Pastor, vai cuidar da sua vida.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Pastor, vai cuidar da sua vida.
Pastor, vai cuidar da sua vida.
23 Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades.
Heróis imateriais
Heróis imateriais
Nosso devocional de ontem nos apresentou a importância de nos preocuparmos com a doutrina, piedade e procedimento acima da preocupação com o corpo.
E é fato que esse corpo aqui tem data de validade. Precisa ser transformado pra nos livrar dos efeitos do pecado. No entanto não resta dúvida da importância do cuidado com o próprio corpo como algo que Deus espera de nós.
Mas você concorda que muitas vezes nosso procedimento testemunha outra coisa?
Nós ensinamos nos estudos bíblicos que o ser humano é um ser integral, mas nossa prática mostra que talvez não temos tanta convicção dessa doutrina.
Dá pra ser pastor sem corpo?
Muitas vezes no formato de ministério que temos hoje talvez pensamos ser impossível ser pastor sem carro pra visitação; sem computador pra escrever o sermão; sem celular pra falar com os irmãos; sem microfone e som para a pregação...
Mas veja, seu carro é extensão das suas pernas. É uma otimização do que você encontra no seu corpo.
Seu computador é uma extensão das suas mãos. Você pode escrever seu sermão.
Seu celular é uma extensão das suas pernas, mãos, voz...
E seu microfone é uma extensão da sua voz!
No fim, nós nos sentimos mais dependentes das tecnologias que otimizam nosso corpo e não damos tanta importância para a maior de todas as tecnologias, que foi o corpo humano que Deus fez e nos fez habitar.
A gente cuida do nosso carro, faz revisão, troca óleo, abastece com combustível bom… Mas a gente não se preocupa com a qualidade do que usamos de combustível, se aquilo vai aumentar ou diminuir a vida útil do nosso motor…
Pensamos que nosso ministério acontece apenas a partir da nossa capacidade de refletir e de sentir. É uma coisa até meio platônica. Mas a verdade é que nós somos uma unidade, entre nossa imaterialidade e nosso corpo. Deus nos fez assim.
Nós não somos imateriais.
Realidade fracassada
Realidade fracassada
E esse corpo material fica doente.
Existe uma depreciação do nosso corpo.
A gente já não joga bola como antigamente. A gente já não aguenta subir escada como antigamente. Ficar com a mão levantada no momento do louvor dói o ombro com mais rapidez.
Timóteo sofria com enfermidades constantemente, além de algum problema estomacal. E Paulo, seu discipulador, está encorajando ele a cuidar disso. A tomar alguma providência para que ele esteja bem, saudável e consequentemente com mais condições para pastorear seu rebanho.
Convenhamos, se nós tivemos mais saúde e disposição, poderíamos pastorear nossas igrejas com mais condições.
Nós devemos nos preocupar com nossos corpos e cuidar de nossa saúde. A qualidade do nosso ministério depende disso.
Pastores corporificados
Pastores corporificados
Devemos ter em mente que só somos pastores porque o somos em um corpo.
Deus não chamou uma imaterialidade que por um acaso possui uma carnalidade. Nós não temos um corpo, ele faz parte de quem somos.
Nosso ser só o é a partir de uma formação palpável de pó da terra que recebeu o sopro da vida pelo Senhor.
Nosso corpo é relevante para nosso chamado.
Precisamos cuidar melhor de nossos corpos.
Muitas vezes dizemos que o ministério é a causa do descuido com nosso corpo, por conta da falta de tempo e de uma rotina sólida. Mas a verdade é nosso ministério nos proporciona uma clareza acerca desse assunto que poucos lá fora podem ter. Nós sabemos que o cuidado com o próprio corpo não deve se limitar a vaidade. Nós temos a maior de todas as razões para cuidar do corpo, que é o fato de nosso corpo ser um instrumento de adoração. O Espírito de Deus habita nesse corpo, em nós. Nós usamos esse corpo para nos ajoelharmos diante do Senhor, a levantarmos nossas mãos em rendição a Ele, nós o aplaudimos, nós fechamos nossos olhos, nós louvamos a ele com nossa voz…
Nosso corpo merece mais cuidado. Merece mais atenção.
Meu ministério não pode me tornar incapaz de cuidar do meu corpo. Senão, posso ter um corpo que me torne incapaz de cuidar do meu ministério.
Precisamos ser pastores corporificados.