Aula 01 - Classe de Catecúmenos (Terceira IPB)

Catecúmenos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 213 views

Estudos para classe de catecúmenos

Notes
Transcript

A PÚBLICA PROFISSÃO DE FÉ - Rev. Luiz Henrique

Romanos 10.8–13 (ARA)
8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Introdução

A pública profissão de fé é a maneira bíblica de alguém tornar-se membro comungante da igreja (At 8:35-38). As Escrituras enfatizam a necessidade de confessar a fé verbalmente. Foi Jesus Cristo que estabeleceu esse princípio, quando disse em Lucas 12.8–9 (ARA): 8 Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; 9 mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

Proposição

O objetivo de nossa primeira aula é descobrir qual o significado da pública profissão de fé; como alguém pode ser admitido como membro de uma igreja local; e, quais são os deveres como membro.

I. O que a pessoa professa?

Quando uma pessoa deseja fazer a sua pública profissão de fé, quer afirmar diante da igreja que tem fé viva e bíblica em Jesus Cristo para a salvação de sua vida. Simultaneamente, quer identificar-se com o povo de Deus e participar ativamente do ministério da igerja local, para a glória de Deus. Essa pessoa “...considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante...” Tiago 1.25 (ARA).
O ouvinte negligente da Palavra é a pessoa que não aceita nem procura praticar a vontade de Deus como exposta nas Escrituras Sagradas. Já o operoso praticante da Palavra é a pessoa que, de coração, faz o máximo para conformar sua vida ao que está escrito na Bíblia. Ninguém pode ser crente verdadeiro sem manifestar transformação em sua vida. Ele deve ser como o “...novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” - Cl 3.10 (2Co 5.17; Gl 5.22-23).
A Confissão de Fé de Westminster (Cáp. XI, II), diz que “A fé, assim recebendo e assim se firmando em Cristo e em sua justiça, é o único instrumento de justificação; ela, contudo, não está sozinha na pessoa justificada, mas sempre anda acompanhada de todas as outras graças salvadoras; não é uma fé morta, mas obra pelo amor”.
Não é das obras que somos libertados pela fé em Cristo, mas da crença nas obras, ou seja, de uma tola presunção de buscar a justificação pelas obras. A fé redime nossas consciências, as torna retas e as preserva, pois por ela reconhecemos a verdade de que a justificação não depende de nossas obras, embora as boas obras não possam nem devam estar ausentes, assim como não podemos existir sem comida e bebida e todas as funções deste corpo mortal.
Martinho Lutero

II. Admissão à igreja local

Antes de professar ou afirmar a sua fé, o aspirante será examinado pelo Conselho da igreja. Nesse exame, o pastor e os presbíteros da igreja abordarão três assuntos:
Sua fé em Cristo - é responsabilidade dos oficiais da igrja discernir a realidade da fé do aspirante. A decisão do Conselho tomará por base seu envolvimento, assiduidade aos cultos, testemunho dentro e fora da igreja, comportamento cristão, e a convicção de sua fé na obra substitutiva da morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário. A pública profissão de fé não pode ser vista como uma garantia para entrar no céu.
Seu conhecimento da Bíblia - uma das primeiras evidências da verdadeira conversão é o amor pelas Escrituras (Sl 119.97; Sl 1.2; Sl 19.14). O crente verdadeiro sabe que “...não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem” - Dt 8.3. É muito importante que o crente separe um tempo regular para ler a Bíblia e orar. Com esse hábito bem desenvolvido e a assiduidade às reuniões da igreja, Escola Bílica Dominical, aos cultos públicos e reuniões de oração, o crente sincero crescerá a graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2Pe 3.18).
Sua experiência religiosa - antes de declarar publicamente a sua fé, o aspirante precisa de alguma vivência cristã, um tempo para confirmar a realidade de sua experiência com Cristo. Por causa da experiência, o aspirante tem “…as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” - Hb 5.14. Quem deseja declarar formalmente diante da igreja a sua fé manifesta todas as evidências de uma vida arraigada em Cristo Jesus (Mt 13.1-23).

III. Deveres dos membros

Quando a pessoa declara diante da igreja a sua fé, não apenas confessa a Cristo como o seu único e suficiente Salvador, mas também promete cumprir as responsabilidades relacionadas à vida cristã (Ec 5.4-5). Os principais deveres dos membros da igreja são os seguintes:
Viver de acordo com a doutrina e prática das Escrituras Sagradas - Tg 1.25
Honrar e propagar o evangelho pela vida e pela palavra - Ef 4.1
Sustentar a igreja e suas instituíções, moral e financeiramente - 2Co 8.1-8
Obedecer as autoridades da igreja (enquanto elas permanecerem submissas às Escrituras) - Hb 13.7, 17
5. Participar das reuniões de sua igreja, inclusive das assembleias - Hb 10.24-25, Mt 28.19-20

Conclusão

Ao declarar formalmente diante da igreja a nossa fé, assumimos a responsabilidade de viver, de fato, de forma cristã. É necessário que os despenseiros sejam encontrados fieis (1Co 4.2), para que, quando Cristo vier buscar a sua igreja, possamos ouvir: “Muito bem, servo bom e fiel […] entra no gozo do teu Senhor” - Mt 25.21. A pública profissão de fé, portanto, é o início de uma vida fiel a Jesus Cristo, colocando em prática os ensinos das escrituras, obedecendo a Deus todos os dias.
A pública profissão de fé consiste em se declarar formalmente, diante da igreja, que cremos no Deus trino; que aceitamos as Escrituras como Palavra de Deus; que confessamos nosso pecado e a convicção de que em Cristo temos perdão e salvação; e que declaramos sujeição às autoridades da igreja, segundo o padrão das Escrituras.
Related Media
See more
Related Sermons
See more