UM CHAMADO AO ARREPENDIMENTO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
V.7: Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
O Senhor por meio de Malaquias chama o povo ao arrependimento, e Ele diz que o seu povo desde o tempo dos seus pais são desobedientes, são rebeldes a aliança.
Se você ler desde Gênesis quando Deus faz uma aliança com Abraão e toda a sua descendência e até os tempos de Malaquias, você pode notar que essa questão de rebeldia e desobediência é recorrente, no tempo dos juízes, no tempo dos profetas e reis, podemos ver que o povo sempre se voltava as costas para Deus e adoravam a outros deuses e abandonavam o culto a Deus, e neste momento não é diferente, e Deus diz, vocês são iguais os seus pais, sempre voltando as costas pra mim e descumprindo a aliança.
E conforme diz nos termos da aliança em Deuteronômio 28, quando o povo fosse obediente, eles seriam abençoados, mas, quando eles fossem desobedientes, viria sobre eles a maldição de Deus.
E era exatamente por isso que o povo estava vivendo dias difíceis, sua situação financeira estava indo de mal a pior, as plantações não frutificavam porque as chuva estavam em falta, e tudo o que eles conseguiam plantar, eles não conseguiam colher pois, logo vinha as pragas e acabavam com toda a plantação.
Mas, Deus é fiel a sua aliança, e Ele ama a sua igreja, o seu povo e disse:
Tornai-vos a mim, e me tornarei a vós outros, diz o Senhor dos exércitos.
Voltem-se para mim, diz o Senhor dos exércitos, o Deus que governa tudo e todos.
Deus em outras palavras está dizendo, se vocês se arrependerem, eu estou aqui, e eu quero me voltar pra vocês, é só vocês voltarem-se pra mim, cumpram a aliança, e eu os receberei graciosamente.
O povo de modo bem cínico diz:
Em que havemos de tornar?
Como quem diz: O que o Senhor está falando? Nos arrepender? mas de quê? o que fizemos dessa vez que não estamos sabendo?
E Deus responde:
V.8: Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Deus respondi dizendo: será que é possível alguém roubar a Deus? Claro que não. Todavia, vocês estão me roubando.
E ainda me perguntam em que estamos te roubando?
E Deus diz: Vocês estão me roubando nos dízimos e nas ofertas.
Como eles estavam roubando a Deus?
De acordo com a aliança e os seus termos, todos deveriam honrar a Deus com os seus bens (que era um percentual de 10% de tudo aquilo que recebessem).
os termos da aliança dizia que se a propriedade da pessoa prosperasse, se seu rebanho de ovelhas, bois e etc cresce-se ou mesmo aumenta-se a produção de seus cereais, deveria ser separado 10% de tudo aquilo, porque pertencia a Deus, sem contar nas ofertas especiais, como também ofertas voluntárias e as que eram feitas em gratidão a Deus.
Deus mostra apenas um exemplo, onde o povo estava sendo infiel a aliança, e estavam quebrando ela.
E creio que não é a toa que Deus dá logo esse exemplo, pois, os dízimos e ofertas estão totalmente ligados ao culto a Ele, pois, por meio dos dízimos e ofertas, nós também estamos adorando a Deus.
V.9: Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
Deus então começa a expor o porque que eles estavam vivendo naquele tempo mal, de tanto sofrimento e dificuldades, porque estavam vivendo dias de maldição.
Deus estava trazendo sobre o povo a maldição da própria aliança que eles quebraram e deixaram de obedecer.
E Deus diz que estava amaldiçoando a nação toda.
Porque o pecado de roubar a Deus estava agora generalizado, e todos deixaram de honrar a Deus com os dízimos e as ofertas.
O termo roubar aqui, no hebraico significa se apossar com violência daquilo que pertence a outra pessoa.
Sendo assim, Deus estava sendo roubado, pois, os dízimos e as ofertas eram de Deus e não do povo.
Deixaram de entregar a Deus o que já era d’Ele.
E graças a misericórdia de Deus, que apesar dos ladrões estarem roubando a Deus, Ele não muda, e sua misericórdia era sobre eles e por isso Ele não os matava e os consumia.
Mesmo quando quebramos os mandamentos, mesmo com nossa desobediência e rebeldia, Deus não nos dá segundo os nossos pecados, mas, segundo a sua misericórdia em Cristo.
V.10: Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
É incrível a linguagem que Deus usa conosco, agora, Ele faz o que raramente encontramos Deus fazendo em toda a história, Ele diz: Façam um teste comigo, sejam obedientes a minha aliança, me tragam todos os dízimos para que haja mantimento na minha casa, e provem, pra ver se realmente funciona. E ele diz, tragam todos os dízimos, e a melhor tradução seria tragam o dízimo todo, não somente uma metade, não uma parte, não apenas o que lhes sobrar, mas, os 10%, o dízimo completo.
Alguns estavam trazendo apenas uma parte, e pensava que assim Deus se agradaria, ou mesmo que poderiam assim enganar a Deus, e sabemos, que podemos até enganar o tesoureiro, o pastor, o sacerdote, mas, a Deus não podemos enganar.
É importante destacar que os dízimos e as ofertas são claramente ensinados na Bíblia, porém, por erros de ladrões, lobos em pele de ovelhas, muitos tem parado de praticar o dízimo e as ofertas.
O dízimo não é uma invenção da Igreja, e muito menos do pastor.
Tragam todo o dízimo a cassa do tesouro
Essa casa é com referência ao deposito de cereais, o gado e tudo que eram armazenados antes de serem distribuídos entre os sacerdotes.
E Deus diz: Para que assim tenha mantimento na minha casa.
Os dízimos eram para o sustento dos levitas, para os órfãos e as viúvas, e outra parte era queimada em sacrifício.
Sendo assim, virou um caos, pois, quando deixaram a fidelidade nos dízimos e ofertas, notadamente, essa desobediência a Deus criou grandes problemas, como os órfãos e viúvas que viviam do serviço do templo por meio dos dízimos e ofertas, ficavam sem sustendo.
Mas, Deus diz: Façam o teste, tragam todos os dízimos e vocês verão o como serão abençoados.
V.10b: Abrirei as janelas do céu e derramarei benção sem medidas.
Deus diz, vocês serão abençoados com chuvas, para plantar, colher e vender.
V.11: Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
Deus ainda diz que não permitirá que venham as pragas, o devorador.
Tem vários tipos de devorados na Bíblia, e o gafanhoto é dividido em pelo menos três pelo profeta Joel, e esse devorador é muito conhecido no Oriente Médio, que quando eles aparecem em bando, em certa de minutos devoram toda uma plantação sem deixar nada. E Deus diz que com seu poder e providência não permitiria que o devorador vinhesse sobre eles, e isso faria parte das bençãos sem medida sobre o seu povo que obedecesse a sua aliança.
V.11b: a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos
O povo tinham plantações de uvas, era uma das maneiras deles terem renda, e Deus diz, que antes por conta das chuvas, essas vinhas ficaram estéril, mas, agora, elas não seriam mais, Ele iria abençoar as colheitas de uvas.
V.12: Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
Agora, sendo abençoados, o povo seria conhecido como uma nação feliz, uma nação que tem terra boa, uma terra abençoada, seria uma terra de fartura e não de falta.
Deus chama o seu povo ao arrependimento e diz: se arrependam, cumpram a aliança, sejam fieis, e vocês verão que é melhor ser fiel no pouco e sobre o muito eu os colocarei.
Aplicações
O culto é uma expressão da nossa obediência a Deus
Obedecer a Deus é um ato de fé que nos abençoa
A desobediência nos traz maldição
Dízimo e Ofertas é um reconhecimento que tudo é de Deus, e 10% nos devolvemos
Faça um teste, prove e veja o quão abençoador é ser dizimista e ofertante