Superando a depressão 1 Reis 19.1-18
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Quem foi Elias?
Quem foi Elias?
A Bíblia não apresenta detalhes, Elias surge como profeta, um homem de Deus em Sua geração.
Veio de Gileade, área co poucos moradores, além do Jordão.
Seu ministério de deu num tempo de muita idolatria e iniquidade em israel. Acabe e Jezabel foram extremamente violentos, idólatras e imorais.
Aplicação 1: Hoje também vivemos tempos difíceis, porém Deus tem nos chamado e irá prover tudo o que necessitamos para cumprirmos nossa missão!
Deus esteve com Elias em todo o tempo, sustentando de forma milagrosa e manifestando sinais e milagres (1Reis 17.1-6
1 Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.
2 Veio-lhe a palavra do Senhor, dizendo:
3 Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.
4 Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem.
5 Foi, pois, e fez segundo a palavra do Senhor; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.
6 Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.
Elias foi enviado como porta-voz de Deus para confrontar o sistema perverso instalado em israel.
15 Disse Elias: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, deveras, hoje, me apresentarei a ele.
16 Então, foi Obadias encontrar-se com Acabe e lho anunciou; e foi Acabe ter com Elias.
17 Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel?
18 Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins.
19 Agora, pois, manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel.
Depois de vencer os profetas de Baal, Elias seria perseguido pelos enviados de Jezabel, com um ódio cruel… A partir dali, surge a crise...
Aplicação 2: Existem alguns dias em que nos sentimos nas alturas, são dias excepcionais, mas que permanecem em nossa memória e moldam nossas motivações. A maioria dos dias são rotineiros, normais, em que temos que lidar com os desafios do dia a dia. Mas existe o Dia mal, dias obscuros, que às vezes se estendem. Nesses dias necessitamos de cuidado e muita paciência para permanecer diante de Deus.
1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.
2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.
3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.
5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.
7 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto;
12 depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.
13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
15 Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará.
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.
Como se manifesta a depressão?
Tristeza, acompanhada de pessimismo e desesperança!
Apatia e inércia, que nos impedem de dar passos necessários;
Fadiga e perda de energia física;
Perda de espontaneidade;
Insônia e dificuldade de concentração;
Perda de apetite.
Quais foram as situações e sensações que Elias experimentou que o conduziram para esta depressão e desesperança?
As Batalhas não tinham fim;
Os inimigos pareciam serem mais fortes do que se pensava;
Se sentia perseguido, e encurralado;
Se sentia solitário em sua jornada;
Não conseguia ter uma perspectiva de futuro;
Olhava ao seu redor e só conseguia ver a injustiça e impiedade;
Todo o seu zelo parecia sem propósito;
Em seus pensamentos, havia chegado o fim de sua vida.
Aplicação 3: Como Deus trata conosco quando nos encontramos nessas condições?
Elias não era mais aquele homem disposto a enfrentar um exército, mas Deus ainda sim o amava e cuidava dele;
5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come.
7 Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
Deus o levou à uma jornada diferente, longe das pessoas e dos holofotes;
Elias deveria apresentar-se no monte do Senhor, sem defesas ou justificativas;
A voz do Senhor, sua presença, provisão e direção, foram cura para Elias, que deveria experimentar o cuidado de Deus e voltar à sua missão.
Surgem um companheiro especial, Eliseu, que irá realizar proezas maiores do que Elias poderia imaginar.
No final de sua vida, Elias foi honrado por Deus, sendo arrebatado de forma única e extraordinária!
9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.
10 Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.
11 Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
13 Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão.
14 Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou.