A unidade traz alegria
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Você já parou para pensar que Cristo salvou pessoas pecadoras e falhas? Esses que foram salvos se tornaram um único povo, esse povo é de toda língua, povo, nação, ou seja de vários lugares do mundo.
Deus por meio de sua graça uniu esse povo, a fim de trazer glória ao seu próprio nome. Também para que os perdidos pudessem conhecer o Deus Todo Poderoso.
A unidade é motivo de louvar ao Senhor, pois demonstra a maravilhosa graça de Deus. Nesse momento iremos meditar na letra de um cântico que fala sobre unidade.
Livro de Salmos
Livro de Salmos
O livro de salmos são poesias e contém temas diferentes:
1. Louvores
2. Orações
3. Pedido de vingança contra os inimigos
4. Fatos Reais
5. Lamentos e Queixas
O livro de salmos são vários autores que escreveram.
Contexto
Contexto
Para entender esse salmo é necessário voltar na história. O povo de Israel foi escolhido por Deus e quando eles chegaram à terra prometida, foi dividido a terra entre as doze tribos, mas eles não tinham nenhum rei. Então os juízes governavam sobre as tribos, por exemplo, Sansão, Débora, Jefité, etc. Diante disso, a nação de Israel começou a pedir um rei, visto que, as outras nações eram governadas por reis e eles desejavam o mesmo.
A nação de Israel não tinha um lugar certo para adoração e cada tribo tinha o próprio santuário. Além disso, cada um fazia o que achava certo ao seus próprios olhos (Jz 21.25). Por isso, o povo começou a pedir um rei para o profeta Samuel (1 Samuel 8) e Saul foi ungido rei, e ele não foi um bom rei. Após a sua morte aconteceu guerras entre as tribos e as 11 tribos não aceitaram Davi como rei, desse modo, ungiram Isbosete. Mas a tribo de Judá ungiu Davi como rei deles (2 Sm 2). E depois de muitos anos de guerra a tribo de Judá vence e todo o Israel passa a ser reinado por Davi (2 Sm 5).
Davi reinou sobre toda a nação de Israel e o único lugar de adoração era em Jerusalém. E no seu reinado a nação prosperou financeiramente, expandiu os territórios e prosperou espiritualmente, pois Davi levou o povo adorar o Deus de Israel. Então, ocasião desse salmo foi a comemoração da unidade entre as tribos de Israel.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Salmo 133.1 (NVI)
Como é bom e agradável
quando os irmãos convivem em união!
Oh! O texto começa usando a expressão “Oh”, que traz o sentido de ver e prestar atenção. Isso significa que o salmista chama a atenção.
Como é bom e agradável. Proporciona prazer, alegria e satisfação.
Os irmãos vivam em união. A união é preciosa, o povo de Israel estava unido após anos de divisão.
Davi rende graças pela paz e harmonia que estava tendo entre as tribos de Israel. E ele deseja que os israelitas vivem unidos e tenham um bom relacionamento um com o outro. O salmo apresenta a bondade de Deus em unir o povo que Ele havia escolhido, mesmo diante de um caos de guerra e o reino prestes a ser destruído, o Senhor uniu o povo e por isso Davi faz questão de louvar dizendo que é bom e agradável a união do povo de Deus.
Acontece conflitos e desentendimento entre o povo, mas é importante reconhecer o erro e buscar consertar-se para que ocorra a paz e a união, pois somos um em Cristo e a comunhão precisa acontecer pelo amor fraternal. Porque enquanto estiver conflitos, discórdia, divisão, o corpo de Cristo não terá um bom andamento e a desunião não glorifica ao Senhor.
O salmo traz um grande ensinamento de unidade entre os membros do corpo de Cristo. Porque assim como Israel era o povo escolhido por Deus.
Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.
“O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.
A igreja é o povo escolhido de Deus, desse modo, é necessário que o povo viva em união.
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
APLICAÇÃO:
Os cristãos precisam buscar conservar e preservar a unidade no corpo de Cristo. Além disso, ter prazer e satisfação para viver em unidade.
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Salmo 133.2 (NVI)
É como óleo precioso
derramado sobre a cabeça,
que desce pela barba, a barba de Arão,
até a gola das suas vestes.
O óleo mencionado por Davi é aquele que era usado para ungir o sumo sacerdote (que intercedia a Deus em favor do povo de Israel). Esse óleo foi o que Moisés derramou sobre a cabeça de Arão, o primeiro sumo sacerdote que a nação teve (Lv 8.12 “Depois, derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para consagrá-lo.”), e o óleo escorria até o colarinho da sua veste. No peitoral da túnica tinha o nome das doze tribos de Israel. Esse óleo simbolicamente representa a consagração do sumo sacerdote.
Davi usa o óleo afirmando que a unidade entre os cristãos é aceita por Deus, assim como é aceito o sumo sacerdote.
Salmo 133.3 (NVI)
É como o orvalho do Hermom
quando desce sobre os montes de Sião.
Ali o Senhor concede a bênção
da vida para sempre.
O monte Hermom fica no norte de Israel, era uma montanha muito alta. O orvalho era uma grande benção para a terra de Israel, pois no monte Hermom era um local muito seco. Assim como o orvalho refrescou o monte Hermom, a unidade alegra as famílias de Israel no monte Sião quando elas estão reunidas para adorar ao Senhor. O monte Sião é o local de adoração dos israelitas, onde Deus se encontra com o povo e lhe dá as bênçãos.
APLICAÇÃO:
A união alegra o coração de Deus e Ele faz chover bênçãos sobre aqueles que vivem em paz e em harmonia.
Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.
Conclusão
Conclusão
Davi louva ao Senhor nesse salmo, agradecendo pela união entre os israelitas. Ele mostra que a unidade entre o povo de Deus traz prazer e alegria.
Os crentes precisa viver em unidade, pois isso traz glória para o Senhor, ou seja, isso glorifica o nome de Deus. Isso quer dizer que quando os cristãos estão reunidos e louvando ao Todo Poderoso, isso é agradável aos olhos de Deus e dessa forma Ele derrama bênção sobre o seu povo que vive em união.
Aplicação
Aplicação
Você que é cristão
O mundo só conhecerá o Senhor Jesus Cristo, quando o povo de Deus viver em união.
Você que vem na igreja apenas nos domingos.
A igreja é muito mais do que simplesmente ouvir uma mensagem de domingo a noite. São pessoas que representam o Senhor Jesus Cristo nessa terra e não o prédio da igreja. No meio desse povo, é possível encontrar amizades, alegria, comunhão.
Diferentes denominações
Hoje em dia existem várias denominações como, assembléia, presbiteriana, batista, metodista, etc.
Eles são o povo de Deus, mas tem pensamentos diferentes, uso e costume diferentes, eles cultuam a Deus de forma diferente.