A oração Sacerdotal de Jesus.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
Jesus passou os capítulos anteriores falando aos corações dos seus discípulos. Ele conhecia a inclinação individualista dos homens e de sua tendência e motivação egoísta. Por isso, ocupou-se em apresentar alguns valores do Reino aos homens na esperança de que eles fossem transformados pelos valores do reino.
Individualismo
Mt 20:20-28 “Então a mãe dos filhos de Zebedeu chegou com os seus filhos perto de Jesus, curvou-se e pediu a ele um favor. — O que é que você quer? — perguntou Jesus. Ela respondeu: — Prometa que, quando o senhor se tornar Rei, estes meus dois filhos sentarão à sua direita e à sua esquerda....Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos.Então Jesus chamou todos para perto de si....
Orgulho
João 13 “…então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha.Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender! — O senhor nunca lavará os meus pés! — disse Pedro. — Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! — respondeu Jesus. — Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a …”
Incredulidade
João 14 “Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito.E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto. Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Jesus respondeu: — Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”?Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está e…”
Propósito
João 15:16 “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.”
Desânimo
João 16:6 “Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza.”
Portanto, Jesus passou boa parte das suas últimas horas com os discípulos, falando dos valores do Reino e dos planos do Pai. Agora, Jesus separa um tempo para falar com o Pai sobre os seus discípulos.
A oração de Jesus pode ser resumida em 3 súplicas distintas:
Por ele mesmo - 1-5 (dizendo que sua missão foi cumprida)
Por seus discípulos - 6-19 (para que fossem guardados e santificados)
Pela igreja - 20-26 (por sua unidade e para que fossem participantes da sua glória)
A oração de Jesus antecede a sua morte. A última ceia foi celebrada, Judas já tinha tramado a traição e Jesus já o confrontara e Jesus já esperava o abandono dos seus discípulos naquela mesma noite. Mesmo assim, Jesus não fez nenhuma referência à esses acontecimentos, não se queixou dos seus discípulos. Sua ênfase estava no plano eterno do Pai para a vida deles e na relação dos seus discípulos com ele. Jesus concentrou sua oração naquilo que é eterno, celestial e espiritual.
A oração de Jesus fala sobre salvação
A cruz é o instrumento de Deus para a nossa salvação - Vs 1
É chegada a minha hora - O plano de salvação não é obra do acaso, não é um improviso. Foi algo planejado por Deus antes do pecado entrar no mundo.
Glorifica teu filho para que teu filho te glorifique - A cruz glorifica o Pai e a prioridade de Jesus era a Glória do Pai. Os milagres de Jesus promoviam a glória de Deus, mas a Cruz foi o ápice desta glorificação.
A essência da salvação - vc 2,3
A autoridade de Jesus - A vida eterna é um presente do Pai oferecido pelo Filho. Não há vida eterna fora de Jesus Cristo.
Conhecer ao único Deus - Conhecer não é uma assimilação de teorias e ideias sobre Deus. Mas aprendizado profundo mediante a um relacionamento intimo com Deus. Em Cristo podemos nutrir um relacionamento estreito com o Pai que nos permite gozar de vida. A vida eterna não deve implicar em quantidade, mas em qualidade…é um prazer que não acaba nutrido pelo amor de Deus. Por isso, a vida eterna não é apenas uma experiência futura, mas também presente, é ter a alegria celestial nesse tempo por meio de Cristo Jesus.
A salvação é uma obra consumada - Vs 4
A salvação não é abrir um caminho da terra para o céu, mas apropriar-se da estrada aberta do céu para a terra por Cristo Jesus. O Pai confiou essa obra ao Filho e ele concluiu.
Está consumado! - não há o que fazer. Jesus já fez tudo e isso ele deixa claro em sua oração.
A salvação reserva recompensa - Vs 5
Depois de consumada a sua obra ele pede ao Pai que retome o seu posto de glória, honra e majestade. Ele abriu mão da sua glória, se humilhou, tocou a terra marcada pelo pecado, sem, contudo se contaminar com ela e agora volta para seu lugar de glória.
Com esse pedido, não temos outra alternativa: ou Jesus era um louco, ou um blafemo, ou o próprio Deus entre nós.
Vs - 24 - Jesus pede que sua igreja compartilhe da mesma glória que ele. Essa é uma verdade sublime, estaremos com ele o veremos face a face - 1João 3:2 “Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é.”
A salvação não é apenas estar no céu, mas reinar com Cristo.
A Oração de Jesus fala sobre segurança
Em sete versículos Jesus afirma que os seus discípulos e sua igreja é um presente do Pai para o Filho ( 2,6,8,11,12,24). Não fomos nós que encontramos a Deus, ele nos encontrou. Não fomos nós que o amamos, ele nos amou primeiro. Não fomos nós que o escolhemos, foi ele que nos escolheu. Não fomos nós que fomos até Jesus, o Pai nos conduziu até ele.
Por isso, a segurança da nossa salvação não está firmada no nosso caráter, mas no caráter de Deus e na obra de Jesus.
Ele nos chama, eles nos salva, ele nos guarda e nos leva ao céu.
vs 12 - O Cuidado de Jesus nos dá segurança para continuarmos crendo nele e na sua salvação. Ele é o bom pastor que dá sua vida pela ovelhas. Ele protegeu os seus discípulos e nenhum deles se perdeu, exceto Judas que não foi lhe dado pelo Pai.
JUDAS
Não cria em Jesus - João 6:64-71 “mas mesmo assim alguns de vocês não crêem. Jesus disse isso porque já sabia desde o começo quem eram os que não iam crer nele e sabia também quem ia traí-lo. Jesus continuou: — Foi por esse motivo que eu disse a vocês que só pode vir a mim a pessoa que for trazida pelo Pai. Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais.Então ele perguntou aos doze discípulos: — Será que vocês também querem ir embora? Simão Pedro respondeu: — Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna!E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou. Jesus disse: — Fui eu que escolhi todos vocês, os doze. No entanto um de vocês é um diabo! Ele estava falando de Judas, filho de Simão Iscariotes. Pois Judas, embora fosse um dos doze discípulos, ia trair Jesus.”
Não foi purificado - João 13:10 -11 “Aí Jesus disse: — Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um. Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Todos menos um.””
Não estava entre os escolhidos - João 13:18 “— Não estou falando de vocês todos; eu conheço aqueles que escolhi. Pois tem de se cumprir o que as Escrituras Sagradas dizem: “Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim”
Não havia sido entregue a Cristo - João 18:8-9 “Jesus disse: — Já afirmei que sou eu. Se é a mim que vocês procuram, então deixem que estes outros vão embora! Jesus disse isso para que se cumprisse o que ele tinha dito antes: “Pai, de todos aqueles que me deste, nenhum se perdeu.”
A oração de Jesus fala sobre Santidade
Nosso coração precisa estar alinhado com o céu para desfrutarmos nele. O sangue de Jesus nos capacita a entrar no céu e a santidade nos capacita a nos alegrarmos no céu.
Somos santificados pela palavra (8,14,17) - Jesus nos transmitiu a Palavra, nos deu a Palavra e é uma dádiva de Deus para nós.
Vencemos o pecado e o mundo pela Palavra
Ela nos dá alegria - Vs 13
Nos dá a certeza do amor de Deus - Vs 14
O mundo nos odeia, mas o Pai nos ama.
O mundo quer tomar o lugar do amor do Pai em nossas vidas: 1João 2:15-17 “Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai.Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.”
Somos santificados pelo correto relacionamento com o mundo
Não somos do mundo - 14,16 / 15:18-19 - Os discípulos permanecem no mundo não pq falta uma saída, mas porque foram enviados ao mundo como mensageiros do seu mestre.
Somos odiados pelo mundo - 14
Somos chamados do mundo - 19 - a palavra “santificar” significa separar. Não fala de separação geográfica, mas moral e espiritual.
Somos guardados do mundo - 11,15 - A vida cristã não é um isolamento dos crentes, mas uma capacitação para enfrentar a vida de maneira vitoriosa.
Sendo assim, a nossa relação com o mundo é de testemunho e separação.
A oração de Jesus fala sobre Unidade - 21-26
Há uma constatação na oração de Jesus - a falta de unidade na igreja enfraquece a igreja e encandaliza o evangelho de Cristo Jesus.
Enquanto os crentes competem entre si, satanás é deixado de lado e trabalha livremente arrebatando vidas para o inferno.
A oração de Jesus não tem a ver com unidade denominacional, nem mesmo ecumenismo. A oração de Jesus é para os discípulos não se afastem do amor fraternal e permaneçam sempre unidos na defesa da verdade.
Thomas Brooks - “Não é natural a discórdia e divisão entre os cristãos - O lobo importunar a ovelha não causa espanto, mas uma ovelha afligir a outra é contrário a sua natureza e abominável”
Existem razões para lutarmos pela unidade:
Jesus orou por isso - 11,20,21,22
Nossa origem espiritual - 21 - Se somos filhos de Deus, não podemos viver em pé de guerra. Não há tensão e conflito entre a vontade do Pai e a do Filho. Se nascermos do Espírito, somos participantes da natureza divina, não podemos viver brigando uns com os outros.
Nossa missão no mundo - 21,23 - O mundo perdido não consegue ver a Deus, mas pode ver os cristãos. Se o mundo conseguir perceber amor em nosso meio, certamente crerá que Deus é amor. Se o nosso exemplo for de discórdia, traição e artimanhas certamente rejeitará a mensagem pregada por nós. A unidade da igreja é apologética.
Por causa do nosso destino final - 24-26 - Se vamos morar juntos por toda a eternidade como podemos afirmar que não podemos conviver juntos aqui?
A oração de Jesus nos enche de consolo e de esperança sobre a vida presente e futura. Jesus, às vesperas de sua agonia maior, orarva por mim e você. Ele derramou o seu coração pela nossa vida, colocou diante do Pai as suas preocupações e intercedeu como um sumo sacerdote.