Deus é quem livra do peso do pecado - Salmo 130

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Com Atenção - v.1-3(os ouvidos atentos).
Dar ouvidos tem duas ideias. É uma forma de apelo a Deus para dar atenção ao que irá ser falado. Não é um pedido despretencioso mais um clamor: Pedido de dezespero feito por uma alma aflita à alguém que pode socorrer, no caso Deus.
Qual era o problema do salmista? O peso dos seus pecados, que segundo ele, se fosse alguém dessa Terra já o teria destruido e conndenado, ao contrario de Deus que:
Na 1.3O Senhor é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o Senhor não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés.”
Sl 103.8O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.” Sl 86.5 “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.” Sl 130.7Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.
No segundo momento é de se notar é onde estava o Salmista - “nas profundezas” - de uma caverna, da depressão, da angustia. A unica esperança para ele é o Senhor ouvir o seu clamor e perdoa-lo.
Por quais pecados pecados ele lamentava? Qualquer um, pois Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei.
Ele estava sentindo de perto “a queda da alma que reduziu o gênero humano a um estado de pecado e miséria. Ele se viu falto daquela retidão original e na corrupção de toda a sua natureza estava angustiado.
Parecia ter perdido a comunhão com Deus, sentindo merecer a sua ira e maldição; sujeito a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do Inferno para sempre.
Mais Deus não era igual a Ele. Deus perdoa de verdade todos os pecados confessados, de todos os crentes.
1Jo 1.9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Is 43.25 ““Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.
Ez 33.13 “Se eu garantir ao justo que ele irá viver, mas ele, confiando em sua justiça, fizer o mal, de suas ações justas nada será lembrado; ele morrerá por causa do mal que fez.” Ez 33.16 “Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Ele fez o que é justo e certo; certamente viverá.”
E os não confessados, Deus se lembra? Sim e nós também, pois eles nos adoecem.
Sl 32.1-3Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Os 7.2mas eles não percebem que eu me lembro de todas as suas más obras. Seus pecados os envolvem; eu os vejo constantemente.
Por isso devermos confessar a Deus os pecados que lembramos e os que Sl 19.12Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!
APLICAÇÃO. O salmista sabe isso. Ele disse: “se Deus registrasse”. Imagina o você que pagaria para o tanto de pecado que você já praticou, os confessados, os ainda não, os que não teve conciencia que cometeu.
Talvez alguém pensou em Jesus ou até conhece seus feitos, mas não desejou de fato mudar de vida. E o pior foi até enganado com uma doutrina falça de que todos são filhos de Deus, ou que Jesus salva todo mundo.
Será Jesus morreru por sua vida?
Jesus morreu por suas ovelhas. Aquelas que a fé revelou a natureza, e eleitos e predestinados se tornaram filhos de Deus ( Jo 1.12). Jesus morreu para completar a obra de Deus (Jo 4.34). Jesus morreu para realizar o plano eterno da salvação (Ap 13.8). Para dar a vida terna: 2Co 5.15E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
Por causa da morte e ressurreição de Jesus os que se arrependem são Justificados, ou seja: Deus agiu por livre graça perdoando todos os nossos pecados, e nos aceita como justos diante de Dele. Não por boas obras, ou dinheiro, sexo, quantidade de sofrimento, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida só pela fé.
Com perdão - v.4-7
Contigo está o perdão. É uma verdade dita pelos profetas Jr 31.31-43 que os hebreus conheciam.
A esta salvação pode ser que os salmista está pensando no caput dos Dez Mandamentos que nos diz Ex 20.1-2E Deus falou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Ou que salvou os inimigos nos dias dos reis, e menos provável nos dias de babilônias.
A crença dele era a de confessar os seus pecados (v.1-3) e “esperar” ansioso pelo novo encontro.
Deus não era mais o seu inimigo. Ele conheceu a sua misericordia e pode comparar a sua imensa bondade com a soberba humana afirmando que suas anotações são diferentes.
Jr 29.11Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Deus tornou um culpado inocente requerendo dele só uma confissão? Sim. É uma graça incrivel.
Sl 89.14A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente.”
Os fariseus quando viram Jesus perdoando e curando um paralitico, logo disseram o que aprenderam no passado que era Deus quem perdoava os pecados dos pecadores (Mc 2.7 ““Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”” // Lc 5.21; Is 43.22-28;
O Salmista logo nos convence de que não há no homem qualquer recurso para livrar sua alma do peço de perdição e terror do qual sua vida está imersa.
É de Deus os termos para ofecer o perdão
Hb 9.22De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.”
Is 55.1-3 ““Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.”
Embora todos nós pequemos e mereçamos morrer por causa dos nossos pecados, Cristo suportou a sentença de morte pelos pecados dos filhos de Deus, sendo que ele não suportou este castigo por aqueles que não são filhos de Deus. Deus sentenciará ao castigo eterno aqueles que não são seus filhos, e à vida eterna aqueles a quem Cristo redimiu.
Com Esperança (v.8)
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.