ABRA MÃO DO CONTROLE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 40 views

Domínio próprio não é você controlar a sua vida, mas saber para quem você vai dar o controle da sua vida.

Notes
Transcript
Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. (Gálatas 5:16-26).
Vamos falar hoje sobre o domínio próprio, autocontrole. De acordo com o texto bíblico, o domínio próprio é uma das virtudes do furto do espírito. Significado de domínio próprio: Pessoa que consegue dominar os seus impulsos, controla seus atos, suas emoções. O domínio próprio na Palavra de Deus vai mais além desse significado.
Como se dá esse domínio próprio? Quem controla a sua vida? Como sua vida é controlada?
O valor do autocontrole fica muito bem expresso nas palavras do rei Salomão quando ele escreve dizendo que “mais vale controlar-se a si mesmo do que conquistar uma cidade” (Provérbios 16:32).
— Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. (João 15:5).
Crescimento do cristão à como se dá o crescimento daquele que nasceu de novo? O que acontece na vida de alguém que é habitação do Espírito?
Essa ilustração nos ensina 4 coisas:
1) O crescimento do cristão, assim como o fruto é gradual, ou seja, é lento ou até mesmo invisível à você não consegue ver seu filho crescer (deixa o filho em casa e volta a noite ele cresceu biologicamente, mas você não viu) à assim também é o fruto. Estamos em um processo à a palavra pregada vai trazendo uma transformação na vida de vocês.
Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. (Tiago 1:21)
Então não se culpe se em alguns momentos você se ira, fala algum palavrão, não tem paciência. A Palavra de Deus nos diz que nós somos transformados de glória em glória, dia a dia. O Espírito Santo está moldando você. Parece que você vem aqui e nada mudou! Filipenses 1:6 – Aquele que iniciou a boa obra há de completá-la em vós. Não fique ansioso porque a mudança é gradual.
2) O crescimento do cristão é inevitável à se o Espírito Santo habita em uma pessoa, esse crescimento vai ocorrer. É o poder do Espírito Santo dentro de nós. Dar o exemplo da casa que é construída perto de uma árvore, as raízes vão crescer e um dia destruir o concreto. Não importa o quanto duro é seu coração, se o Espírito Santo entrar Ele vai quebrar seu coração de pedra e lhe dar um coração de carne. Dia após dia Ele vai te incomodando, você peca e ele está ali te incomodando.
Falar da parábola do Semeador à jogar a semente em solo fértil à Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. (Lucas 8:17) à A ação do evangelho é inevitável.
3) O crescimento do cristão é interno à Existem dois tipos de crescimento: orgânico e mecânico. Se eu levantar um muro é mecânico, fruto do meu esforço. Por que que eu estou falando isso? Porque a gente pode sair daqui e querer forçar, com a nossa força, os frutos do espírito: amor, alegria, paz, bondade, paciência, de uma forma mecânica. Não é sobre esse crescimento que a Palavra de Deus está falando. Por isso que Paulo diz: ainda que eu fale a língua dos homens (eloquência, capacidade de pregar) ou dos anjos (falar em línguas, profetizar), de nada disso adianta se eu não tiver amor (não é externo, sobre aprender um comportamento, mecânico, mas é sobre ter sua natureza alterada pelo Espírito Santo). É um crescimento interno. Algo acontece dentro de nós, depois esses frutos são externalizados. A ação do Espírito Santo não é revelada sobre o seu impacto na vida de outras pessoas, mas na minha própria transformação.
A Bíblia diz que quando nós nos encontramos com Deus ele vai separar uns para esquerda e outros para direita à mas Senhor em teu nome nós expulsamos demônios, nós curamos os enfermos, nós profetizamos, plantamos igreja, levei pessoas a Cristo à mas Ele vai dizer: “mas você não foi mudado pelo meu Espírito. Afaste-se de mim você que vive a iniquidade”
4) O crescimento do cristão é simétrico à As coisas crescem de forma ordenada. Nosso corpo é assim. Parece que Paulo errou porque diz: “Mas o fruto do Espírito é” e da uma lista de 9 coisas à Jesus diz que ele é a videira e nós os ramos e só nós estivermos nele daremos fruto. Que fruto é esse? A uva. A uva cresce de maneira simétrica, um cacho e várias uvas do mesmo tamanho. Por que isso é importante? Porque esse crescimento simétrico é a única evidência que eu tenho se a manifestação dos 9 frutos é do espírito ou resultado da sua personalidade. Por exemplo: algumas pessoas são mansas e amáveis, já é da personalidade. Mas a pessoa pode ser manso, gentil, amável, mas não ser fiel (mentir para ser gentil) à a mansidão e gentileza se transformava em pecado. Os 9 precisam crescer juntos (resultado do Espírito).
DOMÍNIO PRÓPRIO (AUTOCONTROLE)
Existem dois tipos de domínio próprio: gerado pela minha própria força e outro gerado pelo Espírito (quando há simetria) à você sabe que é do Espírito quando você também cresce em amor, paciência, mansidão, alegria, paz, bondade. Muitas vezes a gente segue um atleta por sua disciplina (domingo na academia) mas que é usuário de drogas; empresário organizado e chega em casa e agride a esposa. Isso é fruto da personalidade, vaidade, vontade de ser melhor que todos.
Mas o domínio próprio que Paulo fala é do gerado pelo Espírito Santo, quando ele gera isso em nós em simetria. Por que domínio próprio é importante?
Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. (Provérbios 25:28). Os muros de uma cidade eram a proteção para que ela não fosse invadida. Os povos viviam em guerra, por isso toda cidade tinha muro. O homem ou mulher que não tem domínio próprio é vulnerável, a qualquer momento será invadida e destruída. Onde há um descontrole há uma brecha para satanás. Na área da sua vida onde há um descontrole há uma brecha para satanás. Essa brecha é uma fenda no muro onde o inimigo pode entrar. Às vezes você tem um muro, mas tem uma brecha.
Existe alguma parte da sua vida que vida que você perde o controle? Às vezes você diz que não vai mais fazer tal coisa e quando percebe já fez. Pode ser finanças (comprar roupa), área da sexualidade, alimentação.
Gálatas 5:17 diz: “porque a carne luta contra o espírito e o espírito luta contra si, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem”. Há uma guerra dentro de você pelo controle da sua vida. Tanto o pecado como o espírito querem controlar a sua vida e eles estão em guerra nesse momento dentro de você. Aqueles que não tem o Espírito Santo dentro, tem apenas o pecado, a carne, você era escravo do pecado, não tinha a opção de não pecar, porque não tinha outra opção dentro de você a não ser o pecado. Você aprovava o pecado e se lambuzava com ele. Mas aí quando você nasce de novo e o Espírito Santo entra, começa essa guerra dentro de você.
O domínio próprio quer dizer que agora você tem um controle na sua mão. Falar dos vídeos games à o que não muda é o controle à qual a proposta? É você pegar o controle e controlar aquele personagem. E o que é o domínio próprio? Não é você controlar a sua vida, mas você saber para quem você vai dar o controle da sua vida. Você vai entregar para carne ou para o Espírito. Essa guerra é diária. E é logo quando acorda.
Por isso que Pedro diz: “esforçai-vos para colocar o controle nas mãos do espírito”. Pare para pensar: quem está controlando a sua vida?
Paulo fala: “E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito” (Efésios 5:18). O que é que ficar bêbado tem a ver com o Espírito Santo? Quando você se embriaga com o álcool já não é mais você controlando a sua vida, falando, mas o álcool falando através de você. Se você tem que perder o controle, perde para o Espírito Santo. Já não sou mais eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim. Por isso que Jesus disse: quem me vê, vê o Pai (aquele que controla).
A proposta de hoje é sai do controle e entregue o controle a Cristo. Contra que o Vinícius pediu pra eu jogar o Mário por ele. Entregue o controle para aquele que já zerou o jogo.
Jesus disse: “no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo eu venci o mundo” como se ele dissesse: “no mundo terão monstros difíceis, mas tende bom ânimo, eu já zerei o jogo”.
Se você quer ser mais que vencedor, entregue o controle para aquele que sabe o que está fazendo. Acorde todos os dias e diga: “Senhor, seja feita a tua vontade e não a minha”
Você acorda e olha logo as redes sociais. Se você tem descontrole na área sexual, olha os perfis que você segue. Na área financeira a mesma coisa. Agora se você acorda e pensa logo em Deus, tudo muda. Ora e entrega seu dia a Deus, clama, louva e medita na palavra Dele. Se encha do Espírito e escolha quem vai controlar a sua vida.
Quando você tira o controle da sua mão, você já fica em paz, alegre, manso, porque já não é mais você quem controla. Deus é bom, é fiel, justo, manso, paciente, então é Ele quem está controlando com essas mesmas características a sua vida.
Você é livre para entregar o controle da sua vida para quem você quiser. E ai? Já fez sua opção? Entregue para Ele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more