Uma igreja que prevalece
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
“Em seguida, Paulo e Silas viajaram pela região da Frígia e da Galácia, pois o Espírito Santo os impediu de pregar a palavra na província da Ásia. Então, chegando à fronteira da Mísia, tentaram ir para o norte, em direção à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não permitiu. Assim, seguiram viagem pela Mísia até o porto de Trôade. Naquela noite, Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia em pé lhe suplicava: “Venha para a Macedônia e ajude-nos!”. Então decidimos partir de imediato para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para anunciar ali as boas-novas.”
Atos 16:6-10
Introdução:
Hoje vamos falar sobre a igreja de Tessalônica. A carta aos tessalonicenses, é uma carta de ação de graças a Deus pela fé, pelo amor e pela esperança da jovem igreja tessalonicense (1:2-3; 2:13; 3:9). Nessa carta, Paulo expressa algumas de suas preocupações com a jovem igreja que nasceu. Ele e seus colaboradores haviam pregado as boas novas na cidade e depois saído às pressas, e não tinham conseguido voltar. Essa carta permite um vislumbre da vida cristã e das lutas de uma comunidade cristã recém-formada. Os novos convertidos se percebiam numa situação extremamente desfavorável, pois os fundadores de sua igreja estavam ausentes. Quando Timóteo regressou de sua visita a Tessalônica, Paulo se alegrou imensamente ao ouvir que os tessalonicenses demonstravam o caráter de pessoas verdadeiramente convertidas a Cristo.
1. Alicerçados em Deus
💡 O que permitiu que os tessalonicenses permanecessem firmes na fé diante de grande adversidade?
“Nós, Paulo, Silas e Timóteo, escrevemos esta carta à igreja em Tessalônica, a vocês que estão em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo. Que Deus lhes dê graça e paz. Sempre damos graças a Deus por todos vocês e os mencionamos constantemente em nossas orações. Quando oramos por vocês diante de nosso Deus e Pai, relembramos seu trabalho fiel, seus atos em amor e sua firme esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos, irmãos, que Deus os ama e os escolheu. Pois, quando lhes apresentamos as boas-novas, não o fizemos apenas com palavras, mas também com poder, visto que o Espírito Santo lhes deu plena certeza de que era verdade o que lhes dizíamos. E vocês sabem como nos comportamos entre vocês e em seu favor. Assim, apesar do sofrimento que isso lhes trouxe, vocês receberam a mensagem com a alegria que vem do Espírito Santo e se tornaram imitadores nossos e do Senhor. Com isso, tornaram-se exemplo para todos os irmãos na Grécia, tanto na Macedônia como na Acaia. Agora, partindo de vocês, a palavra do Senhor tem se espalhado por toda parte, até mesmo além da Macedônia e da Acaia, pois sua fé em Deus se tornou conhecida em todo lugar. Não precisamos sequer mencioná-la, pois as pessoas têm comentado sobre como vocês nos acolheram e como deixaram os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro. Também comentam como vocês esperam do céu a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a quem ele ressuscitou dos mortos e que nos livrará da ira que está para vir.”
1Tessalonicenses 1:1-10
2. Crescendo em intimidade como família de Deus
“Irmãos, depois de um breve tempo separados de vocês, embora nosso coração nunca os tenha deixado, esforçamo-nos por voltar a vê-los, pela grande saudade que sentimos. Queríamos muito visitá-los, e eu, Paulo, tentei não apenas uma vez, mas duas; Satanás, porém, nos impediu. Afinal, o que nos dá esperança e alegria? E qual será nossa magnífica recompensa e coroa diante do Senhor Jesus quando ele voltar? Serão vocês! Sim, vocês são nosso orgulho e nossa alegria.”
1Tessalonicenses 2:17-20
💡 Paulo começa o capítulo dois, falando sobre como os tessalonicenses receberam as boas-novas. Em seguida, enfatiza o cuidado sincero de Paulo pela igreja(paternidade), mencionando suas tentativas de visitá-la(2:17-20) e sua decisão de enviar Timóteo quando ele próprio se viu impossibilitado de ir(3:1-5). Finalmente, trata da alegria de Paulo diante do bom relatório de Timóteo(3:6-9) e de suas súplicas por uma oportunidade de rever a igreja(3:10-13).
3. Amadurecendo como cristãos
“Finalmente, irmãos, pedimos e incentivamos em nome do Senhor Jesus que vivam para agradar a Deus, conforme lhes instruímos. Vocês já vivem desse modo, e os incentivamos a fazê-lo ainda mais, pois se lembram das instruções que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus. A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; por isso, mantenham-se afastados de todo pecado sexual. Cada um deve aprender a controlar o próprio corpo e assim viver em santidade e honra, não em paixões sensuais, como os gentios que não conhecem a Deus.”
1Tessalonicenses 4:1-5
💡 Nos últimos dois capítulos da carta, Paulo recebe de Timóteo as notícias que ele tinha trazido da recém formada comunidade e, exorta os tessalonicenses a crescerem em Deus.
Conclusão:
“Irmãos, honrem seus líderes na obra do Senhor. Eles trabalham arduamente entre vocês e lhes dão orientações. Tenham grande respeito e amor sincero por eles, por causa do trabalho que realizam. E vivam em paz uns com os outros. Irmãos, pedimos que advirtam os indisciplinados. Encorajem os desanimados. Ajudem os fracos. Sejam pacientes com todos. Cuidem que ninguém retribua o mal com o mal, mas procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos. Estejam sempre alegres. Nunca deixem de orar. Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não desprezem as profecias, mas ponham à prova tudo que é dito e fiquem com o que é bom. Mantenham-se afastados de toda forma de mal. E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama fará isso acontecer, pois ele é fiel. Irmãos, orem por nós. Cumprimentem todos os irmãos com beijo santo. Encarrego-os em nome do Senhor de lerem esta carta a todos os irmãos. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.”
1Tessalonicenses 5:12-28