Efésios 2.1–10 BEARA
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
E é nesta declaração de salvação que eu quero focar hoje.

Esboço

Nos versículos anteriores, Em Ef 1 Paulo descreve a forma como somos abençoados por Deus em Cristo, como Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, como Ele nos resgatou, como Ele nos redimiu, como tudo o que aconteceu na história convergiu para a sua chegada.
No final do capítulo 1 Paulo mostra o Cristo entronizado, acima de todo principado e potestade e como podemos ver em Ef 1.22-23
Efésios 1.22–23 BEARA
22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Ele é o cabeça da Igreja, e é sobre essa igreja e seus membros que Paulo vai falar no capítulo 2.

Antes mortos – Ef 2.1-3

Efésios 2.1–3 BEARA
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Antes de Cristo nos alcançar e nos trazer para Seu corpo, Sua igreja, nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados.
Essa é a consequência do pecado dita por Deus em Gn 2.16-17, certamente morrerás, o homem comeu e morreu. A morte indicada por Deus aqui, não era uma morte física, mas sim uma morte espiritual, o espirito do homem estava ligado a Deus, em comunhão e santidade, porém com o pecado a morte passou a existir, essa comunhão e santidade foi rompida. Por isso Paulo começa sua tratativa com a igreja, mostrando nossa condição antes de Cristo.
Morte Espiritual, consequência de nossas próprias ações – Delitos e Pecados.
Mas o que nos leva a cometer esses delitos e pecados, como chegamos a esse ponto?
Bom do texto nos revela que existem três forças que nos levam a pecar.

1° O Mundo

Andávamos segundo o curso deste mundo – Andávamos como o mundo anda, olhem o que João diz sobre isso – 1 Jo 2.15-16
O Mundo nos oferece os desejos (concupiscência), os desejos da carne (prazeres), os desejos dos olhos (cobiça) e a soberba da vida (achar que tudo isso é o melhor), mas isso não procede de Deus.
Nós estávamos mortos por que caíamos nesse caminho do mundo, nos deixando guiar por isso, andando neste curso de vida.

2° O Diabo

A segunda força que nos leva ao pecado e a morte é o próprio satanás, Paulo está afirmando para os Efésios que o seu comportamento fora diabólico. Tinham seguido o exemplo do Diabo, o príncipe da potestade do ar.
Foram conduzidos pelo supremo governante dos espíritos imundos que reina na atmosfera. De boa vontade obedeceram ao deus deste século.
Satanás influencia o mundo ao pecado, e por vezes, tenta os cristãos a pecar também, mas Paulo se reveria ao estado de morte, ou seja, antes de Cristo, todos aqueles que estão sem Cristo agem e acordo com o dominador deste século – Satanás.
Ao invés filhos de Deus, somos chamados de Filhos da desobediência – Desobediência a Deus que se iniciou no Éden e continua até hoje.

3° A Carne

Quando mortos, andávamos segundo as inclinações (desejos) de nossa própria carne, Paulo coloca agora o pecado como sendo também culpa nossa, não só o mundo ou Satanás nos leva a pecar, nós mesmo desejamos isso. Nosso estado de desobediência nos leva a desejar a vontade da carne e dos pensamentos – nos perdemos em nossos pecados e em nossos pensamentos pecaminosos.
Portanto somos indesculpáveis, não podemos agir como Adão agiu, tentando justificar seu pecado jogando a culpa em outro, nós pecamos por que nós queremos pecar, é nosso desejo, é nossa inclinação natural.
Por isso nos tornamos não somente filhos da desobediência, mas somos também filho da ira, filhos da desobediência pois somos filhos de Adão e filhos da Ira, por que estamos sob a ira e o Juízo de Deus devido nossos delitos e pecados.

Agora vivos – Ef 2.4-7

Efésios 2.4–7 BEARA
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Mas Deus – A segunda parte começa com uma conjunção adversativa, uma pequena palavra que indica uma mudança, uma oposição ao que está acontecendo.
O estado do homem até agora era de morte, MAS Deus entra agora em cena para mudar este cenário.
Por que Ele fez isso? Por que Deus entra em uma cena tão feia, por que Ele resolve agir e mudar algo se somos Filhos da Desobediência e da Ira?
O texto explica e nos dá 2 motivos pelo qual Deus resolve agir:

1° - Misericórdia

Por que Deus é rico em Misericórdia, misericórdia é o ato de Deus alcançar o perdido, geralmente falamos que a Misericórdia de Deus é o ato de Ele não nos dar o que merecemos.
Sabemos que o Salário do Pecado é a morte (Rm 6.23) e sabemos que todos pecaram e estão distantes da Glória de Deus (Rm 3.23), por estarmos distantes de Deus e por pecarmos merecemos nada menos do que a morte, já estávamos mortos espiritualmente e merecemos também a punição da morte física, mas aí entra a misericórdia de Deus.
Essa punição de morte que nós merecíamos não nos foi cobrada, mas foi paga por alguém, o salário não pode deixar de ser pago, a diferença é que outra pessoa pagou em nosso lugar. Jesus levou sobre toda a nossa culpa pelo pecado naquela cruz, Ele recebeu o preço final.

2° Amor

Toda essa misericórdia só pode ser manifestada por nós por que primeiramente Deus nos amou, Ele ama a Sua criação, mesmo com nossos pecados, mesmo com nossos delitos, com nossas ofensas a Deus, Ele nos ama.
Esse é o amor que é relatado em 1 Co 13.4-8, o amor que suporta todas as coisas, que suporta até mesmo nós pecadores. Agora faz mais sentido ainda o famoso texto de João 3.16
A consequência do Amor e da Misericórdia de Deus é que nós somos então trazidos de volta a vida, ressuscitados em Cristo, saímos com Ele e através dEle deste estado de morte que o texto começou dizendo que estávamos, e agora temos novamente vida para que todos possam ver isso e reconhecer a Bondade e a Graça de Deus através dessa nossa nova vida.

Tudo pela Graça – Ef 2.8-9

Efésios 2.8–9 BEARA
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.
Isso é a Graça de Deus, enquanto a Misericórdia era o fato de Deus não nos dar o que merecíamos (morte), a Graça é o fato de Deus nos dar aquilo que não merecemos (vida).
Não merecíamos a vida, mas em Cristo ganhamos essa nova chance, e temos acesso a essa nova chance pela fé, a fé em Cristo e fé que Seu sacrifício foi eficaz para nos limpar e purificar, essa fé é a chave de acesso que nos dá novamente vida e relacionamento com Deus.
E nada disso parte de nós, tudo isso vem de Deus – O Amor, A Misericórdia, A Graça e até mesmo a Fé, tudo isso é dom de Deus.
Não vem de homens ou de obras de homens, para que ninguém possa se gloriar e falar que sozinho conheceu a Deus, ou que sozinho alcançou a salvação, estávamos mortos, morto não consegue agir sozinho, morto não consegue fazer nada.
Vamos relembrar uma história que ilustra bem isso, lembrem de Lázaro. O que Lázaro fez para ser ressuscitado? NADA. Cristo veio, Cristo ordenou, Lázaro ressuscitou.
A Graça de Deus se manifestou nos alcançando com Seu Amor e Sua Misericórdia e agora novamente podemos ser chamados de “FEITURA DELE” – Objetos de Sua própria criação, voltamos ao estado original da criação de Imagem e Semelhança em Cristo.

Para as Boas Obras – Ef 2.10

Efésios 2.10 BEARA
10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Essa nova vida pela Graça e Misericórdia de Deus deve produzir um fruto em nós – As Boas Obras.
Interessante o jogo de ideias que João traz aqui em seu livro.
Não somos salvos POR Obras – Salvos pela Fé
Somos salvos PARA Obras – Frutos – João 15.5
Somos salvos e agora que estamos em Cristo, temos nova vida, somos chamados a espalhar essa nova vida, assim como recebemos amor, misericórdia, graça, somos chamados a espalhar tudo isso ao mundo, não fomos salvos para se esconder ou esconder essa salvação, mas sim fomos salvos e convidados a espalhar essa noticia pelo mundo a fora.
E João faz ainda outro jogo de ideias.
Não devemos andar no caminho do mundo – Delitos e Pecados
Devemos andar no Caminho de Cristo – O qual de antemão nos preparou.
Somos chamados a andar com Cristo e como Cristo, vida de santidade e propagação do Evangelho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.