O Paralítico Curado e os Líderes Cegos

João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Ideia Central:

Jesus curou o paralítico do tanque e depois o ensinou sobre a cura espiritual, mas os líderes judeus não entenderem nem uma nem outra cura.

Proposição:

Mostrar que a cura principal que Jesus quer dar é a espiritual não a física. Mostrar como muitas vezes mesmo pessoas “religiosas” estão cegas para ver Deus agindo.

Introdução/Contexto:

Jesus estava entrando na cidade de Jerusalém quando se depara com diversos enfermos parados junto ao tanque de Betesda, ali Jesus cura um enfermo (provavelmente paralítico) que por ordem de Jesus levanta, pega suas coisas e anda.
A cena da cura do paralítico no poço termina seu primeiro ato com um comentário – E aquele dia era sábado.

Esboço:

O 1° Encontro com Cristo

O dia daquele homem começou justamente com seu encontro com Jesus (Jo 5.1-9), onde Jesus se aproxima desse homem e o cura, ordenando que ele se levante pegue seu leito e suas coisas e ande.
Seu primeiro encontro com Cristo foi um milagre de cura física.

O 1° encontro com os Líderes Religiosos

O homem curado obedeceu a ordem de Jesus, pegou seus pertences e seu leito e foi embora de seu lugar, saiu daquele lugar de desesperança e foi rumo a uma nova vida.
O Judeus ao perceberem um homem carregando suas coisas no dia de sábado foram logo repreende-lo. Eles sabiam que aquele homem era paralítico? Provavelmente sim (ele carregava seu leito, ele estava enfermo a 38 anos, a cidade não era tão grande assim, provavelmente o conheciam).
Não ficaram impressionados com o fato da cura, mas sim com a “transgressão” da Lei, seu legalismo os impedia de ver o milagre.
Muitas vezes nos preocupamos demais com seguir cegamente as regras e as leis, que acabamos criando um relacionamento legalista, ou um termo mais apropriado – Farisaico, com Deus, esses homens conheciam a Palavra de Deus, mais do que qualquer um, esses homens se diziam seguidores de Deus, estudiosos da Palavra, mas não conseguiram reconhecer um milagre, não conseguiram reconhecer o mover de Deus na sua frente.
Serviam a Deus, mas estavam de olhos fechados para as obras de Deus.

Curado por quem?

A prova maior de que Jesus escolheu se aproximar daquele homem sem que ele nada tivesse feito, é de que o homem não sabia quem Jesus era, em sua longa estadia nos degraus do poço aquele homem não sabia de nada do que estava acontecendo em Jerusalém, Jesus já havia feito diversos sinais, já era conhecido e seguido por diversos, mas aquele homem não conhecia Jesus.
Seu problema o desligou do que acontecia ao seu redor, ele não ficava em uma via principal ou mesmo no centro da cidade pedindo esmola, mas ele estava em um poço, logo na entrada da cidade, focado em tentar resolver seu problema, até que Cristo o alcança e o cura.
Ao ser curado, sua atitude revela um homem atônito, sem acreditar no que está acontecendo, ao receber a ordem de levantar e andar, algo que ele não podia fazer há 38 anos, este homem levanta e sai a andar, curtindo sua libertação, curtindo seu milagre, sua empolgação é tanta que ele nem se lembra de conversar com o Homem que o curou, ao ser perguntado quem havia feito isso, esse homem volta a si e percebe que não sabe nem o nome de seu Salvador.
Ao passarmos por problemas, uma atitude comum é a do isolamento, nos desligamos do que está ao nosso redor, nos desligamos ao que se passa no resto do mundo e focamos somente na solução do nosso problema, e quando isso não acontece de forma rápida, mais e mais nos isolamos, e acabamos como aquele homem, sozinho, na periferia da cidade, sem amigos para o ajudar, focado em uma cura milagrosa (a agua do poço) que poderia ou não ser verdade, sendo que o verdadeiro milagre, o Salvador estava na cidade, se não fosse o fato de Cristo vir até ele, ele continuaria em sua busca vazia e inútil por cura.

O 2° Encontro com Cristo

Mais tarde, ao que tudo indica ainda no mesmo dia, este homem novamente tem um encontro com Cristo, mais uma vez Cristo chegando até ele, mas dessa vez a cura não será física. Jesus apresenta a esse homem um problema maior do que a sua doença, apresenta a ele o problema do pecado, comparado ao pecado aquele problema de paralisia não era nada, pois o pecado o levaria a consequências bem piores do que em seu primeiro estado de paralítico.
Não peques mais é a ordem dessa vez, Jesus apresenta ao homem o verdadeiro motivo para o qual veio ao mundo, Jesus não veio para curar enfermos ou fazer qualquer milagre, Jesus veio para curar o maior mal que existe no mundo, o pecado, esse é seu verdadeiro milagre, se entregar em nosso lugar para nos limpar e curar de nossos pecados.
Aquele homem já havia entendido que nas palavras de Jesus havia poder e verdade, então o primeiro milagre serviu para mostrar ao homem quem Jesus era para que ele pudesse então aceitar o segundo milagre, deixar sua vida de pecador e se render a Jesus.
Agora sim, aquele homem havia recebido a cura completa.

o 2° Encontro com os Líderes Religiosos

Ele sai feliz, correndo contar a novidade, ele descobriu quem lhe deu uma nova chance, uma cura, e não o curou somente fisicamente, mas também se preocupou em lhe curar espiritualmente. Foi Jesus, Ele me curou, Ele me salvou, essa é a grande notícia que deve ser contada.
A resposta daquele homem é a resposta que é esperada de nós, ao entendermos que foi Jesus quem nos alcançou, que foi Jesus que nos transformou e que nos curou de nosso maior mal, devemos nos apressar em contar isso aos outros, para que mais enfermos possam ser curados, para que mais pecadores possam ser perdoados. Ao lermos textos como este devemos nos lembrar da sensação de quando nós fomos visitados por esse mesmo Jesus e curados, perdoados, limpos e essa mesma alegria e prontidão em contar a boa notícia deve encher também nossos corações e bocas.
Mais uma vez temos os personagens “Os Judeus” entrando na história, interessante notar que João se refere aos lideres religiosos como os judeus, não como os sacerdotes ou os fariseus, mostrando que o povo de Deus – Os Judeus, estavam rejeitando a Cristo (Jo 1.11).
Novamente os líderes religiosos se deparam com o homem curado, antes uma cura física, mas que eles não se importaram, agora novamente aquele homem está de pé diante deles, curado espiritualmente, mas novamente aqueles homens “servos de Deus” não conseguem reconhecer isso. Tudo por causa de um coração endurecido, não conseguiram reconhecer que o Messias tão aguardado estava entre eles, curando e perdoando pecados.
Ao invés de adorá-lo, procuravam mata-lo.
Essa é a resposta do mundo a grande mensagem do Evangelho, ao mostrarmos a muitos as mudanças que Cristo fez e faz em nossa vida, muitas vezes as respostas que obtemos são corações duros, dispostos a matar mas não a adorar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more