A luta vencida pelo cristão (2Tm 4.6-8)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

2 Timothy 4:6–8 ARA
6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. 7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Meus irmãos, nesta vida nós só estamos de passagem. Temos de ter consciência de que nossa vida neste mundo é limitada.
O apóstolo Paulo sabia bem que estava no fim de sua vida. Ele já havia realizado muita coisa, deste o tempo que era um fariseu, um mestre da Lei, conhecedor das Escrituras Sagradas no Antigo Testamento. Quando Cristo converteu seu coração, ele teve uma grande transformação no seu modo de pensar e de agir.
Agora ele entendia que deveria viver assim como os cristãos que ele mesmo antes perseguia quando era fariseu.
No texto que lemos no início, ele orienta o jovem pastor Timóteo a respeito do serviço de alguém que fora chamado para o ministério de anunciar a mensagem da salvação que se encontra na Palavra de Deus. Paulo foi para Timóteo uma referência de alguém que procurou sempre levar a Verdade de Deus a qualquer lugar e em qualquer situação, e não deveria temer os opositores que enfrentaria pelo caminho.
No final do v. 6, Paulo afirma:
2Timóteo 4.6 (ARA)
6 ...e o tempo da minha partida é chegado.
Aqui ele tem total convicção do seu destino, não somente da sua partida deste mundo, como também do local que preparado para ele na vida eterna. Seria como se ele embarcasse em um navio com destino à nova vida, à Nova Jerusalém Celestial, em que o ingresso já havia sido pago com o sangue de Jesus Cristo que morreu no lugar de pobres pecadores.
A âncora que prendia o navio se soltaria, e agora ele seria livre das dores, aflições, dos sofrimentos que somente este mundo proporciona. Este navio não sofreria tempestades, sua viagem seria tranquila. Logo ele chegaria no porto reservado a todo aquele que confia tão somente em Jesus Cristo para a salvação de sua alma.
Estou explicando tudo isso para levar todos os presentes a refletirem sobre a maneira como levamos nossas vidas. Como temos caminhado na nossa jornada neste mundo?
Veja bem os v. 7 e 8 comigo novamente:
2 Timothy 4:7–8 ARA
7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
O apóstolo Paulo combateu o bom combate. E podemos dizer o mesmo da dona Loide. Na luta desta vida, ela foi uma mulher de fé, mulher de princípios, mulher possuidora de um grande testemunho, que dedicou seus dias ao Senhor. Teve desafios na vida, assim como todos nós temos, mas não abandonou a sua fé. Cristo sempre esteve presente em sua vida.
Ela completou a carreira como se estivesse em uma corrida de obstáculos onde foi vencedora, não por seus méritos, mas porque foi salva por Cristo. Ela guardou a fé em seu coração até o último dia de sua vida, ela se manteve fiel.
Pude visitar ela e o seu Ary algumas vezes durante este tempo em que estou servindo nesta igreja, ministrando a Ceia do Senhor, e eu sempre via a alegria no coração dos dois. Uma das visitas que mais me marcou foi quando estive com algumas irmãs da igreja. Ela estava deitada, já não se lembrava muito de nós, mas quando eu fiz a oração pegando em sua mão, senti também que em seu coração havia uma grande fé no Senhor Jesus.
Uma fé viva, uma chama que não se apagou. Depois da oração, ela se emocionou, e isso também me deixou tocado.
Olhando para o futuro, o apóstolo Paulo tinha convicção de que Cristo lhe daria a coroa da justiça, reservada aos vencedores, reservada aos que guardam seu coração em Cristo. E esta segurança de Paulo não seria somente para ele, mas para todos os que aguardam ansiosamente a vinda de Cristo para buscar a Sua amada igreja. Esta segurança está firmada na seguinte verdade:
James 1:12 ARA
12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
Todo aquele que entrega a sua vida a Cristo é um bem-aventurado, é feliz, uma felicidade que não se encontra nos bens, nas riquezas, no conforto deste mundo, mas na simplicidade de uma vida nas mãos do Deus eterno.
Queridos familiares, amigos, irmãos presentes: a dona Loide está junto do Pai. Ela deixou seu legado. Você, que aqui fica, tem a missão de continuar em frente, prosseguir, mantendo a mesma fé que ela teve, buscando o mesmo Deus que ela buscou.
Hoje é dia de você pensar, refletir, analisar a sua vida. Se você está afastado de Deus, é dia de reorganizar o que está desorganizado em sua vida espiritual. Deus está aqui, e Ele deseja fazer morada no seu coração. Hoje é dia de reafirmar o compromisso, de pensar do quão feliz a dona Loide ficaria ao saber que você deseja firmar seus passos nos caminhos do Senhor Jesus.
Que o Senhor toque em seu coração, que Ele faça morada, que Ele transforme o que precisa ser transformado dentro de você. Assim você sentirá uma alegria indescritível, um amor que transborda de Deus pro seu coração.
Vamos orar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more