LIMPEZA DO TEMPLO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

Introdução

Jesus vinha de Jericó, onde encontramos o relato de Zaqueu, percorre uma distancia de cerca de 25-30 km na direção a Jerusalém.
Aquele era o tempo da Páscoa, a mais importante festa judaica. A lei estabelecia que todo varão maior de 12 anos, que vivesse dentro de um raio de 25 quilômetros, era obrigado a comparecer à festa da Páscoa. Obviamente, nem todos podiam fazer essa viagem. Esses, então, ficavam à beira do caminho desejavam boa viagem aos peregrinos. Por essa razão, Jericó que, ficava a 25 quilometros de Jerusalém, tinha as ruas apinhadas de gente. Era uma romaria.
Apesar de Jesus ter feito várias vezes alusão que teria de partir para junto do Pai, eu vejo neste percurso vários estados de espirito.
Uns olhando em volta com o sentimento de estarem a seguir o mestre dos mestres.
Outros contentes por o que viram Jesus fazer e a forma como ensinava e desafiava os lideres religiosos.
é fácil perceber pelos evangelhos que de perto seguiam alguns que sempre iam interrogando Jesus para o apanhar na curva.
Jesus - Isaias 53:7
Isaías 53.7 BEARA
7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
Jesus sabia ao que ia, neste momento em direção a Jerusalém. Jesus estava a ir para Jerusalém. Ele marchava resolutamente para o Calvário. Era a festa da Páscoa. Naquela mesma semana, Jesus seria preso, julgado, condenado e pregado na cruz
É então que encontramos um dos textos que se repete nos 4 evangelhos com o titulo de ENTRADA TRIUNFAL.
(Mt. 21:1-11; Mc. 11:1-11; Lc. 19:28-40; Jo. 12:12-19)
Nesta entrada triunfal vemos 3 coisas
1º O cumprir de um plano eterno, este percurso não é improvisado, não é surpresa, por 3 vezes Jesus anunciou a Sua entrada em Jerusalém. Ele veio para esta hora. João12:27
2º Demonstração de uma humildade constrangedora, Ele não entrou montado num cavalo fogoso, acompanhado de carruagens reais. Não entrou com uma espada nem acompanhado de um exército. Não veio como um conquistador político, mas como o redentor da humanidade.
3º Anúncio público do Messias, Salmo 118:25-26
Salmo 118.25–26 NTLH
25 Salva-nos, ó Senhor, salva-nos! Dá-nos prosperidade, ó Deus! 26 Que Deus abençoe aquele que vem em nome de Deus, o Senhor! Daqui do Templo do Senhor, nós abençoamos todos vocês.
Mateus 21.12–17 BEARA
12 Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. 14 Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou. 15 Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe: 16 Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? 17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.
1º O CUIDADO DO REI Mt.21:12-13
Mateus 21.12–13 BEARA
12 Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.
Não era a primeira vez que Jesus mostrava que a casa de Deus tem o propósito de aproximar as pessoas de Deus e não afastar.
João 2.14–16 BEARA
14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; 15 tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
O propósito da casa de Deus
O primeiro ato de Jesus ao entrar na cidade foi purificar o templo. O lucro tinha substituído o relacionamento com Deus. William Hendriksen diz que os mercadores do templo haviam pago generosamente por sua concessão, a qual obtiveram dos sacerdotes. Parte desse dinheiro chegava aos cofres do astuto e rico Anás e do habilidoso Caifás. Os lideres religiosos se tornaram sócios de um negócio explorando o povo.
Quanto a esta passagem Spurgeon comenta: “Nosso salvador comparou a casa de seu Pai, quando ocupada por esses compradores e vendedores, com as cavernas nas montanhas, onde ladrões estavam acostumados a se esconder naquele tempo”.
Secularização da casa de Deus
O templo havia perdido o propósito. Em vez de ser lugar de oração, era lugar da busca desenfreada do lucro.
Purificação da casa de Deus
Deus não coabita onde há pecado
APLICAÇÃO:
Sendo que somos o templo do E.S. que bancas Jesus iria virar na nossa vida, como Ele iria encarar o que encontra no nosso interior?
neste período, tiremos algum tempo para reflexão e pedir a Deus que vire de pernas para o ar a nossa vida, remova todos os princípios e valores errados, e assim nossa vida revele propósito, oração e pureza.
2º A GRAÇA DO REI Mt.21:14-17
Mateus 21.14–17 BEARA
14 Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou. 15 Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe: 16 Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? 17 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.
Vemos que enquanto uns são postos a correr do templo outros recebem as boas vindas.
Uma cura cheia de misericórdia
Uma vez que a casa de Deus estava purificada, agora ela se transforma no palco da ação misericordiosa. Vieram a Jesus, no templo, cegos e coxos, e ele os curou.
Louvor cheio de entusiasmo
Os líderes religiosos estavam indignados, querendo que Jesus calasse a voz dos pequeninos, mas Jesus citou para eles as Escrituras, dizendo que é da boca de pequeninos e crianças de peito que Deus tira o perfeito louvor.
Saída cheia de significado
Jesus não perdeu tempo a discutir, deixou-os e foi para Betânia
APLICAÇÃO:
O abanão que Jesus faz na nossa vida é a forma de remover todos os “ídolos” que possamos ter, e depois mostrar a Sua graça e misericórdia.
Esta mudança deve nos levar a um louvor agradável ao Senhor, se for preciso retira-te para um local calmo para buscar intimidade com o Senhor.
CONCLUSÃO:
Gostava que este fosse um período de reflexão para cada um, Este pode ser um momento eu que o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores necessite cuidar de nós, para fazer de nós local para Ele habitar.
Podes estar neste momento a ver de longe as coisas acontecer, podes estar a celebrar com os outros a entrada de Jesus no templo, mas precisas que Ele derrube as bancas na tua vida.
Que neste período possas encontrar o propósito de Deus para a tua vida, podes saber que tens uma vida, mas, podes não saber o que fazer com ela.
Durante esta semana pode ser um bom tempo de reflexão e pedir a Deus que purifique a nossa vida.
Que os nossos olhos vejam a misericórdia de Deus, e o nosso louvor seja sincero.
Retiremo-nos do meio das distrações e ruídos para ouvir o Senhor nosso Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more