A figueira e o Ser humano

Crescimento Cristão;   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

Figueiras novas precisam de cuidados para produzirem frutos. Figueiras velhas precisam de cuidados, sem os quais elas morrem. Figueiras precisam de cuidados. Precisamos cuidar de nossos pequenos para que, treinados e bem alimentados na Palavra de Deus, venham a produzir frutos que agradem a Jesus quando Ele vier procurar frutos em nós. Os mais maduros também não dispensam cuidados, a fim de que, podados, continuem a produzir frutos que dignifiquem o nome de Jesus.

Notes
Transcript

Lc.13.6-9

Introdução
A figueira é um árvore que precisa de cuidados para produzir frutos. Frutos novos aparecem na primavera, antes das folhas se abrirem. Quando está bem enfolhada significa que tem frutos deliciosos no meio de sua folhagem. (Mc.11.13). Quando sacudida pelos ventos, figos verdes caem – Ap.6.13 - (John Davis, “Figueira”, trans. J. R. Carvalho Braga, Novo Dicionário da Bíblia (São Paulo: Hagnos, 2005), 481).
O que aprendemos com esta parábola?
Desenvolvimento
Uma figueira plantada dentro de uma vinha? - Era costume em Israel plantar figueiras no meio das vinhas, para aproveitar os bons solos e a figueira seria protegida dos vendavais.
Desfrutamos de proteção através do envolvimento fraterno - Sl.133.1; Hb.10.25.
Beacon diz que o dono da vinha simboliza Deus-Pai; o administrador é Cristo ou o Espírito Santo - o que poda a videira e cuida da vinha.
Há 3 anos sem fruto -
3 anos da atuação de Cristo e Israel não reagiu proativamente?
3 momentos no passado da vida de Israel? (Lei, profetas, Jesus; ou Juízes, Reis e Sacerdotes?).
A parábola cita 3 anos porque a permanente infertilidade de uma árvore nos períodos de produção ao longo desse prazo autorizaria o seu corte, o seu banimento.
Quanto tempo faz que você está plantado na vinha de Deus? Está produzindo frutos? (..........)
Muitos pecadores que não se arrependem são dignos da destruição; estão sendo poupados por um curto espaço de tempo.
Permanecer no pecado é um grande abuso da paciência de Deus. Sua justiça não dorme e ele não dorme; Ele é paciente (veja 2Pedro 3.9).
O agricultor (Jesus e o Espírito Santo) tentará mediante todas as formas possíveis tornar frutífera a árvore estéril (Gemidos inexprimíveis - Rm.8.26). Se nada der certo, ele finalmente usará o machado na raiz (Lc.3.9).
Sem frutos, também seremos cortados da roça de Deus. Essa figueira representa todo aquele que, depois de um determinado período de tempo não produzir bons frutos, se depois de ser cavada, podada, lavrada e adubada pelos instrumentos poderosos de Deus - sua Palavra, seus avisos, sua bênçãos experimentadas pelo pecador impenitente, se após toda essa atenção de Deus para com esta pessoa ela continuar estéril e infrutífera, não existirá mais nada além do julgamento, nada a ser esperado a não ser o machado afiado da ira de Deus.
Conclusão
Que lições que nos ficam?
a. Deus espera de toda árvore plantada em sua vinha produza frutos.
b. Embora o Senhor possa tolerar por um tempo o fato de não produzirmos frutos, se persistirmos sendo infrutíferos, ele não exitará em tomar o seu machado e nos cortar.
c. O administrador da vinha do Senhor não apenas cuida da preservação de todas as plantas confiadas a ele, mas também se esforça para usar todos os meios que puder para acabar com a esterilidade e fazer com que as árvores de Deus produzam frutos.
Durante um tempo, muitos que merecem ser cortados são tolerados, mas não ganham nada com esse atraso se persistirem em sua teimosia. Quando Deus deixa isso passar e adia seu castigo, não é que Deus esteja satisfeito com eles. Ele está apenas exercendo sua misericórdia temporária, aguardando arrependimento.
Certamente Jesus cuida e atende às necessidades de “suas figueiras” a fim de que venham a produzir muitos frutos - isso glorifica o Pai - Jo.15.8.
O Senhor nos trata como o fazendeiro trata suas árvores, tentando de todas as maneiras, em primeiro lugar, torná-las frutíferas, mas se não conseguir, só resta cortá-las.
Que fruto temos produzido? Deus encontra frutos em nossas vidas?
Related Media
See more
Related Sermons
See more