O CHECK-LIST da FAMÍLIA
Notes
Transcript
5 Quando se encerrava um ciclo de banquetes, Jó chamava os seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles. Pois Jó pensava assim: “Talvez os meus filhos tenham pecado e blasfemado contra Deus em seu coração.” Jó fazia isso continuamente.
Introdução
Introdução
Sem a menor sombra de dúvida, a família, entre as nossas maiores preocupações e cuidados, ocupa um lugar de destaque, proeminência e prioridade.
A - O que eu faço para que minha família seja feliz?
A - O que eu faço para que minha família seja feliz?
Todo mundo quer ver a sua família feliz, todo mundo quer ter filhos alegres e cônjuge bem resolvido, mas quanto, realmente, nós, na prática, trabalhamos para que essa família seja de verdade feliz? O que é temos que fazer para esse sonho ser realidade?
B - Responsabilidade para dar passos reais e intencionais afim de melhorar minha família
B - Responsabilidade para dar passos reais e intencionais afim de melhorar minha família
Questões retóricas podem ser levantadas, como, o que é felicidade? Ela é a mesma coisa para todo mundo em todos os lugares? e etc. Porém o nosso objetivo não é filosofar, mas sim pensar de maneira simples e prática sobre passos reais e intencionais que devem ser dados por cada membro da sua família, como uma responsabilidade individual, para que haja harmonia, amor, justiça e equilíbrio.
C - Requer sinceridade para se avaliar corretamente os resultados na família
C - Requer sinceridade para se avaliar corretamente os resultados na família
À medida que o tempo vai passando, começamos a, talvez até sem querer, meditar no passado, e a fazer uma avaliação para saber se, afinal, o saldo vai ser positivo ou negativo, se conseguimos alcançar mais objetivos do que nos frustramos, se, afinal, melhoramos ou pioramos.
A verdade é que muita gente não quer nem pensar em resultados quando se trata de família; mas por quê?
D - Mesmo se estás cansado/a de lutar por sua família, lembre-se do que Jesus faria no seu lugar.
D - Mesmo se estás cansado/a de lutar por sua família, lembre-se do que Jesus faria no seu lugar.
Porque as frustrações são tão grandes que você baixou as armas, você se rendeu e agora, seja o que Deus quiser.
Será que é isso que Deus faria se estivesse no seu lugar?
Vamos pensar um pouco em como podemos agradar o coração de Deus e melhorar a qualidade da nossa família.
E - O fim de uma etapa é o início de uma outra
E - O fim de uma etapa é o início de uma outra
Ainda hoje mesmo, ouvi um pregador dizendo que o fim da linha, em muitos aspectos, é também o começo de uma nova etapa, proporcionada por Deus.
F - Mas será que ainda dá jeito ?
F - Mas será que ainda dá jeito ?
Você nunca leu nas escrituras que para Deus um dia é como mil anos e mil anos, como o dia de ontem que passou?2Pe 3:8; Salmos 90:4
G - Deus pode transformar a situação sem que tomemos consciência
G - Deus pode transformar a situação sem que tomemos consciência
Então, por que Ele não poderia mudar as coisas tão rápido que você só se dê quando já estiver numa nova fase? E o que é necessário para isso?
H - O que é necessário para a mudança no meu lar?
H - O que é necessário para a mudança no meu lar?
Vamos pensar um pouco nessa direção e, pedindo que o Espírito Santo nos ajude, acreditar que ainda há tempo para haver uma mudança, ainda há tempo para terminar o ano, feliz!
I - AS COISAS MAIS IMPORTANTES PRIMEIRO
I - AS COISAS MAIS IMPORTANTES PRIMEIRO
23 De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
A - Ponha as coisas na ordem certa (check-list)
A - Ponha as coisas na ordem certa (check-list)
Check-list é uma ferramenta usada para que você não esqueça do que é mais importante.
Por exemplo, numa viagem você precisa lembrar de muitos detalhes porque se esquecer alguma coisa pode lhe fazer muita falta e não haver como substituir aquilo que esqueceu.
No trabalho, da mesma forma.
Quantas vezes ouvimos que até mesmo médicos cirurgiões esqueceram instrumentos dentro do paciente na cirurgia?!
O check-list é a lista que você tem que consultar para se certificar de que não está esquecendo de alguma coisa importante.
B - Na família as coisas não acontecem sozinhas!
B - Na família as coisas não acontecem sozinhas!
Na família, muitas vezes falhamos porque acreditamos que as coisas acontecem automaticamente. Quantos pais não são pegos de surpresa com filhos infelizes e o pior, por causa da ausência dos próprios pais.
Nós falamos muito que a família é muito importante e não raro falamos que ela é o mais importante para nós, mas quando você deixa sua esposa e filhos em casa com frequência, para estar com amigos até muito tarde, ou quando você viaja com eles e a família fica, ou mesmo quando você se entope de trabalho e não tempo ou disposição de estar com a sua família, ela ainda é prioridade?
C - O que é mais importante é aquilo que tens guardado no teu coração
C - O que é mais importante é aquilo que tens guardado no teu coração
As pessoas e coisas mais importantes da nossa vida estão guardadas no nosso coração, onde guardamos os nossos maiores valores, as coisas mais importantes para nós.
1 - Não deixe qualquer pessoa entrar nesse lugar “secreto”
1 - Não deixe qualquer pessoa entrar nesse lugar “secreto”
Mas já está mais do provado que algumas vezes deixamos algo ou alguém também entrar nesse lugar secreto e devagarinho ir tomando o espaço das outras coisas, ou o que é pior, das principais pessoas, cônjuge e filhos. Isso é muito triste, mas é realidade.
...guarda o teu coração... disse o sábio. Você pode receber com muita alegria pessoas na sua sala de visitas e até mesmo oferecer um quarto para elas repousarem, mas no seu quarto, só o cônjuge e o filhos.
Se alegre com as pessoas que você ama com amor fraternal, mas não permita que elas penetrem no aposento alto do seu coração que só deve ter acesso aqueles que realmente amam e lhe fazem feliz.
2 - Davi era vulnerável demais com respeito ao coração
2 - Davi era vulnerável demais com respeito ao coração
O Rei Davi era extraordinário, um grande homem na verdade. Mas se empolgava muito fácil e deixava seu coração vulnerável às pessoas e às coisas do reino.
Sua amizade com Jônatas era como um pacto de sangue entre irmãos, era para a vida e para a morte. Esse é um exemplo do temperamento sanguíneo do rei pastor (1Sm 18:1; 20:17).
Ele podia amar e matar com facilidade e velocidade.
Ficou tão impressionado com a mulher de Nabal que, mal o homem morreu e Davi propõe casamento à Abgail.
Abgail nunca teve expressão na vida de Davi, foi um ato de humildade que consquistou a simpatia exagerada do então fugitivo do Rei Saul (1Sm 25).
Poucos dias depois Davi estava se casando com outra e depois outras e quando é coroado rei, manda buscar a filha de Saul, Mical que o amava, mas a Bíblia nunca menciona que ele correspondesse ao seu amor (1Sm 18:28).
28 Saul viu e reconheceu que o Senhor estava com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.
Facilidade de entrar e sair do coração.
Imagine os filhos de todos esses casamentos, poderiam ser unidos e fortes, mas o rei estava muito ocupado com as coisas do reino e não tinha tempo de cuidar da sua família, ou das suas famílias.
Inimizade, incesto, morte e desgosto, para no fim da jornada ver um filho da mulher de Urias lhe substituir no trono, e se o seu pai teve um coração vulnerável às mulheres (2Sm 5:13), o filho teve às centenas delas, o que lhe custou o próprio reino e a comunhão com Deus.
3 - Salomão amou muitas mulheres
3 - Salomão amou muitas mulheres
1Reis 11:1
1 Além da filha de Faraó, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias,
E o rei Salomão amou muitas mulheres estranhas, e isso além da filha de Faraó, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.
Nabal estava celebrando com os seus trabalhadores e a sua casa e a sua própria cabeça estavam descobertas.
4 - Como vão seus filhos e seu cônjuge ?
4 - Como vão seus filhos e seu cônjuge ?
Como vão seus filhos e seu cônjuge em casa enquanto você se diverte com os seus amigos? Que estarão fazendo? Internet? TV? Saindo também com amigos que você não conhece?
As consequências serão terríveis e as muitas risadas dadas na companhia dos amigos, serão transformadas em lágrimas de sangue que nunca acharão lugar de arrependimento no coração da sua família.
Enquanto Davi estava ocupado com as coisas do reino, seu Amnon comete incesto com a sua filha Tamar. Seu outro, filho, Absalão, toma as dores da honra da irmã e mata sei irmão Amnon. Mais tarde o mesmo Absalão se levanta contra seu pai e lhe toma, por um tempo, o reino (2Sm 13-15).
Um pastor a quem muito admiro, afirmou que é impossível você levantar um mega igreja e ao mesmo tempo cuidar bem da sua família. Com toda admiração e respeito que por ele nutro, tenho que dar um outro exemplo – o nosso pastor, Pr. José Wellington, foi usado por Deus para construir um ministério com mais de duas mil e quinhentas congregações, apenas na região metropolitana de São Paulo e, ao mesmo tempo, criou os seus filhos amando ao Senhor Jesus, e à sua família.
As primeiras coisas primeiro!
II - ESTABELECENDO PRIORIDADES
II - ESTABELECENDO PRIORIDADES
7 Porque, como imagina em sua alma, assim ele é. Ele diz: “Coma e beba!”, mas não está sendo sincero.
No tópico anterior vimos, muito superficialmente, como as pessoas erram em não estabelecer prioridades e quão grandes prejuízos são acumulados como consequência.
O que importa é bola na rede !
O que importa é bola na rede !
Mas a pergunta agora é: como acertar o alvo?
Quando se pensa em família se pensa também em um lugar, o lar, onde existem direitos e obrigações, costumes, quiçá diferentes de outros lares, mas o importante é a lista, seja física ou não, seja exposta ou intrínseca, devem existir prioridades que devem sempre ser observadas.
Quando os valores de uma família não são claros dentro de casa, cada um começa a pensar, agir diferente e ainda pior, planejar a vida de maneira diferente do resto da família. Pior, porque então essa família vai parecer uma colcha de retalhos.
Alguma vez você parou para analisar com a sua família o que, realmente é importante para vocês?
1 - Muita coisa muda quando valores são estabelecidos
1 - Muita coisa muda quando valores são estabelecidos
conhecer o que é importante numa família faz com que regras, interesses e ações comecem a florescer espontaneamente e as regras deixem de ser um peso para serem um caminho para o alvo comum.
Estabeleça prioridades!
A cada ano, no primeiro dia do ano, nos reunimos em jejum e em oração e apresentamos ao Senhor nosso Deus uma listinha com alguns pedidos do que queremos alcançar durante o ano. Não queimamos a lista na fogueira santa, nem a idolatramos, apenas guardamos, geralmente na nossa própria Bíblia, e vamos acompanhando durante o ano as respostas que Deus nos concede.
É muito importante ter objetivos a alcançar.
2 - Quem não tem objetivos, não tem rumo!
2 - Quem não tem objetivos, não tem rumo!
Que áreas da sua vida precisam ser desenvolvidas? Talvez a sua vida intelectual, você decidiu que quer voltar a estudar, o seu apetite para aprender aumentou e você percebe que há oportunidades de todo lado.
No nosso Bible College temos alunos de idade adulta que estabelecem prioridades e dão um verdadeiro exemplo e um novo padrão. Foi aos 75 anos de idade que o Senhor chamou a Abrão e lhe fez promessa! Quando Sara deu à luz Isaque, ela tinha noventa anos e Abrão, cem anos de idade. Nunca é tarde para estabelecer objetivos concretos na vida, afinal das contas, a vida só para quando você deixa de respirar!
O que é mais importante na sua vida? Você alguma vez construiu uma escala de valores?
T. do pr. Joel: “A nossa, na nossa casa, eu aprendi quando estava doente de tanto trabalhar e dar prioridade ao que não era prioridade. Um pastor experiente então me corrigiu e eme ensinou uma escala de prioridades que mudou a minha vida e me fiscaliza todos os dias:
1. Deus
2. Eu
3. A minha família
4. A minha igreja
5. As demais coisas.
A - Deus
A - Deus
T. do pr. Joel: “O Pr. Costa Deir me ensinou que para fazer a Obra de Deus, que era a minha prioridade naquele momento, eu tinha que, em primeiro lugar ter uma excelente comunhão com Deus!
Como é que você vai trabalhar para Deus se não tem tempo ficar com Deus?”
Foi aí que eu aprendi:
1 - A importância de ter uma vida devocional
1 - A importância de ter uma vida devocional
Se você estabelecer como prioridade, buscar a Deus antes de qualquer coisa, como prioridade, com adoração e oração, com leitura da Palavra de Deus e louvor, você vai conhecer a vontade de Deus na sua vida e nada vai impedir os seus passos.
2 - Não permita que aconteça o mesmo que na família de Zedequias
2 - Não permita que aconteça o mesmo que na família de Zedequias
A nação estava invadida, os muros quebrados e queimados, as casas em chamas, o rei perseguido e alcançado, teve seus filhos e esposa mortos na sua presença antes que lhe furassem os olhos e passas o resto da vida cego. Era resultado de uma vida sem comunhão com Deus.
3 - Faça parte do remanescente fiel ao Senhor
3 - Faça parte do remanescente fiel ao Senhor
Mas havia um remanescente fiel. Alguns jovens, que levados cativos desde Judá, foram escolhidos para servir na corte do rei da Babilônia. Daniel era fiel a Deus e não cooptou. Passou por enormes agruras e momentos de grandes desafios, ao ponto de ser lançado na cova dos leões, mas confiou no Senhor!
Como pode? Qual é o segredo de ter tanta fé, tanta confiança em Deus e tanta segurança?
10 Quando Daniel soube que o documento tinha sido assinado, voltou para casa. Em seu quarto, no andar de cima, as janelas abriam para o lado de Jerusalém. Três vezes por dia, ele se punha de joelhos, orava, e dava graças diante do seu Deus, como era o seu costume.
Está aí resposta a todas perguntas anteriores! Comunhão com Deus!
1 Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre.
O segredo é a comunhão com Deus através de uma vida devocional.
B - Eu
B - Eu
Foi um pouco difícil eu assimilar que eu estava em segundo lugar, logo abaixo de Deus, eu simplesmente não me sentia digno e achava que a Obra de Deus era muito maior que eu e a minha família muito mais importante.
1 - Só podes dar o melhor para Deus quando estiveres no teu melhor!
1 - Só podes dar o melhor para Deus quando estiveres no teu melhor!
Pacientemente o Pr. Costa Deir me explicou que eu só poderia dar o melhor de mim para Deus quando eu estivesse no meu melhor.
Bem espiritualmente, bem fisicamente, bem emocionalmente, bem relacionalmente com a minha família, bem com a minha congregação, aí sim eu poderia fazer bem a Obra de Deus.
Se qualquer dessas prioridades estivesse prejudicada ou mal atendida, eu também não estaria cem por cento satisfeito comigo mesmo, cuidando da minha família e servindo o povo de Deus.
2 - Cuide-se para viver bem!
2 - Cuide-se para viver bem!
Você precisa cuidar da sua saúde, disse João ao presbítero Gaio.
2 Amado, peço a Deus que tudo corra bem com você e que esteja com boa saúde, assim como vai bem a sua alma.
Em primeiro lugar, a alma vai bem, depois a saúde, e etc.
Para você cuidar bem da sua família, cuide bem de você.
Ninguém consegue parar o tempo, mas todo mundo pode ter uma velhice saudável se, se cuidar bem.
10 — E, agora, eis que o Senhor me conservou com vida, como prometeu. Quarenta e cinco anos se passaram desde que o Senhor falou essas palavras a Moisés, quando Israel ainda andava no deserto; e, agora, eis que estou com oitenta e cinco anos.
11 Estou tão forte hoje como no dia em que Moisés me enviou. A força que eu tinha naquele dia eu ainda tenho agora, tanto para combater na guerra como para fazer o que for necessário.
Calebe, aos oitenta e cinco anos de idade estava tão forte quanto aos quarenta e cinco e nessa idade ainda conquistou cidades e a montanha de Hebrom.
Você está em segundo lugar, logo abaixo de Deus!
C - Minha Família
C - Minha Família
Minha família tem lugar de honra na minha escala de valores e na minha lista de prioridades, glória a Deus!
Chegamos ao ponto principal, minha família, mas ainda não é o fim, ainda falta o check-list.
9 Aproveite a vida com a mulher que você ama, todos os dias dessa vida fugaz que Deus lhe deu debaixo do sol, porque esta é a parte que lhe cabe nesta vida pelo trabalho com que você se afadigou debaixo do sol.
14 E vocês perguntam: “Por quê?” Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre você e a mulher da sua mocidade, a quem você foi infiel, sendo ela a sua companheira e a mulher da sua aliança.
1 - O casamento foi a primeira instituição que Deus criou.
1 - O casamento foi a primeira instituição que Deus criou.
O Senhor nosso Deus dá tanta importância ao matrimônio que o casamento foi a primeira instituição que Deus criou. Se Deus dá tanta importância assim a ele, duas coisas vão acontecer:
2 - O primeiro alvo do Inimigo
2 - O primeiro alvo do Inimigo
primeira, o matrimônio será alvo de ataques de satanás, ele vai querer destruir o seu matrimônio para tentar desmoralizar as obras de Deus.
3 - Vc precisa cuidar da sua família
3 - Vc precisa cuidar da sua família
Segunda, você vai ter que cuidar muito bem dele porque Deus o confiou a você!
Primeiro o Senhor Deus manda desfrutar a vida com ela – duas expressões importantes, desfrutar com ela.
4 - Desfrute a vida com a tua família
4 - Desfrute a vida com a tua família
Tem gente que não desfruta a vida com a família, mas passa a vida inteira em pé de guerra. Isso pode mudar e tem que mudar, ainda esse ano, em nome Jesus!
Goza a vida... não faça por menos, goza a vida! A família e principalmente o matrimônio, é para ser gozado, desfrutado, aproveitado, é como uma colheita que nunca termina, sempre plantando e sempre colhendo. As pessoas que não gozam a vida no matrimônio, ou é porque não plantam, ou é porque não dão fruto.
3 Sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera; seus filhos serão como rebentos da oliveira ao redor da sua mesa.
A oliveira é plantada e cuidada, então dá fruto. Tem marido que quer colher sem plantar e sem cuidar! Semeie no seu matrimônio, invista no seu casamento, cuide muito bem do seu relacionamento com a sua esposa.
5 - Não leve problemas de fora para dentro da sua casa
5 - Não leve problemas de fora para dentro da sua casa
Eu passei muito tempo vendo meus pastores tratarem de problemas de famílias. Algumas queriam destruir uns aos outros! Foi muito triste e confesso que essas coisas me afetaram profundamente. Eu não acreditava que casamento fosse uma coisa boa, até que eu entendi o princípio do matrimônio – desfrutar!
6 - “Nunca vai se livrar de mim!”
6 - “Nunca vai se livrar de mim!”
Quando eu me casei, me casei para desfrutar do meu casamento o resto da minha vida, não importando o que acontecesse – era para ser lugar de felicidade e alegria, tinha que ser, e foi, e é! Desde o princípio eu deixei muito claro para a minha esposa – pode aparecer o problema que for, posso errar em muitas coisas e você também, só que de uma coisa você pode ficar segura, de mim, você não se livra nunca mais! A alguns dias eu lhe disse brincando, até no céu, vou pedir para a minha mansão ser do lado da sua.
7 - Busque manter um leito sagrado
7 - Busque manter um leito sagrado
Muitos problemas quiseram se levantar, muitos desafios apareceram, mas o nosso matrimônio sempre foi santuário, lugar sagrado, intocável.
Mas para isso eu tenho que semear todos os dias, em primeiro lugar em oração, depois sendo amável, carinhoso e gentil com a minha esposa.
8 - Um dia os filhos vão partir...
8 - Um dia os filhos vão partir...
Eu disse a ela, vamos cuidar bem dos nossos filhos, mas um dia eles vão embora para as suas próprias famílias e vamos ficar só os dois; daí eu quero viver o resto da vida com uma mulher feliz, que me faz feliz. Vamos cuidar deles, mas não vamos descuidar do nosso amor. Isso é bíblico - ...todos os dias de vida da tua vaidade!
Desfruta, investe, cuida da videira porque ela vai te dar cachos de frutos de alegria.
9 - A tua mulher será como a videira frutífera, não a rainha do pedaço…
9 - A tua mulher será como a videira frutífera, não a rainha do pedaço…
O problema em muitos matrimônios é que alguns não semeiam, não cuidam (i.e. Adão estava nem aí enquanto Eva estava conversando com a Cobra)
mas às vezes também, as mulheres não dão fruto. Quando o esposo começa a agradar ela pensa que pode reinar e que ele é o súdito. Você pode reinar, você é a rainha do lar e da vida do seu marido, mas cuidado para invés de reinar você não arruinar!
Dê fruto! Escrevendo aos coríntios, o apóstolo Paulo ensinou que o amor da mulher é retributivo e os Salmos ensinam que ele é também multiplicativo (1Co 7:3 ; Sl 128:3).
10 - Se o esposo semeia, frutifique!
10 - Se o esposo semeia, frutifique!
Marido que semeia pouco, não pode esperar uma grande colheita, mas seja fiel no fruto – seja amável, carinhosa, repeite o seu esposo (como o esposo também a esposa – a Bíblia manda dar honra à mulher 1Pe 3:7, ame muito o seu esposo e vocês serão sempre muito felizes.
Você percebeu a importância que Deus dá à mulher da tua mocidade? Como a lealdade é tão importante? A Bíblia é sempre completa e infalível; você percebeu a expressão que o Senhor usou para o seu relacionamento com a sua esposa? – lealdade!
3 Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.
Você se lembra na parábola dos talentos que o Senhor encarregou os trabalhadores de cuidar e multiplicar os talentos?
Com os filhos não é diferente, nós temos que cuidar e multiplicar a herança do Senhor.
11 - Cuidar dos filhos não é apenas prover para o lar as coisas materiais.
11 - Cuidar dos filhos não é apenas prover para o lar as coisas materiais.
Colocar dinheiro dentro de casa ou cozinhar para eles. Não!
Já mencionamos anteriormente o enorme prejuízo que pais ausentes trazem aos seus filhos, mas há ainda mais – por essa mesma razão, ausência dos pais, mesmo quando eles estão em casa, mas ainda assim ausentes porque não têm diálogo com os filhos e não desfrutam uma vida familiar saudável, por essa razão, muitos filhos entram pelo caminho da homossexualidade, das drogas, violência e outras perversões.
Esses desvios de conduta, que demonstram um caráter defeituoso, vão segui-los para o resto da vida, trazendo consequências nas suas famílias.
12 - Vc tem a responsabilidade de gerar filhos a imagem e semelhança de Deus.
12 - Vc tem a responsabilidade de gerar filhos a imagem e semelhança de Deus.
Eis que os filhos são herança do Senhor. Nenhuma outra espécie na natureza tem a capacidade de gerar filhos à imagem e semelhança de Deus, só nós!
13 - E os filhos de pais solteiros, e os filhos não programados, e os filhos resultados de prostituição e os de abuso...?
13 - E os filhos de pais solteiros, e os filhos não programados, e os filhos resultados de prostituição e os de abuso...?
Honre a herança que Deus lhe deu. De novo, não queremos aqui filosofar – mas e os filhos de pais solteiros, e os filhos não programados, e os filhos resultados de prostituição e os de abuso...?
T.: A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor. Pr. Joel conta que estava tratando de um caso delicado na Mesa Diretora da nossa Convenção nos USA. Era tarde da noite e tínhamos passado o dia em cultos do CONAD, estávamos cansados, mas chegou um momento que precisamos de uma palavra de alguém mais experiente e mais maduro que nós. Chamamos um dos nossos patriarcas no Brasil que já estava descansando, mas veio nos ajudar e mais que dar direção à solução do problema, investiu tempo conosco compartilhando experiências que nos ajudam até hoje em muitos aspectos. A que mais me impactou foi ele declarar que a sua mãe não era uma mulher muito séria e cometia muitos deslizes morais, ao ponto de ele não saber quem era o seu pai, e quem sabe, ela tenha pensado muitas vezes em abortá-lo, mas, disse ele, se ela me tivesse abortado, eu poderia ter trazido a pequena contribuição que trouxe à minha família e à Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Os filhos são herança do Senhor! Não importa as circunstâncias, mesmo quando eles estão dando problemas e andando por caminhos estranhos aos que você os tenha preparado, tenha paciência, continue orando e jejuando e eles vão voltar ao seio do Filho do Amor de Deus – o Senhor Jesus Cristo.
D - A minha Igreja
D - A minha Igreja
15 Mas, se eu demorar, você saberá como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
Depois da minha família, minha prioridade e a prioridade da minha família é a Igreja do Senhor Jesus.
A prioridade da minha família é a igreja
A prioridade da minha família é a igreja
Nós entendemos perfeitamente que Deus nos deu o presente da vida para amar a Cristo e alcançar os perdidos até aos confins da Terra.
A moral está decaída
A moral está decaída
Nossos filhos estão vivendo num tempo de corrupção moral inimaginável.
Confesso que nunca pensei que veria e ouviria as coisas que estou vendo e ouvindo, e elas são passadas para os nossos filhos como coisas normais, coisas do nosso tempo – homossexualismo, terrorismo, violência, desrespeito, etc.
As informações da internet geralmente são mentirosas e cheias de vícios e armadilhas que, na maioria das vezes, nossos filhos não estão prontos a assimilar ou enfrentar.
Eles estão sendo criados num mundo de mentiras, prazeres fáceis e sem raízes, ilusões que vão resultar em muita decepção e dor se não cuidarmos deles todos os dias.
Não esqueça de checar este importante item todos os dias!
Eles podem estar mergulhados no engano, na ilusão e na mentira o dia todo na escola, na universidade, no trabalho e na internet, mas :
A Igreja do Senhor Jesus existe para proclamar a verdade.
A Igreja do Senhor Jesus existe para proclamar a verdade.
Se você tiver o cuidado de mergulhar-los na Casa do Senhor em todo tempo livre que eles tiverem, você fará um bem enorme à eles, aos seus futuros cônjuges e aos que estarão ao redor deles.
Desafie o cansaço, mas traga os seus filhos para os ensaios, para as reuniões, leve-os até as casas onde estão sendo realizadas as reuniões das Famílias Cristãs, ajude-os a participar de todas as atividades da Igreja;
O que é demais ?
Igreja ? Não!
Falta de respeito
Droga
Companhias erradas
Gravidez precoce
Igreja nunca é demais, droga é demais, más companhias são demais, gravidez precoce é demais!
Ensine os membros da família a amar a igreja
Ensine os membros da família a amar a igreja
Ensine-os a amar a Igreja em geral,
o Pastor,
os pastores,
os líderes e os irmãos
e quando algum problema acontecer, mostre para eles que o Senhor Jesus não tem defeito, mas os homens, nenhum é perfeito.
E - As demais coisas
E - As demais coisas
As demais coisas representam as outras áreas que interferem na nossa vida pessoal :
como o governo,
o país,
as leis,
o trabalho
e os objetivos mais diversos da nossa vida, talvez caibam aqui também, além da família.
CONCLUSÃO: Faltam prioridades porque faltam objetivos
CONCLUSÃO: Faltam prioridades porque faltam objetivos
Há pessoas que não têm prioridades porque não têm, sequer, objetivos na vida.
O que você quer alcançar?
Onde quer chegar?
Já compartilhou esses sonhos com Deus?
Teve a aprovação do Senhor?
Compartilhou com a sua família?
Tivesse Abrão ficado em Ur dos Caldeus, ele talvez seria igual aos seus irmãos, mas ele foi chamado por Deus e aceitou a chamada, compartilhou com sua esposa e seguiram viajem para uma história de sucesso que até hoje é um exemplo e impacto para nós:
8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria os gentios pela fé, preanunciou o evangelho a Abraão, dizendo: “Em você serão abençoados todos os povos.”
Se você não tem sonhos, objetivos, alvos a alcançar com a sua família, você certamente tem problemas financeiros e está criando uma família despreparada para a economia, finanças e para a sociedade em geral.
Ore a Deus e comece a estabelecer objetivos na sua vida, convide a sua esposa e os seus filhos para participarem dessa lista de sonhos, ou objetivos e comece, passo a passo a avançar neles com a sua família.
Não se esqueça de checar sempre os itens do seu check-list – sua comunhão com Deus, seu cuidado pessoal, seu amor pelo seu cônjuge, seu cuidado e amor traduzidos em relacionamentos intencionais e sadios com os seus filhos, seu serviço a Deus através da sua igreja local, seu cuidado, oração e participação na vida do seu país – os objetivos a serem alcançados para serem desfrutados com a sua família.