MOISÉS E A FÉ QUE ABRE MÃO. Pág. 159-168

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 88 views
Notes
Transcript
Hebreus 11.23–29 NAA
Pela fé, Moisés, depois de nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que era um menino bonito e não temeram o decreto do rei. Pela fé, Moisés, sendo homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado. Ele entendeu que ser desprezado por causa de Cristo era uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a recompensa. Pela fé, Moisés abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a ira do rei, pois permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. Pela fé, os israelitas atravessaram o mar Vermelho como por terra seca. Quando os egípcios tentaram fazer o mesmo, foram engolidos pelo mar.
O livro de Hebreus diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Isso porque a fé nos leva a reestruturar a nossa vida em volta de uma verdade. A fé que agrada a Deus é mais do que um “mero acreditar” que não nos tira do lugar.
Por amor a Deus precisaremos dizer não para algumas coisas que a sociedade considera normal. O problema de muitos é que eles não querem abrir mão de algo por causa de Deus. Porém, a fé verdadeira capacita o cristão a fazer isso e a fazê-lo com alegria.
Essa foi a experiência de Moisés. Essa é a experiência de todo cristão. No texto de Hebreus, podemos ler que, pela fé em Deus e na sua Palavra, para servir e andar com Deus,
12.1. MOISÉS RECUSOU POSIÇÃO SOCIAL ELEVADA. Hebreus 11:24
12.1.1. O Egito, na época de Moisés, era uma potência. Eles aprenderam a conviver com as altas e baixas do Rio Nilo e aproveitá-las. Eles possuíam técnicas de extração de minério, sistemas de irrigação, técnicas de produção agrícolas e sistemas práticos e eficazes de medicina.
12.1.2. Também desenvolveram os primeiros bons navios e um sistema de matemática e engenharia eficazes. Com a economia em alta, fizeram grandes construções como as pirâmides, além de palácios, templos e obeliscos.
12.1.3. Nos dias de Moisés, o Egito era um centro cultural, artístico e literário. Era terra das riquezas, festas, celebrações, novidades e oportunidades. E Moisés não era qualquer um. Ele era o filho da filha do faraó. Ele estava “no topo da pirâmide”. Ele era conhecido, importante, destacado e invejado pelos pobres mortais.
12.1.4. Moisés tinha o que muitos jovens e adultos, hoje, desejam e jamais conseguirão. Hoje, muitos lutam, sacrificam, brigam e se expõem ao ridículo pela fama. Por quê? Para obter uma posição social privilegiada. Todos sonham em deixar o anonimato e conquistar fama, dinheiro e poder. Moisés chegou lá. E, de repente, largou tudo!
12.2. MOISÉS DESPREZOU OS TESOUROS DO EGITO. Hebreus 11:26
12.2.1. No Egito, Moisés se destacou, despontou, deu certo. Tinha tudo para enriquecer mais e mais. Mas Moisés, por amor a Cristo, “abriu mão” e “desprezou” os tesouros do Egito para estar como o povo de Deus. Leia o que Estevão falou sobre Moisés em Atos 7:22
12.3. MOISÉS DISSE “NÃO” AO MEDO DA IRA DE FARAÓ. Hebreus 11:27
12.3.1. Faraó era um líder forte, iracundo, intimidador e violento. No último encontro com Moisés e Arão, suas últimas palavras foram: “Saia da minha presença!” Êxodo 10:28
12.3.2. Imagine se o general de um exército falasse o mesmo para você! Qualquer pessoa normal ficaria preocupada e com medo, mas Moisés ficou firme e decidiu encarar, mesmo quando o faraó enviou seu exército para persegui-lo.
12.4. QUAL O SEGREDO DE MOISÉS?
12.4.1. Como Moisés fez tudo isso? Como não se deixou levar pela fama e recusou posição social elevada? Como não se deixou encantar pela riqueza e desprezou os tesouros do Egito? Como não se deixou paralisar pelo medo e ficou firme diante das ameaças de faraó?
12.4.2. A resposta do autor aos Hebreus é: PELA FÉ! A fé que agrada a Deus, a fé bíblica, a fé salvífica, essa é a tese de Hebreus 11. Pela fé Moisés...
1. Já adulto, recusou ser chamado ser chamado filho da filha do faraó. V. 24
2. Saiu do Egito, não temendo a ira do rei. V. 27
3. Celebrou a Páscoa e fez a aspersão de sangue, para que o destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas. V. 28
4. O povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca. V. 29
12.4.3. Ele realmente creu, acreditou, confiou, enxergou, ouviu, sentiu e obedeceu. Como eu escrevi antes, a fé é um sexto sentido que nos capacita a enxergar a realidade espiritual à nossa volta. Essa fé abriu seu entendimento para ver duas coisas: V. 25
1. Os prazeres do pecado são passageiros.
2. Os prazeres da vida com Deus são eternos
12.4.4. Ele preferiu o banquete divino, do que o algodão doce satânico. Moisés preferiu ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo: V. 26
1. Curtir as riquezas do Egito nesta vida, custaria curtir a miséria na eternidade.
2. Já sofrer com o povo de Deus nesta vida, renderia galardões e riquezas eternas no céu. Moisés contemplava uma recompensa bem maior que os tesouros do Egito!
12.4.5. Essa santa fé abriu seus olhos para ver a Deus por trás do Faraó. V.27. Ele via aquele que é invisível. Para os egípcios, faraó era um tipo de deus. Com hoje, para muitos, seu deus é o dinheiro, o patrão, o emprego, o amigo rico, o parente influente, o namorado, o filho.
12.4.6. Os egípcios, que creram em faraó, viram a morte entrar em suas casas. Já, os judeus que creram na Palavra de Deus, através de Moisés, viram o livramento. Moisés venceu porque fixava seus olhos naquele que é invisível. Ele viu o Deus invisível. Você consegue ver Deus por trás dos problemas da vida?
12.4.7. Moisés venceu a verdadeira batalha da fé. Ele manteve a sua atenção fixa em Cristo. Enquanto fazemos isso, seremos vencedores, independente das circunstâncias. Porém quando nos distraímos e olhamos para os mares revoltos, encontramos fraqueza, dúvida, medo, decisões erradas e fracassos. Hebreus 12:1-2
12.4.8. Se a fé é o segredo da vida de Moisés, como essa fé influenciou suas ações e decisões? A vida é construída sobre o alicerce do caráter, caráter é construído sobre o alicerce das decisões, decisões são construídas sobre o alicerce da fé.
12.4.9. Moisés creu e estabeleceu seus valores na Palavra de Deus. Com esses valores ele tomou suas decisões – determinações acertadas. O conjunto dessas decisões acertadas lhe conferiu o caráter de homem de Deus.
12.4.10. Como Moisés, você também tem, neste mundo, seus faraós, desertos, tentações e responsabilidades a enfrentar. Como enfrentar e vencer tudo isto? Crendo em Jesus. Crendo que ele é o Cristo. I João 5:1
12.4.11. Significa declarar, como os apóstolos, que você crê na sua divindade; na sua encarnação, que ele foi gerado pelo Espírito Santo; crer na sua morte substituta, pelos seus pecados; crer na sua ressurreição; crer na sua segunda vinda, no seu reino e senhorio.
12.4.12. Como sei que tenho essa fé? A prova que sua fé é genuína é seu amor pelos irmãos. Como está seu amor pela igreja de Deus? Como é seu relacionamento com os membros do povo de Deus?
12.4.13. É essa fé verdadeira, professa e vívida, que nos garante vitória sobre o mundo, pois nos leva a recusar as honras e as riquezas deste mundo em prol do verdadeiro tesouro que é Cristo e seu reino. I João 5:4
CONCLUSÃO:
Pergunto: por amor de uma mulher ou homem muito especial, você renunciaria a um bom emprego? Renunciaria a uma posição de influência e conforto? Enfrentaria pessoas violentas e perigosas? Deus é infinitamente mais importante que qualquer pessoa que existe. Pela fé, escute a voz de Deus e obedeça. Renuncie ao que for e você nunca se arrependerá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more